quarta-feira, 31 de março de 2010

AMADORISMO

por: Henrique Amado

Rolou no último fim de semana a disputa da 1ª edição da Copa Metropolitana de jiu-jítsu. A competição foi organizada pela federação e teve a participação de quase 450 atletas da capital, interior e também do Amapá.
Começa hoje e vai rolar até a próxima 5ª-feira na Ilha do Toio em São Domingos do Capim, a disputada da 12ª edição do Campeonato de Surfe na Pororoca. A novidade nesta temporada fica por conta da inclusão da categroia bodyboard que terá a presença das melhores atletas do mundo.

O atleta paraense Ricardo Ramirez conquistou a 4ª posição na disputa da categoria elite da primeira etapa do IX Campeonato Brasileiro de Triathlon de Longa Distância, competição disputada no último fim de semana no Ceará. O paranaense Guilherme Manocchio, que é federado por Santa Catarina conquistou o título, ele era o favorito.

A CBFS divulgou a tabela da 17ª edição da Taça Brasil Masculina Sub-15 (Divisão Especial), competição que será disputada em João Pessoa-PB. O representante paraense, o Paysandu está no Grupo B, junto a Fluminense-RJ, São Paulo e Colégio São José-BA, sua estréia no próximo dia 21, frente o São Paulo.

domingo, 28 de março de 2010

AMADORISMO

por: Henrique Amado

Começou no último dia 27 e vai até o próximo dia 1º a disputa da 12ª edição do Campeonato de Surfe na Pororoca, competição que está sendo disputada em São Domingos do Capim. A novidade fica por conta da inclusão da modalidade bodyboard, que terá a participação das melhores no ranking mundial. Entre as atletas que vão participar a competição, estão a pentacampeã mundial, Neymara Carvalho, a vice mundial e campeã latino-americana Jéssica Becker, a única campeã amadora do Brasil, Naara Caroline, e a campeã paraense Alexandra Ereiro vencedora do campeonato das Musas do Bodyboard. Também estão confirmadas as participações dos paraenses Janílson Mesquita, campeão brasileiro de surfe na pororoca no ano passado, e Rogério Barros, classificado na seletiva da pororoca nesta temporada 2010 VLCS Padang de Surfe.

TUNA VENCE BEM E VAI PARA SEMI-FINAL

A Tuna Luso venceu bem neste domingo, no estádio Francisco Vasques, a equipe do Independente pelo placar de 7 x 1 e conquistou uma das vagas para a semi-final do primeiro turno do campeonato paraense de futebol feminino 2010.
Os outros times que conquistaram vaga e disputarão a semi-feinal foram Pinheirense, Clube do Remo e Cruz Azul.
As duas partida da semi-final que definirão as equipes finalistas serão disputadas depois da semana santa com os jogos Tuna x Cruz Azul e Clube do Remo x Pinheirense.
Mais uma vez as meninas da Tuna fizeram bonito em campo e caminham bem para a conquista do primeiro turno.
Vamos agora torcer para que o resultado da semi-final seja favorável para nossas meninas.
Parabéns e boa sorte!

Grave crise no remo paraense

Azulino trabalha como árbitro geral e paysandu pede impugnação da primeira regata. Haroldo Lopes renuncia.

A crise cerca o remo paraense, com ameaça de renúncia. Desconfiado do trabalho do carioca Sérgio Brasil, árbitro geral da Federação, o credenciado Miguel Gustavo Cunha, representante do Paysandu, pede impugnação da primeira regata do Estadual de Remo, disputada no último domingo, 21. A petição bicolor foi protocolada na secretaria da Fepar, dia 23, às 19h45.

O presidente Haroldo Lopes Ribeiro, que anunciou ontem sua renúncia ao cargo, considerou improcedente o argumento do Paysandu, mas mesmo assim, encaminhará o recurso para o Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A Fepar, como outras federações amadoras, possui tribunal especializado, o que permite recursos ou ações serem julgados por comissão disciplinar. Assim, a primeira regata do Estadual de 2010 fica sub judice até a apreciação e julgamento do TJD ou STJD da CBR.

O requerimento do Paysandu se baseia no programa da regata em que divulga a composição do "Júri da Regata", com relação devidamente descrita. Para a surpresa do clube bicolor, a regata foi conduzida por Sérgio Brasil, atleta inscrito pelo Remo na prova do duplo skiff master C, motivo pelo qual nunca poderia fazer parte do júri. Por isso, Miguel, citando o artigo 84 da CBJD, pede que sejam anuladas todas as provas que tiveram a participação de Sérgio Brasil como árbitro.

Segundo a versão do presidente da Fepar, Sérgio Brasil não conseguiu a liberação de sua transferência do Botafogo-RJ, e por isso, não poderia remar pelo clube azulino. Como é árbitro internacional, reconhecido pela Confederação Brasileira de Remo (CBR), a federação se valeu desta condição para indicá-lo à condição de árbitro geral em substituição a Flávio Acatauassu, que não chegou a Belém, como havia prometido ao presidente Haroldo Lopes.

"A regata aconteceu no domingo, 21, e no sábado, 20, às 23h35, recebi uma mensagem do Flávio (Acatauassu), afirmando que não poderia presidir o júri da regata", explica o presidente da federação. "No domingo, logo cedo, comuniquei aos clubes a decisão da Fepar sobre a indicação de Sérgio Brasil como árbitro-geral. Não houve nenhuma rejeição ao seu nome, até porque o código de remo permite que qualquer remador seja árbitro geral, desde que esteja devidamente qualificado", afirmou Haroldo, acrescentando que o trabalho de Sérgio Brasil foi perfeito.

Por Sérgio, não haveria largada do oito gigantes (que, posteriormente, foi cancelada) devido ao mau tempo na baía. Foi voto vencido pelos treinadores e a prova acabou causando estragos aos clubes por causa do naufrágio de três barcos. No próximo dia 9 de abril, a assembleia da Fepar aclama o novo presidente da federação.
fonte: Amazônia Jornal - Edição 28/03/2010

sábado, 27 de março de 2010

Circuito de Xadrez Pensado classifica jogadores às semifinais do Estadual


Acontece hoje e amanhã, na sede campestre da Tuna Luso, o 2º Circuito de Xadrez Pensado. O evento faz parte do programa concebido pela Federação de Xadrez (FEXPA http://www.fexpa.org.br/ ) nos clubes sociais e esportivos de Belém, buscando novos jogadores. A programação de sábado inicia-se às 14h30 e vai até 19h e, no domingo, vai das 10 às 18h.

Os três primeiros colocados serão premiados, além de ganharem vagas na semifinal do campeonato paraense. A inscrição custa R$ 15, mas enxadristas filiados à Fexpa pagam 10. Lauzeniro Andrade, presidente da Fexpa, trabalha como árbitro geral do circuito.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Classificatória do 1º turno do campeonato de futebol feminino chega ao fim

A fase de classificação do primeiro turno do campeonato feminino de futebol termina domingo, 28, quando serão conhecidos os quatro times que irão se confrontar no cruzamento olímpico. Pelo menos três já estão garantidos: Tuna no grupo A, Pinheirense e Cruz Azul no B. Remo e Independente brigam pela segunda vaga do grupo A. A rodada começa pelo campo do Ceju, onde serão disputados dois jogos: às 8h30, Real Mosqueiro x Penharol pelo grupo B; às 10h30, Remo x Terra Firme pelo grupo A. No Souza, às 9h30, jogam Tuna x Independente. No estádio Abelardo Conduru, em Icoaraci, Pinheirense x Cruz Azul disputam a liderança do grupo B. Ambos estão com seis pontos ganhos e com duas goleadas. O general aplicou dois 10 a 0 (Real Mosqueiro e Penharol), enquanto o Cruz Azul marcou 8 a 0 no Real e 11 a 1 no Penharol. Gleicinha, do Pinheirense, marcou 12 gols e vem sendo principal goleadora do campeonato.

O Remo inscreveu mais duas jogadoras: Kelly e Márcia, que jogam no meio campo. Por outro lado, o técnico Marcelo Bobô tem problemas para escalar as azulinas, pois tem quatro titulares lesionadas e já vetadas para o jogo com o Terra Firme. A zagueira Nalva, a lateral Erika, a atacante Lauze e a meia campista Papá.
fonte: Amazônia Jornal - Edição 26/03/2010

quinta-feira, 25 de março de 2010

PROTESTOS DE PAYSANDU E TUNA PODEM ALTERAR CLASSIFICAÇÃO DA 1ª REGATA DE 2010


A reunião que deveria ter acontecido na sede da FEPAR na última 3ª feira (23), foi transferida para esta 5ª feira (25), mas novamente não aconteceu. Os temas que deveriam ter sido discutidos na referida reunião estariam pautados em diversas irregularidades que Paysandu e Tuna Luso apontaram durante a realização da primeira regata do campeonato paraense de 2010.

Os protestos principais são de irregularidades com a arbitragem, onde o árbitro Flávio Akatalassu, que deveria ter sido o árbitro geral, foi rejeitado pelo Clube do Remo e indevidamente substituido por um outro árbitro que estaria inscrito na FEPAR como atleta do Clube do Remo, o que o regulamento de forma alguma permite.

De acordo com o diretor náutico da Tuna Luso, Fernando Melo, o Paysandu também alega irregularidades nas transferências de dois atletas seus para o Clube do Remo. Os referidos atletas teriam remado pelo Clube do Remo mas estariam irregulares.

Outra irregularidade apontada pelos dois clubes é em relação a 4ª prova da regata, quando uma lancha do Clube do Remo teria invadido a raia de competição mas o clube não foi penalizado com a desclassicação da prova.

A Tuna Luso entrou com um ofício, 30 dias antes da regata, alegando que o Clube do Remo estava com um débito de R$6.250,00 junto à FEPAR e portanto, de acordo com o art. 3º do regulamento do campeonato paraense de remo 2010, o clube não poderia participarda 1ª regata com tal débito. Apesar de ter sido divulgado pela imprensa na semana anterior a regata que o Clube do Remo teria apresentado um comprovante de quitação do referido débito e estaria legal junto à FEPAR, o diretor náutico da Tuna afirma que até o momento a federação ainda não apresentou nenhum documento comprovando a quitação do débito.

Quanto ao Oito Gigante, a prova que não teve fim devido os barcos terem naufragado, deve ser anulada. Já a regata em si, poderá sofrer alterações na classificação final devido os protestos de Paysandu e Tuna Luso.

Classificação após a primeira regata:

Clube do Remo: 23 pts

Tuna Luso: 22 pts

Paysandu: 16 pts

Se forem acatados os protestos e confirmadas as alterações, a regata poderá ter a seguinte classificação final:

Tuna Luso: 23 pts

Paysandu: 22 pts

Clube do Remo: 11 pts

AMADORISMO

por: Henrique Amado
Ontem pela manhã a Seleção Brasileira disputou a decisão da Copa do Mundo de Ginástica (Doha, Catar): Daniele Hypolito ficou com o 7º lugar no solo, com 12,750 pontos; Caio Costa ficou na 5ª colocação nas barras paralelas, com 14,275 pontos e o paraense Péricles da Silva ficou na 8ª posição na barra fixa, com 13,825 pontos.

No último fim de semana, no ginásio Altino Pimenta (Doca) rolou a ultima seletiva para o Certame Nacional de Taekwondo. A competição reuniu 37 atletas das academias afiliadas. As disputas foram nas categorias infantil, juvenil, adulto e master masculino e feminino. Os atletas que foram aprovados vão participar do Campeonato Brasileiro das categorias infantil, juvenil e master, estas competições que serão disputadas em julho, em Belo Horizonte (MG). Já a disputa dos adultos será no mês de setembro, em Aracaju, Sergipe.

Se encerram amanhã as inscrições para a 1ª edição dos Jogos do Ver-o-Peso, competição que será disputada no próximo domingo, a partir de 8h da manhã, durantes os festejos de comemoração dos 383 anos do Ver-o-Peso. Elas podem ser feitas na sala de Políticas de Lazer da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), que fica na Aldeia Amazônica David Miguel, de 08h as 18h, ou então no Solar da Beira, de 08h as 12h, basta você levar a carteira de identidade do chefe da equipe.

Acontecerá na noite desta 5ª feira (25), na sede da FEPAR, reunião para decidir o que será feito em relação a prova do Oito Gigante que não teve final durante a 1ª regata de 2010 devido os três barcos participantes terem naufragado por ação do mal tempo.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Mau tempo para a regata

A primeira prova do ano foi cancelada devido ao forte vento, que levou ao fundo as guarnições em disputa

A primeira regata do ano não foi concluída. A maré alta e o vento forte causaram marolas e fizeram estragos nas guarnições de Remo, Paysandu e Tuna durante a prova do Oito Gigante. Todas foram para o fundo após mil metros de remadas. O maior prejuízo causado pelo temporal de quase dez minutos na baia de Guajará aos clubes foi a perda dos 'carrinhos' das embarcações. Cada equipamento desse tipo custa, em média, R$ 380,00. Os remadores que naufragaram foram resgatados pela lancha da Marinha e por barcos de apoio das equipes participantes.
Não deixou de ser, também, uma situação inusitada, já que durante anos de regata não há informação de uma situação em que todas as guarnições tenham ido ao fundo numa mesma prova, como o ocorrido na primeira regata do Campeonato Paraense, na manhã de ontem. De imediato, o problema gerou discussão e bate-boca entre torcedores e juízes de chegada. ‘’Esse pessoal (torcida) está falando sem conhecimento de causa. Nós, aqui, não temos nada a ver com a situação. Somos juízes de chegada, que dão sinalização ao primeiro, segundo e terceiro colocados’’, desabafou o juiz de chegada Manoel Ribeiro das Neves, rebatendo acusações da torcida.
O presidente da Fepar, Haroldo Lopes Ribeiro, evitou comentários sem antes ouvir o juiz da partida, o carioca Sérgio Brasil (Alemão), 55, que além de atleta é árbitro internacional. Já em solo, Alemão explicou que a largada da prova só aconteceu depois que os treinadores das três equipes autorizaram a saída dos barcos. Por ele, a disputa sequer teria iniciado em função dos ventos fortes e das marolas. ‘’Os chamadores (treinadores) queriam correr a prova e eles chegaram a correr mil metros quando aconteceu o incidente ocasionando a suspensão', reiterou.
Após o relatório assinado por Alemão, Haroldo Lopes Ribeiro marcou para amanhã uma reunião entre a Comissão Técnica da Fepar para avaliar o problema e decidir sobre a nova data da disputa do Oito Gigante. ‘’Por mim, esta prova seria logo no sábado, 27, ou no domingo, 28, mas vamos depender das posições dos clubes sobre os danos causado aos barcos’’, disse.
'Foi coisa da natureza', disse Luiz Omar
A posição da federação foi ratificada nas opiniões dos dirigentes dos clubes. Aliás, nenhum deles contestou ou mesmo apontou irresponsabilidade da Fepar quanto a largada do páreo. 'Foi coisa da natureza e não podemos ir contra ela’’, disse Luiz Omar Pinheiro, presidente do Paysandu. Fabiano Bastos também acompanhou a regata do começo ao fim.
Já o presidente do Remo, Amaro Klautau, preferiu a comodidade do veleiro Devaneio do diretor Edson Carneiro. O vencedor da regata ganha o troféu denominado Dia Internacional da Mulher, oferta da Fepar. A próxima regata do campeonato será 16 de maio.
Pontuação - A regata estreou novo tipo de pontuação. A Fepar, seguindo orientação do conselho técnico, determinou agora que cada primeiro lugar equivale quatro pontos, segundo, dois pontos, e o terceiro lugar, um ponto. Um possível quarto colocado será premiado com apenas meio ponto.
A pontuação anterior seguia pelo número de provas conquistadas. Na prova de ontem, a Tuna ganhou cinco primeiros lugares e dois terceiros. O Remo obteve quatro primeiros lugares, dois segundos e três terceiros. Já o Paysandu acabou com sete segundas e duas terceiras colocações. Na pontuação geral, o Remo aparece com 23 pontos, seguido pela Tuna, com 22, e Paysandu com 16 pontos.
fonte: Amazônia Jornal - Edição 22/03/2010

domingo, 21 de março de 2010

BAIA DE GUAJARÁ FOI PALCO DA 1ª REGATA DE 2010

A baia de Guajará serviu de palco para o público que esteve presnte, neste domingo na Estação das Docas, para prestigiar a primeira regata do campeonato paraense de remo 2010, organizado pela Fepar.

Tuna Luso Brasileira, Clube do Remo e Paysandu disputaram os 10 páreos programados. No final, tivemos a Tuna Luso com 5 primeiros lugares, Clube do Remo com 4 primeiros lugares e o Paysandu sem nenhum primeiro lugar. Não temos ainda as classificações finais de 2º e 3º lugares mas a classificação geral, somados 1º, 2º e 3º lugares, ficou com Clube do Remo em 1º, Tuna Luso em 2º e Paysandu em 3º. Em breve retornaremos com a classificação geral oficial.

A emoção final ficou por conta da prova do 8 Gigante que não foi finalizada devido os três barcos que disputaram o páreo terem afundado. Antes dos barcos afundarem, a Tuna Luso estava na frente e provavelmente iria vencer a prova. A Fepar ficou de discuitr com os árbitros e dirigentes dos clubes envolvidos sobre a situação e informar posteriormente como fará para decidir a classificação do 8 Gigante ou se a prova será repetida em outra data.

1ª REGATA DE 2010 SERÁ NESTE DOMINGO, NA ESTAÇÃO DAS DOCAS


Neste domingo (21), a partir das 08h, teremos na Estação das Docas, o início do campeonato paraense de remo 2010. Serão disputados dez páreos por Tuna Luso, Paysandu e Clube do Remo. A primeira prova será o Skiff Feminino, que será disputado em 1.500 m.

A Tuna Luso inicia o campeonato de 2010 em busca do tricampeonato mas não terá vida fácil pois Remo e Paysandu prometem dificultar o máximo a conquista cruzmaltina.

Clube do Remo e Paysandu trocaram de técnicos. Na verdade, o treinador Raimundo Araújo, o "Papagaio", foi para o Clube do Remo enquanto que Elton Rocha e seu filho, joãozinho (preparador físico), foram para a garagem bicolor.

A Tuna Luso continua com o mesmo técnico e com a maioria dos remadores que foram campeões no ano passado, exceto o Ailson Eráclito (seleção brasileira sub-23) e o jovem talento de apenas 17 anos, Maciel Moraes (Marajó), que foram transferidos para o Botafogo-RJ. Os lusos terão a seu favor a experiência e o reforço dos remadores amazonenses Waldeineyde e Mateus, que já estão em Belém e participarão de dois páreos.
O técnico "Lindão", da 'Rainha do Mar", está confiante em alcançar um bom resultado neste domingo pois sua equipe vem treinando forte desde o final do campeonato anterior.

Segundo informações recebidas de Haroldo Lopes, atual presidente da Pepar (Federação Paraense de Remo), ‘’A maré não vai puxar muito’’ e em função disso, a competição deve ser bem disputada.

ÁRBITROS:
Árbitro geral - Vitor Batista Bezerra.
Juízes de chegada - Alfredo Faciola, Carlos Eduardo, Manoel Ribeiro das Neves.

sábado, 20 de março de 2010

Fepar admite erro e Leão disputará Estadual

O presidente da Federação Paraense de Remo (Fepar), Haroldo Lopes, desmentiu, ontem, que o Leão Azul possui uma dívida com a entidade e garantiu, assim, a presença do clube no Estadual. Na semana passada, ele disse à imprensa que o Remo devia à entidade aproximadamente R$ 6 mil - dívidas referentes ao não-pagamento pelas transferências de atletas. Por esse motivo, o clube estaria sujeito à exclusão do campeonato, caso não efetuasse pagamento em tempo hábil. O fato foi negado pela diretoria azulina, que afirmou justamente o contrário - a Fepar que deve ao clube, cerca de R$ 2.360,00.

Ontem, Haroldo Lopes esclareceu o episódio, afirmando que docu
mentos assinados pelo ex-presidente Flávio Acatauassu ressalvam a veracidade da questão. Ele inclusive vai emitir uma nota oficial da Fepar, dando ciência do caso para acabar com as dúvidas. Haroldo Lopes Ribeiro, 62, foi eleito presidente da entidade após as renúncias de Flávio Acatauassu, antigo mandatário, e Altair Bezerra, vice.
A primeira regata do Campeonato Estadual de Remo será disputada na manhã de amanhã, a partir das 8h, na baía do Guajará. Pelo Estadual, Remo e Paysandu estão seguros nos dez páreos da primeira regata do campeonato. A Tuna corre em nove - está fora do 4 com Estreantes.
A Lusa é bicampeã paraense: ganhou o título de 2008 no 'tapetão' do Paysandu e, no ano passado, na baía. Ao contrário dos adversários, os cruzmaltinos estão com várias dificuldades na garagem, com apenas oito remos disponíveis. Além disso, a ponte de acesso da Tuna à baía precisa de conserto e a lancha de apoio possui uma falha no motor. Mesmo assim, o técnico Wildemar Paiva mostra confiança para ganhar a primeira regata.
fonte: Amazônia Jornal