quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

TUNA LUSO BRASILEIRA COMPLETA 107 ANOS


A Tuna Luso Brasileira, tradicional clube de origem portuguesa, fundado em Belém do Pará no dia 1º de janeiro de 1903, completará 107 anos de fundação no dia 1º de janeiro de 2010 mas sem muitos motivos para comemorar.

Aquele clube que outrora foi uma das principais forças sociais e esportivas do Pará, primeiro clube do estado e de toda a região norte a conquistar o bi-campeonato nacional de futebol profissional (séries B-1985 e C-1992), detentor de 10 títulos do campeonato de futebol paraense, que já nos deu muitas alegrias nos presenteou com diversas conquistas inesquecíveis, passa por críticos momentos de declínio e desencontros administrativos que não merecem nem ser lembrados agora.

Na área social não temos mais qualquer representação, nos poucos esportes amadores que ainda disputamos não chegamos a assustar ninguém, exceto na náutica que devido a ação de alguns poucos abnegados conseguimos conquistar em 2009 (com muita luta) o 40º título da história. No futebol profissional, carro chefe de qualquer grande clube, há dois anos seguidos não conseguimos nem a classificação para disputarmos a fase principal do capenga e decadente campeonato paraense promovido pela FPF.

Resumindo, somos hoje um clube com o orgulho ferido, com poucos associados contribuintes e frequentadores, com um time de futebol profissional sem nenhuma divisão a nível nacional e lutando para não perder a fidelidade dos poucos e sofridos torcedores que restaram.

Até quando sofreremos com tanto descaso e inoperância?

A promotora de eventos da atual diretoria divulgou que o clube realizará uma festa comemorativa aos 107 anos de fundação da Tuna Luso Brasileira no próximo dia 31/01, na sede social do clube. Não sabemos o que poderemos comemorar mas mesmo assim todos estão convidados.

Desejamos que 2010 seja um ano melhor, com muitas realizações e conquistas para a sofrida e mal tratada Tuna Luso Brasileira!

FELIZ ANO NOVO PARA TODOS E TODAS!!!




RETROSPECTIVA DO BLOG DA ATAT EM 2009

TODOS OS ARQUIVOS DE 2009: 2009 (345)

ARQUIVOS DE:
Dezembro (55)
FELIZ 2010 PARA TODOS E TODAS!!!
Rapidinhas do Henrique Amado
Hamilton Gualberto
CONFRATERNIZAÇÃO DA CONFRARIA DA SAUNA
Vitória Letícia é faixa Roxa de Judô
FEPAR adia julgamento de recursos do Paysandu
Ananindeua x Vila Rica : O penalty arrumado
Tuna, Castanhal e Vila Rica se juntam para protest...
Tuna promete ir ao tapetão
LIVIAN LORENS - GAROTA ATAT 2009
V E ÚLTIMA REGATA - TUNA CAMPEÃ DE 2009
Rapidinhas do Henrique Amado
TIMEMANIA COM NOVIDADES PARA 2010
Cametá 1 x 1 Tuna Luso – Cruzmaltinos dependerão d...
Tuna busca a recuperação
Coronel Nunes é reeleito Presidente da FPF
RAPIDINHAS DO HENRIQUE AMADO
Coronel Nunes e Artur Tourinho lutam pela FPF
Seis times brigam por três vagas restantes na fase...
Campeonato Paraense de futsal sub-9 tem rodada ama...
Maranhense vence a XIII Corrida dos Carteiros
CRAQUES DO PASSADO DA TUNA LUSO
RAPIDINHAS DO HENRIQUE AMADO
TUNA PREPARA-SE PARA JOGO DECISIVO CONTRA O CAMETÁ...
Tuna leva flechada certeira do Time Negra
UNAMA aprova 1.955 candidatos
VENDA DE PARTE DO PATRIMÔNIO DA TUNA?
Rapidinhas do Henrique Amado
Tuna Luso perde e despenca na tabela
Rapidinhas do Henrique Amado
Santa Rosa 2 x 0 Tuna Luso – Águia perde e pode se...
Tuna a um passo da elite do Campeonato Paraense
Tuna encara o Santa Rosa
Rapidinhas do Henrique Amado
Independente 0 x 0 Bragantino – Debaixo de vaias, ...
Futsal: Leão e Tuna Luso nas finais do sub-9
Rapidinhas do Henrique Amado
CAMPEÕES DE FUTEBOL EM 2009
IV Troféu Brasil Unificado de Remo 2009
Confira a 5ª rodada do Parazão 2010
NOVO SÍTIO (NÃO OFICIAL) DA TUNA LUSO
O grupo brasileiro na Copa do Mundo de 2010
Tuna 0 x 0 Castanhal – Empate garantiu liderança a...
Tuna quer a liderança já na próxima rodada da fase...
POEMA PARA A TUNA LUSO
FOTOS DA CAMISA PROMOCIONAL DA TUNA
Rapidinhas do Henrique Amado
TREINAMENTO DOS REMADORES DA TUNA LUSO PARA TROFEU...
Tuna 1 x 0 Vila Rica
Águia já atropelou dois nesta fase
Águia em busca da liderança
COPA DO BRASIL DE FUTEBOL FEMININO
Ailson Eráclito da Silva foi eleito e receberá o P...
Uma recuperação em alto estilo.

ARQUIVOS DE:
Novembro (43)
Outubro (38)
Setembro (34)
Agosto (36)
Julho (23)
Junho (11)
Maio (20)
Abril (24)
Março (21)
Fevereiro (16)
Janeiro (24)

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Rapidinhas do Henrique Amado

por Henrique Amado
(Locutor Esportivo da Super Rádio Marajoara 1130 AM)
em 29/12/2009

AMADORISMO
- O carateca Jacyntho Castro Júnior quer unificar todas as federações de todas as artes marciais em uma única federação. Ele já conversou com alguns presidentes de outras federações e os argumentos foram favoráveis à esta idéia. As conversas continuarão em janeiro, quando ocorrerá a primeira reunião com todos os presidentes de federações. Na oportunidade, Jacyntho Castro Junior deverá apresentar um cronograma de trabalho que pode ser adotado, caso o caratê paraense seja unificado.
- O All Star Cansado, do Marco, foi 1º campeão do Certame de Basquete de Bairros, promovido pela Federação Paraense de Basquete (FPB). Na decisão a equipe venceu o time de Val-de-Cães por 47 – 45. O All Star encerrou sua participação na competição invicto. Na disputa do 3º, o Sucesso Basquete Clube, também do Marco, venceu o Fireball, de Icoaraci, por W-O, e no feminino, o Ideal conquistou o título vencendo o Amos, do Souza, por 59 - 11. O Basquete de Bairros foi disputado por 20 times no masculino e seis no feminino. As equipes classificadas até terceiro lugar, tanto no feminino quanto no masculino, serão premiados na festa dos melhores de 2009 da Federação Paraense de Basquete (FPB).
- A FHEPA, Federação de Handebol do Estado do Pará premiou no último final de semana os melhores jogadores da temporada, a festa de encerramento foi realizada no ginásio do IFPA. Os campeões:Cedete masculino: BragantinoJuvenil: Esmac (M) e PSC (F)Júnior: Adema (M) e PSC (F)Adulto: Esmac (M) e PSC (F) Os melhores de 2009:Goleiro: Graziani (Handmar – Marabá)Revelação: Gilberto (Adema) e Elaine (Rondon)Cadete: Breno (Bragantino)Juvenil Tiago (Esmac) e Morena (PSC)Junior: Mike Taison (Adema) e Naira (PSC)Adulto: Renato (Esmac) e Emanuelle (PSC)Técnico: Messildo Corrêa (Esmac) e Davina Gadelha (PSC) .
- As gêmeas paraenses do nado sincronizado Daniella e Gabriella Figueiredo estão de férias em Belém até o próximo dia 5. Mesmo assim, elas seguem treinando sob o comando da técnica Adriana Paixão. Elas se preparam para o torneio sul-americano que será disputado em março na Colômbia. Atualmente, elas estão no Flamengo e seleção brasileira.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009


Hamilton Gualberto

Jurista renomado e comentarista do Amazônia Jornal
Edição de 24/12/2009

- Afinal de contas, se o time do Cametá não foi convidado como diz o Coronel Nunes, qual foi o critério que o habilitou a disputar a primeira fase do Parazão? E onde a FPF se fundamentou para qualificar o time da simpática cidade do Tocantins? Hum, aí tem!

Pergunta
-
A grande questão a ser discutida é a seguinte: se o Estatuto do Torcedor impede convites e se já existe precedente na própria FPF (caso do Vênus ano passado), porque a entidade resolveu incluir um terceiro clube na disputa, com a saída do Pinheirense?

Acesso
-
Não há dúvida de que somente duas equipes teriam acesso à primeira fase do Campeonato. A regra está contida no regulamento que se adita ao Estatuto do Torcedor. Logo, a inclusão do Cametá foi por debaixo dos panos. Isso está muito claro.

Classificado
-
A Tuna entende que a vaga do Cametá é dela. Há controvérsias. Mesmo sendo a nulidade uma questão de ordem pública como diz o presidente tunante, não é claro que a saída do time cametaense colocará a equipe tunante automaticamente na disputa. Não!

Anulação
-
Nesse caso, como ficarão as equipes que foram derrotadas pelo time da terra do Mapará? Pela lógica, a fase deveria ser anulada, com todas as equipes remanescentes (sete) disputando entre si novamente a competição para classificar quatro. Certo?

Leitura
-
E qual a medida correta para obter a nulidade da disputa? As declarações falam em mandado de garantia, aplicável nos casos de ilegalidade ou abuso de poder. O caminho das pedras, entretanto, é questão profissional. Quem quiser fazê-la que estude o CBJD.

Terceiro Tempo
Quem pensa que a eleição da PFP está consolidada, equivoca-se. A ata da Assembleia Geral não foi entregue pelo presidente, o que aumenta a série de irregularidades. A justiça comum vai decidir a parada. A expectativa de intervenção continua.

CONFRATERNIZAÇÃO DA CONFRARIA DA SAUNA

Aconteceu no último sábado, 19/12, na sede da Tuna Luso, a festa de confraternização dos frequentadores da Confraria da Sauna. Cerca de 50 pessoas estiveram presentes na alegre reunião.

Aconfraternização teve início às 13:00h e terminou por volta das 19:00h. No decorrer do encontro, recebemos as visitas dos ex-presidentes Alírio Gonçalves, Pepe Larrat e Marcos Moraes. Quem também esteve por lá foi o atual presidente, Sr. Fabiano Bastos.
Durante a confraternização, os frequentadores da Confraria entregaram Cestas Natalinas para alguns garçons que servem na Confraria, para as duas lavadeiras do clube e para a dona Maria, funcionária da sede náutica.

Alguma fotos da confraternização da Confraria da sauna.




quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Vitória Letícia é faixa Roxa de Judô



A jovem e dinâmica atleta Victória Letícia, de apenas 11 anos, filha de Elizabeth e Gerardo Von, recebeu a faixa Roxa da academia Dom Quixote. Após a faixa roxa, Victória ainda terá que conquistar as faixas marron, preta, vermelha e coral.
Victória Letícia já praticou natação na Tuna, basquetebol no clube Cabanos e Skate nas horas vagas.
Em março deste ano, Victória fez parte da delegação paraense de Judô que viajou para Teresina-PI, representando o estado do Pará, ficando em 3º lugar em sua categoria e conquistando a medalha de bronze.
Alguém se atreve a mexer com essa fera?
Parabéns Victória por seu dinamismo esportivo!

FEPAR adia julgamento de recursos do Paysandu

A Federação Paraense de Remo (FEPAR) adiou os recursos do Paysandu referentes à 2ª, 3ª e 4ª regatas do campeonato estadual de 2009.
Devido a ausência do presidente da FEPAR, Sr. Flávio Tobias Acatuassu Nunes, e do vice, Sr. Altair Bezerra, a reunião que estava marcado para a noite desta 3ª feira, foi cancelada. Apenas os senhores Haroldo Lopes e Manoel Ribeiro das Neves se fizeram presentes.
A Tuna, que atualmente está sem diretor náutico, não enviou nenhum representante para defender o clube na FEPAR. O Paysandu esteve representado pelo seu advogado, Gustavo Brasil, e pelo diretor Otávio Faciola.
O presidente Flávio Acatauassu deve ficar em Belém até o final deste mês mas os recursos ainda não tem data definida para acontecer.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Ananindeua x Vila Rica : O penalty arrumado

Vejam o penalty Mandrake que arranjaram para o Ananindeua e que acabou tirando a Tuna Luso da 2ª fase do campeonato paraense de futebol profissional.

Tuna, Castanhal e Vila Rica se juntam para protestar


O presidente da Tuna Luso, Fabiano Bastos, juntamente com os presidentes do Casatnhal e do Vila Rica reuniram-se na manhã desta segunda-feira (21/12 - Day After) na sede social da Tuna para analisarem a suposta irregularidade do Independente no campeonato. Juntos estudaram como darão entrada do protesto junto ao TJD da FPF para pedir a exclusão do Cametá do campeonato por irregularidade ao estatuto do torcedor.
O ideal seria a Tuna conseguir sua classificação dentro de campo, por méritos próprios, sem precisar de auxílio de tribunal para entrar pela janela.
Se a diretoria tivesse tido mais coragem e feito o seu papel desde o início, não estariamos agora passando por este sufoco e desmoralizados. Se não tinha condições de montar e colocar um time competitivo para disputar o campeonato então teria sido melhor ter pedido licença na FPF para poder se reorganizar e posteriormente retornar com mais estrutura.
Agora, só nos resta esperar uma reviravolta no campeonato. Até o final desta semana teremos alguma posição oficial sobre o caso.
ESTATUTO DO TORCEDOR


Tuna promete ir ao tapetão

Desclassificado dentro de campo, clube cruzmaltino garante que vai brigar pela vaga nos bastidores
A
Tuna ganhou do Independente por 1 a 0, no Souza , e parte agora para decidir seu futuro no 'tapetão', com o propósito de tirar o Cametá do caminho. Na opinião dos lusos, o líder do Parazão estaria irregular no campeonato. A inglória batalha tunante começa a partir de hoje com uma representação no Triubunal de Justiça Desportiva.
No campo, diante de um adversário já classificado, jogando acuado, principalmente depois da expulsão do goleiro Nilson aos 31 minutos do primeiro tempo, os tunantes tinham dificuldades para fazer frente ao rival. Para quem precisava faszr gols, a Lusa foi muito improdutiva, tanto que criou apenas duas jogadas de ataque. A primeira com Marcelo Lemos, num chute na trave, e a outra em que Placa acabou derrubado fora da grande área pelo goleiro. Na cobrança da falta, Preto Barcarena bateu na trave também.
No segundo tempo Carlos Lucena colocou mais lenha na ofensiva cruzmaltina com a entrada de Thales Macarrão. Mas o time não conseguia furar o forte esquema defensivo. O jogo ficou com a Lusa fazendo pressão e o Independente se defendendo.
Indo para o tudo ou nada, Lucena fez entrar Jóbson e Rodriguinho. O Galo se defendia de todas maneiras. O goleiro Dione começou a aparecer com boas defesas, mas não impediu o gol de Rodriguinho, que antes havia perdidos duas oportunidades. Em jogada individual, o jogador bateu de esquerda, rasteiro, sem chances para Dione. Foi o gol que tirou a Tuna do sufoco, mas não impediu a eliminação do clube no Parazão do próximo ano.

Tuna
Kléber; Michel (Jóbson), Chicão, Cristovão e Cassiá (Thalles Macarrão); Ademilton, Preto Barcarena, Paulo de Tárcio e Marcelo Lemo; Placa e Ari (Rodriguinho)
Técnico - Carlos Lucena.

Independente
Nilson; Lima, Roberto, Silva e Fite; Nildo (Dione), Diego Silva, Júlio César e Daniel; Joel (Cafú, depois Renato) e Cristiano Tiririca.
Técnico - Samuel Cândido.
Local: Souza
Renda: R$3.310,00. Público - 356 pagantes
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva
Cartão: amarelo: Chicão (Tuna), Lima e Júlio César (Independente) Vermelho: Nilson (Independente)
Gol: Tuna 1 x 0, Rodriguinho, aos 37 minutos do segundo tempo.

Suposta irregularidade é a esperança
A diretoria cruzmaltina diz que vai até as últimas consequências para jogar a fase principal do Estadual. ‘’Não vamos ficar de fora do campeonato. Alguma coisa será feita pela federação para reparar o erro cometido. Não fomos nós que erramos, sim a entidade que fez lobby com o Cametá, isso é uma vergonha para o futebol paraense. Não vamos ficar quietos e nem calados diante deste absurdo. A Tuna quer seu direito e vai brigar por ele até o fim. A federação errou em convidar o Cametá e tem de reparar o erro’’, diz o presidente da Tuna, Fabiano Bastos.
Hoje o departamento jurídico entra com uma representação no TJD. Fabiano não revelou o teor do documentos. Mesmo partindo para o ataque, a administração do presidente Fabiano Bastos vem sendo questionada por conselheiros cruzmaltinos. Um grupo liderado por Raimundo Barata promete divulgar amanhã uma nota contra o presidente luso.
fonte: Amazônia Jornal - Edição 21/12/2009