sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Tuna Luso na imprensa

Guerreiro recebe reforços 
Técnico da Tuna deve contar com mais cinco atletas para o elenco que disputa o campeonato paraense
Edição de 20/01/2012 
Os reforços pedidos pelo técnico Charles Guerreiro à diretoria da Tuna, após a derrota diante do Águia (1 a 0), na última terça-feira, começam a chegar ao Souza. O primeiro a se apresentar à comissão técnica foi o lateral esquerdo Álvaro, que começou a treinar ontem pela manhã. Hoje, mais quatro atletas se integrarão ao elenco tunante: o zagueiro Vitor Hugo, o volante Franklin, o meia Jean Sá e o atacante Fábio Oliveira, este apontado como a principal aquisição do clube para a sequência do Paraense. Os atletas, vindos do Rio de Janeiro, indicados por Guerreiro, tinham chegada prevista para as primeiras horas de hoje.
Dos cinco novos contratados da Lusa, apenas o meia Jean Sá já vestiu a camisa alviverde. No ano passado, o apoiador defendeu a Lusa no Estadual, com bom aproveitamento, o que despertou o interesse do clube na sua volta. Já Álvaro, mesmo nunca tendo atuado antes pela Lusa, é conhecido do torcedor. Em 2010, vindo do Potyguar-RN juntamente com o meia Thiago Potyguar, ele defendeu o Paysandu, fazendo partidas convincentes. Mas um problema no tornozelo esquerdo o afastou do futebol por quase um ano. A volta do jogador se deu no América-RJ. Em 2011, ele defendeu o Independente, de Tucuruí, na Série D do Brasileiro de 2011. O lateral estava no Moto Clube-MA.
Com 38 anos, o atacante Fábio Oliveira chega ao Souza com a missão de dar mais força ofensiva ao time alviverde. Experiência é o que não lhe falta. Com quase 30 clubes no currículo, o jogador já foi um dos principais goleadores da Série B do Brasileiro, atuando pelo Remo, em 2007. Na época, ele anotou 22 gols, ficando atrás apenas dos atacantes Alessandro (Ipatinga-MG) e Val Baiano (Gama-DF), que fizeram 25 e 23 gols, respectivamente. O jogador teve uma passagem apagada pelo Paysandu, em 2009, no qual não chegou a balançar a rede uma só vez. Em 2011, o atacante chegou a ser anunciado pelo Independente, de Tucuruí, mas um problema de transferência o impediu de jogar pelo clube.
Os outros dois jogadores do pacote anunciado pela Lusa, no caso, Vitor Hugo e Franklin são desconhecidos do público local. O próprio presidente da Lusa, Fabiano Bastos, não soube dar detalhes da carreira dos atletas. "O que sei é que eles estavam no futebol do Rio de Janeiro, mas não posso informar em que equipes atuavam", declarou o dirigente. Quanto a Fábio Oliveira, o cartola revelou que o jogador encontrava-se no futebol boliviano, no qual já foi artilheiro no campeonato nacional de 1998, defendendo o Mariscal Brauw.
fonte: Amazônia Hoje. 


O clássico da recuperação
Vindos de derrota, Paysandu e Tuna duelam na Curuzu precisando da vitória para restaurar o moral
Edição de 20/01/2012 
Os últimos anos a Tuna Luso Brasileira entrava no Campeonato Paraense tendo quase só garotos no time e lutava apenas para se manter na fase principal da competição. Na maioria das vezes não conseguiu. Esse ano fez diferente, tem um elenco mesclado com atletas mais experientes. Em 2012 quem segue essa cartilha é o Paysandu. Sem dinheiro, teve que apostar na base. Nas duas primeiras partidas foi derrotado duas vezes. Hoje, volta a campo com um homem experiente na linha, o volante Vânderson, mais algumas mudanças para tentar recuperar-se no Parazão. Papão e Águia abrem a terceira rodada do campeonato estadual a partir das 20h30, na Curuzu, ambos querendo a recuperação.
Com uma vitória e uma derrota em duas partidas, a Lusa está dentro da média se for levado em consideração que jogou uma vez em casa e outra fora, embora tenha vencido como visitante e perdido como mandante. A diretoria anunciou ontem alguns reforços, mas estes ficam para depois. As novidades na equipe serão as entradas do lateral esquerdo Maraú e o meia Ilaílson, este cheio de boas expectativas para o clássico.
"Temos que aproveitar o momento da Tuna, o Paysandu é outro caso. Temos uma vitória e queremos a segunda para ficarmos bem na classificação e nos recuperarmos", disse. "A Tuna era para estar numa situação melhor, é time grande, tem o Charles que é um profissional competente e vamos em busca do título", completou o meio-campista.
No Paysandu o técnico Nad bate a cabeça para formar uma equipe mais forte na defesa e que consiga finalizar as chances criadas. Ele não se limitou a fazer quatro mudanças na equipe, sendo que apenas uma forçada, já que Pablo está com uma virose e Darlan suspenso, o que abriu uma vaga na zaga. Além das entradas do zagueiro Thiago Costa, dos volantes Vânderson e Danilo e do centroavante Juba, Nad mudou a cara da equipe. Alterou o sistema de jogo para que o Papão chegue a primeira vitória.

Apesar do técnico deixar o suspense no ar, o time bicolor deve entrar em campo no 3-5-2, com dois volantes na primeira linha de três defensores e mais dois no meio-de-campo. Vânderson será a principal novidade, voltando a atuar em uma posição que já conhece. "Estou feliz em voltar a jogar pelo Paysandu. De fora é só sofrimento, estou triste pelos resultados, mas feliz em poder voltar e em um clássico", disse. "Para mim jogar como zagueiro não é novidade. No Vitória-BA cheguei a jogar na zaga e como líbero. Com a bola eu adianto um pouco e sem ela volto para ser um terceiro zagueiro, ficando na sobra do Neto e do Thiago", completou.
Águia também virá com mudanças na busca pelos três pontos
Se em time que está ganhando não se mexe, em equipe que está perdendo as mudanças são previsíveis. Pois é o que acontece com a Tuna para o jogo de hoje à noite, contra o Paysandu, na Curuzu. Insatisfeito com a atuação do time na derrota, por 1 a 0, diante do Águia, na rodada passada, o técnico Charles Guerreiro promove alterações na formação cruzmaltina. As novidades começam pela defesa. Lesionado na virilha, o zagueiro Max Melo dá vez a Edilson Belém, que deixa o meio-campo, onde será substituído por Ilaílson. A outra mudança no setor defensivo ocorre na lateral esquerda. Regularizado, Carlinhos Maraú fará sua estreia na equipe.
Com a entrada de Maraú na ala esquerda, o meiia Lineker, que vinha atuando improvisado no setor, foi deslocado para a sua posição de origem, no posto de André Mensalão, que formará dupla de ataque com Beá. O atacante Edilson, que passou em branco nos dois jogos iniciais do time no Paraense - contra o Independente e Águia -, acabou sendo sacrificado. A formação tunante foi definida ontem pela manhã, no Souza, durante o apronto comandado por Guerreiro. A escalação que mais surpreendeu foi a de Ilaílson, no meio-campo.
fonte: Amazônia Hoje.


Fábio Oliveira pode ser a surpresa de hoje
Edição: 20/01/2011 
O presidente da Tuna, Fabiano Bastos, abriu os cofres do clube para a contratação de reforços. Como foi pedido pelo técnico Charles Guerreiro, o clube acertou com mais cinco atletas para a sequência da competição: os atacantes Fábio Oliveira, Jean Sá e Juninho, o lateral-esquerdo Álvaro e o zagueiro Vitor Hugo.
Dos nomes, apenas o lateral Álvaro, que chegou na última quarta-feira à capital paraense, já fez o seu primeiro treino com o grupo ontem pela manhã, no estádio do Souza. “Estou feliz por estar aqui. É mais uma oportunidade que estou tendo no futebol do estado do Pará. Agora é só trabalhar para ir pros jogos e tentar conseguir os nossos objetivos e botar a Tuna onde é o lugar dela”. Vindo do Moto Clube/MA, Álvaro passou pelo Paysandu e disputou a Série D do Campeonato Brasileiro do ano passado pelo Independente de Tucuruí. “Estou com muita vontade de jogar. Tive uma boa passagem no Independente, até porque eu estava vindo de lesão”, disse o lateral.
De imediato mesmo, Charles Guerreiro espera que o atacante Fábio Oliveira, que segundo fontes vem do futebol boliviano, chegue a Belém, já regularizado, para que possa entrar de imediato no jogo de hoje à noite contra o Paysandu. “A contratação desses jogadores são importante até mesmo para que tenhamos um time mais experiente e um banco que, no momento que for preciso, tem que entrar para resolver”.
A boa noticia para Charles foi a regularização do lateral-esquerdo Marau, que agora deve assumir o posto. Assim, avança-se o garoto Lineker para o meio campo. “A gente procurou colocar o que temos de melhor. Com a ausência do Max Melo, que saiu do jogo contra o Águia machucado, puxei o Ilailson para fazer a meia junto com o Lineker. Ficou uma equipe bem compacta com pegada com qualidade, com Beá sendo referencia e o André Mensalão vindo de trás”, completou Charles.

EM NÚMEROS

5 Reforços na Tuna. São eles: Os atacantes Fábio Oliveira, Jean Sá e Juninho, além do lateral-esquerdo Álvaro e do zagueiro Vitor Hugo.
fonte: Diário do Pará. 

 



Tuna anuncia “reforços”

A Tuna ameaça contratar quatro reforços que mais parecem refugos. Seriam os seguintes: Fábio Oliveira (ex-Remo e PSC), Vítor Hugo (ex-Paissandu), Jean Sá (ex-PSC) e Vitinho. Fábio ficou de chegar nesta quinta-feira e, se for regularizado, poderá até estrear contra o Paissandu.
Te dizer…
  • Hehehe. Esse Gerson, vou te contar…
    - Agora penso que para Águia, Tuna.. o Fábio Oliveira ainda seja um bom jogador, assim como o Vítor Hugo me deixou uma boa imprensão quando por aqui passou.
  • 2. MARLO CAVALCANTE  |  19/01/2012 às 15:40
    éguaaaaaaaaaaaa Jean Sá?? o Lateral? esse empresário merece um prêmio!!!! ou os cartolas da Tuna um chapéu de Burro.
  • Carrega tua cruz de malta, Tuna Luso!
  • 8. Tavernard Neves  |  19/01/2012 às 18:15
    Meu sonho só durou duas rodadas. Há quem aplauda, eu não, lamento.
  • 9. otavio santos  |  19/01/2012 às 18:31
    O Victor Hugo é bem superior a todos os zagueiros que estão atualmente no PSC e o Fabio Oliveira ainda dá caldo na Tuna, afinal, o “festejado” Marciano não está no Remo? E o Terçado no Paysandu?
  • 10. Emanuel Junior  |  19/01/2012 às 18:53
    Nossa, Bebel?! Dirigente pensa que torcedor é idiota, mesmo…
  • 11. Antonio Oliveira  |  19/01/2012 às 19:17
    Ô a Tuna voltou, a Tuna voltou, a Tuna voltou (Pra Justiça do Trabalho, é claro).
  • 12. Gerardo Von  |  19/01/2012 às 19:27
    O Vitinho é um bom jogador, inclusive passou pelo Futsale base da Tuna. Vamos ver se ele evoluiu e que possa ajudar a Tuna.
  • Já que a Tuna está trazendo Fábio cachaceiro, bem que poderia se esforçar pra trazzer o Dema que está jogando lá pelo Ceará sua bola de sempre apesar de já estar com mais de 40, mas além de ser uma atração seria uma justa homenagem a um dos jogadores mais esforçados que passou aqui por Belém nos últimos anos.
  • 14. prof. flavio soeiro  |  19/01/2012 às 22:01
    fabgol apesar dos pesares foi um grande artilheiro q passou pelo remo, só nao ganhou nada em virtude de inumeros fatores salarios atrasados e mediucridade de parte do plantel… é bom reforço, pra tuna!
  • 15. blogdogersonnogueira  |  19/01/2012 às 22:21
    Fábio Oliveira passou uma temporada inteira no Paissandu sem marcar gols, Otávio. Há quatro anos.
  • 16. otavio santos  |  19/01/2012 às 22:35
    Gerson, não foi uma temporada inteira no PSC e sim alguns jogos da série C, realmente não fez gols, mas no ano passado lá pelo interior de Goiás, andou enganando e fazendo gols.
  • 17. Emanuel Junior  |  19/01/2012 às 22:43
    Pra mim, a cena mais marcante da ‘chuva’ que esse rapaz (Bebel) passou no Paysandu na série C de 2008 – fora ter feito 0 gol – era a rapidez com a qual ele tirava a camiseta do clube. Mal esperava o juiz apitar o fim do jogo…
  • 18. Marcelo Maciel  |  19/01/2012 às 22:49
    Esse time da Tuna vai dá trabalho no decorrer do Campeonato.
  • 21. ANDRE - PSC  |  19/01/2012 às 23:21
    Eu que pensava, que refugos so eram de autoria bicolor. Agora ate a Tuna segue os passos do papão.
  • 22. Sergio Magalhães.  |  20/01/2012 às 0:20
    Egua GERSON ´não chama isso de reforço , no maximo sucata.Tempo bom quando a Tuna tinha um ataque de peso Jaci, Jason e Ja era.
fonte: Blog do Gerson Nogueira.

TUDÃO E Tudinho

PATROCÍNIOS

Três empresários paraenses - Zezinho Alírio, Fernando Yamada e Zé do Formosa - reuniram domingo com os diretores de marketing da AMBEV, Silvio e Leandro, nas dependências do Grêmio Literário Português e ao final a Tuna Luso Brasileira foi à beneficiada.

Contrato de patrocínio será assinado nesta sexta-feira entre a Tuna Luso Brasileira e a maior produtora de cerveja da América Latina, AMBEV que produz BRAHAMA, ANTARCTICA, SKOL e O GUARANA ANTARCTICA.

R$ 50 mil para estampar a marca da cervejaria na camisa da Tuna e mais: 100 jogos de mesas e 18 freezers para a sede social da Elite do Norte.

Além da parceria com a AMBEV, a Tuna garantiu parceria com o grupo BIG BEM (Raul Aguilera) e laboratório AMARAL COSTA.

Antônio Louro, ex-Paysandu, foi convidado a trabalhar no futebol luso, mas não aceitou. Na foto Louro e Zezinho conversavam sobre futebol ontem no estádio “Francisco Vasquez”.
fonte: Blog Tudão e Tudinho.

4 comentários:

  1. Ao contrário dos que estão criticando os reforços, prefiro, até prova em contário, ser otimista. Vamos ver como eles se saem. Se até o final deste primeiro turno não jogarem bem aí sim pode-se criticar seu desempenho. Eles ainda vão ter que treinar e se entrosar com os outros jogadores. Vamos ver também como está o aspecto fisico deles. Márcio

    ResponderExcluir
  2. Torcedora da Tuna

    Quando a conheci,
    Era outubro,
    Você carregava aquele tubo,
    Pendurado na costa.
    Ah! Você estudava arquitetura!
    Por anda você,
    Linda criatura?
    Ainda gosta
    De literatura?
    Ainda atura
    Aquele seu namorado,
    Com mania de grandeza
    E muita safadeza?
    Você sempre foi vaidosa
    Com sua beleza,
    Tão cheia de gentilezas.
    Qual não foi minha surpresa
    Quando descobri,
    Que você torce pela Tuna!
    Você é esperta,
    E correta,
    Não bebe
    E nem fuma!
    Márcio Rodrigues

    ResponderExcluir
  3. Tuna, Quero ver tua façanha

    Eu catava
    Castanha,
    Quando vi
    Uma coisa estranha.
    Era o Curupira
    Que quase me apanha,
    Quando estava lá no mato.
    Lá eu vi cobras,
    Aranhas
    E lagartos.
    Tuna!
    Quero ver tua façanha!
    Se perdes,
    E não ganhas,
    Como ganhar
    O campeonato?
    Vais ter que ralar,
    Não há muito tempo para pensar.
    Ó Maria!
    Tu cozinhas,
    E eu lavo os pratos!
    Márcio Rodrigues
    21/01/2012

    ResponderExcluir
  4. Torcedor da Tuna esforçado

    Sou um torcedor da Tuna esforçado,
    Sei que há outros mais devotados.
    A Tuna naquele dia havia jogado
    Eu tinha te convidado,
    Mas tu te recusaste
    A ir!
    Ah! Loirinha!
    Tu estás a sorrir,
    Tu és tão bonitinha,
    Eu pensei que tu serias minha,
    Eu te chamava até de rainha.
    Só que tu me desprezaste,
    Disseste que sou um velho assanhado,
    E que já tens um namorado.
    Ah! Eu fiquei com cara de coitado,
    Estava tão apaixonado!
    Podes ficar com este sujeito,
    Se com minha idade
    Tens preconceito,
    O que fazer?
    Que jeito?
    Vou voltar para minha cidade,
    Lá eu já fui prefeito,
    Não vou chorar,
    Pois sei que este mundo não é perfeito,
    Tuna eu ainda volto,
    A saudade vai me doer
    No peito!
    Márcio Rodrigues
    30/01/2012

    ResponderExcluir