segunda-feira, 20 de julho de 2009

FELIZ DIA DO AMIGO!!!


No dia 20 de julho comemora-se o dia do amigo, uma pessoa que não tem laços consanguíneos, mas que é tão dedicado e prestativo quanto às pessoas da família.
A ideia de criação da data surgiu do dentista e professor argentino Enrique Ernesto Febbraro, pois o mesmo analisava que a partir da chegada do homem à lua, o mundo não teria mais fronteiras, deixando de existir as barreiras nos relacionamentos entre as nações, independente da raça, da ideologia ou da religião.
A amizade é conceituada como “sentimento de afeição recíproca, de simpatia e solidariedade, de perfeito entendimento entre grupos de pessoas. É um relacionamento social que gera concordância de sentimentos, posição de respeito ao outro, mesmo tendo opiniões diferentes.”
Na data, Enrique promoveu uma grande festa na capital Argentina, dedicando-a aos amigos. O evento foi um sucesso e a comemoração passou a ser adotada por outras pessoas, se difundindo por todo o mundo. A oficialização da data aconteceu com o decreto nº 235/79.
Em razão da comemoração e criação da data, Enrique Febbraro foi homenageado, recebendo duas indicações ao prêmio Nobel da Paz.
O Brasil adotou a data rapidamente, pois a população de nosso país é acolhedora, simpática e calorosa. Faz parte do perfil do povo brasileiro ser hospitaleiro e fazer muitas amizades.
Mas ser amigo não é somente conhecer e conviver à distância. A verdadeira amizade requer muito mais dessa relação.
Amigo é aquele que estende a mão quando precisamos, que faz críticas construtivas para que possamos crescer enquanto pessoas, que sofre com nossas angústias e com nossos problemas, mas está sempre do lado, dando forças e incentivando-nos a lutar, a não desistir dos nossos sonhos.
Durante a vida, podemos encontrar vários tipos de amigos, amigos para rir, amigos para desabafar, amigos para viajar, amigos para sonhar. Mas também existem aqueles que vêm com as brincadeiras: amigo secreto, no natal; amigolat, na páscoa; ou simplesmente amigo, no dia do amigo.
Precisamos ter cuidado mesmo com os chamados amigo “da onça”, aqueles que se fazem de amigos, mas que não o são, enganando os outros com sentimentos falsos, inveja e intriga. Esse “personagem foi criado pelo cartunista pernambucano Péricles de Andrade Maranhão, em 1943”, colocando seus companheiros em embaraçosas situações.
Por Jussara de Barros

Graduada em PedagogiaEquipe Brasil Escola

MASTER ACADEMIA NA TUNA LUSO A PARTIR DE AGOSTO, AGUARDEM!



AGUARDEM, DIA 09/08, DOMINGO, COQUETEL DE LANÇAMENTO DA “MASTER ACADEMIA” QUE SERÁ INAUGURADA NO CASTELINHO DA TUNA. TEREMOS TRIO ELÉTRICO E VÁRIAS OUTRAS ATRAÇÕES. VENHA E PARTICIPE!

Maiores Informações:
Secretaria do clube ou pelos telefones
3219-2805
3032-0474
8130-6838
Falar com Alessandra Lima
Funcionamento de 2ª a 6ª das 08h às 18h / sábado das 08h às 16h / domingo das 09h às 15h.

Master Academia!

Malhar é Saúde!!!

Contatos:

Conj. Pedro Teixeira I, Rua 2, Nº3 - Altos
Fones:
3288-3105
9158-3856
9971-9713

domingo, 19 de julho de 2009

Baianos ficam ricos com a Timemania












Grupo de 21 apostadores vai dividir maior prêmio da modalidade: R$ 9,9 milhões

A sorte sorriu para um grupo de 21 apostadores da cidade baiana de Brumado. Eles acertaram a faixa principal do concurso 69 da Timemania, e vão dividir a bolada de R$ 9,9 milhões, o maior prêmio já pago na modalidade. O recorde anterior era de R$ 7,8 milhões, também pago a um apostador baiano, de Salvador. Os sortudos já compareceram a uma agência da Caixa Econômica Federal para receber o dinheiro.

Além da faixa principal, os 21 apostadores acertaram também seis prêmios da faixa secundária, abocanhando mais R$ 97,2 mil. Isso aconteceu porque o grupo fez várias combinações possíveis com 11 dezenas. No total, eles levaram R$10.049.329,71. Deste montante, R$ 7,4 milhões foram investidos na poupança.
Os números sorteados foram: 05 – 38 - 42 – 52 – 55 - 57 – 59, e o time do coração foi o TUNA LUSO, do Pará.

Como apostar na Timemania

Na Timemania, o apostador tem quase o dobro de chances de acertar com uma aposta simples do que na Mega-Sena (Timemania 1: 26 milhões X Mega-Sena 1: 50 milhões). Outra facilidade é que em cada bilhete da loteria o apostador marca dez números, além de escolher o time do coração, e pode ganhar prêmios nas faixas de três a sete acertos. O valor da aposta simples custa R$ 2. As apostas podem ser feitas até uma hora antes do sorteio.

fonte: Edição de Qui, 25 de Junho de 2009

Ranking Atual dos Times (Confira a colocação do seu time na Timemania)
72º TUNA LUSO-PA 3.098 0,41%
Ranking Final da Timemania de 2008 (Confira a colocação do seu time na Timemania)
70º Tuna Luso-PA 269.032 0,48%

sábado, 18 de julho de 2009

SÓCIO TORCEDOR DA TUNA LUSO












Venha fazer parte do quadro social da Tuna Luso Brasileira e seja um sócio torcedor. É a forma mais rápida e fácil de ajudar o seu clube e ao mesmo tempo poder aproveitar toda a estrutura que a Tuna Luso oferece.


O tradicional clube Luso-Brasileiro é composto de diversos ambientes contando com privilegiada localização, amplo estacionamento, vasta área social, boite refrigerada, salões de festa, restaurantes, parque aquático infantil, 3 piscinas, saunas masculina e feminina, quadra de tenis, 2 quadras de volei de praia, campo de futebol social, churrasqueira, hidroginástica, escolhinhas de natação, judô, futsal, futebol de campo, remo olímpico e em agosto será inaugurada a academia no castelinho da Tuna. Não perca tempo e venha logo ser um sócio torcedor.


Documentos necessários:
1) comparecer a secretaria do clube portando cópia da certidão de nascimento ou casamento;
2) trazer comprovante de residência;
3) trazer 2 fotos atuais 3X4;
4) pagar taxa única de R$10,00 pela carteirinha de acesso ao clube;
5) pagar mensalidade de R$50,00.










Após cumprir essas poucas exigências, você e sua família (ver limitações e regulamento) estarão aptos e poderã usar todas as instalações do clube de vossos corações.
Aproveitem a oportunidade que a diretoria do clube está dando aos colaboradores da ATAT e da MUC para se tonarem sócio-tocedor e de quebra ainda ajudar a Tuna Luso. Se você não faz parte da ATAT ou da MUC passe lá para saber outras variações e detalhes do plano

.








Para maiores informações procure a secretaria do Clube de segunda a sexta no horário comercial e nos sábados e domingos pela parte da manhã.

Contatos
Endereço: Av. Almirante Barroso 4110
Telefone: 091 32192805

domingo, 12 de julho de 2009

Sub-15 da Tuna Luso é Campeão Paraense de 2009.


Os garotos do futebol sub-15 da Tuna Luso Brasileira, sob o comando do treinador Ronaldo Arruda, venceram na manhã desse domingo, 12/07, em pleno Baenão, o Clube do Remo. O jogo terminou empatado no tempo normal e foi decidido em cobranças de penalty.
O torcedor Rafael, que esteve no Baenão, deixou suas palavras de agradecimento a esse time que nos deu muitas alegrias.
Ele se lembrou do que aconteceu com a Tuna no ano passado, nesse mesmo local e jogando contra o mesmo adversário quando a Lusa foi garfada na frente de todos que estavam presentes. Deram 10 minutos de acréscimo no jogo até que eles conseguissem o resultado favorável.
Rafael agradece a DEUS por ter nos dado esse titulo. Foi um jogo dificil e decidido nos penaltys "mais sofrido ainda"!!! ÉÉÉÉÉ CAMPEÃÃÃOOOO !!!

O torcedor Julio, que também esteve no Baenão torcendo pela Tuna, diz que só viu 2 jogos dessa trajetoria do título e chegou a ficar desesperado durante o jogo pois a Tuna saiu em desvantagem, perdeu um penalty no decorrer do jogo realizando apenas uma partida razoável, mas o gol de empate acabou saindo e a Tuna conseguiu mais esse titulo no sub-15.

Na opinião de Ismar, ex-diretor de futebol da Tuna no ano passado, o que lhe deu mais alegria foi ver que vários diretores da Tuna estavam apoiando a garotado e isto refletiu no resultado final do jogo. A Tuna teve um penalty não convertido a seu favor durante o jogo mas o gol acabou saindo numa jogada faltosa. Ismar diz que a força de muitos acabou funcionado também nos bastidores pois futebol se faz com união dentro e fora de campo. O maior exemplo disso foi no ano passado, quando tinhamos uma excelente equipe mas acabamos sendo roubados dentro desse mesmo local e jogando contra o mesmo adversário. "Hoje eles provaram do mesmo veneno e até tentaram agredir a arbitragem", disparou Ismar. "A vitória foi em dobro para mim. Valeu sub-15!", vibrou Ismar.
"Tem mais, a torcida da Tuna Luso era bem maior do que a deles hoje!". "Parabéns a todos, estou muito feliz", finalizou Ismar.

sábado, 11 de julho de 2009

Saúde ao nosso amigo Ribamar


Gostariamos de informar aos nossos atletas, amigos e colaboradores da Tuna Luso, que o estimado desportista e membro da comissão técnica da Tuna, Sr. Ribamar, mais conhecido no meio náutico como "Amaral", foi internado semana passada no hospital Ofir Loyola, em Belém, para realização de exames clínicos.
Convocamos a todos para fazermos juntos uma corrente de oração e pedir a Deus que preserve a saúde de nosso amigo Ribamar e assim termos sua companhia e sabedoria por muitas regatas que virão.
Ao seu Ribamar o nosso carinho e desejo de melhoras.



sexta-feira, 10 de julho de 2009

Fotos do FutSal da Tuna Luso em competições nacionais


FOTOS TIRADAS NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2008, QUANDO ISMAR AINDA ERA O DIRETOR DE FUTSAL E DE FUTEBOL DE CAMPO DA TUNA LUSO.
A PRIMEIRA FASE FOI REALIZADA EM PALMAS-TO, NO QUAL A TUNA LUSO FOI A CAMPEÃ DA REGIÃO NORTE.
A SEGUNDA FASE FOI NACIONAL E REALIZADA EM ARACAJU-SE. A TUNA FICOU ENTRE AS 6 (SEIS) MELHORES EQUIPES DO BRASIL.
Ismar Araujo ao lado do troféu da Copa do Centenário do Capeonato Paraense, promoção da FPF, que foi
vencido pela Tuna Luso em 2008.

Tuna Luso em Palmas


]








Tuna Luso em Palmas











Campeão da fase clssificatória do norte em palmas











Tuna em Aracaju fase final do Brasileiro









fonte: Ismar Araujo

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Um pouco da história de dois grandes atletas brasileiros

Guilherme Augusto do Eirado Silva "Buck"

Introdução
Guilherme Augusto do Eirado Silva, mais conhecido como Buck, foi um grande ídolo do
Remo do Flamengo. Remador raçudo, sobressaiu-se como técnico, elevando o Flamengo com as inesquecíveis vitórias que tornaram o rubro-negro o maior campeão de remo do Brasil. De 1962 a 1996 venceu 30 campeonatos cariocas
e nove títulos do Troféu Brasil. A era de glórias do remo rubro-negro começou em 1962, com Buck assumindo o comando técnico da sede náutica e garantindo muitas vitórias estaduais e nacionais para o Flamengo. Para a seleção brasileira conquistou cinco medalhas de ouro em Pan-americanos além de ter participado de sete olimpíadas. Deixou seu nome eternizado na história do Flamengo.
Buck, como treinador da Seleção Brasileira, dirigiu a equipe nacional em 10 Pan-Americanos, 7 Olimpíadas e em 17 Mundiais. Faleceu em
30 de outubro de 1996 aos 69 anos, vítima de um enfarte fulminante. Em 2002 foi homenageado, seu nome foi dado a ciclovia da orla do bairro da Lagoa. O C.R. No dia 30 de outubro próximo o Flamengo completará 13 anos sem Guilherme Augusto do Eirado Silva (o Buck). A data de 30 de outubro de 2008, é lembrada com muita saudade e tristeza para os que conviveram com ele.

fonte: "http://www.flamengo.com.br/flapedia/Guilherme_Augusto_do_Eirado_Silva"

Maria Lenk
Maria Emma Hulga Lenk Zigler (São Paulo, 15 de janeiro de 1915Rio de Janeiro, 16 de abril de 2007) foi uma nadadora brasileira.

Biografia
Aos dezessete anos, foi a primeira mulher
sul-americana a competir em Olimpíadas, nos Jogos de Los Angeles, em 1932. Nos Jogos seguintes, realizados em Berlim, em 1936, estava de volta, desta vez acompanhada por mais três nadadoras. No ano de 1939, durante a preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, quebrou dois recordes mundiais individuais, nos 200m e 400m peito, a primeira e única brasileira a fazê-lo. Os planos para os Jogos de 1940 tiveram de ser interrompidos por ocasião da Segunda Guerra Mundial.
Em
1942 ajudou a fundar a Escola Nacional de Educação Física da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro. Era também membro vitalício da Sociedade Americana de Técnicos de Natação [1]. Ainda hoje detém diversos recordes mundiais de masters, entrando para o Hall da Fama da Federação Internacional de Natação (FINA) em 1988, quando foi homenageada com o Top Ten da entidade máxima do esporte por ser um dos dez melhores nadadores master do mundo.
Em
2003, após três anos de pesquisas, lançou o livro Longevidade e Esporte, que mostra os benefícios trazidos pela prática de esportes. Até os últimos dias de vida nadava cerca de 1.500m / dia.

Em 13 de janeiro de 2007, a prefeitura do Rio de Janeiro publicou decreto do executivo municipal dando o nome de Maria Lenk para o Parque Aquático do Jogos Pan-americanos de 2007.
Maria Lenk faleceu aos 92 anos de idade, por
parada cardiorrespiratória, após exercitar-se na piscina do Clube de Regatas Flamengo.


Parque Aquático Maria Lenk - O parque aquático recebeu as provas de natação, saltos ornamentais e nado sincronizado dos Jogos Pan-americanos de 2007

Nota do editor do blog:
Poucos sabem mas o atual parque aquático de propriedade da Tuna Luso Brasileira, localizado em sua sede social de Belém do Pará, tem o nome de Maria Lenk e foi inaugurado ainda na década de 60 com a presença da saudosa atleta.

Lusa é soberana: líder desde a primeira regata


Mal das pernas, porém, boa com os braços. A Tuna Luso Brasileira não vive fase boa no futebol, mas no Campeonato Paraense de Remo a hegemonia é grande sobre os rivais Clube do Remo e Paysandu. Na manhã do último domingo (28), a “Cruz de Malta” reinou soberana nas águas da Baía do Guajará, durante a terceira regata da competição. Agora, a Lusa está perto de conquistar mais um título na modalidade.Das 11 provas que disputou, a “Águia Guerreira” ganhou cinco, contra quatro do Leão e apenas dois do Papão. Agora, a classificação do Parazão de Remo apresenta os tunantes na dianteira com 15 primeiros lugares. Os bicolores – tetracampeões da regata –, aparecem logo atrás com nove provas, enquanto que os remistas precisam se recuperar, já que cruzaram a linha de chegada em primeiro apenas sete vezes.A prova Oito Gigante Sênior foi marcada pelo duelo Re-Pa. O Leão investiu em três remadores de fora do Estado e venceu. As duas regatas que faltam para o fim do campeonato serão apenas no segundo semestre.

fonte: Diário do Pará - Bola Edição de Terça-feira, 30/06/2009

Fabiano Bastos sonha com dias melhores para a Tuna


Já faz tempo que a Tuna Luso Brasileira não anda mais ostentando a alcunha de “Elite do Norte”. Desde 1992, a “Águia Guerreira” não adicionou mais nenhum grande título à sua coleção de troféus. Mas a nova diretoria do clube, que tem como presidente o advogado Fabiano Bastos, de 51 anos, promete levar a Lusa ao caminho das vitórias e conquistas. Para isso, o primeiro passo seria a organização da agremiação.A Tuna Luso foi fundada em 1º de janeiro de 1903 por 21 portugueses que migraram para Belém. Em 1937, a Lusa conquistou o seu primeiro campeonato de forma invicta. O grande momento da história do clube centenário foi na década de 1980. Foram conquistados dois estaduais (1938 e 1988) e uma Segunda Divisão, em 1985. Em 1992 veio outro grande título nacional, o Campeonato Brasileiro da Série C. Já em 2008, a Águia sagrou-se campeã da Copa do Centenário, promovida pela Federação Paraense de Futebol (FPF), em comemoração aos 100 anos de disputa do Parazão. Em 2009, a Cruz de Malta não esteve entre as oito equipes que disputaram o Campeonato Paraense. Mas para 2010 a realidade deverá ser outra. O grupo que disputará o Torneio Seletivo será apresentado em agosto, e terá como base os atletas formados no clube. Deverão chegar ainda jogadores de São Luís (MA), Altamira e Tucuruí. Dois treinadores estão sendo sondados: Samuel Cândido e Charles Guerreiro. China, atual técnico do sub-20, também poderá comandar a equipe.A folha salarial do grupo não deve passar dos R$ 50 mil. O primeiro amistoso da Tuna já está marcado para o dia 2 de agosto, contra o Racing, da Martinica, país de colônia francesa. “A Tuna está como está por administrações passadas. A partir de agora não vamos dar um passo maior que as pernas. Não vamos formar um supertime, mas queremos um grupo dentro da nossa realidade e que seja bastante competitivo”, declarou o presidente Fabiano Bastos.

Dificuldades: Lusa procura a salvação
Diferente do Clube do Remo, que teve parte do seu patrimônio vendido para sanar dívidas, a Tuna Luso não quer seguir o mesmo rumo. O valor patrimonial do clube está em cerca de R$ 30 milhões, mas o que não significa que essa seja a saída para que a Lusa encontre o fim da crise em que se encontra. A ordem é aglutinar colaboradores, conquistar credibilidade e investir na “mina de ouro” de qualquer clube de futebol: as categorias de base.A dívida total da Tuna, segundo mandatário máximo do clube, Fabiano Bastos, chega a quase R$ 1,5 milhão, que incluem dívidas trabalhistas, INSS e FGTS. Existem cerca de 100 processos contra a Águia no Tribunal Regional do Trabalho. Desde o início do ano já foram pagos R$ 200 mil de dívidas e eliminados 18 processos. Esse dinheiro vem da escola de futebol da Águia - que em abril chegou a arrecadar R$ 30 mil -, colaboradores, aluguéis de espaço e mais de 500 associados da entidade.A agremiação cruzmaltina também conduz programações sociais para fazer caixa, como o “Festival da Gó” que ocorre neste domingo com animação eletrônica a sócios e não-associados, diz Alessandra Lima, responsável pelo setor de eventos. Ela anuncia para agosto a inauguração de uma academia de ginástica local. Antes, em julho, estão agendadas diversas realizações festivas.

Uerê, formado nas categorias de base da Tuna Luso
REVELAÇÕES
Outra forma de levantar o futebol alviverde são com as divisões de base. A Tuna é conhecida por revelar craques para o futebol local, nacional e internacional, como Sandro Goiano, Vélber, Jóbson e Giovanni, que virou ídolo no Santos. O último grande valor a sair do Francisco Vasques foi o garoto Uerê, de 14 anos, que foi para o Fluminense (RJ) e hoje está convocado para a seleção brasileira sub-15. O empresário Flávio Goiano, que já atuou com o manto do clube, o levou prometendo uma compensação que ainda não veio.As divisões de base do clube luso são formadas por quatro categorias: sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20. Há 12 anos tem na coordenação uma mulher, Maria Ferreira, que destaca a força da base do clube do Souza. “Aqui temos acompanhamento de psicólogo, alimentação e ajuda de custo. Não perdemos em nada para as divisões de base de Remo e Paysandu”, exaltou Maria.
Maria Ferreira (esq.) ao lado da colaboradora Mara Ligia, da ATAT.
fonte: Diário do Pará - Edição de Domingo, 28/06/2009

Abel, amor à bola acima da rivalidade

'Xerife' - Zagueiro de rara habilidade brilhou sem salário nos três grandes times do Pará
O ex-zagueiro Abel é um dos poucos jogadores do futebol paraense campeão estadual pelos três grandes da capital. Em 1960 ele venceu o Parazão pelo Remo, clube que o revelou, pelo Paysandu foi tri de 65 a 67, e na Tuna ele conquistou o título de 70, num time recheado de garotos e que tinha Marinho, Acari, Fefeu, Mesquita, Leônidas, entre outros. Mas, foi na Curuzu que ele teve seu melhor momento, tanto que é muito mais lembrado com a camisa alvi-azul do que com as outras.
E não é para menos. Os anos 1960 no Pará foram do Papão. Foram sete títulos em dez anos. Isso sem falar na mítica vitória de 3 a 0 sobre o Peñarol, na época campeão do mundo. 'O Paysandu tinha uma equipe que misturava força e qualidade técnica, o que era o nosso diferencial', lembra Abel.
Acreano de Xapuri - como o jornalista Armando Nogueira e o médico Adib Jatene -, Abel veio para Belém aos dez anos, para estudar. De família toda remista, ele acabou fazendo mais sucesso no maior rival. A travessia da grande promessa foi tumultuada. 'Mesmo na época, era pior que ofender a mãe. A rivalidade era terrível'.
Curiosamente, Abel nunca foi jogador profissional. No Baenão, na Curuzu e no Souza ele nunca recebeu salário. Concursado desde jovem do Banco do Brasil, ele recebia pelo banco público. Nos clubes ficava só com as premiações. 'Mas, na maioria das vezes eu dava os bichos para os jogadores. Tinha meu salário', explica.
Com 1,70m e de compleição frágil, ele fez da agilidade sua maior marca como zagueiro, mesmo contra adversários bem mais fortes fisicamente. 'Eu era rápido e sabia me antecipar. O Alcino, por exemplo, não tinha muita habilidade e não subia uma ‘gillette’. Quando pensava em cabecear eu já tinha me antecipado', lembra. Hoje aposentado, Abel lembra com carinho dos bons momentos de sua carreira de jogador.

REMO
Estudava no Colégio Nazaré e, um domingo, eu e meus amigos fomos treinar no Paysandu. Não conhecia ninguém lá e depois voltei para casa. Meu irmão, que jogou no Remo, soube disso e não gostou nada. Ele ligou para o Evandro Almeida (ex-zagueiro que na época era treinador da base e que depois deu nome ao estádio do Baenão) avisando que me levaria lá. Me apresentei, treinei e no segundo tempo do treino já estava no time de cima. Desde então nunca mais fui reserva em minha carreira. Nessa época comecei na lateral-direita e depois fui para esquerda. Cheguei a jogar como volante e depois fui para a zaga.

TRAVESSIA
Mesmo na época, era pior que ofender a mãe. A rivalidade era terrível. Eu trabalhava no Banco do Brasil e sempre falava com o Nabor Silva, que era do Paysandu. Ele falava quase diariamente comigo e sempre me convidava. Dizia que um dia iria. Mas, um dia tive um entrevero com o amigo Oswaldo Trindade e me aborreci. Disse que sairia do Remo e ninguém acreditou. Aceitei o convite do Paysandu e fiz uma carta para o Conselho Deliberativo do Remo. O seu Nabor mal acreditou e na hora mandou levar o documento para eu assinar. No dia seguinte a 'Folha do Norte' estampou 'Abel do Remo vai para o Paysandu'. Uma semana depois estreei num Re-Pa. Era uma quarta-feira à tarde e o Paysandu venceu por 3 a 0, e eu fui eleito o craque do jogo.

PAYSANDU
Fui para a Curuzu numa época em que o Paysandu tinha uma excelente equipe. Venceu sete campeonatos na década de 60. Na época, o Oberdan e o Tito, ambos vindos do Fluminense-RJ, não se falavam. Poucas pessoas sabem disso. Isso atrapalhava o time. Num treino nós nos reunimos no meio do gramado e demos um ultimato a eles. Ou se acertavam ou um dos dois sairia. Foi um santo remédio. Ganhávamos com folga, mesmo Remo e Tuna tendo times muito bons também. Era um grupo unido, as pessoas eram diferentes, mas era um time e tanto. O Paysandu tinha uma equipe que misturava força e qualidade técnica, o que era o nosso diferencial.

BASE
Ércio, Edilson, Nivaldo, muitos jogadores subiram do juvenil, que também foi várias vezes campeão na época, continuo achando que essa ainda é a saída para os times paraenses. O Remo erra demais ao contratar até dez jogadores para uma competição. Tem que manter uma base local. Por incrível que pareça, o Remo tem a chance nesse momento de fazer um bom trabalho para o futuro. Esse é o caminho. Se depois notar que ainda faltam peças, aí sim vai buscar algum jogador, de preferência com um pouco mais de experiência. A base da equipe do Águia é um exemplo. O time deles é composto por dispensas de Paysandu e Remo.

TUNA LUSO
A Tuna sempre teve um time muito bom. Quando estava no Paysandu eles tinham uma linha ofensiva com Juvenil, China, Stanislaw, Teixeirinha e Daniel, que era fantástica. Mas a Tuna sempre teve a filosofia de vender seus jogadores. Só quem não saiu foi o China, que era um craque. Ele inventou a 'folha seca' dez anos antes do Didi. Em 1970 a diretoria levou o Aloísio Brasil, que era um treinador que sabia trabalhar com jovens valores. Ele pegou os que ficaram e juntou com a base. Tinha Marinho, Mesquita, Acari, Fefeu, Leônidas, jogadores muito bons e os colocou no time. A média de idade era de 21 anos. A equipe corria 90 minutos, marcava muito e sabia jogar com a bola. A maioria dos jogos foi vencida nos minutos finais, porque a garotada corria demais. Vencemos o campeonato com duas vitórias sobre o Paysandu, a segunda na Curuzu.

PEÑAROL
Em 1965, o Peñarol era campeão mundial e vinha de uma excursão pelo Brasil e vencia a todo mundo. Até que chegou aqui em Belém. O jogo foi às 15h30, num sol escaldante. O Peñarol tinha oito jogadores da seleção uruguaia. Lá fomos nós para o jogo. Eles eram realmente muito bons, mas era o nosso dia. Fizemos 3 a 0 e eles não se conformaram. Pediram a revanche. Dois dias depois o Paysandu voltou a campo com o Nascimento, da Tuna, como centroavante. Nem era um combinado. O jogo foi 1 a 1. A repercussão foi tanta que após o primeiro jogo até jornalistas do Sul e Sudeste vieram fazer a cobertura da segunda partida.

TÉCNICO
Tive a felicidade de ter o seu Evandro (Almeida) como primeiro treinador. Ele sabia ensinar. Nem xingar ele fazia. Quando perdia a paciência nos chamava de 'Meu santo'... Quando isso acontecia a gente sabia que ele estava furioso. Hoje poucas equipes treinam como naquela época.

APOSENTADORIA
Não queria ser treinador. Parei de jogar e voltei a estudar. Fui para o curso de Educação Física aos 33 anos. Depois fiz Direito e me formei em 1980. Nunca quis trabalhar com futebol. Em 1970 um jornalista me perguntou qual era o maior mal do futebol paraense. Respondi que o futebol paraense tinha jogadores profissionais e dirigentes amadores. Os cardeais da Tuna me chamaram e pediram explicações, mas ficou tudo bem. Trinta e nove anos atrás eu disse isso e podia muito bem ser aplicado hoje em dia.
fonte: O Liberal - Edição de 28/06/2009

terça-feira, 7 de julho de 2009

Projetos de sócio-torcedor crescem e enfrentam desafios

05/07/2009
por Juliana Venturado - Agora

Quem não era associado aos programas de sócio-torcedor do Corinthians e do Internacional não pôde nem pensar em ir ao Beira-Rio, em Porto Alegre, assistir ao jogo da final da Copa do Brasil. Isso porque os ingressos foram todos disponibilizados para os quem tinha ligação com os clubes.
A medida pode contrariar alguns, porém, a tendência é que cada vez menos ingressos - principalmente para partidas importantes - vá para as bilheterias. O sócio-torcedor - que normalmente tem descontos em ingressos, ganham brindes e participam de sorteios - virou uma febre entre os clubes e só tende a crescer.
"A ideia é beneficiar quem tem um vínculo com o clube. O torcedor que vai esporadicamente ao estádio vai pagar cada vez mais caro", afirma Caio Campos, gerente de marketing do Corinthians. Os 42 mil sócios do Fiel Torcedor têm desconto e preferência na compra dos ingressos.
Entre os grandes paulistas, apenas o Palmeiras não tem um programa implementado. Segundo o diretor de marketing do Verdão, Rogério Dezembro, o novo programa - o antigo funcionou até o fim de 2008 - deve ser lançado entre agosto e setembro. "Estamos em fase de negociação com os parceiros", afirmou, sem adiantar mais detalhes.
O São Paulo, pioneiro entre os clubes brasileiros, tem seu projeto há dez anos e pensa em aprimorar o programa. "Pretendemos ter um cartão de ingressos que o torcedor carrega na internet", conta Guilherme Momensohn, coordenador do programa.
Com menos torcedores associados do que os rivais, o Santos concorda com a ideia, quer ampliar seu programa e vê no plano uma maneira de fidelizar o torcedor, manter a Vila Belmiro cheia e ainda ter uma renda fixa.
Segundo Claudinei Santos, coordenador da pós-graduação e do núcleo de estudos em negócios do esporte da ESPM, o sócio-torcedor é uma boa pedida, desde que bem gerenciado. "Não é só pela renda que gera. Criar uma comunidade fiel ao clube é extremamente importante", diz.
Dono do maior programa do Brasil, com 99 mil associados, Jorge Avancini, vice-presidente do Internacional, concorda. "É uma valorização do torcedor. Mas ele tem de querer ajudar o clube e não apenas conseguir ingressos. E não há elitização. O custo é baixo, e o programa abrange todas as classes sociais", afirma o dirigente, que destaca a rentabilidade do programa colorado. "Na receita do clube, só perde para a venda de jogadores."
No Rio, o Flamengo deve lançar um programa logo. Vasco e Flu têm projetos em andamento, e o Bota reformulará o seu.

Internacional chega a marca de 99 mil sócios
Qua, 24/06/09
por Arivaldo Maia categoria

O Internacional caminha para fechar 100 mil sócios
Apesar da derrota para o Corinthians no primeiro jogo da final da Copa do Brasil e do resultado negativo contra o Flamengo no Brasileirão, os torcedores do Internacional não abandonaram o time. O presidente Vitorio Piffero anunciou que o clube atingiu o número de 99 mil sócios.
No mesmo dia, o Colorado homenageou seu sócio-torcedor de número 95. Eduardo Taborda, gaúcho e morador do Rio de Janeiro, recebeu do presidente sua carteirinha, um DVD com os bastidores do título mundial e uma camisa oficial com o número 95 mil.
- Quando me ligaram informando que eu era o 95 mil, estando aqui no Rio ainda por cima, não acreditei. Fiquei eufórico - disse ao site oficial do Internacional.
A meta de 100 mil sócios no ano de seu centenário estava prevista para ser alcançada no final do ano. Os resultados positivos do início da temporada agilizaram o processo e, nos próximos dias, o objetivo será alcançado.
- Já estamos com 99 mil sócios, vamos chegar aos 100 mil nos próximos dias - comentou Piffero, ressaltando que a diretoria estuda uma maneira de sortear entre todos os associados quem será homenageado como o associado 100 mil.
Vasco projeta plano para sócio-torcedor

O Vasco espera lançar na próxima semana um plano para sócio-torcedores. Baseado em ação semelhante desenvolvida no Internacional-RS, o projeto é uma das prioridades do presidente da equipe carioca, Roberto Dinamite, para ampliar a receita para as próximas temporadas. "Nós já havíamos dito que queríamos algo nesse sentido, mas não estamos parados. Posso dizer que teremos novidades ainda na próxima semana", projetou Dinamite em entrevista coletiva. O Vasco assinou contrato com a empresa SVI, que desenvolveu e implantou o plano de sócios do Internacional. O clube gaúcho ultrapassou recentemente a marca de 80 mil filiados e obtém cerca de R$ 2,6 milhões mensais com essa fonte de receita. O interesse dos cariocas por um planejamento semelhante tem como principal razão a quantidade de sócios que o Vasco já possui. São mais de 90 mil filiados cadastrados, mas apenas 1% paga mensalidades regularmente.

Hoje escutando um programa de radio sobre futebol (estádio 97), tinha a presenca de um dirigente do Internacional, no qual contou algumas historias desse clube, resumindo em 2002 quando o Inter quase foi para a segunda divisao perceberam que deveriam tomar algumas decisoes para que isso nao acontecesse novamente, e melhor o clube crescer, fizeram um planejamento estrategico para os prox. 7 anos que viriam pela frente e mapearam o que eles precisariam fazer para estar muito bem no ano do seu centenario, cujo o ano e 2009, uma das acoes foi lancar o socio torcedor, na epoca tinham 5.000 associados e hoje estao com 83.000, sendo que esses socios pagam um mensalidade considerada baixa e tem descontos de ate 50% nos ingressos e com prioridades, com isso boa parte da renda deles nao fica so nas cotas das televisoes ou patrocinios, eles tem um conjunto de receitas que viabilizam varias outras ideias, exemplo: as 45 lojas franqueadas que resultam em 8% de faturamento direto para o Inter. Fica ai a ideia, sera que a nossa diretoria nao poderia lancar uma campanha para termos algo semelhante, pois precisamos ações rápidas para o futuro da nossa LUSA.


O São Paulo Futebol Clube tem em sua torcida seu principal patrimônio. Uma torcida jovem e apaixonada, sendo a que mais cresce no país. O torcedor são-paulino é para o clube um importante parceiro. Torcedor este que já demonstrou em sua história a enorme paixão que o conduz, e que têm a possibilidade de ser peça fundamental na trilha do São Paulo Futebol Clube rumo a conquista de cada vez mais títulos. A sua participação no Programa Sócio-Torcedor será de suma importância para que o Tricolor monte times cada vez mais fortes e que a cada ano, nos traga mais alegria. Não deixe de participar!!!
Entre em qualquer uma das opções: Light, Familiar, Master e Especial, escolha a que melhor se enquadra com você e colabore com o São Paulo Futebol Clube.
fonte: http://www.sociotorcedor.com.br/vantagens.asp


"Passaporte Tricolor"

Para tentar fazer a torcida do tricolor carioca lotar o Maracanã em todos os jogos.O Fluminense quer tornar o ano de 2008 um dos melhores anos do clube. Contratou jogadores considerados "estrelas" para o ataque, mesmo q acima de 30 anos, manteve a base que fez um bom campeonato brasileiro ano passado, e tem seus torcedores lotando até os treinos no clube.
Pensando nisso, o tricolor carioca lançou, no último final de semana, o projeto "Passaporte Tricolor", que tem como objetivo aumentar a média de público do clube nos jogos que for mandante nesta temporada.
O programa sócio-torcedor foi apresentado pelo presidente Roberto Horcades, pelo coordenador Branco e Rafaello Ramundo, responsável pelo projeto."Queremos a torcida ao nosso lado, assim como aconteceu no jogo contra o São Paulo no Brasileiro de 2007. Nossa intenção é dar ao torcedor tricolor conforto, praticidade e segurança. Eles não vão mais precisar entrar em filas para ir ao Maracanã", afirmou Branco.O torcedor do Fluminense interessado deverá adquirir o cartão magnético que dará acesso aos jogos nas cadeiras azuis, arquibancadas e especiais. O pacote para quatro jogos custará entre R$ 25 e R$ 100, o que pode representar uma economia de até R$ 100.
"Serão disponibilizados pacotes para cada mês e também para a temporada inteira. O mais importante é garantir conforto e segurança para quem for ao estádio", explicou Rafaello.Você que é tricolor pode encontrar todas as informações sobre o projeto "Passaporte Tricolor" no site do Fluminense.Sempre Tricolor (R$ 25,00 mensais)- Carteira de acesso livre à Cadeira Azul do Maracanã, somente para jogos com mando de campo do Fluminense.
- Acesso livre à área exclusiva do site.
- Participação em promoções no site do sócio-torcedor.
- Participação na promoção do intervalo.Tricolor de Coração (R$ 40,00 mensais)
- Carteira de acesso livre à Arquibancada do Maracanã, somente para jogos com mando de campo do Fluminense.- Acesso livre à área exclusiva do site.
- Participação em promoções no site do sócio-torcedor.
- Participação na promoção do intervalo.Máquina Tricolor (R$ 100,00 mensais)
- Carteira de acesso livre à Cadeira Especial do Maracanã, somente para jogos com mando de campo do Fluminense.- Acesso livre à área exclusiva do site.
- Participação em promoções no site do sócio-torcedor.
- Participação na promoção do intervalo.Tricolor Sem Fronteiras (R$ 45,00 mensais)
- Camisa Oficial ao final do pagamento de todas as parcelas.
- Camisa Exclusiva do programa.- Carteira de identificação.
- Acesso livre à área exclusiva do site.
- Participação em promoções no site do sócio-torcedor.
Galerinha Tricolor (R$ 90,00 anuais)
- Kit com brindes infantis.
- Carteira de identificação, que dá direito a entrar em campo com o time.
*- Acesso livre à área exclusiva do site.
- Participação em promoções no site do sócio-torcedor.
* Menores de 5 anos não poderão entrar em campo, pois os responsáveis não poderão acompanhá-los. A promoção é para torcedores até 12 anos.

Seja sócio do Grêmio!
Está rolando uma campanha - feita exlusivamente por torcedores - que incentiva os gremistas a associarem-se ao Imortal Tricolor.
Veja abaixo o folheto que está sendo distribuído nos lugares de maior concentração de torcedores do 1º clube Campeão do Mundo do Rio Grande do Sul.

Sócio torcedor de times brasileiros (até 2008!)
1° Internacional - 70 mil
2° São Paulo - 32 mil
3° Atlético-PR - 15 mil
4° Atlético-MG e Grêmio - 14 mil
6° Palmeiras - 9 mil e 700
7° Coritiba - 8 mil e 300
8° Cruzeiro - 7 mil
9° Santos - 6 mil
10° Fluminense - 5 mil e 600
11° Vitória - 5 mil e 200
12° Náutico - 5 mil
13° Botafogo - 4 mil e 500
14° Ipatinga - 3 mil e 200
15° Corinthians - 3 mil
16° Goiás - 1 mil e 900

fonte: Placar - Julho de 2008