quinta-feira, 9 de julho de 2009

Um pouco da história de dois grandes atletas brasileiros

Guilherme Augusto do Eirado Silva "Buck"

Introdução
Guilherme Augusto do Eirado Silva, mais conhecido como Buck, foi um grande ídolo do
Remo do Flamengo. Remador raçudo, sobressaiu-se como técnico, elevando o Flamengo com as inesquecíveis vitórias que tornaram o rubro-negro o maior campeão de remo do Brasil. De 1962 a 1996 venceu 30 campeonatos cariocas
e nove títulos do Troféu Brasil. A era de glórias do remo rubro-negro começou em 1962, com Buck assumindo o comando técnico da sede náutica e garantindo muitas vitórias estaduais e nacionais para o Flamengo. Para a seleção brasileira conquistou cinco medalhas de ouro em Pan-americanos além de ter participado de sete olimpíadas. Deixou seu nome eternizado na história do Flamengo.
Buck, como treinador da Seleção Brasileira, dirigiu a equipe nacional em 10 Pan-Americanos, 7 Olimpíadas e em 17 Mundiais. Faleceu em
30 de outubro de 1996 aos 69 anos, vítima de um enfarte fulminante. Em 2002 foi homenageado, seu nome foi dado a ciclovia da orla do bairro da Lagoa. O C.R. No dia 30 de outubro próximo o Flamengo completará 13 anos sem Guilherme Augusto do Eirado Silva (o Buck). A data de 30 de outubro de 2008, é lembrada com muita saudade e tristeza para os que conviveram com ele.

fonte: "http://www.flamengo.com.br/flapedia/Guilherme_Augusto_do_Eirado_Silva"

Maria Lenk
Maria Emma Hulga Lenk Zigler (São Paulo, 15 de janeiro de 1915Rio de Janeiro, 16 de abril de 2007) foi uma nadadora brasileira.

Biografia
Aos dezessete anos, foi a primeira mulher
sul-americana a competir em Olimpíadas, nos Jogos de Los Angeles, em 1932. Nos Jogos seguintes, realizados em Berlim, em 1936, estava de volta, desta vez acompanhada por mais três nadadoras. No ano de 1939, durante a preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, quebrou dois recordes mundiais individuais, nos 200m e 400m peito, a primeira e única brasileira a fazê-lo. Os planos para os Jogos de 1940 tiveram de ser interrompidos por ocasião da Segunda Guerra Mundial.
Em
1942 ajudou a fundar a Escola Nacional de Educação Física da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro. Era também membro vitalício da Sociedade Americana de Técnicos de Natação [1]. Ainda hoje detém diversos recordes mundiais de masters, entrando para o Hall da Fama da Federação Internacional de Natação (FINA) em 1988, quando foi homenageada com o Top Ten da entidade máxima do esporte por ser um dos dez melhores nadadores master do mundo.
Em
2003, após três anos de pesquisas, lançou o livro Longevidade e Esporte, que mostra os benefícios trazidos pela prática de esportes. Até os últimos dias de vida nadava cerca de 1.500m / dia.

Em 13 de janeiro de 2007, a prefeitura do Rio de Janeiro publicou decreto do executivo municipal dando o nome de Maria Lenk para o Parque Aquático do Jogos Pan-americanos de 2007.
Maria Lenk faleceu aos 92 anos de idade, por
parada cardiorrespiratória, após exercitar-se na piscina do Clube de Regatas Flamengo.


Parque Aquático Maria Lenk - O parque aquático recebeu as provas de natação, saltos ornamentais e nado sincronizado dos Jogos Pan-americanos de 2007

Nota do editor do blog:
Poucos sabem mas o atual parque aquático de propriedade da Tuna Luso Brasileira, localizado em sua sede social de Belém do Pará, tem o nome de Maria Lenk e foi inaugurado ainda na década de 60 com a presença da saudosa atleta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário