quinta-feira, 19 de junho de 2008

RUMO A COPA 2014


GT 14 QUER TORNAR BELÉM UMA SUB-SEDE

A abertura oficial da campanha para tornar Belém uma das sub-sedes da Copa de 2014, que acontecerá no Brasil, foi realizada ontem à noite, no Espaço São José Liberto. Com o intuito de estudar as medidas necessárias para a candidatura de Belém à Sede da Copa do Mundo de 2014, a governadora Ana Júlia Carepa, instaurou, na ocasião, um Grupo de Trabalho, denominado GT 14, com ação permanente, de caráter misto, constituído por representantes do Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Belém, das classes empresariais e esportivas, do Poder legislativo e outros segmentos da sociedade civil.
Belém disputa uma das 12 vagas de sub-sedes da Copa com outras 17 cidades brasileiras, entre elas Manaus e Rio Branco. O fato de Belém ser a cidade de entrada para a Amazônia, a estrutura do Estádio Olímpico Edgar Proença - o Mangueirão - que é o quinto melhor estádio do Brasil, bem como os atrativos culturais e turísticos da cidade estão entre os argumentos que o GT 14 terá que potencializar para efetivar a escolha da capital paraense para o maior evento futebolístico do mundo.
Para aumentar as chances de Belém, o Governo do Estado fechou contrato com a empresa Price waterhouse Coopers, que faz consultoria e auditoria especializada em termos de eventos esportivos de grande porte. O contrato foi assinado na última quarta-feira, 11.
A empresa irá auxiliar principalmente nas áreas de turismo, cultura, infra-estrutura e comunicação. Isso permitirá, por exemplo, esforços para trazer vôos diretos para Belém e atrair empresas que se interessem em construir alojamentos e equipamentos programados.
A ex-secretária de Estado de Esporte e Lazer, Lúcia Penedo, coordenará o grupo, que terá ainda integrantes da Prefeitura de Belém, classes empresarial e esportiva, Poder Legislativo e outros segmentos da sociedade civil. 'Esta missão é desafiadora e interessante para o desenvolvimento do Estado. O esporte é importante para a qualidade de vida das pessoas', disse a coordenadora do GT 14. Ontem, o novo titular da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), Carlos Alberto Leão, disse que o GT, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), coordenará as ações necessárias para dar condições à capital e demais municípios da Região Metropolitana de Belém de receber os jogos da Copa 2014.
A governadora afirmou que trazer uma das sub-sedes da Copa 2014 para Belém é uma forma de atrair turistas e reforçar a importância da defesa da Amazônia. 'Como se fala tanto de meio ambiente, entendo que uma forma de apoiar a Amazônia é escolher várias cidades da região para sediar jogos do Mundial', afirmou.

Belém disputa a condição de ser sub-sede dos jogos do Mundial de 2014 com Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife/ Olinda (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
Fonte: Amazônia Hoje - Edição de 19/06/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário