terça-feira, 3 de fevereiro de 2009


A Associação de Torcedores e Amigos da Tuna (ATAT), efetuou nessa terça-feira, 03/02/09, a doação de 30kg de açucar refinado, 20 pacotes de café (250g) e 20 pacotes leite em pó (250g) para ajudar no complemento do café da manhã dos atletas da Tuna Luso que treinam diariamente, das 05:30h às 08:30h, nas águas barrentas da baia de Guajará e usam a garagem náutica como apoio.
A entrega dos mantimentos foi feita diretamente ao técnico Lindão, em companhia da Sra. Gilmara, Sra. Maria, Sr. Amaral e demais atletas presentes que agradeceram pela colaboração da ATAT.
Os interessados em colaborar com mais doações poderão fazer diretamente na garagem náutica (tel. 3221-1418 falar com Lindão, dona Maria ou seu Amaral) ou então entrar em contato com Gerardo Von (8882-1119). Em breve retornaremos com novidades sobre a garagem náutica.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Mirian Paixão representará a Tuna Luso no Rainha das Rainhas do Carnaval 2009


Fotos de: José N. Fernandes Pantoja jopantoja@gmail.com

Mirian Paixão ao lado das candidatas de outros clubes


Aconteceu nesta quinta-feira, 29/01, na boite refrigerada da Tuna Luso, a apresentação de Mirian Paixão, candidata cruzmaltina ao concurso Rainha das Rainhas do Carnaval 2009, promoção do grupo ORM. O diretor de marketing das ORM, Sr. Guarani Jr., que declarou ser torcedor da Tuna, deu uma notícia que agradou aos presentes e que, com certeza, será muito bem recebida pelos expectadores do concurso. "Agora é oficial. O Rainha das Rainhas do Carnaval 2009 será transmitido ao vivo pela TV Liberal, assim como pela rádio CBN, Portal ORM e ORM Cabo para todo o Pará", revelou o diretor.

Mirian ao lado de Lucinha, Rainha da Tuna de 2008

O elegante evento iniciou às 20:00h e foi coordenado pelo colunista Adenirson Lage. Contou com a presença de jornalistas e celebridades locais e foi bastante prestigiado por convidados especiais e associados do clube.

A bela candidata que representará a Tuna Luso no referido concurso estava muito animada durante sua apresentação e passou bastante esperança de vitória a todos os presentes.

Após o desfile de Mirian Paixão e das demais candidatas dos clubes que estavam presentes, o evento prosseguiu com a apresentação dos componentes da nova diretoria eleita no dia 08/01/09 seguido de coquetel comemorativo aos 106 anos de fundação da Tuna Luso Brasileira.
Mirian Paixão após o desfile (esquerda) e associados prestigiando o evento (abaixo)

"Amaral" uma lenda viva do remo paraense


Amaral mostra algumas de suas conquistas no remo

Resgatando um pouco da história do remo paraense, falaremos hoje do ex-atleta, José Ribamar Nunes, mais conhecido como "Amaral", lenda viva e um dos maiores campeões de todos os tempos do remo do norte e nordeste do Brasil.
Amaral nasceu em Belém do Pará, no dia 16/10/1935, tem três filhos e atualmente reside na sede náutica da Tuna Luso Brasileira. Amaral vive totalmente em função do esporte que o acompanha por toda sua vida.
Sua vitoriosa carreira começou no Clube do Remo, nos anos 50, onde deu suas primeiras remadas e ganhou o apelido de "Amaral" (não sabe dizer o porquê). Depois de 10 anos como atleta nesse clube, Amaral foi para o São Cristovão, do Rio de Janeiro, onde remou por 01 ano. Transferiu-se depois para o Clube de Regatas Flamengo, permanecendo por 16 anos como atleta e posteriormente como auxíliar técnico do lendário Bock, que também acumulava o cargo de técnico das seleções carioca e brasileira. O detalhe é que devido Bock ser o técnico do Flamengo, da seleção carioca e da seleção brasileira, fez com que Amaral também fosse o seu auxíliar técnico nas três equipes.
Após sua longa temporada no Flamengo, Amaral retornou para Belém onde ficou por 02 anos como técnico da FPD.
Devido sua larga experiência, talento e dedicação, Amaral um apaixonado pelo esporte náutico, foi convidado para assumir o comando técnico do Clube Esportivo Almirante Barroso, em Recife-Pe.
Após breve período na capital pernambucana, Amaral retornou à Belém para assumir o comando técnico do Paysandu pelo período de 02 anos.
Saindo do Paysandu, Amaral retornou para o Clube Esportivo Almirante Barroso, de Recife, e lá ficou por mais 05 anos. Nesse período, foi convidado para ajudar a fundar a Federação Sergipana de Remo, em Aracajú, onde assumiu o comando técnico do Iate Clube de Aracajú por cerca de 09 anos.
Em 1994, depois de toda essa peregrinação, Amaral retornou à Belém e fez parte da comissão técnica da Tuna Luso, até 2004. Nesse período, a Tuna Luso foi campeã paraense por 06 vezes. Após 2004, Amaral foi convidado a passar uma temporada no Clube Náutico Capiberibe, de Recife, onde permaneceu por 02 anos. Retornou em 2006 para treinar o Clube do Remo até o final de 2007.
Em 2008, Amaral ajudou a fundar e registrar o Clube Esportivo Icoaraciense, do distrito de Icoaraci, em Belém do Pará.
No dia 15 de janeiro de 2009, Amaral retornou para a Tuna Luso, onde pretende ajudar a "Rainha do Mar" a conquistar novos títulos .
A Tuna Luso está trabalhando firme para ser novamente a grande campeã das águas barrentas da baia de Guajará.









(Acima) Equipe da Tuna Luso, campeã brasileira em 1972, na USP (Rio Pinheiros), comandada pelo experiente técnico Amaral.

GARAGEM NÁUTICA DA TUNA À SOTAVENTO
Em 2008, mesmo enfrentando grave crise financeira e não tendo disputado todas as provas do campeonato de remo, a Tuna Luso Brasileira fez uma excelente campanha no campeonato paraense mas, na regata final, por uma diferença de apenas 02 segundos ficou com o vice campeonato, vencido pelo Paysandu.

Ainda no final de 2008, a Tuna Luso iniciou uma grande reforma no seu departamento náutico. Foi efetuada pintura na fachada da sede, que há muito necessitava, e revitalizada parte do pátio e da garagem náutica. Na ocasião também foi construida uma nova secretaria, na entrada da sede, com a ajuda de colaboradores da ATAT que doaram 1.000 tijolos.

Em 2009, o ano iniciou com grandes mudanças e esperança para a Tuna. A mais importante foi a realização das primeiras eleições diretas do clube, após 106 anos de fundação. A diretoria eleita para os próximos três anos nomeou os Srs. Jacinto Campina como diretor do departamento náutico, Luis Otávio como diretor adjunto, Júlio Carvalho será o diretor de sede, José Morgado o diretor financeiro, Gilmara será a diretora de marketing da garagem e o abnegado "Lindão" será o diretor técnico da equipe de remo da Tuna Luso.

Outra grande novidade em 2009 é que já se encontram lá na sede náutica diversos aparelhos de musculação (Apolo) para uso dos atletas na academia que será montada no segundo piso da garagem.
Também já encontra-se na garagem a madeira do assoalho doada para construção da nova rampa de acesso dos barcos ao rio.
Muitas novidades ainda deverão ser implantadas até o final de 2009.
Esse ano vai dar Águia na cabeça e "Rainha do Mar" nas águas da baia de Guajará.
Os colaboradores, torcedores e simpatizantes cruzmaltinos interessados em ajudar poderão colaborar e/ou entrar em contato através do telefone da sede náutica (091) 3221-1418.

Vejam como a sede náutica da Tuna Luso estava antes e como ficou depois da reforma realizada:

Fotos tiradas ANTES e DEPOIS da reforma








quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Eu quero ver gol (O Rappa) -- Tuna Luso

Uma pequena montagem com tributo a nossa tuna - By: Lucas.
http://www.youtube.com/watch?v=HnVvlMkOc0c

Reunião da ATAT - sábado na Tuna

Todos os associados e colaboradores da ATAT estão convidados para participarem da primeira reunião promovida pela associação em 2009. A reunião será no sábado, 31/01, na sede da Tuna, às 10:30h.
Na reunião debateremos sobre vários assuntos, incluindo a mudança de diretoria do clube e planos para o corrente ano. Sua presença é importante para nós. Vá e aviso aos demais!

Quinta festiva na boite da Tuna Luso

Acontecerá nesta quinta-feira, 29/01, na boite refrigerada da Tuna Luso Brasileira, a apresentação da candidata cruzmaltina ao concurso Rainha das Rainhas do carnaval 2009. Na ocasião será também comemorado o aniversário da "Elite do Norte" que completou 106 anos no último dia 01/01/2009.
Todos os sócios estão convidados a comparecer para prestigiar o duplo evento.

domingo, 25 de janeiro de 2009

Camisas de clubes de futebol do Brasil









Visite sofutebolcamisas.facilblog.com/ e veja a camisa de seu clube do coração.

Expedito poderá retornar para a natação da Tuna Luso


Expedito na foto (direita)

A notícia ainda não é oficial mas existe a possibilidade do experiente técnico de esportes aquáticos Expedito retornar para coordenar as equipes de natação da Tuna Luso a partir da próxima semana. A volta dele é dada como certa entre os adeptos do esporte aquático cruzmaltino. Quanto aos atletas que deixaram a Tuna na mesma época que Expedito foi exonerado de seu cargo, em 2007, já confirmaram retorno Breno Assunção, Neymar Pena e Denis Sousa. Outros bons atletas ainda estão decidindo se retornam ou não para nadar pela Tuna.
Na próxima terça-feira Expedito irá na sede da Tuna para conversar com a nova diretoria e acertar detalhes de seu retorno para a "Elite do Norte". Em breve retornaremos com a confirmação do seu retorno além de outras novidades.

Vista aérea da Tuna Luso

NATAÇÃO DA TUNA
A natação é um dos orgulhos da Tuna. O clube que tem tradição no esporte chegou a manter uma grande hegemonia nessa modalidade esportiva durante 14 anos conquistando campeonatos seguidos. Sempre foi uma potência na modalidade e é detentora de conquistas e recordes estaduais e internacionais.
As nadadoras Vera Barbosa e Renée Carrapatoso são consideradas eternas representantes da natação cruzmaltina. O destaque mais recente da "Águia" foi Trycia Sampaio, na época com 15 anos, da categoria juvenil de 2001, que conquistou o 1º lugar nos campeonatos Paraense de Velocidade, Copa Norte/Nordeste e Paraense de Classes, onde ganhou o troféu "Atleta Eficiência".
A Tuna Luso é um dos poucos clubes brasileiros que possuem uma piscina olímpica própria, sendo que a sua é a maior do Brasil em volume de água, são 4,8 milhões de litros.
O atual parque aquático cruzmaltino foi inaugurado em 1964 com a presença da então campeã mundial de natação, Maria Lenk, que na oportuniodade representou também o conselho nacional de desportos.
A piscina olímpica sofreu uma reforma no final de 2001 para receber um importante campeonato de natação regional acontecido em março de 2002.

NATAÇÃO MASTER
Equipe de Master da Tuna Luso

A natação Master vem sendo o ponto de apoio dos últimos tempos. A Tuna foi campeã paraense em 2007 e em 2008 a equipe, composta por 57 atletas, comandada pelo coordenador Lourival Cardoso e pelo técnico Manoel, venceu o 14º Campeonato Paraense Master de Natação, nos dias 29 e 30 de dezembro, na E SEFPa.

A natação paraense fechou seu calendário de competições de 2008, programado pela Federação Paraense de Desportos Aquáticos (FPDA), já com a Tuna tendo alguma participação. Além da conquista do Master, a disputa do Campeonato Paraense Absoluto e do Festival Mirim Petiz de Natação (04 a 06/12/2008) na Uepa, que contou com quatro clubes: Adesef, Remo, Tuna Luso e Cabana Clube de Barcarena.
O Clube do Remo venceu 57 provas (campeão), a Adesef (vice), com 51 vitórias, a Tuna foi a 3ª com 7 provas vencidas e em último lugar ficou o Cabana Clube, que não venceu.

PISCINA OLÍMPICA
Atualmente a piscina olímpica está passando por manutenção anual com secagem, limpeza e troca de azulejos quebrados. Em breve estará pronta para uso das escolhinhas e equipes.

Piscina olímpica e piscina auxiliar da Tuna Luso

fonte: http://www.swim.com.br/noticias.php?id=43426

Saiba um pouco sobre o FSM


27 de janeiro a 1º de fevereiro de 2009
Belém - Pará - Brasil



Dicas de transporte, telefonia e outras informações para os participantes do FSM 2009.

Seminário de Estratégia
Leia os textos que foram produzidos durante a reunião do Conselho Internacional do FSM de abril, em Abuja, Nigéria.
Fórum Social Américas
Veja a cobertura e as declarações finais de algumas organizações e movimentos participantes do Fórum Social Américas 2008
Belém Expandida no FSM 2009
Uma nova forma de participação para aqueles que não poderão estar em Belém
Vídeos sobre o FSM 2009 no WSFTV
Entre as novidades do WSFTV, quatro vídeos sobre o FSM 2009
OpenFSM
O OpenFSM está online para fortalecer o Processo FSM e ajudar na preparação do FSM 2009
Fórum Social Europeu 2008
Confira o que aconteceu no Fórum Social Europeu, em Malmö, através do site http://www.esf2008.org
Cadastre-se Boletim FSM
Fóruns Sociais pelo mundo
Memória: FSM 2001> FSM 2002> FSM 2003> FSM 2004> FSM 2005> Histórico'
Biblioteca das Alternativas
Sala de Imprensa
FSM na mídia

fonte: http://www.forumsocialmundial.org.br/
Atualizado em 25/01/2009Tudo sobre o FSM 2009

sábado, 24 de janeiro de 2009

Nova diretoria desmancha elenco de futebol profissional

No trabalho de contenção de despesas, até porque não disputa nenhuma partida oficial até agosto deste ano, a nova diretoria da Tuna resolveu dispensar os trabalhos do supervisor de futebol João Bosco, ex-jogador da Lusa na década de 70. Bosco atuava como profissional da área há anos, tendo servido o clube nas gestões dos presidentes Pepe Larrat e Marcos Moraes.
Além do supervisor, a diretoria também liberou vários jogadores do time principal. Entre eles, os zagueiros Ivair e João Gomes, o atacante Cássio e o meia Erick. 'Não temos nenhuma perspectiva no nosso futebol profissional e por isso estamos liberando jogadores', contou Manoel Chipelo, o 'Chipelinho', diretor de futebol.
Ele também revelou que o lateral Paulinho, tido como revelação do futebol paraense em 2008, foi vendido por 20 mil ao Itumbiara, de Goiás, negociação feita no mês de dezembro pela diretoria antiga, conforme documento fornecido pela secretaria da Federação de Futebol. 'O documento datado de 26 de dezembro deu entrada nesta semana na federação', diz. Paulinho chegou a ser anunciado como reforço do Remo.
Alugado - Durante a realização do Fórum Social Mundial (FSM), o ginásio Miranda Sobrinho será ocupado por 400 pessoas, conforme um acordo feito pelo ex-presidente Marcos Moraes com a organização do evento internacional. O contrato foi firmado em agosto de 2008, com o clube recebendo R$ 14 mil. 'Vamos honrar o compromisso, mas teremos prejuízos', conta Chipelinho.
'Teremos que pagar os profissionais da limpeza.'
Uma empresa de auditoria trabalha na Tuna pra levantar a situação financeira do clube. O antigo convênio com a Semec para prática de modalidades amadoras deve ser reativado no complexo da sede campestre da Lusa. Está agendado para a próxima quarta-feira, 28, um encontro da diretoria de esportes da Tuna com o secretário da Sejel, Carlos Cunha. Ambos vão discutir a viabilidade da parceria com a PMB volte a funcionar novamente.
fonte: Amazônia Jornal - Edição de 24/01/2009