sexta-feira, 13 de novembro de 2009

TOP 100 DA TUNA E REUNIÃO COM JOGADORES

Aconteceu na noite desta quinta-feira, 12/11, no salão vermelho da Tuna Luso, reunião entre torcedores e jogadores de futebol da Tuna. Os jogadores João Luiz e Sergio estiveram presentes representando a parceria por parte dos jogadores enquanto que cerca de 15 pessoas estiveram presentes representando torcedores e membros da ATAT.
Foi bastante proveitoso o encontro que serviu para esclarecer muitos dúvidas referentes ao inédito sistema de parceria firmado entre Tuna Luso e um grupo de jogadores profissionais.
Durante a reunião recebemos cinco adesões ao TOP 100 da Tuna, inclusive já recebendo o pagamento das referidas adesões. Cada membro que aderiu ao TOP 100 da Tuna efetuou a doação de R$50,00, sendo arrecadado R$250,00 na ocasião que serão usados integralmente na compra de medicamentos para os jogadores.
Em breve retornaremos com a lista de quem já aderiu ao TOP 100 da Tuna e com novidades.

TOP 100 DA TUNA
A ATAT, com apoio de seus colaboradores, lançou nesta semana o TOP 100 da Tuna. A idéia partiu do amigo Hugo, do sindicato dos bancários, e visa juntar 100 nomes ilústres de colaboradores e torcedores que queiram efetuar a doação de R$50,00 por mês durante esta primeira fase do campeonato paraense de 2010. Se conseguirmos a adesão de 100 colaboradores iremos arrecadar R$5.000,00 por mês. O numerário arrecadado junto ao TOP 100 da Tuna será integralmente usado para aquisição de medicamentos, vale transportes, complemento alimentar e materiais diversos de apoio ao treinamento dos jogadores. Os interessados em fazer parte do TOP 100 da Tuna devem enviar e-mail confirmando sua adesão para o e-mail gerardo.monteiro@gmail.com ou se preferir pode ligar para 091 8882-1119 (Von).
Já temos 20 nomes confirmados para participar do TOP 100 da Tuna. Seja você também um membro e colaborador TOP 100 da Tuna!
Prestaremos contas neste blog de todo o numerário arrecadado e onde ele foi ou será aplicado.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Biscoitos e massas Trigolino, da RICOSA, para os jogadores da Tuna Luso.


Entregamos hoje, terça-feira 10/11, na sede da Tuna Luso, a cota de biscoitos e massas que a OCRIM se comprometeu em fornecer mensalmente para os jogadores de futebol da Tuna, fruto da parceria firmada entre as partes para a primeira fase do campeonato de 2010.
Foram entregues 10 caixas de biscoito salgado Trigolino, 15 caixas de biscoito doce Trigolino, 15 fardos de espaguete e massas Trigolino para sopa, no valor total de R$ 501,00.
A OCRIM também ficou de doar 10 bolas Penalty para treinamento do elenco.

Tuna à espera de trio para acelerar os trabalhos visando ao Paraense


(da esq. para dir.) Presidente da Tuna, Sr. Fabiano Bastos, João Luiz e Jobson, meio-campistas da Tuna e o Sr. João Araujo, presidente da ATAT.

Após a chegada do meio-campista Jóbson, só faltam o zagueiro Preto Barcarena e os laterais Marquinhos Belém e Paulinho para completar o elenco da Tuna Luso. Os jogadores ficaram de se apresentar na semana passada, mas, após conversa com o técnico Carlos Lucena, acertaram para hoje a chegada no clube. Eles terão uma semana de preparação antes do primeiro amistoso da equipe cruzmaltina, contra o Remo, que ainda deve ser confirmado para a próxima quinta-feira, 19, no Baenão.

O valor dos ingressos é uma das pendências. Porém, o presidente da Tuna, Fabiano Bastos, deve propor entradas a R$ 10. 'Não sei se o Amaro Klautau vai concordar, mas a partida será à noite, numa quinta-feira', declarou o dirigente da Lusa. Para o Leão, o objetivo do jogo é colocar o time em teste. Para a Tuna, a renda é ainda mais relevante. 'Nese momento, o que a Tuna conseguir arrecadar vai para os jogadores', assegura Bastos.

Apesar do interesse em motivar o elenco e mostrar que o modelo de participação nas rendas dará certo, a Lusa também pretende testar a equipe, que estreará na primeira fase do Paraense dia 22, contra o Sport Belém.

Aposentadoria - O meio-campista Jóbson se apresentou ao técnico Carlos Lucena na semana passada. Ele voltou à Tuna para cumprir uma antiga promessa de recompensar o clube que o revelou no início dos anos 90. Pretende fazê-lo com o acesso à fase principal do Parazão 2010. Dependendo dos resultados que tiver em campo, o meio-campista de 35 anos decidirá se se aposentará após a competição ou se estenderá a carreira.
fonte: Amazônia Jornal- Edição de 10/11/2009

Aconteceu hoje no "Souza".

A rotina de treinamento do futebol profissional da Tuna Luso aconteceu normalmente nesta segunda-feira, 09/11, no gramado do Souza. Os treinamentos acontecem diariamente, de segunda a sexta, apenas pela parte da manhã, de 08:00h até 11:00h.
Na primeira parte do treinamento o preparador Sidnei Flores, realiza um trabalho físico coordenado até às 09:30h. A partir das 10:00h, o técnico Lucena comanda o treinamento técnico e tático.
Na parte da tarde a folga é geral.

João Luiz e Jobson (Meias), jogadores e membros coordenadores da parceria com a Tuna.

Junior Maranhão e Cleber, os Goleiros.









"TOCO", o nosso novo massagista (aquele baixinho que corre pacas e era o massagista do Pedreira, lembram?).








"FONFON", o fiel guardião do gramado do Souza.

domingo, 8 de novembro de 2009

TOP 100 DA TUNA


Após descontraido bate-papo entre alguns associados da Tuna Luso e membros da ATAT, na sede campestre da Tuna Luso neste final de semana, foi sugerido pelo amigo Hugo, do sindicato dos bancários, fazermos uma espécie de enquete para criarmos o TOP 100 da Tuna.

A idéia do TOP 100 da Tuna é juntarmos 100 nomes ilústres de colaboradores e torcedores que queiram efetuar expontaneamente a doação de R$50,00 por mês durante esta primeira fase do atual campeonato paraense de 2010, previsto para iniciar no próximo dia 22/11. Se conseguirmos a adesão dos 100 colaboradores previstos iremos arrecadar R$5.000,00 por mês.

A arrecadação do numerário conseguido junto ao TOP 100 da Tuna será integralmente usada para aquisição de vale transporte, complemento alimentar e materiais diversos de apoio ao treinamento dos jogadores.

Os interessados em fazer parte do TOP 100 da Tuna para ajudar o clube devem enviar e-mail confirmando sua adesão. Para confirmar a adesão ao TOP 100 da Tuna envie e-mail para gerardo.monteiro@gmail.com ou se preferir pode ligar para 8882-1119 (Von).

Já temos 20 nomes confirmados para participar do TOP 100 da Tuna. Seja você também um membro e colaborador do TOP 100 da Tuna!

Prestaremos contas neste blog de todo o numerário arrecadado com o TOP 100 da Tuna e onde ele será aplicado.

Produtividade será moeda lusa


por: LEANDRO LAGE

No próximo campeonato paraense, os jogadores da Tuna Luso trabalharão sem receber salário fixo. Ganharão por produtividade. Quem estiver na relação dos jogos, receberá parte da renda. Seja quanto for. Quem não estiver, trabalhará duro para entrar na próxima, porque a Lusa só arcará com os encargos sociais do elenco. Os 'vencimentos' sairão direto das bilheterias para o rateio entre os jogadores e a comissão técnica. Ao menos é isso o que dizem os diretores cruzmaltinos.

Esse modelo de gestão é, no mínimo, esquisito. Mas, sem ele, o clube não participaria do Estadual. Tão afundada financeiramente quanto Remo e Paysandu, a Tuna não teve dinheiro para bancar um plantel. A solução foi arrumar um de graça. Dessa forma, o clube se livra dos prejuízos com o futebol profissional, mas também não lucra. 'Aqui não tem salário. É participação na renda. Jogou, ganhou. Não jogou... Isso é melhor do que prometer salário e não pagar', explica o treinador Carlos Lucena, que entrará no rateio.

Na carteira de trabalho dos jogadores e nos contratos com o clube, constará apenas um salário fixo de R$ 500. Apesar disso, os atletas só receberão esse valor se as rendas das partidas forem significativas. Problema é que isso só deve ocorrer na fase principal do Parazão, quando o time enfrentará os campeões de público Remo e Paysandu. Até lá, o clube luso-brasileiro deve buscar nos patrocínios e nas colaborações de abnegados o dinheiro para honrar pelo menos os acertos contratuais.

Um grupo de nove pessoas, entre eles o zagueiro Sérgio, o técnico Lucena e o presidente Fabiano Bastos, será responsável pelo 'modelo administrativo' do Departamento de Futebol Profissional. Foram convocados, também, um contador e um advogado, para garantir a viabilidade do projeto.
'É arriscado para o jogador, mas é para a Tuna também. Eles podem ganhar R$ 10 mil. Se passarem para a próxima fase, tiram isso numa partida. Se não classificarem, quem corre o risco é o clube', admite o presidente Fabiano Bastos.

Matemática - Em 2008, a média de renda líquida dos jogos disputados pela Tuna Luso no Campeonato Paraense não passou de R$ 3 mil. Contra Remo e Paysandu, a média é de R$ 20 mil. Ou seja, na primeira fase do Estadual, que terá nove partidas contra times pequenos, a Tuna arrecadará no máximo R$ 27 mil. Metade disso, na verdade, pois os jogos são em casa e fora. Portanto, para os 25 jogadores que devem compor o elenco, sobrarão apenas R$ 13,5 mil. Numa previsão otimista de público para o torneio, cada jogador ganhará R$ 540.

Iniciativa afasta veteranos e atrai os mais jovens ao clube
Logo de cara, o resultado desse 'jeitinho' que a Tuna Luso deu para colocar o time profissional em atividade é a falta de jogadores tarimbados. O elenco está minado de atletas novatos, recém-saídos das divisões de base ou desprezados por Remo e Paysandu. A longo prazo, a principal consequência é que o clube pode acabar mal com a Justiça do Trabalho. Pois, se não pagar o dinheiro arrecadado nas bilheterias como salário e, assim, descontar os impostos trabalhistas, o rateio da renda se tornará ilegal.

'Isso já acontece em times menores há muito tempo', explica o advogado Bruno Castro, especialista em causas trabalhistas envolvendo clubes e atletas de futebol. 'Eles assinam a carteira com um salário mínimo e os jogadores ganham em cima do ‘bicho’. A vantagem, portanto, é jogar contra times grandes', detalha. Nesse caso, além dos 5% da renda que devem ser pagos ao INSS no borderô, o clube ainda terá que descontar o imposto sobre o que cada jogador receber, o que nem sempre ocorre.

O modelo correto de pagamento por produtividade, segundo Bruno Castro, tem regras definidas. 'Os jogadores ganham o piso salarial e, numa final, por exemplo, o clube paga um valor a mais, só que a título de prêmio e não como salário. E, sobre essa quantia, incidem os encargos', explica o advogado. Para Bruno Castro, o lado bom é que os dirigentes cruzmaltinos estão sendo verdadeiros com o elenco. 'Podemos dividir alegrias e tristezas', diz o presidente da Tuna Luso, Fabiano Bastos.

Contas - O dirigente tunante assegura: a divisão igualitária das rendas não é um plano usado somente para classificar o time à fase principal. 'Isso vai funcionar pelo menos até o fim do Parazão. Se der certo, vai mudar a história do futebol paraense. Porque, nesse time, ninguém vai ganhar mais do que o colega. E, se a Tuna arrecadar R$ 200 mil, o valor será todo dividido entre o elenco e a comissão técnica. Serão tiradas apenas as despesas e os encargos', promete Fabiano Bastos.

'Bicho' pode ser salvação do elenco
Com o rateio das arrecadações, os jogadores não correm o risco de ficar sem salários. Por outro lado, se as rendas não pagarem os custos da partida, o que é comum nos jogos entre dois times pequenos, o elenco dependerá do famoso 'bicho' para receber ao menos alguns trocados. 'É melhor do que ganhar esses R$ 500 em Santa Rosa, Izabelense e Ananindeua, sem participação na renda dos jogos. Alguns times nem pagam direito', avalia o treinador Carlos Lucena.
Para os jogadores, o rateio soa estranho, mas é a única opção de se manter em atividade e num clube de tradição. 'Joguei no sub-20 do Paysandu, mas não fui aproveitado. No início, fiquei meio de lado. Mas se o cara pensar só nisso, não vai jogar em lugar nenhum. Quando estamos começando, temo que acreditar no que aparecer', diz o volante Alan Kardec, de 21 anos, que passou na peneirada da Tuna e vai defender o time no torneio de acesso à fase principal do Parazão 2010.
Alan Kardec garante que, apesar da insegurança salarial, essa forma de acordo com o clube motiva os jogadores a buscarem a classificação a todo custo.

Até porque é somente na fase principal, jogando contra Remo e Paysandu, que terão a chance de receber salários mais altos. 'Já venho treinando no time titular, agora é só manter o ritmo. Quero primeiro começar a mostrar meu futebol para depois pensar em acordo com o clube e em salários', comenta o jogador.

Como funcionará
1. Os 25 jogadores assinarão contrato para disputar a primeira e, caso o time se classifique, a segunda fase do Campeonato Paraense 2010. No contrato dos atletas, constará um salário de apenas R$ 500.
2. O clube, porém, pagará aos atletas somente o que for arrecadado nas bilheterias. Ao final do jogo, serão descontados os impostos e o valor restante será dividido entre os jogadores e membros da comissão técnica.
3. Para receber o dinheiro, os jogadores devem ser relacionados. Quem não for escalado nem para o banco de reservas não levará nada. Isso, segundo Lucena, forçará os jogadores a buscarem sempre um lugar no time principal.
4. Dessa forma, se forem arrecadados R$ 25 mil nas bilheterias, serão descontados os encargos sociais e os custos do jogo. O que sobrar será rateado. Por lei, o clube deverá pagar, também, os impostos sobre o que cada jogador receber.

Benefícios desse tipo de administração
1. O clube não promete salários altos. Os jogadores só ganham quantias significativas se avançarem na competição e disputarem jogos decisivos com os gigantes Remo e Paysandu, recordistas de público e renda.
2. Ao menos em tese, os jogadores se dedicarão mais ao time. Pois, se deslizarem e ficarem de fora da relação, não ganharão nada. Ou melhor, até ganharão, mas só o que os abnegados do clube oferecerem.

Perigos da divisão de renda
1. Caso não cumpra todas as obrigações trabalhistas, o clube pode responder vários processos na justiça ao longo do campeonato e depois da competição. Dessa forma, acabaria tendo despesas.
2. Somente jogadores em início ou final de carreira aceitariam essas condições de trabalho. Tanto é que o elenco tunante é formado praticamente apenas por jogadores recém-saídos das categorias de base ou desprezados por Remo e Paysandu.
3. Com a baixa média de público na primeira fase do Parazão, a Tuna Luso corre o risco de enfrentar uma debandada antes da fase principal. A arrecadação seria baixa demais e, consequentemente, sobraria pouco para dividir.
4. Não ficou claro como o clube procederá com os jogadores lesionados que, portanto, não serão relacionados nas partidas. Por lei, o clube deve arcar com todos os custos de tratamento.

fonte: Amazônia Jornal - Edição 08/11/2009

Conheça Santarém e a torcida do São Raimundo, campeão da Série D do Brasileirão 2009


Fomos informados que está previsto um amistoso de futebol entre Clube do Remo e Tuna Luso na próxima semana. O presidente da Tuna, Fabiano Bastos, informou que falta apenas confirmar o dia do jogo que está entre quinta-feira ou domingo, no Baenão. As cotas de cada um time será 30% ou 40% pra Tuna e o restante do Clube do Remo.

Achamos que será um bom teste para os dois times, principalmente para o novo time da Tuna. Parece que o jogador Giovani está em Belém e segundo o presidente Fabiano a idéia é falar com ele para que jogue meio tempo por cada time durante o amistoso e assim chamar a atenção do público e da imprensa.

Por enquanto a Tuna já tem confirmado os seguintes jogadores: Sergio, João Luiz, Jobson, Marquinho Belém, Preto Barcarena, Paulinho, Cleber (goleiro), Cassiá, além de outros jogadores que chegaram do Maranhão e dos sub-20 do clube. Falta confirmar a vinda dos jogadores Fabinho, Velber, Wilson e Paulo de Tarso.

Assim que tivermos novidades voltaremos a informar.

sábado, 7 de novembro de 2009

Lusa apresenta Jóbson, de volta após 15 anos, e João Luís, ex-Paraná Clube


O meia Jóbson, enfim, se apresentou à Tuna. Ontem, pela manhã, o jogador treinou com o elenco cruzmaltino no Souza, sob o comando do técnico Carlos Lucena. Além do meio-campista, o volante João Luís, também revelado pelo clube, voltou ao time. O zagueiro Preto Barcarena e os laterais Marquinhos Belém e Paulinho também constam nos planos da Lusa, que terá um elenco formado por pelo menos 25 jogadores para disputar a primeira fase do Campeonato Paraense, que começa no próximo dia 22.
Jóbson, hoje com 35 anos, foi revelado pela Tuna em 1992. O jogador não vestia o uniforme cruzmaltino desde 1994, quando foi para o Paraná. Outro jogador repatriado foi o volante João Luís, que deixou o time da Vila Olímpica para defender o Papão. Com dificuldades financeiras, a Tuna Luso não deve contratar mais jogadores. 'Não haverá mais contratações. Vamos ver o que falta e pinçar da base', garantiu Lucena no início da semana. Do time sub-20, foram promovidos os meias Elton e Pelezinho, além dos laterais Léo e Édipo.

fonte: Amazônia Jornal - Edição 07/11/2009

terça-feira, 3 de novembro de 2009

INDIQUE O ATLETA DO ANO ! Remo2016


por: Carlos Martins

Quem já indicou, parabéns!
Quem ainda não indicou o melhor atleta do remo acesse http://www.remo2016.com.br/

Juntos poderemos transformar o remo em paixão nacional e num orgulho para o Brasil.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

TUNA LUSO EM JUNDIAÍ-SP


Publicamos abaixo a foto enviada pelo amigo GUILHERME GALDINO GOMES, morador da cidade de Jundiaí-SP, ao lado de seu pequeno e amado filho EDUARDO. Ambos apresentam com orgulho as camisas da Tuna Luso, tipo regata, que receberam em mãos, especialmente ofertadas pelo técnico "Lindão" e enviadas pelo editor deste blog, via mala postal.
Ao Guilherme, seu filho Eduardo e demais familiares, o nosso agradecimento pela escolha e consideração.
Desejamos muita sorte e saúde para todos em Jundiaí.
Saudações cruzmaltinas!

domingo, 1 de novembro de 2009

SÃO RAIMUNDO É CAMPEÃO DA SÉRIE-D DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 2009



Num jogo emocionante neste domingo, 1º de novembro, a equipe santarena do São Raimundo venceu o Macaé por 2 a 1 no estádio Barbalhão lotado. Cerca de 17 mil torcedores foram assistir a decisão da Série D do Campeonato Brasileiro.
O São Raimundo é o campeão da 1ª edição da Série D, 4ª divisão do Campeonato Brasileiro de futebol.
Na partida de ida, em Volta Redonda, o placar foi 3 a 2 para o Macaé. O São Raimundo ficou com o título por ter marcado mais gols fora de casa do que o adversário.
Jogando no Colosso do Tapajós, com mais de 17.000 torcedores presentes, o São Raimundo fez uma partida dramática. O primeiro tempo terminou empatado em 0 x 0. Aos 16 minutos do segundo tempo, Léo Santos cabeceou para abrir o placar e deixar o Macaé na frente, aumentando sua vantagem na final.
O destino reservou para o São Raimundo a surpresa que viria em seguida. Em três minutos o time paraense virou o jogo.
Aos 27, Michel empatou a partida e, aos 30, Rafael Oliveira decretou a vitória para a alegria da torcida do "Pantera Negra" presente ao estádio Colosso dos Tapajós.
O São Raimundo também conhecido como Pantera Negra é treinado por Lúcio Santarém ( foto ) ex-atacante da Tuna Luso e que já dirigiu o São Raimundo durante o Parazão. Ele assumiu o comando da equipe no dia 26 de agosto, depois que Valter Lima foi demitido. Um dos destaques do time é o meia Luis Carlos Trindade, 39 anos e que já passou pelo Paraná, Remo e Paysandu.A Série D foi criada em 2008 pela CBF. A sua 1ª edição, disputada nesta temporada, contou com 39 clubes. Para 2010, os participantes serão definidos através dos campeonatos estaduais. São Raimundo, Macaé, Alecrim-RN e Chapecoense-SC foram os semifinalistas da Série D e, assim, garantiram o acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro de 2010.
Este é o primeiro título de expressão do São Raimundo. Comandado pelo técnico Lúcio Santarém, a equipe paraense foi regular ao longo de toda a competição, somando oito vitórias, quatro empates e outras quatro derrotas.
Após a partida uma carreta percorreu as principais ruas de Santarém. A festa que começou ainda no Estádio Barbalhão não tem hora para acabar.
CLUBES PARAENSES CAMPEÕES DE TÍTULOS NACIONAIS:

TUNA LUSO BRASILEIRA: 1985 (SÉRIE B) / 1992 (SÉRIE C)
PAYSANDU SPORT CLUBE: 1991 (SÉRIE B) / 2001 (SÉRIE B) / 2002 (COPA DOS CAMPEÕES)
CLUBE DO REMO: 2005 (SÉRIE C)
SÃO RAIMUNDO: 2009 (SÉRIE D)
Ficha Técnica
São Raimundo 2 x 1 Macaé
Local: Estádio Colosso do Tapajós, em Santarém-PA
Árbitro: João Alberto Gomes Duarte-RN
Cartões Amarelos: Steve (Macaé)
Gols: Michel aos 27’/2T e Rafael Oliveira aos 30’/2T (São Raimundo); Léo Santos 16’/2T (Macaé)
Renda: R$297.765,00
Público Pagante: 15.779/1.813 credenciados/ Total: 17.592
São Raimundo: Labilá; Ceará (Sidivan), Preto Marabá, Filho e João Pedro; Marcelo Pitbull, Beto, Luís Carlos Trindade (Elcio) e Michel; Rafael Oliveira (Amaral) e Déo Curuçá. Técnico: Lúcio Santarém
Macaé: Lugão; Willian, André, Otávio e Vanderson (Jonatan); Gedeil, Anderson, Leo Santos (Tchô) e Wallacer; Bruno Luís e André Gomes (Steve). Técnico: Toninho Andrade

SÃO RAIMUNDO DE SANTARÉM É O CAMPEÃO BRASILEIRO DA SÉRIE D 2009