terça-feira, 20 de abril de 2010

ALÍRIO DIZ QUE OBRA NA TUNA ESTÁ ERRADA

"De acordo com o Grande Benemérito e presidente do Grêmio Português Alírio Gonçalves, a obra da construção de uma arena de futebol na área de estacionamento da Tuna Luso Brasileira está totalmente errada. "Qualquer obra dentro do Clube tem que ser autorizada pelo Conselho. E, segundo informação que recebí, o presidente da Tuna fez um contrato de 10 anos para a construção de uma arena de futebol,sem autorização expressa do Conselho Deiberativo, com pagamento mensal de três mil reais. Não tem o menor sentido. Aquela área alí vale no mínimo 12 ou 15 mil reais mensais", diz Alírio, que já foi presidente da Tuna. Segundo Alírio, a obra tem que ser embargada.
Em contato com Raimundo Barata, Benemérito do Clube, ele garantiu que já havia falado com vários Beneméritos e Grandes Beneméritos, inclusive os ex-presidentes César Mattar e Francisco Pacheco que prometeram se manifestar sobre o assunto. Segundo ainda Barata, o Benemérito Jacinto Campina se manifestou também contrário á construção no estacionamento da Tuna."
Postado por Marcos Moraes de Lima às 12:41 - http://moraesdidascalia.blogspot.com/

OBRA NA TUNA SERÁ EMBARGADA

"A situação na Tuna Luso Brasileira poderá esquentar nas próximas horas. Uma obra inciada com autorização do presidente Fabiano Bastos, que segundo informou mandou cópia do contrato para o presidente do Conselho Deliberativo Pedro Antonio Azevedo, poderá ser embargada por não estar de acordo com o que resa o estatuto do Clube, ou seja, foi iniciada sem a autorização do Conselho.
Segundo o Grande Benemérito João Rito, a obra está errada e não justifica o presidente Fabiano Bastos dizer que mandou cópia do contrato para o Presidente do Conselho. "Para se inciar qualquer construção dentro da Tuna, que vá mexer no patrimônio do Clube, tem que haver uma reunião do Conselho, quando o assunto deve ser votado pelos conselheiros. Fabiano Bastos diz que mandou cópia para o Presidente do Conselho mas isso não tem valor algum, quem tem que decididr é o Conselho reunido", diz João Rito, ex-vice presidente do Clube e profundo conhecedor do estatuto.
Para Raimundo Barata, Benemérito cruzmaltino, a diretria está toda errada. "Primeiro que o presidente diz que arrendou parte do Clube para ser feito uma arena, por três mil reais mensais, o que não tem o menor sentido, pois aquela área é de grande valor. E segundo, ele não pode fazer nada que possa prejudicar o Clube sem a expressa autorização do Consenho deliberativo", garante Barata."
Postado por Marcos Moraes de Lima às 12:26 - http://moraesdidascalia.blogspot.com/

AMADORISMO

por: Henrique Amado

BASQUETE
Certame Estadual de Basquete Categoria Masculino SUB 14
Início da 2ª fase do 1º turno (6ª-feira 16/abr)
PSC 43 x 29 Remo - Cestinha: Haroldo Marques nº 07 (PSC) 19 pts

PSC: Felipe, Jone, Luan, Haroldo, Mathues, Gabriel, Marcelo, Cézar, Alan, Renan, Luiz Gonzaga e Kevin - Técnico: Ricardo Ramos

Remo - Yan, Pedro, Bruno, Danilo, Carlos, Lucas, Leonardo, Leonardo Mota, Bernardo, João Paulo, Rafael e Augusto - Técnico: Marcelo Aragão

NATAÇÃO
A Adesef conquistou o título da Copa Norte de Natação, competição disputada no último fim de semana, aqui em Belém, no Campus III da UEPA. 356 atletas de 18 clubes representaram os Estados do Pará, Maranhão, Amazonas, Piauí, Amapá e Roraima. A Adesef ficou 65,5 pontos à frente Remo. Destaque para Yuri Costa que quebrou 4 recordes.

JUDÔ
O Pará conquistou o título do Campeonato Brasileiro da Região II de Judô, competição disputada no último fim de semana em São Luis (MA). O Pará conquistou 21 medalhas de ouro, destaque para Kássia Natividade (Associação Veleiro) e Bruna Vilhena (APJ-Paragominas), cada uma conquistou duas medalhas de ouro, destaque também para Luis Augusto Nogueira Filho e Lucas Lisboa Pinho, ambos da Esmac, que conquistaram ouro e prata e ouro e bronze e Silvio Shaymon (Associação Veleiro), que também conquistou duas medalhas, uma de ouro e outra de bronze. No geral, o Pará conquistou 69 medalhas: 21 ouro / 15 prata / 33 bronze.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Tuna Luso investe nas categorias de bases

fonte: Diário do Pará (Segunda-feira, 05/04/2010)

Mais antiga equipe em atuação no Pará ostenta títulos nacionais e muitos craques revelados

Quarenta e sete minutos do segundo tempo. Acréscimo de jogo. A Tuna Luso Brasileira joga contra o Fluminense (BA), no Baenão, e precisa vencer por dois gols de diferença, para conquistar seu segundo título nacional de futebol. Perdeu por 2 x 0 no jogo de ida e qualquer outro resultado, a não ser a vitória, é descartável. Para completar, até ali o jogo, e as peripécias do elenco para chegar à decisão da série C, foram dramáticos.

Em mais de uma ocasião a delegação teve que viajar de ônibus para outros Estados. Na maioria das vezes, os jogadores desceram do ônibus, dormiram poucas horas e entraram em campo, na estafante, bagunçada e desestruturada Terceira Divisão do futebol brasileiro de 1992. E não foram poucas as vezes em que o ônibus pifou no meio da estrada e os jogadores tiveram que descer e empurrá-lo, sob chuva ou sol, em algumas das estradas mais perigosas do Brasil. Por tudo isso, aquele título tinha que ser cruzmaltino.

Estádio lotado, Tuna 2 x 1, escanteio pelo lado direito. O time inteiro corre para a área do adversário para tentar o gol salvador, já que levou o gol da quase derrota aos 45 do segundo tempo. A bola viaja, sobe, vai caindo, caindo e, antes que a defesa do time baiano isole a jogada para lateral ou escanteio, como já vinha fazendo nos 30 minutos finais, Juninho cabeceia com força e estufa as redes.

Um segundo de silêncio, seguido de gritos, fogos de artifício, jogadores estafados, sobre os joelhos, e os milhares de torcedores invadindo o gramado. O juiz, sem alternativa, aponta o centro do campo e o Baenão assiste uma cena rara: bandeiras e camisas da Tuna, mais as de Remo e Paysandu, que naquela tarde deram as mãos para torcer pelo Pará, enchem o estádio de cores, festa e alegria. A Tuna é bicampeã brasileira de futebol.

Essa foi a maior conquista da Elite do Norte, primeiro clube paraense a ser bicampeão brasileiro, o mais antigo de profissionais de futebol do Estado, ainda em atividade, e orgulho do Pará e da comunidade lusitana, que fundou a agremiação no primeiro dia de 1903.
fonte: Jornal Diário do Pará

terça-feira, 13 de abril de 2010

O Departamento de Natação da Tuna Luso Brasileira apresenta os seus atletas para 2010.

Estes vídeos apresentam os atletas Anna Neri, Átila Brandão e Miquéias Cardoso.

Nesta série apresentaremos vídeos com os nossos atletas que participarão dos campeonatos nacionais em 2010. A nossa primeira atleta é a campeoníssima Anna Neri. Anna Neri é uma das melhores nadadoras do estilo peito no Brasil e possui vários títulos importantes em seu currículo. Acompanhe aqui o seu depoimento para o nosso blog.

Átila Brandão promete que 2010 será o seu ano. Treinando muito forte para melhorar os seus tempos, ele promete fazer bonito tanto nos campeonatos regionais como nos campeonatos nacionais. Confira o seu depoimento.

Miquéias Cardoso é da nossa equipe junior/senior e se prepara, seguindo um ritmo forte de trabalho, para os Campeonatos Brasileiros. Acompanhe o seu depoimento para o nosso blog.

SOU TUNA LUSO!

Studiosol.com.br
http://www.orkut.com.br/Main#AppDirectory.aspx?dirQuery=sou&dirFilters=featured&dirPage=1

Adicione o Tuna no seu Orkut! Junte-se à nação de bravos torcedores e belas torcedoras da Tuna Luso Brasileira. Veja gols e fique por dentro das últimas notícias.

VON é o torcedor número 00000054 (via Sou Tuna Luso!)
carteirinha nº: 00000054

segunda-feira, 12 de abril de 2010

AMADORISMO

por: Henrique Amado

Representantes dos três clubes filiados vão dirigir a Federação de Remo (Fepar) até janeiro de 2011. Altair Bezerra (Tuna), Luiz Omar (Paysandu) e Raimundo Nonato Araújo (Remo), eles ficam no posto de Haroldo Lopes Ribeiro, que renunciou à presidência após a disputa da primeira regata. Hoje vai rolar uma reunião para definir local em que irá funcionar como a sede provisória da Fepar e também para marcar uma data para visitar um local da propriedade da federação, que fica no bairro da Pedreira.

Ontem a CBFS divulgou a tabela da 28ª edição da Taça Brasil de Clubes Masculino Sub-20, o representante paraense, o Esmac/Ananindeua está no Grupo B, junto a Jaraguá-SC, Fesurv-GO, Princesa dos Campos-PR e São Caetano-SP, sua estréia será no dia 10 de maio, frente a representação do Jaraguá-SC.

Gonzaga Faleceu

O ex-jogador de futebol Gonzaga, arisco ponta e campeão pela Tuna Luso em 1970, faleceu na sexta-feira passada por complicações hepáticas e foi enterrado no sábado.
O diretor de futebol da Tuna, Chipelinho, esteve no enterro representando a diretoria da Tuna Luso e fez uma homenagem ao saudoso ponta colocando uma camisa nr 11 da Tuna em seu caixão.
Ao saudoso jogador Gonzaga os nossos agradecimentos pelas belas jogadas e gols marcados vestindo a camisa da Tuna. Aos familiares do craque os nossos mais sinceros lamentos.

Decisão do Campeonato Feminino terá Remo x Tuna, no próximo domingo

Remo e Tuna são finalistas do primeiro turno do campeonato de futebol feminino. Decidem título no próximo domingo, 18, no Mangueirão. Na rodada de ontem, o Remo venceu o Pinheirense, enquanto a Tuna ficou no empate de 1 a 1 com o Cruz Azul. Devido à melhor campanha, a lusa acabou classificada. A rivalidade entre tunantes e azulinas marca a decisão. Na abertura do campeonato a Tuna aplicou 3 a 0, resultado ainda não digerido pelas remistas.

No estádio Abelardo Conduru, o Remo precisava vencer para tirar a vantagem do Pinheirense, e se lançou ao ataque. Foi melhor, dominou o jogo e com Suzi e Pingo infernizou a defesa do General. Apesar do domínio total, o Remo só conseguiu fazer um gol aos 22 minutos, com Suzi. Ela recebeu livre passe de Pingo e bateu na saída da goleira. Dez minutos depois, a volante e protetora da zaga Greti sentiu o tornozelo direito e deixou o campo. O time não foi mais o mesmo. O Pinheirense passou a incomodar e criar jogadas de perigo.

No segundo tempo, o General, com força total, começou a pressionar, e as chances foram surgindo, mas a bola não entrava. O Remo buscava o contra-ataque para sair da pressão. O problema remista se agravou com a saída de Paulinha, por cansaço. Vulnerável, o Remo viveu momentos de perigo. Mas, no final do jogo, numa escapada pela direita, Mônica invadiu e chutou rasteiro. A bola bateu nas traves e entrou. O segundo gol remista deu tranquilidade ao time. André Luiz Souza Conceição dirigiu a partida punindo com cartão amarelo Nalva, do Remo; Lucicleide e Glayssi, da Tuna.

O técnico José Maria Carvalho, do Pinheirense, aborrecido com o rendimento de time - segundo ele, foi muito fraco -, entregou o cargo. ‘’Venho aqui perder meu tempo pra quê? Elas (jogadoras) querem fazer tudo sozinhas’’, disse.

No Souza, a Tuna esbarrou no Cruz Azul e acabou empatando por 1 a 1. A lusa fez 1 a 0 com Perotes aos dez minutos.
fonte: Amazônia Jornal

domingo, 11 de abril de 2010

FUTEBOL FEMININO

Acontece neste domingo (11) os dois jogos da semi-final do primeiro turno do campeonato paraense de futebol feminino. Os jogos serão entre Tuna Luso X Cruz Azul (Souza) e Pinheirense X Clube do Remo (Baenão), ambos iniciando às 09:30h.
Convocamos os torcedores da Lusa para darem apoio ao time feminino.
Desejamos boa sorte para as meninas da Tuna Luso!

sexta-feira, 9 de abril de 2010

AMADORISMO

por: Henrique Amado

No próximo domingo vai rolar a disputada da 1ª edição da Copa Bike Company de Ciclismo, valendo 5 pontos para o ranking nacional, promovida pela Federação Paraense. Ciclistas de 10 categorias vão disputar o prêmio de R$ 3 mil.
A Confederação (CBC) divulgou o novo ranking brasileiro. A Seleção Paraense ocupa o 1º lugar, com 683 pontos, no ranking da categoria principal da entidade.

Futsal - Torneio Bené Aguiar – Semifinais
DATA LOCAL HORA EQUIPE "A" x EQUIPE "B”
09/abr SEX ESMAC 19:00 REMO X BENEVIDES
20:15ESMAC X GRÊMIO 1ª Colocada da Chave “B”

CAMPEONATO PARAENSE DE HANDEBOL
PÓLO SUL E SUDESTE – ETAPA MARABÁ (01 A 04 DE ABRIL)

CLASSIFICAÇÃO FINAL:
CADETE FEMININO:
1º LUGAR: RONDON HANDEBOL CLUBE - RHC
2º LUGAR: PARAUAPEBAS ESPORTE CLUBE - PEC
CADETE MASCULINO:
1º LUGAR: CLUBE METROPOLITANA
2º LUGAR: RONDON HANDEBOL CLUBE - RHC

JUVENIL FEMININO:
1º LUGAR: RONDON HANDEBOL CLUBE - RHC
2º LUGAR: PARAUAPEBAS ESPORTE CLUBE - PEC

JUVENIL MASCULINO:
1º LUGAR: CLUBE METROPOLITANA
2º LUGAR: RONDON HANDEBOL CLUBE - RHC

JUNIOR MASCULINO:
1º LUGAR: RONDON HANDEBOL CLUBE - RHC
2º LUGAR: HANDMAR

ADULTO FEMININO:
1º LUGAR: CLUBE METROPOLITANA
2º LUGAR: RONDON HANDEBOL CLUBE - RHC

ADULTO MASCULINO:
1º LUGAR: CLUBE METROPOLITANA
2º LUGAR: HANDMAR

quinta-feira, 8 de abril de 2010

segunda-feira, 5 de abril de 2010

MEU TIME DE BOTÃO - GERARDO VON MONTEIRO

Olá amigos do blog da ATAT!
Segue entrevista concedida ao editor do blog Meu Time de Botão, do amigo Ricardo, que carinhosamente nos solicitou algumas informações sobre a Tuna Luso Brasileira.
Agradecemos imensamente pela lembrança e esperamos ter colaborado com a divulgação da Lusa paraense em seu blog.
Segue a entrevista divulgada:

"Segunda-feira, 5 de abril de 2010
MEU TIME DE BOTÃO - GERARDO VON MONTEIRO

Bom Dia! Amigos Craques de Botão!
Nosso entrevistado de hoje é o Oficial de Náutica, Gerardo Von Monteiro, torcedor da Tuna Luso.

Meu time de botão
Que time você torce? e como começou essa paixão?

Gerardo
Sou Tuna Luso e minha paixão pelo clube começou na década de 1990, quando comprei um título de sócio e passei a frequentar e ajudar alguns setores do clube.

Meu Time de Botão
Quem foi ou é o maior jogador que você viu jogar?

Gerardo
Bosco, jogador da Tuna Luso na década de 1970.

Meu Time de Botão
e nos conte qual o jogo que não sai da sua memória?

Gerardo
Tuna Luso 3 X 1 Fluminense-BA, quando a Águia conquistou o campeonato brasileiro da série C, em 1992.

Meu Time de Botão
e uma derrota impossível de esquecer?

Gerardo
Foram tantas que fica até dificil listá-las mas ultimamente posso lembrar a decisão do campeonato de 2007 quando decidimos contra o Clube do Remo em duas partidas mas perdemos logo a primeira por 4 X 0 e empatamos a segunda. Nesse campeonato fomos campeões com folga do primeiro turno mas não conseguimos segurar nossos jogadores para o segundo e com isso perdemos a chance de sair da fila.

Meu Time de Botão
Qual a melhor equipe que você viu jogar?

Gerardo
Acredito que tenha sido a Seleção Brasileira de 1982.

Meu Time de Botão
agora escale pra nós o seu time de botão, a sua seleção imbatível de todos os tempos!

Gerardo
Omar; Marinho, Belterra, Chico Monte Alegre, Darinta; Bosco, Giovani, Sócrates e Falcão: Pelé e Garrincha.

Meu Time de Botão
Se você fosse o presidente da Tuna Luso, que jogador, você contrataria pra resolver os problemas do time?

Gerardo
Lúcio

Meu Time de Botão
Pra você, contra quem é hoje a maior rivalidade do seu time, e porque?

Gerardo
Acho que somos nós mesmos. Enquanto não tivermos união interna, teremos problemas para nos reorganizarmos. Os nosso supostos rivais só existirão se existirmos primeiro.

Meu Time de Botão
O que você anda lendo sobre futebol, quais livros?

Gerardo
No momento leio apenas críticas e comentários de jornais ou pela internet.

Meu Time de Botão
E qual ou quais livros contam bem a história do seu time?

Gerardo
"Tuna - sua vida e Glória", de Manoel Oleveira, lançado em 2003, sobre o centenário de fundação da Tuna Luso.

Meu Time de Botão
Gostaria que você comentasse um pouco sobre a ATAT - Associação dos Torcedores e Amigos da Tuna - http://atat-pa.blogspot.com

Gerardo
Em relação a ATAT (Associação de Torcedores e Amigos da Tuna) informo que em 2005, após péssima campanha da Tuna no Campeonato Paraense de futebol, inclusive não conseguindo calssificação para a fase principal, um grupo de amigos e torcedores se juntaram para tentar fazer alguma coisa para mudar o quadro.

Em 2006 fundamos a ATAT com a finalidfade de ajudar apenas o futebol do clube mas acabamos assumindo diversas outras responsabilidades extra-futebol. Chegamos a registrar a associação em cartório e realizar algumas importantes obras no clube, além de fornecermos materiais de apoio aos atletas e outras colaborações importantes, mas com o passar do tempo tivemos muitos problemas internos, inclusive de vaidade e inveja pelo serviço que estavamos realizando no clube e isso provocou o aborrecimento e o afastamento de muitos de nossos colaboradores.

Hoje, a ATAT praticamente não existe mais, a não ser por ações isoladas de alguns de seus membros.

Quem sabe a gente consiga melhores dias para o futuro!?

Meu Time de Botão
você ainda tem seus botões de infância, ainda joga, tem boas lembranças, conte pra nós!

Gerardo
Infelizmente não tenho mais meus botões porém quando eu era menino gostava muito de jogar.

DE PRIMEIRA
Quem é o melhor time, hoje? no Brasil? e no mundo?
Acredito que o Santos F. C. E no mundo? Não acompanho mas acredito que qualquer time brasileiro é melhor que os demais.

Quem é o melhor jogador do mundo na atualidade?
- Em minha opinião é o Robinho.

Quem ganha a Copa do Mundo?
- Brasil ou Argentina

Quem ganha a Copa do Brasil?
- Acho que o Santos F. C.

Quem ganha a Libertadores?
- São Paulo F. C.

Entrevista realizada por e-mail no dia 2 de abril de 2010"
fonte: http://meutimedebotao.blogspot.com/2010/04/meu-time-de-botao-gerardo-von-monteiro.html#comment-form