quinta-feira, 14 de junho de 2012

Tuna comemora 20 anos da conquista do Bi campeonato nacional

No dia 14 de junho de 1992, há exatos 20 anos, a Tuna Luso Brasileira ganhava o seu segundo título nacional, dessa vez o de Campeã Brasileira da Série B, ao vencer, no Estádio Evandro Almeida (Baenão), lotado, o Fluminense de Feira de Santana (BA) pelo placar de 3 a 1, com gols de Ageu Sabiá, Manelão e Juninho. Com esse título, o time cruzmaltino tornou-se o primeiro do Norte do país a ganhar um Bi Campeonato nacional.

Manchete do dia seguinte.

Aconteceu que neste jogo, até os 41 minutos do segundo tempo, a partida estava 1 a 0 para a Tuna, o que ainda não daria o título para a Águia Guerreira, mas sim para a equipe baiana. Para completar o sufoco, a equipe baiana empata o jogo através de Ronaldo, aos 42 minutos, ocasião em que muitos torcedores paraenses começarama deixar o Baenão. Mas tiveram que voltar com o segundo gol da Tuna marcado por Manelão, aos 45 e Juninho fez 3 a 1, aos 49.  



Mais de 10 mil pessoas presenciaram o jogo entre Tuna e Fluminense. Foram 6.217 pagantes, sendo que mulheres e crianças não pagaram, fazendo com que mais quatro mil pessoas prestigiassem a bela e inesquecível vitória e título da Tuna.

As torcidas de Paysandu e Remo prestigiaram o jogo da Tuna. As torcidas organizadas cruzmaltinas foram a Águia Guerreira, Tunasco, Águia Ardente e Fúria Cruzmaltina.


A Imprensa, coisa rara, estampou a foto da equipe da Tuna Bi Campeã Brasileira 1992.


Dos jogadores da Tuna Luso que foram Bi Campeões, somente o goleiro reserva, Mário Fernandes, não era paraense. O técnico Nélio Pereira e o supervisor Fernando Oliveira também são paraenses.
Nesta data, 14 de junho de 2012, a Tuna comemora 20 anos da conquista do bi campeonato nacional. Nossos parabéns aos heróis dessa conquista e aos torcedores cruzmaltinos por terem sido os primeiros do estado em comemorar dois títulos nacionais.

Jogadores do time campeão da Série B de 1992: Altemir, Mário Vigia, Juninho.  Luiz Otávio e Guilherme (Charles); Varela (Manelão), Ondino e Dema e Júnior; Ageu Sabiá e Tarciso.

fonte: Didascália

Nenhum comentário:

Postar um comentário