


Foto do técnico "Lindão", da Tuna, com alguns atletas.
1.0 História
1.1 Formação da RFU (Rugby Football Union)
1.2 Primeiro jogo internacional
1.3 Formação da IRFB (International Rugby Football Board)
1.4 Desavenças e formação da Rugby League
1.5 Evolução das regras
1.6 Primeiro campeonato internacional
1.7 A Copa do Mundo
2 O jogo
2.1 Bola
2.2 Campo
2.3 Equipe
2.4 Equipamento
2.5 Pontuação
2.6 O Maul
3 Leis do rugby
3.1 Passe
3.2 Scrum
3.3 Laterais
3.4 Mark
4 Penalidades
4.1 Passe para frente / Forward pass
4.2 Fora de jogo / Offside
4.3 Avant / Knock on
4.4 Placagem alta / Neck tackle
5 Arbitragem
6 Campeonatos
6.1 Entre seleções
6.1.1 Copa do Mundo
6.1.2 Outras competições
6.2 Entre clubes
6.2.1 Ligas nacionais
6.2.2 Ligas internacionais
7 O 3º Tempo
8 O Rugby no Brasil
9 O rugby em Portugal
10 O rugby no mundo
11 Referências
12 Ver também
13 Ligações externas
Seleção da Inglaterra no primeiro jogo internacional de rugby.
Troféu Webb Ellis ganho pela seleção campeã da Copa do Mundo.
Em 2008, mais dois projetos devem marcar a nova gestão da Seel, no sentido de empreender de forma ainda mais eficiente a prática do desporto no Estado. São eles o Bolsa Talento, que deverá ser transformado em lei; e Esporte Participativo, idealizado pelo secretário-adjunto, Otávio Carepa, e que vai instituir o maior plano de esporte e lazer já implementado no Estado, com ações de saúde, educação, cidadania, geração de emprego e renda, além de atividades voltadas para o esporte e o lazer.
Secretário de Estado de Esporte e Lazer o Sr. Carlos Alberto Leão (direita)
A Seel promove a integração por meio de eventos que valorizam a cultura regional, casos dos Jogos Abertos, Jogos de Integração do Idoso, Jogos de Identidade Cultural do Marajó e Jogos Tradicionais Indígenas. Outros eventos garantem a visibilidade do Estado no setor turístico, incentivando a geração de emprego e renda, como o Festival da Pororoca e o Rallye Iles dês Soleil.
O Estádio Olímpico Edgard Proença, o Mangueirão, é administrado pela Secretaria, que tem trabalhado no sentido de garanti-lo como um dos estádios escolhidos para abrigar uma das chaves da Copa do Mundo de 2014. O estádio é um dos símbolos de arquitetura moderna e virou notícia nacional, por conta da grande paixão dos paraenses pelo esporte. É palco ainda, além dos jogos de futebol, de eventos esportivos de grande relevância internacional, como o Grande Prêmio Brasil de Atletismo.
O público-alvo da Seel reúne Federações, atletas e entidades representativas de classe que promovem o esporte como inclusão social.
E, para homenagear as pessoas que direta e indiretamente colaboram com a Secretaria e o desenvolvimento do esporte e lazer no estado, a Seel criou a medalha de mérito "Guilherme Paraense". Dez personalidades são agraciadas a cada ano com a honraria.
Atualmente a SEEL tem como Secretário de Estado de Esporte e Lazer o Sr. Carlos Alberto Leão e José Otávio de Vasconcelos Carepa como Secretário-adjunto de Estado de Esporte e Lazer.
A Seel promove a melhoria de qualidade de vida por meio de ações específicas voltadas para a integração regional e inclusão social, por meio do projeto social Vida Ativa na Terceira Idade. Mais de 800 senhores e senhoras usam diariamente as instalações da Tuna, em convênio com a SEEL, onde realizam diversas atividades de caráter social e esportivo.
Após décadas de abandono e sem nenhum tipo de reforma, o ginásio de esporte da Tuna finalmente foi agraciado com uma verba da SEEL. Durante a inauguração do Parque Aquático Luso-Brasileiro, no último sábado, 20/09, o secretário da SEEL, Sr. Carlos Alberto Leão, informou a todos os presentes que já aprovou a liberação de verba para reforma parcial do ginásio Miranda Sobrinho, de propriedade da Tuna Luso. A reforma não será completa mas cobrirá as principais necessidades do momento, como reforma do telhado, das quadras de treino e banheiros.
Fonte: http://www.seel.pa.gov.br/asecretaria/faleconosco.asp