quarta-feira, 13 de junho de 2012

Rampa nova quase pronta

Vista da nova rampa quase concluida (13/06/2012).

A nova rampa de acesso dos barcos da garagem náutica da Tuna Luso, depois de mais de cinquenta anos, está quase pronta. Segundo o seu Neco, carpinteiro naval responsável pela obra, a previsão de conclusão e entrega da nova rampa é para este final de semana, mais precisamente para o dia 16 de junho, sábado. A mesma já poderá ser usada a partir de segunda-feira (18), visando a disputa da segunda regata do ano, prevista para o dia 23 de junho. 
No detalhe, o carpinteiro naval Neco ao lado do ajudante Serraria, durante a construção da nova rampa.

Juntamente com a construção da nova rampa, está sendo feita uma limpeza geral do local sob a ponte. A vontade dos colaboradores que estão ajudando na revitalização da sede náutica é de construir, além da nova rampa, três malocas estilizadas de madeira, ao lado da rampa, visando o conforto de atletas e associados que poderão utilizá-las no local.

Em paralelo a construção da nova rampa, está sendo feita a limpeza do local sob a ponte.

Outra importante obra que começou a ser feita nesta quarta-feira (13) foi a substituição da fiação elétrica da sede náutica, o que há mais de meio século não acontecia, situação que colocava em risco a segurança do prédio. Inicialmente foi trocada toda a fiação de entrada até a cozinha, incluindo a substituição de tomadas, interruptores e bocais. Posteriormente iremos efetuar a substituição da fiação do segundo andar do prédio, da garagem de barcos e da área dos fundos da sede. O serviço elétrico está sendo realizado pelo competente eletricista Tarcísio, ex funcionário da Tuna, conforme solicitação e normas da CELPA.

 
Mesmo em obra, a manutenção de barcos não para. Na foto estão o técnico lindão (D) e o remador Chave de Fenda (E), atual vencedor do Trofeu Rômulo Maiorana, da categoria Remo .

Nossos sinceros agradecimentos aos colaboradores e anônimos que de alguma forma estão nos ajudando nesta importante etapa de reconstrução da sede náutica. Especiais agradecimentos para os colaboradores Jaime Eiras (associado e ex diretor da Tuna que atualmente reside no Rio de Janeiro), Mário Mangas (proprietário da Eletrônica Solar), Jorge (Caixa), Luciel Caxiado (Advogado criminalista), Dona Maria (funcionária atuante e sempre presente), técnico Lindão (incansável abnegado), Gerardo Von (BR) e Marcos Moraes (Gráfica Guthemberg), além dos amigos que fazem a Confraria da Sauna da Tuna, que também tem nos ajudado bastante. E por falar em ajuda, à pedido da Dona Maria, entregamos na sede náutica, na última terça-feira (12), um complemento alimentar para os atletas, sendo 20 pacotes de leite em pó, 15 kg de açucar, 10 caixas de Aveia, uma garrafa de óleo de soja, uma garrafa de vinagre e um kilo de sal

Os remadores que chegaram de Manaus são também atletas federados pela Tuna na FEPAR e certamente irão ajudar bastante na próxima regata. São eles: Antônio (19 anos), Gabriel (19 anos), Daniel (19 anos), e Valdonilton (33 anos), todos em pé. Sentados estão Luciel Caxiado (E), Dona Maria (C) e o técnico Lindão (D).

Nem só de obras está vivendo a garagem náutica da Tuna. Nesta terça-feira (12), quatro remadores chegaram em Belém para reforçar a equipe de remadores cruzmaltina. Os quatro atletas vieram de Manaus e fazem parte da parceria entre Tuna Luso e Liga Náutica de Manaus, coordenada pelo treinador Manaseh, o mesmo que descobriu o remador Ailson Heráclito, ganhador da medalha de prata como vice-campeão mundial no Single Skiff Sub-23, no Campeonato Mundial de Remo Sub-23, disputado na República Tcheca em 2009. Ailson Heráclito também foi campeão paraense em 2009 pela Tuna e diz que sempre teve orgulho de vestir a camisa da gloriosa da Tuna Luso por onde quer que esteja, pois, segundo ele mesmo,  foi o clube que o acolheu em Belém no início de sua trajetória esportiva e lhe deu a técnica necessária para se tornar um grande campeão.

Ailson Heráclito, que é amazonense, envergou a gloriosa camisa cruzmaltina com orgulho. Hoje em dia, Ailson rema pelo Botafogo do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário