segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Minha querida Tuna Luso Brasileira.

Azulinos e Bicolores, quem aí nunca torceu pra Tuna?
 
Pois bem, conheço a Tuna Luso Brasileira desde pequeninha, quando eu nem sabia direito o que era futebol, numa época que nem passava pela minha cabeça ir em estádio pra ver jogo. A idéia impregnada é aquela de "Quais os principais times do Pará?" e ter o trio Remo, Paysandu e Tuna como resposta. Justo.
Mas bem sabemos, amigos paraenses, que a Tuna é um clube grande em reconhecimento, mas pequeno em estrutura e principalmente torcida. Ou melhor, torcida nem tanto... a Tuna consegue um feito bem legal na torcida paraense, que eu só fui perceber quando me joguei de cabeça, corpo e alma, no mundo do futebol. Todo mundo gosta da Tuna. Todos torcem por ela, só não quando joga contra o time que a pessoa ama.
Meu primeiro contato com a Tuna foi na ridícula Copa Centenário criada em 2008, onde disputaram Remo, Paysandu, Tuna e o extinto União Esportiva. Eu nem procurei saber direito sobre essa copa, e também nem me interessa porque foi tão ridícula que não vale a pena. Ao meu ver foi um campeonato criado pra ajudar a dupla Re x Pa a ganhar dinheiro com ingresso. Foi como unir o útil ao agradável. O problema é que os dois, Remo e Paysando perderam logo na estréia e o público foi pífio. Os dois times desistiram e os dois que restaram fizeram um jogo pra decidir quem era o campeão. Uma vergonha só.
Sim, voltando ao assunto. O Remo perdeu na estréia dessa Copa logo pra quem? Pra Tuna! Mas tinha que ser pra Tuna? Eu já tinha assistido jogos muito mais interessantes naquele ano, como Remo 3 x 3 Rio Branco-AC no Baenão. Nunca tinha visto o Remo perder e ele perde num jogo tão sem sal e pra Tuna? Odiei! hahah
A piada aqui é que a Tuna nem torcida tem, ou melhor... que a torcida dela cabe numa kombi. E foi usando essa piada certa vez conheci uma família Tunante. =O Confesso que fiquei deslumbrada. Na verdade eu sempre tive carinho por ela, a grande Águia Guerreira do Souza. Fui descobrindo isso aos poucos com o passar do tempo, apesar das minhas piadinhas.
Um certo dia de 2010 mandei um email para o programa Bola na Torre da TV RBA, filiada da Band aqui em Belém. Enviando o email eu concorreria a sorteio de camisas e outros prêmios. O primeiro prêmio sorteado foi a camisa oficial da Tuna, e adivinhem que nome saiu logo de primeira? Milene Sousa. =O Eu fiquei frustrada porque eu queria mesmo era oficial do Remo, claro e obvio, mas fiquei feliz da mesma forma. 
Então aconteceu uma coisa que eu não esperava. Alguns amigos que tinham visto o sorteio me pediram a camisa, outros queriam até mesmo comprar. E não foram poucos pedidos não... teve uma galera fazendo proposta de compra e troca. Fui buscar a camisa, que ficou um verdadeiro vestido em mim. Tamanho G. Gostei dela apesar de ter umas propagandas gigantescas da Cerpa na camisa. Mas enfim, decidi que ia ficar com ela e pronto. 
A Tuna estava  fora da elite do Campeonato Paraense desde 2007, e finalmente em 2010, agora no fim de Dezembro, com um gol aos 47 do 2º tempo, a Tuna Luso Brasileira voltou à elite do Parazão! \o/ Legal né? É, mas calma lá, não é bem assim a coisa... Muita calma nessa hora!
Chego em casa e vejo minha TL do twitter repleta de Tuna, Tuna pra lá, Tuna pra cá, todo mundo do meu twitter que é de Belém estava falando sobre a Tuna. O @sigaTuna estava dando RT a torto e a direito na galera, e eu percebi que eles comemoravam pensando no Remo. 
Coisa do tipo "Ei Remo, te cuida, a águia vai te bicar", "A Tuna ganhará do Remo a vaga da série D" e entre outras coisas desse tipo. Aí a coisa muda, né colega? Eu nem queria responder, nem comentar nada, mas já estressada de tanto ler, eu twittei "Tuna, eu gosto de ti, mas contra o meu Remo, vá pra pqp" :$
É isso mesmo! Eu adoro a Tuna, torço pra ela, mas contra o Remo ela é um adversário qualquer. 
O fato é que bicolores se tornam tunantes quando ela joga com o Remo, e azulinos fazem a mesma coisa quando ela joga com o Paysandu. Quando tem jogo só da Tuna, é possível ver azulinos e bicolores, com suas respectivas camisas de Remo e Paysandu torcendo por ela. Acho fantástico isso!
Tuna Luso Brasileira, não é apenas a minha queridinha, mas é a queridinha do Pará. 
E você? Já torceu pra Tuna? Qual a sua história? Me conte! ;D Hahaha.

P.s¹.: A foto que ilustra esta postagem foi tirada por mim. Sou eu com a camisa que ganhei no sorteio. =D
P.s².: Tentei sintetizar tudo o que eu queria falar, acho que consegui. =x hehehe

Saudações Azulinas. 
por: Milene Sousa

4 comentários:

  1. Oie!
    Obrigada por ter postado aqui. É uma honra!
    Obrigada pelo comentário no meu blog. O dono da @sigaTuna também disse o mesmo, que sou a azulina mais cruzmaltina que ele conhece. hehehe
    Tenho um enorme carinho pela Tuna, boa sorte pra ela e pro meu Remo. haha.
    Feliz Ano Novo pra você e para todos os leitores daqui. Muita paz, saúde e amor no coração de todos e de suas respectivas famílias e amigos.
    Saudações azulinas. Beijos. =)

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de Comprar uma Camisa Branca com a Faixa Verde, Oficial tamanho GG,sou de Magé-Rio de Janeiro.Esta Camisa é muito linda!.
    Meu tel 021-36553696 MIRO .

    Saudações Cruzmaltinas !!
    VASCÃO .

    ResponderExcluir
  3. Desejo um Feliz 2011 para todos !!
    Desejo tambem um Ótimo 2011 para Vasco e Tuna Luso, meus dois Amores .

    Alem da musica Paraense,tambem aprendi a gostar da Tuna Luso .

    SAUDAÇÕES CRUZMALTINAS !!

    ResponderExcluir
  4. Caro Miro, boa noite!
    Agradeço por entrar em contato e fazer a sua solicitação. Sugiro que entre em contato com a boutique da Tuna Luso Brasileira, instalada no interior da secretaría do clube e funciona no horário comercial, de segunda a sábado, das 08:00h às 17:00h.
    Endereço: Av. Almirante Barroso, nº: 4110 Belém - Pará - Brasil Telefone: 091 3219-2805
    E-mai: tunalusobrasileira@ahoo.com.br
    Ligue pra lá e veja como fazer para receber sua camisa pelo correio. Em último caso, eu viajo mensalmente pro Rio de Janeiro e do aeroporto do Galeão sigo direto para a rodoviário Novo Rio. Caso esteja interessado em comprar uma camisa me diga o tamanho que eu trago. Quando vc for receber no aeroporto agente acerta o preço (em torno de $50,00). Devo estar chegando no Rio dia 18/01 (pela manhã) confirme sua solicitação para o meu e-mail gerardo.monteiro@gmail.com
    Sds cruzmaltinas,
    Gerardo Von

    ResponderExcluir