sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

"Amaral" uma lenda viva do remo paraense


Amaral mostra algumas de suas conquistas no remo

Resgatando um pouco da história do remo paraense, falaremos hoje do ex-atleta, José Ribamar Nunes, mais conhecido como "Amaral", lenda viva e um dos maiores campeões de todos os tempos do remo do norte e nordeste do Brasil.
Amaral nasceu em Belém do Pará, no dia 16/10/1935, tem três filhos e atualmente reside na sede náutica da Tuna Luso Brasileira. Amaral vive totalmente em função do esporte que o acompanha por toda sua vida.
Sua vitoriosa carreira começou no Clube do Remo, nos anos 50, onde deu suas primeiras remadas e ganhou o apelido de "Amaral" (não sabe dizer o porquê). Depois de 10 anos como atleta nesse clube, Amaral foi para o São Cristovão, do Rio de Janeiro, onde remou por 01 ano. Transferiu-se depois para o Clube de Regatas Flamengo, permanecendo por 16 anos como atleta e posteriormente como auxíliar técnico do lendário Bock, que também acumulava o cargo de técnico das seleções carioca e brasileira. O detalhe é que devido Bock ser o técnico do Flamengo, da seleção carioca e da seleção brasileira, fez com que Amaral também fosse o seu auxíliar técnico nas três equipes.
Após sua longa temporada no Flamengo, Amaral retornou para Belém onde ficou por 02 anos como técnico da FPD.
Devido sua larga experiência, talento e dedicação, Amaral um apaixonado pelo esporte náutico, foi convidado para assumir o comando técnico do Clube Esportivo Almirante Barroso, em Recife-Pe.
Após breve período na capital pernambucana, Amaral retornou à Belém para assumir o comando técnico do Paysandu pelo período de 02 anos.
Saindo do Paysandu, Amaral retornou para o Clube Esportivo Almirante Barroso, de Recife, e lá ficou por mais 05 anos. Nesse período, foi convidado para ajudar a fundar a Federação Sergipana de Remo, em Aracajú, onde assumiu o comando técnico do Iate Clube de Aracajú por cerca de 09 anos.
Em 1994, depois de toda essa peregrinação, Amaral retornou à Belém e fez parte da comissão técnica da Tuna Luso, até 2004. Nesse período, a Tuna Luso foi campeã paraense por 06 vezes. Após 2004, Amaral foi convidado a passar uma temporada no Clube Náutico Capiberibe, de Recife, onde permaneceu por 02 anos. Retornou em 2006 para treinar o Clube do Remo até o final de 2007.
Em 2008, Amaral ajudou a fundar e registrar o Clube Esportivo Icoaraciense, do distrito de Icoaraci, em Belém do Pará.
No dia 15 de janeiro de 2009, Amaral retornou para a Tuna Luso, onde pretende ajudar a "Rainha do Mar" a conquistar novos títulos .
A Tuna Luso está trabalhando firme para ser novamente a grande campeã das águas barrentas da baia de Guajará.









(Acima) Equipe da Tuna Luso, campeã brasileira em 1972, na USP (Rio Pinheiros), comandada pelo experiente técnico Amaral.

GARAGEM NÁUTICA DA TUNA À SOTAVENTO
Em 2008, mesmo enfrentando grave crise financeira e não tendo disputado todas as provas do campeonato de remo, a Tuna Luso Brasileira fez uma excelente campanha no campeonato paraense mas, na regata final, por uma diferença de apenas 02 segundos ficou com o vice campeonato, vencido pelo Paysandu.

Ainda no final de 2008, a Tuna Luso iniciou uma grande reforma no seu departamento náutico. Foi efetuada pintura na fachada da sede, que há muito necessitava, e revitalizada parte do pátio e da garagem náutica. Na ocasião também foi construida uma nova secretaria, na entrada da sede, com a ajuda de colaboradores da ATAT que doaram 1.000 tijolos.

Em 2009, o ano iniciou com grandes mudanças e esperança para a Tuna. A mais importante foi a realização das primeiras eleições diretas do clube, após 106 anos de fundação. A diretoria eleita para os próximos três anos nomeou os Srs. Jacinto Campina como diretor do departamento náutico, Luis Otávio como diretor adjunto, Júlio Carvalho será o diretor de sede, José Morgado o diretor financeiro, Gilmara será a diretora de marketing da garagem e o abnegado "Lindão" será o diretor técnico da equipe de remo da Tuna Luso.

Outra grande novidade em 2009 é que já se encontram lá na sede náutica diversos aparelhos de musculação (Apolo) para uso dos atletas na academia que será montada no segundo piso da garagem.
Também já encontra-se na garagem a madeira do assoalho doada para construção da nova rampa de acesso dos barcos ao rio.
Muitas novidades ainda deverão ser implantadas até o final de 2009.
Esse ano vai dar Águia na cabeça e "Rainha do Mar" nas águas da baia de Guajará.
Os colaboradores, torcedores e simpatizantes cruzmaltinos interessados em ajudar poderão colaborar e/ou entrar em contato através do telefone da sede náutica (091) 3221-1418.

Vejam como a sede náutica da Tuna Luso estava antes e como ficou depois da reforma realizada:

Fotos tiradas ANTES e DEPOIS da reforma








Um comentário:

  1. Boa tarde, Sou aluno de Gestão em Marting da faculdade UNIP/Pa, estamos desenvolvendo um trabalho de captação de recursos para o clube Tuna luso Brasileira.

    Estamos precisando de informações referente a
    sede nautica e seus titulos e sua história, como tambem a historia de toodas as modalidads de esporte existente no clube. Se possivel for gostariamos de receber tais informações para conclusão do nosso projeto. por favor, nos ajude !!! email para contato marcao_ras@hotmail.com, se vc tiver um tefone para contato, por favor ficaremos nuito grato desde já pela colaboração, abs.

    ResponderExcluir