quinta-feira, 7 de maio de 2009

TUNA LUSO - SUPERCAMPEÃ PARAENSE DE 1955


Sarará, goleito da Tuna em 2008, ao lado em 1955 e em baixo com sua família, em Belém do Pará.

O campeonato paraense de 1955 foi disputado pelas equipes da Tuna Luso, Paysandu, Clube do Remo, Combatentes, Armazenador e Pinheirense (todos de Belém).

O grande favorito era o atual tricampeão do estado, o Clube do Remo. Mas após sensacional disputada, chegaram empatados ao final do campeonato, a sequipes do Tuna Luso e Paysandu. Foi necessário a marcação de uma decisão entre os dois concorrentes para a definição do título.

As partidas finais apresentaram os seguintes resultados, já no ano seguinte:
26 de fevereiro de 1956
Tuna Luso 3x3 Paysandu
04 de março de 1956
Tuna Luso 0x0 Paysandu
11 de março de 1956
Tuna Luso 4x0 Paysandu

Com esta goleada a equipe da Tuna Luso Brasileira sagrou-se campeã paraense de 1955. Na partida final, a equipe alinhou com Sarará; Mário Ney e Nonato; Maneco, Satiro e Muniz; Acapú, China, Estanislau, Teixeirinha e Juvenil.

A equipe apresentou uma campanha invicta disputando 16 partidas, com 13 vitórias e 3 empates. Marcou 55 gols e sofreu 15 gols.
por: “A Enciclopédia do Futebol Paraense” de Ferreira da Costa - 1ª edição

TRABALHOS PARA O CONGRESSO DE MEDICINA DO ESPORTE 2009

Recebemos matéria referente ao CONGRESSO DE MEDICINA DO ESPORTE 2009, que será realizada em São Paulo, entre os dias 07 e 09 de maio, enviada pelo colaborador Bruno Noronha, a qual passamos a divulgar:

por: Bruno Noronha

"PREZADOS COLEGAS ESPORTISTAS,

APRESENTAMOS OS TRABALHOS RESUMIDOS QUE SERÃO NOVIDADE NO CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA DO ESPORTE A SER REALIZADO EM SÃO PAULO, DE 07 A 09 DE MAIO, ONDE NOSSA EQUIPE DE PESQUISADORES DA ESAMAZ, APRESENTARA 06 TRABALHOS CIENTIFICOS, COM ENVOLVIMENTO DE FUTEBOL (FEMININO, PROFISSIONAL E NANISMO), NATAÇÃO MASTER, QUALIDADE DE VIDA, MEDICINA PREVENTIVA, ALCOOLISMO E TABAGISMO NOS ESTÁDIOS DE FUTEBOL.
ESTAMOS A DISPOSIÇÃO PARA EVENTUAIS ESCLARECIMENTOS, DE FORMA A DIFUNDIRMOS DE FORMA ACADEMICO-CIENTIFICA A REALIDADE DA BIODIVERSIDADE AMAZÔNICA, GRANDE OBJETIVO DE NOSSAS PESQUISAS"


PREVALÊNCIA DE ATIVIDADES FÍSICAS EM DISCENTES DE FISIOTERAPIA

Bruno Tamegão Lopes de Noronha 1, Karla Cynara Pinheiro Lima 1, Karla Cynara Pinheiro Lima 1, Bruno Tamegão Lopes de Noronha 1, Caroline Santos Constante 1, Ana Larissa Pinheiro Muniz 2, Clívia Cristhine Amaral Bandeira 1, Camilo Ferreira Ramos 3, Camilo Ferreira Ramos 2, Ana Larissa Pinheiro Muniz 3 1) Escola Superior da Amazônia, Belém-PA, Brasil 2) Cesupa, Belem-PA, Brasil 3) Centro Universitário do Pará, Belém-PA, Brasil

A atividade física é recurso de primeira linha inerente à promoção da saúde e até mesmo de sua recuperação. Amplamente discutidos academicamente os benefícios da prática regular de atividade física, pode ser que acadêmicos, multiplicadores do saber, estejam negligenciando à própria prática. Esse estudo verificou a prevalência e fatores associados à prática de atividade física em discentes. Estudo transversal, casuística de 49 discentes do curso de fisioterapia da Escola Superior da Amazônia - ESAMAZ - Belém, Pará, com idade de 18 a 40 anos, em 2009. Os dados foram obtidos por meio de questionário próprio e auto-aplicado. Foi definido como prática de atividade física regular, a atividade realizada três vezes por semana ou mais, durante pelo menos 30 minutos.Estudo transversal, casuística de 49 discentes do curso de fisioterapia da Escola Superior da Amazônia - ESAMAZ - Belém, Pará, com idade de 18 a 40 anos, em 2009. Os dados foram obtidos por meio de questionário próprio e auto-aplicado. Foi definido como prática de atividade física regular, a atividade realizada três vezes por semana ou mais, durante pelo menos 30 minutos.É surpreendente perceber que a maioria de jovens acadêmicos da área da saúde, cuidadores do futuro da nação, não pratica atividade física regular. Contudo, a consciência da importância da prática como medida profilática e terapêutica é destacada e mostra de boa preparação para o futuro profissional.

ETILISMO E TABAGISMO ENTRE TORCEDORES EM CLÁSSICO DE FUTEBOL PARARENSE
Karla Cynara Pinheiro Lima 1, Bruno Tamegão Lopes de Noronha 1, Ana Larissa Pinheiro Muniz 2, Camilo Ferreira Ramos 3 1) ESAMAZ, Belém - PA, Brasil 2) Cesupa, Belém - PA, Brasil 3) Uepa, Belém - PA, Brasil

As práticas etílicas e tabagistas em ambientes públicos têm conseqüências coletivas. Desde irritação de mucosas e desencadeamento de reações atópicas até violência física podem ser conseqüências. E, considerando a proximidade entre as pessoas no ambiente do estádio de futebol, isso é agravado. Verifica-se a importância de se promover a educação em saúde pública.
Foram entrevistados 400 torcedores durante jogo entre Clube do Remo e Paysandu Sport Club, a quando do 1º turno do Campeonato Paraense de Futebol /2009 por meio de questionário próprio. A pesquisa inicialmente se propôs a avaliar a prevalência desses hábitos entre torcedores que habitualmente frequentam estádios de futebol.Mais da metade dos entrevistados relatou praticar hábitos tabagistas ou etilistas nos estádios, ou nas proximidades destes. Os autores foram bastante indagados sobre a destinação dos resultados, sendo muito referido o desejo de que a venda e o consumo de bebidas alcoólicas fosse novamente permitida em estádios no Pará.Notoriamente a conscientização em saúde coletiva é prioritária sob todos os aspectos considerados, seja sob égide antropológica ou especificamente médica. Os benefícios das propostas para segurança nos estádios devem ser concomitantes com ações de promoção e orientação à saúde da população. E estas ações podem ser incentivadas também em categorias de base, bem como em outras atividades esportivas.

O TREINAMENTO DE FLEXIBILIDADE NA FORMAÇÃO DE ATLETAS DE FUTEBOL

Bruno Tamegão Lopes de Noronha 1, Camilo Ferreira Ramos 2, Anthony Mark Paiva da Silva 2, Filipe Cunha de Sousa Donza 2, Ana Larissa Pinheiro Muniz 3 1) Escola Superior da Amazônia, Belém-PA, Brasil 2) Universidade do Estado do Pará, Belém-PA, Brasil 3) Centro Universitário do Pará, Belém-PA, Brasil

O treinamento de flexibilidade além de proporcionar maior qualidade física para o atleta, confere também maior resistência a lesões. Contudo, a preparação de jovens e futuros atletas geralmente tem sido questionada devido a um sub-aproveitamento da treinabilidade no período etário correto, o que pode estar levando à inadequada formação de atletas.
Foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema.
O treinamento de força parece ser priorizado sobre o de flexibilidade desde as precoces fases do futebolista, o que pode acarretar limitação do desenvolvimento da amplitude articular (no futebol destacando-se a coxo-femoral) e predispor à dores e lesões precoces ou futuras. Além disso, têm sido posto em segundo plano o exercício de alongamento como forma de conhecimento do próprio corpo, e visto como um rápido período pré-exercício.Avaliamos que exercícios de alongamento podem ser intensificados já na terceira infância, com ênfase na formação do atleta, a fim de não apenas desenvolver a flexibilidade, mas de ser uma medida profilática para o futuro atleta, uma vez que há tantas queixas sobre dores e lesões decorrentes de encurtamentos musculares que poderiam ser diminuídos com treinamento de flexibilidade na época adequada do desenvolvimento e ainda colaborar para melhorar a resistência articular durante o estirão puberal.

PREVALÊNCIA DE LESÕES MÚSCULO ESQUELÉTICO EM ATLETAS DE FUTEBOL FEMININO

Karla Cynara Pinheiro Lima 1, Bruno Tamegão Lopes de Noronha 2, Ana Larissa Pinheiro Muniz 3, Diego Felipe Silva Feio 3 1) Esamaz, Belém-Pa, Brasil 2) Clinica do movimento, Belém-Pa, Brasil 3) Cesupa, Belém-Pa, Brasil

A Fédération Internacionale de Football Association – FIFA congrega 203 países membros e cerca de 200 milhões de praticantes, sendo 40 milhões de mulheres. O número exaustivo de horas de treinamento e jogos de campeonato leva qualquer atleta profissional a um desgaste físico acentuado. As lesões associadas à prática do futebol podem acometer as mais diversas articulações do corpo. O principal mecanismo associado a lesões do futebol é indireto, ou seja, independente do contato físico.Estabelecer a prevalência de lesões músculo esquelético em atletas de futebol feminino participantes do Campeonato Paraense de Futebol Feminino. Realizou-se estudo retrospectivo transversal no qual serão avaliados os prontuários médicos de 16 atletas do futebol feminino do time paraense Tuna Luso Brasileira.Analisamos 16 prontuários, 64 % do total. Das 16 atletas, todas apresentavam pelo menos um tipo de lesão. As lesões encontradas foram:
distensão: 21%, entorse: 25%, fratura: 8%, ruptura ligamentar: 8%, contusão: 10%, luxação: 4% e outros: 25%%.
Os locais mais freqüentes nos determinados tipos de lesões foram:
Distensão, lesões na coxa (72,7%); entorse, no tornozelo (30.7%); fratura, no braço (75%); ruptura ligamentar, no joelho (75%); contusão, no tornozelo (40%); luxação, no cotovelo (50%). Há uma maior incidência de lesões nos membros inferiores, ocasionadas por impacto direto, estresse físico e esforço repetitivo. Essas atletas possuem poucos recursos com impossibilidade de avaliações e tratamentos adequados.

MOTIVOS PREVALENTES PARA INÍCIO DA PRÁTICA ESPORTIVA ENTRE ATLETAS MASTER DE NATAÇÃO

Bruno Tamegão Lopes de Noronha 1, Karla Cynara Pinheiro Lima 1, Caroline Santos Constante 1, Clívia Cristhine Amaral Bandeira 1, Ana Larissa Pinheiro Muniz 3, Camilo Ferreira Ramos 2 1) Escola Superior da Amazônia, Belém-PA, Brasil 2) Universidade do Estado do Pará, Belém-PA, Brasil 3) Centro Universitário do Pará, Belém-PA, Brasil

O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial e provoca uma perda estrutural e funcional progressiva no organismo. Uma das formas de desaceleração do envelhecimento e de diminuição das enfermidades associadas é a prática de atividade física regular. A prática da natação colabora para desenvolvimento nos campos físico, psíquico, social, recreativo, preventivo e terapêutico. Este estudo propõe compreender as razões que levam indivíduos acima de 30 anos a iniciar esta prática esportiva.
Foram entrevistados 200 atletas participantes do XII Campeonato Norte Nordeste Centro-Oeste Masters de Natação no ano de 2005 em Belém, Pará, onde se indagou os motivos que os levaram a iniciarem ainda que tardiamente a prática esportiva.
84% relataram ter iniciado a prática da natação em conseqüência de patologias e 16% relataram outros motivos, como estética, prevenção de doenças crônico-degenerativas e incremento da qualidade de vida.
A maioria das pessoas que procuram tardiamente uma atividade física aquática o faz devido às patologias pré-existentes que têm no esporte uma oportunidade de melhora do estado geral de saúde. Contudo, iniciar mais cedo no esporte, pode agir como fator profilático até mesmo para as próprias patologias que virão acometer os pacientes.

Esporte, Dinâmica e Desenvolvimento: Atletas de Futebol portadores de
Nanismo – GIGANTES DO NORTE

Bruno Tamegão Lopes de Noronha 1, Karla Cynara Pinheiro Lima 1, Camilo Ferreira Ramos 2, Ana Larissa Pinheiro Muniz 3, Anthony Mark Paiva da Silva 2 1) Escola Superior da Amazônia, Belém-PA, Brasil 2) Universidade do Estado do Pará, Belém-PA, Brasil 3) Centro Universitário do Pará, Belém-PA, Brasil

Introdução e Objetivo: O nanismo é legalmente uma deficiência física, causada por fatores endócrinos ou genéticos que causam muitas limitações no cotidiano dos portadores. O objetivo do estudo é promover a democratização do esporte e inclusão social, além de estudar mais detalhadamente esta população de forma a Medicina do Esporte poder interagir mais precoce e efetivamente na profilaxia de distúrbios secundários ao nanismo.
Foram convidados através da mídia no estado do Pará todos os portadores de nanismo que pretendessem treinar futebol de forma orientada e supervisionada por comissão técnica e equipe de saúde, para compor a equipe “Gigantes do Norte”. Conta-se com um grupo de 22 anões, de 14 a 40 anos, treinando três vezes por semana durante 1h30min e jogando amistosamente aos fins de semana.
Apesar da recente formação do grupo, observa-se motivação e melhoria na qualidade de vida uma vez que se tornaram personalidades sociais no Estado e passaram a viver com mais satisfação e menos exclusão. Além disso, tem havido freqüentes adesões, universalizando o acesso ao esporte.Propomos o início de programas especiais e supervisionados para ampliar o número de praticantes de atividade física portadores de necessidade especial, de forma a transformarmos a comunidade esportiva brasileira em um exemplo de dignidade humana, profilaxia e manutenção da saúde, além do surgimento de novos talentos para futuras competições para-olímpicas.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Tunantes caem na baía


Experiente na travessia do mosqueiro, equipe de natação do souza tenta outras águas


A equipe de natação master da Tuna, campeã paraense de 2008, participa do campeonato estadual de maratonas aquáticas - Troféu Luiz Soares -, que começa sábado, com largada na Estação das Docas e chegada no Portal da Amazônia. Numa maratona o que vale é a resistência, por isso os nadadores estão em ritmo forte de preparação com o técnico Manoel do Espírito Santos, que vem puxando no trabalho físico. O treino começa às 6h e se prolonga até as 8h. Em média são mais de duas mil braçadas, contabiliza Maria Vanice, que pela primeira encara a marola da baía do Guajará e curte a expectativa de fazer o percurso de 10 km em um bom tempo.
A equipe lusa tem experiência das travessias do Mosqueiro, mas na baía é o debute dos atletas. ‘’Estamos ansiosos, por ser nossa primeira participação em provas de águas abertas e de forte marola, o que servirá para avaliar nossas condições às provas futuras’’, diz Vera Costa. Animação e otimismo cercam o grupo tunante, que fez parceria com a equipe dos Idosos/Furiosos, formado por ex-nadadores, médicos, professores, militares e empresários liberais. O grupo é dissidente da AP, agora aliado da natação master da Tuna.
José Maria Nery, Sebastião, Maria Vanice, Arlindo Paixão, Edyr Mourão, Cleide Rufino, Osvaldo, Vera Costa, Robson Figueira, Waldelírio e Telma Cruz fazem a equipe tunante inscrita para a primeira etapa do campeonato paraense de maratonas aquáticas.
A FPDA prorrogou até amanhã as inscrições para o evento. O prazo termina às 12h. As inscrições, com a taxa de 25 reais, podem ser feitas na academia Corpo em Forma, na Av. Generalíssimo Deodoro, 1578, entre Braz de Aguiar e Gentil. A maratona é aberta para nadadores de 8 a 80 anos filiados ou não à FPDA. Para atletas até 18 anos é necessário apresentar autorização dos pais ou responsáveis.
A premiação pra a I etapa do Campeonato Paraense de Maratonas Aquática fica entre R$ 250,00 e R$ 50,00.
Quem somar mais pontos nas três etapas será campeão paraense de maratonas aquáticas, um no masculino e outro no feminino, e serão indicados para bolsa talentos na modalidade.

fonte: Amazônia Jornal

terça-feira, 5 de maio de 2009

MAIS FOTOS DA 1ª REGATA E NOTÍCIAS DA SEDE NÁUTICA DA TUNA























Deu "Tuna Luso" na 1°Regata do Campeonto Estadual de Belém do Pará.

O progresso é grande no Remo de Belém do Pará. Além de eles terem a maior revelação do Remo Brasileiro dos últimos três anos, Ailson Heraclito da Silva, eles estão adquirindo novos barcos e consequentemente vão ter um belo Campeonato e mais pessoas remando.
Fazendo parte desse progresso, o Remo de Belém do Pará agora tem um belo site:
http://www.delsoftt.com/remoembelem/noticias.php que nos possibilita acompanhar o Remo da terra do açai.
Vamos ver algumas boas fotos que estão no novo site:
Enquanto isso, os treinamentos continuam de vento em popa na mais famosa sede náutica do norte do Brasil, a sede da Tuna Luso Brasileira, maior detentora de títulos de regatas do Pará e considerada "A Rainha do Mar".
O técnico "Lindão" e seus 25 atletas treinam diariamente nas águas barrentas da baia de Guajará, no período de 05h às 08h.
Dia 17/05 será realizada a 2ª regata de 2009 e espera-se mais uma boa vitória da Lusa.
Boa sorte Tuna!

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Lusa perde em casa para o Cruz Azul/Esmac pelo Parazão de futebol feminino


Em um gramado enlameado, sem condições para abrigar partidas oficiais de futebol, o Cruz Azul/Esmac venceu ontem a Tuna Luso por 3 a 1, em jogo válido pelo Campeonato Paraense de Futebol Feminino.
Mesmo em campo ruim, a Lusa tomou a iniciativa e, aos 5min, teve logo de cara um gol anulado pelo árbitro Cláudio França, depois de apontar uma falta da centroavante Andreza na goleira Paula.
Aos 31min, o Cruz Azul/Esmac marcou seu primeiro gol. Wal recebeu um chute da zaga e avançou até o gol luso: Cruz Azul 1 a 0.
No segundo tempo, aos 12min, outro vacilo da defesa cruzmaltina. Em bola rebatida da zaga tunante, a atacante Glayssi, do Cruz Azul, só teve trabalho de escolher o canto de Ju, ampliando o placar para 2 a 0. Aos 22min, Talita descontou para a Tuna, após bater de fora da grande área.
As cruzmaltinas se motivaram para ir em busca do empate e o Cruz Azul passou a usar o contra-ataque. Mas não deu e, aos 45min, a lateral-esquerda France bateu pelo alto, marcando um bonito gol para o Cruz Azul.

Paraense/ outros resultados

Pinheirense/Brasileirinho 5 x 1 Independente

Estrela/Tropical 6 x 0 Terra Firme

Real Mosqueirense 4 x 1 Ananindeua

Izabelense 1 x 1 Sport Pará
fonte: Amazônia Jornal - Edição de 04/05/2009

REGULAMENTO DO CAMPEONATO PARAENSE DE FUTEBOL FEMINIO

fonte/FPF:

http://www.fpfpara.com.br/portal/site/futfemino/paraense/2009/tabparaense/Regulamento_Paraense_feminino2009_DFF_05-03-2009.pdf

domingo, 3 de maio de 2009


Clássico movimenta a rodada do Paraense de Futebol Feminino
Na sétima rodada do primeiro turno do campeonato paraense de futebol feminino o destaque fica para o clássico Tuna e Cruz Azul/Esmac, hoje pela manhã, no Souza, a partir das 9h. Os dois times estão empatados na segunda colocação do primeiro turno com 15 pontos. A equipe lusa terá a volta da atacante Suzi, recuperada da lesão no joelho. Enquanto no Cruz Azul/Esmac, o técnico Mercy Nunes tem o desfalque da lateral Naná. O jogo tem a direção de Cláudio José França da Silva. Nas assistências Toni Souza Carvalho e Ediney Souza Santos. Anderson Luiz Magalhães é o árbitro substituto.
No estádio Edilson Abreu, em Santa Izabel, às 9h30, o Izabelense recebe o Sport Pará, com apito de Marlon Pires dos Santos. Heronildo Sebastião Freitas da Silva e Isaac da Cunha. Wesley Leão é o regra-três. Ambos estão brigando pela quarta posição que dá direito ao quadrangular do final do primeiro turno.
No estádio do Ceju - Centro da Juventude - ocorrem dois jogos. O primeiro reúne Estrela/Tropical x Terra Firme, às 8h30 com a direção de José Roberto Pena Moura, tendo como assistentes José Raimundo G. Gomes e Manoel Cardoso dos Santos. Às 10h30 será a vez do Pinheirense/Brasileirinho, ainda invicto, líder absoluto do campeonato com 18 pontos, enfrentar o Independente. O Galo da Marambaia, depois de um começo tumultuado, vem reagindo e já briga por lugar no quadrangular. Raimundo Nonato da Conceição apita a partida. Manoel do Cardoso dos Santos e José Raimundo Gonçalves Gomes, os assistentes.
No Mosqueiro, no estádio São Sebastião, o Rea Mosqueirense enfrenta o Ananindeua, às 9h30. O Ananindeua ainda não venceu nenhum jogo. O Real tem duas vitórias. Luis Diego Nascimento Lopes é o árbitro e Lúcio Ipojucan Silva Matos e Alexandre Max Oliveira os bandeiras. Marcelo Silva Ramos é o árbitro substituto.

fonte: Amazônia Jornal - Edição de 03/05/2009

sexta-feira, 1 de maio de 2009

FUTEBO FEMININO


Dois novos membros na comissão cruzmaltina


O futebol feminino da Tuna ganha novos colaboradores: Edmilson Ferreira e Miltoniel dos Santos passam a integrar a comissão técnica da Lusa. Edmilson é ex-colaborador do futsal remista e sempre prestou serviços ao futebol feminino paraense. Miltoniel também tem vínculos com o futebol da divisão de base e, até pouco tempo, integrou a comissão técnica de futsal da Tuna.
A presença de dois desportistas é um novo alento ao trabalho da técnica Aline Costa, visando a recuperação do time no Campeonato Paraense, onde é terceiro colocado. Neste domingo, a equipe enfrenta a poderosa equipe do Cruz Azul/Esmac, cujo retrospecto são as goleadas de 10 a 0 que vem aplicando nos adversários. A atacante Suzi volta ao time após resolver problemas particulares.

Paraense de futebol feminino/ 6ª rodada
Tuna x Cruz Azul / Esmac - Souza, 9h
Independente x Pinheirense / Brasileirinho - Ceju, 9h
Estrela/Tropical x Terra Firme / Laurival Cunha (Barcarena), 9h30
Real Mosqueirense x Ananindeua / São Sebastião (Mosqueiro), 9h30
Izabelense x Sport Pará / Edílson Abreu (Santa Izabel), 9h30

fonte: Amazônia Jornal - Edição de 01/05/2009

terça-feira, 28 de abril de 2009

Belém - Por Pasquale Cipro Neto


Colaboração: Jacyntho Campina




"Assunto: Belém - Por Pasquale Cipro Neto

Tu ainda sabes falar assim??
Texto do Pasquale Cipro Neto
Estive em Belém, capital do Pará para proferir duas conferências. Tudo ótimo, do pessoal que organizou o evento às inúmeras pessoas que compareceram e assistiram às palestras. É claro que nessas ocasiões presto muita atenção no que ouço.
Nada de procurar erros, pelo amor de Deus! O que me fascina é descobrir as particularidades da linguagem de cada comunidade, de cada grupo social. E a linguagem dos paraenses - mais especificamente a dos belenenses - é particularmente interessante.
'Queres água?', perguntava educadamente uma das pessoas que participaram da equipe de apoio. O pronome 'tu', da segunda pessoa do singular, é comum na fala dos habitantes de Belém. Com um detalhe: o verbo conjugado de acordo com o que prega a gramática normativa, ou, se você preferir, exatamente como se verifica na linguagem oral em Portugal.
Em Lisboa e em Belém, é muito comum ouvir 'Foste lá?', Fizeste o que pedi?', 'Trouxeste o livro?', 'Queres água?', 'Sabes onde fica a rua?'. Inevitável lembrar uma canção de uma dupla da terra, Paulo André e Rui Barata ('Beira de mar, como um resto de sol no mar, como a brisa na preamar, tu te foste de mim'). 'Tu te foste', diz a letra, certamente escrita assim pelo letrista Rui Barata, exatamente como dizem as pessoas em Belém. A cantora Fafá de Belém, equivocadamente, gravou 'fostes'. Uma pena! 'Fostes' serve para vós: 'vós fostes'.
O que se ouve em Belém - 'foste', 'fizeste', 'queres' - não é comum em qualquer região do país. Em boa parte do Brasil, é freqüente o emprego do pronome 'tu' com o verbo conjugado na terceira pessoa: 'Tu fez?', 'Tu sempre faz isso?', 'Por que tu não estuda?', 'Tu comprou o remédio?'. Para a gramática normativa, isso está errado. Se o pronome é 'tu', o verbo deve ser conjugado na segunda pessoa do singular: 'fizeste, fazes, estudas, compraste', nas frases anteriores.Na linguagem oral, a mistura de pessoas gramaticais ('Você fez o que te pedi?' ou 'Tu falou', por exemplo) é tão comum no Brasil que é impossível não ficar surpreso quando se vai a Belém e se ouve a segunda pessoa do singular como se emprega em Portugal. Aliás, Belém tem forte e visível influência portuguesa, a começar pela bela arquitetura. Ainda segundo a gramática - e segundo o uso lusitano, vivíssimo -, quando se usa 'tu', não se usa 'lhe'. E aí a roda pega, até em Belém, onde, apesar dos verbos e do sujeito na segunda pessoa, às vezes se ouve o pronome 'lhe': 'Foste lá? Eu lhe disse que devias ir'. Qual é o problema? O pronome 'lhe' se usa para 'você', 'senhor', 'senhora', 'Excelência', ou qualquer outro pronome de terceira pessoa. Na língua formal, 'tu' e 'lhe' não combinam. ........

Não custa repetir que todas essas observações têm como base a gramática normativa, que, na linguagem oral, ou seja, na fala, como se vê, não é aplicada integralmente em nenhum canto do Brasil. O que fazer? Nada de histeria. Nem tanto ao mar, nem tanto a terra. Nada de imaginar que se deva exigir de todo brasileiro, na fala, o cumprimento irrestrito das normas lusitanas de uniformidade de tratamento. E nada de achar que não se deve ensinar isso nas escolas, que não se deve tocar no assunto. Afinal, a uniformidade de tratamento está nos clássicos brasileiros e portugueses, está na língua viva, oral de Portugal e de outros países de língua portuguesa.
Está até na poesia brasileira deste século. E também na música popular da Bossa Nova ('Apelo', de Baden e Vinicius, por exemplo: 'Meu amor, não vás embora, vê a vida como chora, vê que triste esta canção; eu te peço: não te ausentes, pois a dor que agora sentes...') a Chico Buarque ('Acho que estás te fazendo de tonta, te dei meus olhos pra tomares conta, me conta agora como hei de partir' versos de 'Eu Te Amo', música de Tom Jobim e letra de Chico Buarque).
Não custa repetir: na língua culta, formal, é desejável a uniformidade de tratamento. Quando se usa tu, usam-se os pronomes te, ti, contigo, teu.
Quando se usa você, senhor, Excelência, usam-se os pronomes o, a, lhe, seu.
E também não custa pesquisar um pouco, ler os clássicos e os modernos.
Ou fazer uma bela viagem a Belém e lá tomar o tacacá. E ouvir algo como 'Fizeste o trabalho?'.

(Texto publicado na Revista VEJA, Dez/07)

RESULTADOS DO ESPORTE AMADOR

Colaboradores: Ismar e Sandro Frota

FUTEBOL MASCULINO - CATEGORIAS DE BASE
Data: 18/04 - Categoria SUB 13
TUNA 6 X O ESTRELA (Francisco Vasques)

DATA: 27/04 - Categoria SUB 13
TUNA 2 x 1 Castanhal - amistoso (Francisco Vasques)

FUTSAL MASCULINO
SUB 11 - TUNA 9 X 2 AEBB (SILAS)
SUB 13 - TUNA 1 X 5 REMO (COPALA)
SUB 15 - TUNA 4 X 4 REMO (AABB)
SUB 20 - TUNA 4 X 5 REMO (ESEF)
VETERANOS DA TUNA 4 X 2 AABB (AABB)

Campeonato Paraense de Futebol Feminino 2009
1º Turno - 6ª rodada
Domingo 26/04/2009
Cruz Azul/Esmac 10 x 0 Ananindeua (CEJU)
Real 3 x 5 Estrela/Tropical (Campo do Pedreira)
Independente 8 x 1 Terra Firme (CEJU)
Tuna Luso 4 x 3 Sport Pará (Francisco Vasques)
Izabelense 0 x 2 Pinheirense (Edilson Abreu)

7ª rodada
Estrela/Tropical x Terra Firme 03/05 DOM 09:30 Laurival Cunha
Real x Ananindeua 03/05 DOM 09:30 Campo do Pedreira
Independente x Pinheirense 03/05 DOM 09:00 CEJU
Tuna Luso x Cruz Azul/Esmac 03/05 DOM 09:00 Fco. Vasques
Izabelense x Sport Pará 03/05 DOM 09:30 E. Abreu

CAMPEONATO PARAENSE DE FUTEBOL FEMININO
Última atualização: 20/04/09 - 15h - 1º Turno
CLASSIFICAÇÃO
Time PG/J/V/E/D/GP/GC/SG
1º Pinheirense 15/05/05/00/00/37/01/36
2º Cruz Azul/Esmac 12/05/04/00/01/32/02/30
3º Tuna Luso 12/05/04/00/01/22/10/12
4º Estrela/Tropical 09/05/03/00/02/10/14/-04
fonte: FPF

Pantera devora Leão no Parazão

São Raimundo vence Clube do Remo e deixa o "Leão" sem atividade até o final de 2009

Domingo festivo para os santarenos que lotaram o Colosso do Tapajós (mais de 18.000 pagantes) na tarde deste domingo (26/04) para assistirem a inédita conquista do 2º turno do campeonato paraense de 2009 pelo São Raimundo, "O Pantera Negra", frente ao todo poderoso Clube do Remo, "O Leão Azul". Com a derrota para o São Raimundo por 2 a 1, em Santarém, o sonho do Clube do Remo de disputar a Série D do Campeonato Brasileiro foi adiado. Assim como a Tuna Luso, o Leão ficará cerca de oito meses sem participar de competições oficiais.
O São Raimundo conquistou o returno do Campeonato Paraense, inédito em toda sua história, garantindo assim o direito de decidir a competição estadual com o Paysandu e de disputar a Série D deste ano e a Copa do Brasil de 2010.
SÃO RAIMUNDO
Labilá; Erick, Filho, Preto Marabá e João Pedro; Cléberton, Marcelo Pitbull, Trindade e Michell (Kolti); Hélcio (Tinha) e Garrinchinha (Maurian). Técnico: Válter Lima.


CLUBE DO REMO
Adriano; Levy (Bebeto), Márcio Pereira, Rogério Corrêa e Marlon (Edinaldo); San, Beto, Toninho e Jaime (Heliton); Marcelo Marciel e Helinho. Técnico: Artur Oliveira.

Cartões - amarelos: Cléberton e Marcelo Pitbull (São Raimudo); Marcelo Marciel, e Adriano (Remo)
Local: Colosso do Tapajós
(Santarém)
Renda: Não fornecida
Público: 18.092 (+ que o dobro que o 1º jogo em Belém)
Árbitro: Leonardo Gaciba (Fifa/RS)
Gols:
São Raimundo 1 a 0 - Michell - 43’ do 1º tempo
São Raimundo 2 a 0 - Garrinchinha - 12’ do 2º tempo
Clube do Remo 1 a 2 - Beto - 23’ do 2º tempo

quarta-feira, 22 de abril de 2009

TUNA LUSO BRASILEIRA vence 1a. de Regata de 2009













Notícias de 2009: http://www.delsoftt.com/remoembelem/noticias.php
O Remo Paraense está em destaque no site Sculler Brasil (http://www.scullerbrasil.com/) que é referência do remo nacional.
Mais fotos da regata podem ser acessados aqui.
Perfeita!!! Assim foi a 1a. Regata da temporada de 2009 do Campeonato Paraense de Remo. Maré boa, grande publico, clima ameno, barcos com torcidas, banda de música e todas as provas sendo disputadas pelos 3 clubes de remo de Belem.
A TUNA LUSO BRASILEIRA saiu na frente vencendo 5 provas contra 3 do Paysandú e 2 do Clube do Remo.
A novidade dese ano no regulamento do campeonato é permissão de um clube correr em uma prova com mais de uma guarnição.
O Diretor Náutico da Tuna Julio Carvalho afirmou: "a vitória foi resultado de muito trabalho". Já o técnico da equipe tunante, Lindão, resumiu a vitória do clube cruzmaltino com a seguinte frase: "Dedicação, só isso!".
Resultado (por prova) da 1ª Regata
CLASSIFICAÇÃO GERAL APÓS A 1ª REGATA

terça-feira, 21 de abril de 2009

NOTÍCIAS DO CLUBE NÁUTICO AMÉRICA-SC

Retransmitimos e-mail recebido do

"Amigos do América!
Segue resultados das provas da 2ª ETAPA DA COPA CATARINENSE DE REMO 2009, EM FLORIANOPOLIS, realizada sábado, dia 18-04-2009.
CATEGORIA/ATLETA/COLOCAÇÃO
SKIFF Sênior "A"- 2000 m- ROQUE RICARDO ZIMMERMANN 1º LUGAR
SKIFF Sênior "A"- 2000 m- GABRIEL ARAÚJO TEIXEIRA PAULO 6º LUGAR
SKIFF Peso Leve- 2000 m- ROQUE RICARDO ZIMMERMANN 1º LUGAR
SKIFF Peso Leve- 2000 m- GABRIEL ARAÚJO TEIXEIRA PAULO 4º LUGAR
DOUBLE SKIFF Juvenil- 1000 m- JEAN PATRICK SCHERER 3º LUGAR
RENÊ LEVIR DE SANT ANNA SKIFF Junior- 2000 m- GUSTAVO HAMANN 3º LUGAR
DOUBLE SKIFF Senior Feminino- 2000 m- LETÍCIA MUZIOL DE OLIVEIRA e LARISSA MUZIOL DE OLIVEIRA 2º LUGAR
O CLUBE NÁUTICO AMÉRICA foi fundado em 20/10/1920 e é Filiado à Federação de Remo do Estado de Santa Catarina.

Endereço:
Rua XV de Novembro, 74
Centro
Fone 47-3326-661389010-000
Blumenau/SC

fonte: CLUBE NÁUTICO AMÉRICA

LEMBRAM DA CONQUISTA DE 1992?


TUNA 3 X 1 FLUMINENSE-BA

TUNA LUSO BRASILEIRA
BI-CAMPEÃ NACIONAL DE FUTEBOL