terça-feira, 20 de novembro de 2012

Tuna Luso na imprensa

  • Time de futebol profissional da Tuna Luso realiza jogo amistoso amanhã (quarta-feira (21) contra a seleção do Bancrévea, às 16 horas no estádio do Souza.

  • Ex-jogador Ondino, criado nas categorias de base da Tuna Luso, é formado em Educação Física e trabalha como treinador da categoria sub-17 da base do clube cruzmaltino. Deverá viajar para o Rio de Janeiro onde fará curso de treinador de futebol. 
fonte: Blog Rádio Club do Pará (20/11/12)


Tuna aposta em jovens 

Equipe de Belém apresenta revelações regionais para a disputa do Campeonato Paraense

A Tuna a apresentou novos reforços para a disputa do Campeonato Paraense. Ontem, obedecendo a característica que vem sendo observada na montagem da equipe, a Águia recebeu mais três jovens apostas da região: o goleiro Airton e os meio campistas Wilham e Guilherme, todos de 17 anos. Eles são crias do Alunorte Rain Forest (ARF) e foram descobertos por Marabá, ex-jogador e agora técnico sub-15 da Tuna. Eles agora estão sob a supervisão de Marajó, treinador que vai comandar o time no Parazão.
Os três novos atletas cruz-maltinos fizeram ontem a primeira atividade no clube: um treino físico, visto de perto pela comissão técnica, que tem Marajó como treinador e Marabá como preparador físico. Airton, Wilham e Guilherme chamaram a atenção depois de um amistosos que a Tuna fez contra o ARF na semana passada.
Eles passam a integrar o elenco profissional, que tem 30 atletas, dos perfis mais variados. "Eles chegam com a indicação do Marabá, que viu potencial nos garotos, e dentro da mentalidade de fazer um time regionalizado. Temos muitos garotos, revelações da base, mas também atletas experientes como o Zeziel, o Cledir", disse Marajó.
Para Alberto Muller, que acompanhou a evolução dos jovens como treinador do ARF, o trio chega em condições de se firmar, tendo no currículo participações em torneios internacionais e títulos da Copa Atletas do Futuro.
Marabá concorda. "Acompanho o trabalho do ARF e lá vejo uma coisa rara no Pará: estrutura. Eles chegam com base e para ficar aqui vai depender apenas do rendimento deles. A Tuna quer resgatar sua verdadeira identidade, que é a de revelar atletas", explica.
Wilham, Airton e Guilherme devem estrear pela Tuna nesta quarta-feira, quando o time fará um jogo treino contra um combinado de atletas experientes, mas ainda não escolhidos. "Temos entrosamento e sabemos como um e outro joga. Sabíamos que a oportunidade ia chegar e agora é a hora de batalhar forte pelo nosso espaço", disse Wilham.
Jogadores como Preto Barcarena, que já atuou até na Europa, Djalma e Lino, que defendem Paysandu e Remo, também foram revelados pelo ARF.
fonte: Amazônia Hoje (20/11/12)

6 comentários:

  1. Já está definido o Marajó como técnico ou é só interino? Será que a diretoria da Tuna está esperando acabar a fase de acesso? Por sinal, quem sabe não pode ser contratado alguém de um dos times desta fase?
    Márcio

    ResponderExcluir
  2. Segundo informações que chegaram ao nosso conhecimento, Marajó será o técnico da Tuna para o início do campeonato, salvo alguma mudança de última hora!

    ResponderExcluir
  3. Desejo um bom trabalho a ele que tenha sucesso. Não sei se ele tem experiência no futebol profissional. Espero que dê certo. Pelo jeito haverá um bom número de jogadores bem jovens. Mas é importante mesclar com alguns mais experientes e de boa qualidade. A fase de acesso estará terminado em breve. Seria bom observar jogadores bons de clubes que estão disputando a fase. Talvez a Tuna pudesse contratar alguém que se destaque. Márcio

    ResponderExcluir
  4. A questão é que até o momento ninguém sabe se a Tuna terá patrocinador ou não. Caso não tenha, como no ano passado, de onde virá o dinheiro para contratar e manter a equipe? Fica a pergunta!

    ResponderExcluir
  5. Por que não se encontra um bom patrocinador para a Tuna? Ninguém se interessa? Um clube histórico, com títulos nacionais e que foi destaque no esporte várias vezes...Cadê a comunidade luso-brasileira? Por que algum empresário (ou empresários) da comunidade não patrocina (patrocimam)? Márcio

    ResponderExcluir
  6. Não acho certo isso que acontece com a Tuna. Ela precisa de mais apoio local. Ajudam tanto Remo e Paysandu e no último ano nenhum deles foi campeão e estão cheios de dívidas. Se a Tuna tivesse 30% do que um deles recebe de apoio ela talvez fizesse muito mais no seu futebol. Com uma torcida pequena (ainda que valorosa)e sem apoio financeiro com certeza é bem mais difícil.
    Espero que a participação tunante em 2013 seja para ser campeã ou vice. Ou pelo menos o terceiro lugar. Já chega de se contentar em não cair para a fase de acesso. Jogadores bem jovens podem ter talento, mas é preciso jogadores mais experientes para somar. No cenário paraense talvez haja estes jogadores. A fase de acesso está terminando e deve haver uns dois ou três jogadores que possam ser contratados.
    Não conheço a capacidade do Marajó como técnico em campeonatos profissionais. Ele foi a melhor opção que a Tuna encontrou? Espero sinceramente que seja bem sucedido. Márcio

    ResponderExcluir