segunda-feira, 30 de junho de 2008

ESTUDO EM ATLETAS DO CAMPEONATO PARAENSE



Editamos abaixo texto completo recebido do Dr. Bruno Noronha que divulga trabalho desenvolvido com atletas de futebol.


" Na tentativa de colocar o futebol paraense no patamar de profissionalismo dos melhores centros do futebol brasileiro, desenvolvemos este trabalho inédito que foi realizado no centésimo Campeonato Paraense de Futebol e será apresentado no XX Congresso Brasileiro de Medicina do Esporte em Recife, em agosto de 2008, http://www.medicinadoesporte.org.br/.
Somente através de estudos como este poderemos traçar o perfil de nossos atletas e desenvolver protocolos de treinamento visando otimizar o rendimento e minimizar as lesões esportivas, que auxiliarão na melhor perfomance dos atletas paraenses em todas as categorias.
Agradecemos a colaboração dos atletas, dirigentes e comissões técnicas dos 10 clubes da 1ª divisão do campeonato que hoje findou, além da prestimosa ajuda da Federação Paraense de Futebol, na figura de seu Presidente, que desde o inicio prestigiaram a iniciativa do trabalho científico, permitindo que a pesquisa fosse realizada.
O resultado e conclusões serão apresentados aos clubes e a imprensa esportiva paraense afim de que as melhora possam ser instituidas.

Saudações Esportivas,
Dr. Bruno Noronha et. colaboradores
CRM 6257
(91) 8130 8408
brunonoronha71@gmail.com
MÉDICO DO ESPORTE
MÉDICO DA FEDERAÇÃO PARAENSE DE FUTEBOL

LEVANTAMENTO DAS PRINCIPAIS SEDES DOLOROSAS NOS MEMBROS INFERIORES APÓS PARTIDAS DE FUTEBOL EM ATLETAS PROFISSIONAIS

BRUNO TAMEGÃO LOPES DE NORONHA
CAMILO FERREIRA RAMOS
FILIPE CUNHA DE SOUSA DONZA
ANTÔNIO CARLOS ALVES SENA JÚNIOR
SARAH CRESTIAN CUNHA
_______________________________________________________________________________________________ Noronha BTL, Ramos CF, Donza FCS, Sena Júnior ACA, Cunha SC. Levantamento das principais sedes dolorosas nos membros inferiores após partidas de futebol em atletas profissionais.

Introdução:
Lesões em membros inferiores são problemas habituais em jogadores profissionais de futebol em todo o Mundo. Dores crônicas de pequena intensidade são enfrentadas pela quase totalidade dos atletas, consideradas “normais”, não recebendo tratamento. O grande número de horas de treinamento e de partidas os leva a desgaste físico acentuado, necessitando de tratamento específico para evitar complicações e maximizar sua performance. Objetivo: Identificar as principais sedes dolorosas nos membros inferiores de jogadores profissionais após partidas de futebol. Método: Realizou-se estudo prospectivo, transversal e qualitativo, através de protocolo de pesquisa, em entrevistas individuais de 106 jogadores profissionais de futebol do Campeonato Paraense de 2008. Resultados: A idade e o tempo médio como atletas foram respectivamente de 23,8 e 4,6 anos. 15,1% dos atletas estavam lesionados, com lesões ósteo-articulares em 81,2%. 65,4% dos pesquisados afirmaram sentir dor. A caracterização predominante dessa dor foi de freqüência “às vezes” (61% dos casos), e escala média 4,8 (onde: 0 = sem dor e 10 = dor insuportável). As sedes dolorosas mais freqüentes foram as coxas, com dores em coxa-posterior em 41 atletas e 11, na ântero-medial, seguidas pelas panturrilhas. Essa dor não se irradiava em 80% dos casos, sendo evocada em 57% das vezes, de início súbito em mais da metade dos entrevistados. Nove em cada dez atletas com dor afirmaram esta ser do tipo intermitente, prevalecendo o “dolorimento”. Ao relacionar dores com posição de jogo do atleta, obteve-se: Goleiros, Zagueiros e Laterais com dores de média 4,5 em coxa-posterior e tornozelos; Volantes, 5,5 em coxa posterior, panturrilha e joelho; Meias, com 4 de intensidade média de dor, em coxa, panturrilha e tornozelo; e Atacantes, média 4 em coxa (80% das queixas). Afirmaram também que as dores interferem no seu desempenho em campo, quando os jogos são realizados numa freqüência Domingo – Quarta-feira – Domingo. Conclusão: Há alta incidência de dor pós-jogo entre os futebolistas do Pará, sendo a coxa-posterior sua principal localização.

REGRAS ENVIO:
Os resumos dos trabalhos devem ser enviados via sistema informatizado com as seguintes formatações: resumo com até 1800 caracteres (espaco simples - Times New Roman, corpo 12) e sem ilustrações ou gráficos. O título do resumo (em espaço simples) deve ser em negrito. As seguintes informações deve ser inseridas via sistema: Nome (s) do(s) autor(es), apresentador (apenas um (1) apresentador por resumo), Instituição e E-mail para contato (o resumo deve ser feito de forma corrida e com no máximo 5 (cinco) palavras chave."

sábado, 28 de junho de 2008

Atleta da Tuna convocado para seleção brasileira


Ailson, remador do Single Skiff Sub-23

O Single Skiff Sub-23 Masculino AILSON ERACLITO DA SILVA, atleta de 20 anos, remador da TUNA LUSO, com pouco mais de um ano de regata, desde 2006 quando chegou de Manaus, venceu todas as provas que disputou defendendo a Tuna e já é o campeão Norte/Nordeste e bi-campeão brasileiro da categoria.
Em março de 2008, concorrendo com atletas de ponta de todo o país, o amazonense Ailson, representando a Tuna e remando a favor da maré, venceu 3 eliminatórias e se classificou para o mundial sub-23 que será realizado de de 13 a 22 de julho, na Alemanha. Ailson foi convocado para a seleção brasileira da categoria Single Skiff (primeiro atleta das regiões Norte/Nordeste a ser convocado). Apenas duas guarnições brasileiras classificaram-se para o mundial da Alemanha: Ailson da Tuna e uma outra guarnição do 2-100 do Pinheiros de São Paulo.
O abnegado técnico Lindão, 31 anos de Tuna, tem muita esperança no talento e no futuro do atleta.

Click no caminho abaixo e veja matéria do adilson:
Single'>Single'>http://www.vimeo.com/1241089?pg=embed&sec=1241089">Single Skiff Sub-23 Masculino AILSON ERACLITO DA SILVA - TUNA LUSO , Remando a favor from lisboa on Vimeo.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Escudos da Tuna Luso ao longo do tempo













PERSONAGENS DA HISTÓRIA DA TUNA - MANECA

Maneca

Maneca ao lado de Acapú, Chininha, Júlio Coimbra (torcedor), Estanislau e Sarará

Time da Tuna Luso Comercial
Super campeão invícto de 1955
Em pé: Mário Ney, Sarará, Nonato, Maneca, Satiro e Muniz
Agachados: Juvenil, Teixeirinha, Estanislau, China e Acapú.


CLUBE DO CORAÇÃO: TUNA LUSO
Alfredo Jorge dos Santos
, o “Maneca”, ex-jogador e torcedor de coração da Tuna Luso, além de torcedor declarado do Vasco da Gama (RJ). Seus colegas de pelada colocaram o apelido nele em homenagem ao jogador de mesmo nome que na época jogava no Vasco da Gama. “Na rua em que eu morava a garotada costumava formar times com os nomes de Vasco, Flamengo e como eu era torcedor do Vasco, os colegas começaram a me chamar de Maneca e até hoje sou mais conhecido por este apelido”, Maneca também é torcedor de coração da Tuna Luso. “O carinho que recebi durante minha passagem pela Tuna, a convivência com os associados e dirigentes fez com que eu me tornasse Tunante”, afirma Maneca.
Maneca diz que há muito deixou de freqüentar os estádios para ver os jogos de seu time. "Ando meio afastado dos campos. Prefiro acopanhar as partidas de futebol pela televisão”.
Maneca tem seis irmãos, sendo uma mulher. Entre os irmãos, Maneca destaca Álvaro Vale, conhecido jornalista, que segundo Maneca, tinha habilidade e poderia ter sido o melhor jogador da família. “Mas como ele precisou trabalhar desde cedo não teve tempo para jogar futebol”, comenta.
Na avaliação de Maneca, os clubes paraenses precisam dar mais apoio às categorias de base. “’E onde surgem os jogadores de talento e que precisam de uma lapidação para chegarem ao estrelato”, ensina Maneca, coberto de razão e com um bom conhecimento de causa, já que ao chegar de Cametá teve a chance de começar jogar no juvenil e aspirantes dos primeiros clubes por onde passou, no caso, Paulista, Remo, Tuna e Combatentes.

MIGUEL CECIM: ELEGIOS À TÉCNICA
Maneca fez muitas amizades através do futebol e a oportunidade de trabalhar com bons profissionais. Miguel Cecim, saudoso técnico da Tuna, provoca recordações especiais em Maneca. “Tive vários treinadores, mas nenhum deles me impressionou mais que Miguel Cecim”, admite. Ele era um técnico bem avançado para a época em que viveu no futebol. Ele era um ousado”, elogia Maneca. “O Miguel já pensava, naquela época, no futebol sem posição definida, o futebol compacto e solidário”, afirma.
Maneca recorda o Campeonato de 51, vencido pela Tuna Luso, que tinha Cecim como treinador. “O Campeonato foi vencido com a utilização do falso ponta-esquerda que trocava passe com o lateral para fugir dos adversários”, conta. Essa mesma jogada passou a ser usada pelo utilizada pelo técnico Cláudio Coutinho, que a batizou de over laping. “Bem antes do Coutinho utilizá-la no flamengo, o Cecim já o adotava na Tuna Luso”, garante.
O over laping de Cecim permitia que os atacantes tunantes se dessem bem na conclusão das jogadas iniciadas nas laterais. Mas quem atuava no meio-campo também tinha a oportunidade de chegar ao gol e balançar as redes inimigas. “Eu mesmo cheguei a fazer alguns gols aproveitando as jogadas de linha de fundo”, recorda o jogador.
Maneca afirma que as amizades eram as melhores coisas do futebol daquela época, comenta o meio-campista cruzmaltino. Maneca destaca Jurandir, jogador que ele indicou à Tuna Luso em 1951. “Nossa amizade nasceu no Exército”, conta Maneca que passou a conviver com Jurandir como se fossem irmãos. "A afinidade entre nós era muito grande, tanto que ele me introduziu em sua família”, recorda com saudade do amigo que se foi e que deixou de jogar futebol por causa de um atrito com a diretoria tunante.

TÍTULO MARCANTE: CAMPEONATO DE 1955
O Campeonato de 1955, conquistado pela Tuna Luso, foi o que mais marcou na carreira de Maneca. O que mais impressionava Maneca no esquadrão tunante era o clima de irmandade que reinava entre os jogadores. “Quando o time concentrava, o China, que era um dos nossos melhores jogadores, costumava dizer que éramos uma família só”, conta. Maneca diz que a frase era dita sempre para ressaltar que no futebol o importante é o coletivo e não o individual.

MANECA NO MARANHÃO
O jogador Maneca se destacou também jogando no Sampaio Corrêa do Maranhão na década de 60. Foi para São Luis em abril de 1960 por interesse da Petrobras, empresa em que trabalhava na época. “Eles precisavam de um funcionário no setor de comunicação e eu fui apontado”, diz Maneca. Maneca foi vice-campeão no primeiro ano de atividade na capital maranhense e campeão nos anos 61,62 e 64, pelo “time boliviano”. Segundo Maneca, devido o golpe militar de 64, teve de adiar seu retorno para Belém. “Tive que ficar por lá até 1970, mas nessa época já havia parado de jogar futebol por causa de uma contusão antiga, de quando ainda era da Tuna, tanto que jogava com uma joelheira”, conta Maneca.
Começou a jogar futebol em São Luis atendendo um pedido do desportista Antônio Bento, do Sampaio Corrêa. "Como não estava fazendo nada mesmo nada em termo de futebol e eu era mesmo fome de bola resolvi aceitar o convite”.
Maneca também ajudou o Sampaio Corrêa a conquistar o Torneio Marinho Rodrigues, tradicional naquela época em São Luis.
O ex-jogador conta que em sua ida para São Luis, fez muitas amizades. “Nesse aspecto a minha ida para o Maranhão foi bastante positiva”.
Maneca diz que, além da contusão, teve de abandonar o futebol devido a um cargo de chefia que assumiu na empresa. “Passei a ter mais responsabilidade e o melhor era deixar o futebol naquele momento”, encerra.
Fonte: ORM - O Liberal.

FUTEBOL FEMININO - DECISÃO DO 2º TURNO













Tuna Luso X Estrela
A partida entre ESTRELA x TUNA LUSO pelo certame de futebol Feminino, que apontará o Campeão do 2º Turno na Competição, deveria ter sido realizada na preliminar desta quinta-feira, na preliminar do jogo Remo X Águia, porém, por decisão da diretoria da TUNA LUSO, que optou por outra data, será jogada agora no próximo domingo (29.06.2008) a partir das 9:00h. no CEJU.
Fonte: Redação FPF

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Paysandu vence a terceira regata


O Paysandu venceu a terceira regata do campeonato paraense de remo de 2008, disputada ontem (22/06), na Baia de Guajará. Competindo apenas com a Tuna, em algumas provas chegou a remar sem a presença dos lusos por desistência. O Paysandu venceu sete provas contra quatro da Tuna e agora soma 18 primeiros lugares contra 14 da Tuna. O Remo não participou da regata por falta de barcos e remadores.
O retorno dos azulinos poderá ocorrer na quarta regata, marcada para o mês de setembro, no Complexo Ver-o-Rio. O secretário da Secretaria Executiva de Esporte e Lazer, Albertinho Leão, esteve presente na Estação das Docas e confirmou a liberação de 50 mil reais como ajuda de custo para os clubes aplicarem na reestruturação das garagens e barcos. Ele frisou que vai se empenhar para o Remo estar presente na próxima regata.

Devido a pouca divulgação pouca gente esteve na Estação mas o entusiasmo da platéia foi grande. Orisvaldo Barbosa foi o árbitro geral da regata, que não teve nenhuma anormalidade.

Futebol feminino




Tuna e Estrela vão à decisão
Deu zebra no na semifinal do segundo turno do campeonato feminino de futebol. O Sacramenta, campeão do primeiro turno, acabou eliminado pelo modesto Estrela/Tropical, de Barcarena, caindo por 2 a 1. Vale ressaltar que no domingo passado o Sacramenta havia goleado as barcarenenses por 10 a 0 na pela fase de classificação, Ontem, contudo, valendo decisão, deu Estrela/Tropical que botou banca e fez valer sua maior categoria em campo. O Estrela/Tropical fez 1 a 0 com Ieda, logo aos 4 minutos. Aos trancos o Sacramenta empatou com Suzi aos 22 minutos. Resultado que terminou o primeiro tempo. Na fase final, melhor na partida e tirando proveito das falhas do Sacra, o Estrela/Tropical chegou ao segundo gol com Cristiane aos 24 minutos. Dois minutos depois Heliane, do Sacramenta, foi expulsa por jogo violento. A equipe de Barcarena não aumentou o placar por falta de pontaria. O jogo teve a direção de Edson Moura Barbosa. Nalva e Paulinha, do Sacramenta; Aline e Ieda, do Estrela/Tropical receberam cartão amarelo.

Tuna
No jogo principal a Tuna, depois de marcar 3 a 0 no primeiro tempo sobre o Independente, quase entrega ouro no segundo. O Galo reagiu e não saiu vitorioso por erro de suas jogadoras que não concluiram bem as jogadas. Mas o empate serviu para a lusa agora na final do segundo turno.
A Tuna fez 1 a 0 com Natasha aos 9 minutos. Aumentou para 2 a 0 com Glayssi aos 19’ e, aos 31’, chegou fácil ao terceiro gol com Mônica. Parada ganha, assim deduziu o time tunante que não acreditava na reação do Independente. Aos dois minutos Nilda fez o primeiro gol do Galo. Três minutos depois Lucidalva, cobrando pênalti, marcou o segundo. Na pressão o Independente empatou com Lucidalva aos 19 minutos. Placar final: 3 a 3. Carlos Alberto Silva Matos dirigiu a partida. Larica e Rosana, do Independente; Glayssi, da Tuna, receberam cartão amarelo.
Fonte: Amazônia Hoje - Edição de 23/06/2008

domingo, 22 de junho de 2008

GRUPO SANTA MARIA - DESDE 1917












Foi fundada em 1917 com o nome fantasia Fábrica Santa Maria e a razão social de Quiliman Machado & Cia. Em 1938 esta empresa foi adquirida pelos senhores José Monteiro e Cabral atuando na fabricação de sabões em barras e extração de óleos de sementes oleaginosas de nossa região (Ucuuba, Andiroba, Algodão, Patauá, Muru-Murú, Pracachi, Mamona, Babaçu e Tucum).
No início a atividade principal era a extração de óleos vegetais, principalmente o óleo de Patauá, que possuia qualidade superior ao azeite de Oliveira, com o mercado voltado para exportação. Porém, como tratava-se de uma semente nativa e sem a preocupação do replantio as sementes foram se tornando escassas e a empresa acabou se especializando na fabricação de sabões e começou a diversificar em várias marcas e tipos de sabão.
O Sr. José Pires Rei, habituado ao ramo saboeiro, pois já havia trabalhado em empresas como as Fábricas Real e Amazônia, em 1951 fundou com sua esposa a Pires Rei & Cia. Com o nome fantasia de Fábrica Regência e em 1952 alugou parte da atual fábrica Santa Maria, na época cheia de dívidas e quase falida. Esta empresa localizava-se na rua Municipalidade, 455 e produzia o sabão regência em pequena escala.
Como resultado do grande desempenho na comercialização a empresa cresceu e foi adquirida de forma definitiva pelo Sr. José Pires Rei.
Em 1971 a empresa passou a ser administrada pelos 4 filhos e seu genro, que aplicando idéias novas criaram a necessidade de expansão e em 1979 a fábrica foi transferida para sua sede atual, na Rodovia Arthur Bernardes, 1966 no distrito de Icoaraci à margem da Baia do Guajará.
Atualmente a empresa utiliza dois processos diferentes de fabricação de sabão. No processo mais utilizado, o sabão após sua obtenção em tachos abertos é resfriado em formas, enquanto que no processo obtido através de extrusão o sabão é resfriado em um equipamento próprio denominado extrusora, processo este que faz uso do que há de mais moderno no setor de sabões, substituindo em parte o consumo de sabão pintado, também chamado de marmorizado ou sabão português. No sabão obtido por extrusão não ocorre o aparecimento das pintas que caracterizam o produto e o torna líder de mercado na região, sendo este o famoso Sabão Regência.
Endereço:
Rodovia Artur Bernardes, 1966,Icoarací - Belém/PA CEP:66825-000Fone: (91) 3227-1010E-mail: suporte@grupostamaria.com.br
Nossos sinceros agradecimentos à fábrica Santa Maria, em especial ao amigo Luis Otávio, pela confiança e incentivo creditados nas atividades esportivas, sociais e culturais do Pará. Agradecemos também pela atenção dispensada aos diversos setores ligados a Tuna Luso Brasileira ao longo de sua existência.

OBRIGADO!

Dona RAIMUNDA
Do lado esquerdo da foto, junto de sua ajudante, dona Raimunda é uma das funcionárias mais dedicadas que a Tuna Luso tem em seu quadro. Ela, apesar da idade avançada e das dificuldades atuais da Tuna, está sempre disposta e pronta para cumprir suas tarefas e atender as necessidades do clube.
Diariamente lava todos os uniformes de treino dos atletas de futebol da Tuna, incluindo categorias de base, anões do Gigantes do Norte, futebol feminino e futebol profissional.
Dona Raimunda conta com o auxílio de apenas uma ajudante. As duas máquinas de lavar roupa, tipo doméstica, que ajudavam dona Raimunda nas tarefas diárias encontram-se inoperantes e com isso as roupas estão sendo lavandas na mão.
Em breve dona Raimundo estará se aposentando por tempo de serviço. Desde já agradecemos por todos esses anos dedicados a Tuna Luso e seus atletas.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

PERSONAGENS DA HISTÓRIA DA TUNA - XAXÁ

XAXÁ

Raimundo Carlos Carneiro Damasceno, carinhosamente conhecido pelos seus pequenos alunos como XAXÁ, nasceu em Belém do Pará no dia 06/08/1943. É filho de Amarino Teodoro Damasceno e Alba Ruth Carneiro Damasceno.
XAXÁ iniciou sua trajetória de trabalho na Tuna Luso Brasileira em novembro de 1982, quando assumiu o cargo de massagista do basquetebol. Posteriormente XAXÁ trabalhou como massagista no voleybol, depois na sede náutica e em seguida no futsal adulto da Tuna.
No final de 1983 foi transferido para trabalhar no futebol de campo profissional da Lusa, como auxiliar do saudoso massagista "Macaco". De 1983 até 1998 trabalhou como massagista das categorias de futebol sub-12, sub-15, sub-17 e sub-20 da Tuna.
De 1998 até os dias de hoje XAXÁ faz parte do grupo de instrutores e treinadores das escolinhas de futebol da Tuna que descobrem talentos até 17 anos.
XAXÁ é daqueles funcionários dedicados, está sempre presente no clube e de bem com a vida, muito educado.
XAXÁ lembra que muitos dos atletas que hoje jogam profissionalmente e despontam no cenário nacional e internacional, passaram pelas mãos dele quando ainda eram das escolhinhas ou das divisões de base da Tuna.
XAXÁ participou de algumas importantes conquistas do clube mas as que mais marcaram sua carreira foram os títulos brasileiros de 1985 e 1992, conquistados pela Tuna Luso em decisões frente a Goytacas-RJ e Fluminense-BA, respectivamente.

CAMPEONATO PARAENSE DE FUTEBOL FEMININO 2008












O diretor de futebol Ismar (dir.) convoca os torcedores cruzmaltinos para torcerem pelas meninas da Tuna Luso neste domingo na decisão da semi-final do futebol feminio, contra o Independente. Local a ser confirmado pela FPF.

Tabela do 2º Turno - Regulamento (Original)

Classificação: 1º turno 2º turno
Tabela: 1º turno 2º turno Atualizada: 16/06/2008
Semi-final
JOGOS/DATA/DIA/HORA/LOCAL

1º - Tuna Luso x Independente - 4º 22.06 DOM

2º - Sacramenta x Estrela - 3º 22.06 DOM

Fase Final
VENCEDOR do 1º Jogo x VENCEDORdo 2º Jogo 29.06 Dom

Data reserva
VENCEDOR x VENCEDOR 06.07 Dom 09:00

Campeão do 1º Turno: Sacramenta
TABELA SUJEITA ALTERAÇÃO

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Brasil empata com a Argentina

Foto de torcedores argentinos pedindo para Dunga ficar











Brasil joga mal e Dunga fica na corda bamba

A
Seleção empatou ontem (18/06), sem gols contra a Argentina, no estádio do Mineirão. Durante e no final do jogo o técnico Dunga foi bastante vaiado em BH.
Belo Horizonte protagonizou uma bonita festa para receber as duas seleções, pela sexta rodada das Eliminatórias da Copa de 2010. Mas o empate sem gols levou a torcida à loucura e colocou o técnico Dunga em maus lençóis.
Primeiro foi a derrota para a Venezuela em amistoso e depois para o Paraguai, no domingo passado, pelas eliminatórias obrigando o Brasil a vencer seus próximos compromissos. O resultado do jogo no Mineirão, teve efeito contrário e colocou Dunga numa situação difícil. Os torcedores pediam a cabeça dele, que deixou o estádio sob vaias e críticas.
Se tiver que mudar o técnico que seja agora para não corrermos o risco de ficar de fora da copa de 2010 e pela primeira vez encarar uma desclassificação na história do Brasil em copas do mundo.

RUMO A COPA 2014


GT 14 QUER TORNAR BELÉM UMA SUB-SEDE

A abertura oficial da campanha para tornar Belém uma das sub-sedes da Copa de 2014, que acontecerá no Brasil, foi realizada ontem à noite, no Espaço São José Liberto. Com o intuito de estudar as medidas necessárias para a candidatura de Belém à Sede da Copa do Mundo de 2014, a governadora Ana Júlia Carepa, instaurou, na ocasião, um Grupo de Trabalho, denominado GT 14, com ação permanente, de caráter misto, constituído por representantes do Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Belém, das classes empresariais e esportivas, do Poder legislativo e outros segmentos da sociedade civil.
Belém disputa uma das 12 vagas de sub-sedes da Copa com outras 17 cidades brasileiras, entre elas Manaus e Rio Branco. O fato de Belém ser a cidade de entrada para a Amazônia, a estrutura do Estádio Olímpico Edgar Proença - o Mangueirão - que é o quinto melhor estádio do Brasil, bem como os atrativos culturais e turísticos da cidade estão entre os argumentos que o GT 14 terá que potencializar para efetivar a escolha da capital paraense para o maior evento futebolístico do mundo.
Para aumentar as chances de Belém, o Governo do Estado fechou contrato com a empresa Price waterhouse Coopers, que faz consultoria e auditoria especializada em termos de eventos esportivos de grande porte. O contrato foi assinado na última quarta-feira, 11.
A empresa irá auxiliar principalmente nas áreas de turismo, cultura, infra-estrutura e comunicação. Isso permitirá, por exemplo, esforços para trazer vôos diretos para Belém e atrair empresas que se interessem em construir alojamentos e equipamentos programados.
A ex-secretária de Estado de Esporte e Lazer, Lúcia Penedo, coordenará o grupo, que terá ainda integrantes da Prefeitura de Belém, classes empresarial e esportiva, Poder Legislativo e outros segmentos da sociedade civil. 'Esta missão é desafiadora e interessante para o desenvolvimento do Estado. O esporte é importante para a qualidade de vida das pessoas', disse a coordenadora do GT 14. Ontem, o novo titular da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), Carlos Alberto Leão, disse que o GT, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), coordenará as ações necessárias para dar condições à capital e demais municípios da Região Metropolitana de Belém de receber os jogos da Copa 2014.
A governadora afirmou que trazer uma das sub-sedes da Copa 2014 para Belém é uma forma de atrair turistas e reforçar a importância da defesa da Amazônia. 'Como se fala tanto de meio ambiente, entendo que uma forma de apoiar a Amazônia é escolher várias cidades da região para sediar jogos do Mundial', afirmou.

Belém disputa a condição de ser sub-sede dos jogos do Mundial de 2014 com Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife/ Olinda (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
Fonte: Amazônia Hoje - Edição de 19/06/2008