quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Saiba um pouco mais sobre o Rugby


O rugby union ( rugby (português brasileiro) ou râguebi (português europeu) ) é um desporto colectivo originário da Inglaterra, sendo hoje o segundo desporto de equipas mais popular no mundo, só sendo superado pelo futebol.

Um jogo de rugby no Stade de France.

Índice (click nos itens numerados paraver matéria)


1.0 História
1.1 Formação da RFU (Rugby Football Union)
1.2 Primeiro jogo internacional
1.3 Formação da IRFB (International Rugby Football Board)
1.4 Desavenças e formação da Rugby League
1.5 Evolução das regras
1.6 Primeiro campeonato internacional
1.7 A Copa do Mundo
2 O jogo
2.1 Bola
2.2 Campo
2.3 Equipe
2.4 Equipamento
2.5 Pontuação
2.6 O Maul
3 Leis do rugby
3.1 Passe
3.2 Scrum
3.3 Laterais
3.4 Mark
4 Penalidades
4.1 Passe para frente / Forward pass
4.2 Fora de jogo / Offside
4.3 Avant / Knock on
4.4 Placagem alta / Neck tackle
5 Arbitragem
6 Campeonatos
6.1 Entre seleções
6.1.1 Copa do Mundo
6.1.2 Outras competições
6.2 Entre clubes
6.2.1 Ligas nacionais
6.2.2 Ligas internacionais
7 O 3º Tempo
8 O Rugby no Brasil
9 O rugby em Portugal
10 O rugby no mundo
11 Referências
12 Ver também
13 Ligações externas

Uma lenda bem difundida diz que o desporto surgiu de uma jogada irregular do futebol (Football Association), na qual um jogador do colégio de Rugby (situado na cidade inglesa com o mesmo nome, em Warwickshire), de nome William Webb Ellis, teria pegado a bola do jogo com as mãos e seguido com ela até a linha de fundo adversária, em 1823. O Rugby só foi reconhecido como esporte pela Football Association em 1863. Contudo, sabe-se que várias formas de jogo com bola existiram pela Europa no século XIX, e que tanto o Rugby Football (o rugby actual que actualmente é controlado pela IRB) quanto o Football Association (o futebol que agora é controlado pela FIFA) tiveram caminhos correlatos, sendo, portanto, dissidências de uma mesma forma de jogar futebol.
  • Primeiro jogo internacional

Seleção da Inglaterra no primeiro jogo internacional de rugby.




  • Bola

    Bola de rugby da selecção italiana.

    A bola de rugby é de formato oval, feita de couro semelhante a de uma bola de futebol. Tem entre 58 e 62cm de comprimento por entre 28 e 30cm de largura, enchida entre 65,71 e 68,75 kPa, pesando entre 410 e 460 gramas.

  • Medidas do campo de rugby.
    O campo é de formato retangular, tem comprimento máximo de 144 metros e largura máxima de 70 metros. É dividido pela linha do meio de campo que separa os dois lados. Também é dividido em 2 regiões de touch in entre 10 e 22 metros de comprimento.

  • Equipe
    Uma equipe de rugby contém 15 jogadores titulares e, normalmente, 7 suplentes. As equipas constituem-se de 8 Avançados,2 médios, e de 5 defesas ou Linhas Atrasadas
  • Posições do rugby.
    Formação da equipa de râguebi com 15 jogadores
  • 1 Pilar aberto
    2 Hooker
    3 Pilar Fechado
    4 Segunda Linha
    5 Segunda Linha
    6 Asa Cego
    8 Oitavo
    7 Asa Aberto
    9 Half-Scrum
    10 Abertura
    12 Primeiro Centro
    13 Segundo Centro
    11 Ponta Invertido
    14 Ponta
    15 Fullback
    Azul: Forwards
    Vermelho: Backwards

  • Equipamento
    No rugby é usado apenas proteções flexíveis, feitas geralmente de tecido, espuma ou borracha. Algumas delas são obrigatórias.
    Chuteira - Utiliza-se chuteiras exclusivas do desporto, com travas maiores.
    Shoulder pad - Espécie de colete com partes amaciadas. Existem modelos que protegem os ombros, o abdômen, o peitoral, as costas e o bíceps, ou apenas algumas dessas partes. O uso é feito por debaixo da camisa, então o protetor não é visto pelas pessoas.
    Boqueira - Proteção para os dentes. Sendo mais comum apenas a proteção única (apenas para os dentes superiores), pois não atrapalha a respiração, nem a comunicação entre os jogadores.
    Scrum cap - Espécie de capacete com partes amaciadas para proteger o crânio de impactos de pequena e média força. Seu principal uso é de proteção para as orelhas, evitando o atrito dessas e possível deformação das mesmas. O scrum cap é mais utilizado pelos Avançados do que pelos Linhas.


    Uma formação ordenada.

    Scrum - Uma formação ordenada.
    O scrum ou formação ordenada, é uma situação frequente no rugby, geralmente é usado após uma jogada irregular ou em alguma penalização. Os 8 Avançados das duas equipas formam uns contra os outros. O Scrum-half (Médio-Formação) da equipa que não cometeu a infracção insere a bola no meio do "túnel" formado pelas duas primeiras linhas de cada equipe com a finalidade de que os jogadores da sua equipe consigam ganhar (talonar) a bola.

  • Penalidades
    Existem vários tipos de penalidades no rugby, com várias formas de serem punidas. Existem 4 formas de se cobrar uma penalidade:
    Punt - Um chute para frente, visando a fazer a bola sair pela linha lateral, já que a equipe que cobrou a penalidade terá a posse de bola nesse lineout
    Scrum - Formação de um scrum, com a equipe ofendida pondo a bola no túnel
    Run - Simplesmente correr com a posse de bola
    Penalty Goal - Tentativa de chute entre as traves, para marcar pontos

  • Arbitragem
    No râguebi existem três ou quatro árbitros, sendo três de campo. O principal árbitro apita e conduz o jogo em campo e outros dois são os laterais como no futebol. Em competições internacionais ou dentro das grandes ligas, existe ainda o arbitro de vídeo, que assiste a partida pela televisão e tem acesso a recursos para conferir jogadas nas quais os três árbitros têm dúvida ou não chegam a um consenso. Serve também para advertir ou punir jogadores que cometeram agressões contra os adversários durante a partida.
    Algo interessante no râguebi é que os jogadores não podem falar, discutir e jamais insultar os árbitros. Somente os capitães podem se dirigir ao árbitro, que pode punir um jogador e/ou o time caso tal regra seja desrespeitada.

  • Existem dois tipos de cartões:
    Cartão amarelo - expulsão temporária por 10 minutos.
    Cartão vermelho - expulsão permanente do jogo.

  • Campeonatos
    Troféu Webb Ellis ganho pela seleção campeã da Copa do Mundo.
    O mais importante campeonato de râguebi é o Copa do Mundo.


Troféu Webb Ellis ganho pela seleção campeã da Copa do Mundo.

  • O Rugby no Brasil
    No livro de Tomás Mazzoni, “História do Futebol no Brasil” (Edições Leia, 1950) encontra-se a afirmação de que o rugby foi introduzido no Brasil ainda no século XIX:
    “O historiador Paulo Varzea afirma que o primeiro clube de esportes (terrestre e ao ar livre) fundado em 1875 pelos Srs. H.L. Wheatley, A. MacMillan, C.D. Simmons, Amaral, Robinson e Cox (...), recebendo posteriormente a denominação de Paissandú Cricket Clube. Foi esse o primeiro clube organizado no Brasil, mas a tentativa para a prática do futebol entre seus sócios durou pouco, contando-se mesmo o fato seguinte: familiarizado com o futebol, Oscar Cox mandou buscar em Londres uma bola redonda, por volta de 1896, mas teve que, por impropriedade do terreno para o ‘soccer’, aproveitá-la nos exercícios de ‘rugby’ do clube”.
    Mazzoni segue dizendo:
    “O segundo clube surgido em terra carioca foi o do Clube Brasileiro de Futebol Rugby, primeiro a cultivar este esporte no Brasil, fundado em 12 de setembro de 1891, pelos Srs. Alfredo Amaral Fontoura, Virgílio Leite, Oscar Vieira de Castro, Edwin Ral, Sidney Cox, Augusto Amaral e Luiz Leonel Moura, este jovem brasileiro, recém chegado da Inglaterra, onde fora educado no ‘Elizabeth College’, da ilha de Guernsey, no qual aprendera o ‘rugby’ e o futebol ‘soccer’. Foi por sua iniciativa que se introduziu no Rio o ‘rugby’, que logo encontrou adeptos, enquanto que o futebol ‘association’, tentado pelos rapazes do Clube Brasileiro de Cricket e reeditado por Moura, entre 1892 e 1893, foi depois esquecido.”
    Mas ao que parece, o rugby tinha outros amantes. Mazzoni, no mesmo livro, relata:
    “Em 1896 regressava dos Estados Unidos o Sr. Augusto Shaw, professor do Mackenzie College, que passou a desenvolver grande propaganda do Bola ao cesto e do rugby.”
    Mazzoni também cita:
    “Além de futebolista, Charles Miller foi ‘cricketer’ famoso, consagrado tenista e temível ‘rugby player’. Em 1888 organizara o primeiro time de rugby em São Paulo o São Paulo Atlético Club famoso como SPAC.”
    Porém o desporto só começou a ser praticado com regularidade no país a partir de 1925, em São Paulo, no São Paulo Athletic Club. Neste ano, o Sr. Gordon Rule reuniu jogadores que moravam em São Paulo e que por acaso tivessem praticado esta modalidade de esporte. Cerca de 40 pessoas foram agrupadas em duas equipes que jogavam entre si nos fins de semana, no campo do Floresta e subsequentemente no do C.R. Tietê e no do C.A. Paulistano. Posteriormente, passaram a utilizar-se do Campo do São Paulo Athletic Club em Pirituba - o campo dos ingleses, como era chamado.
    Neste mesmo ano, surgiram novas equipes em Santos e no Rio de Janeiro. Em maio de 1926, uma série de jogos interestaduais foram realizados no Brasil. No dia 23, os cariocas venceram os paulistas por 23 a 3; na semana anterior, no dia 16, a equipe de São Paulo havia vencido a de Santos, no primeiro jogo entre as duas cidades. Um jogo interestadual foi de fato jogado em 1911 e alguns outros até antes, mas infelizmente não se tem dados a respeito dos mesmos.
    Nesta época, os jogadores, na sua grande maioria, eram membros ou filhos da colônia inglesa; outros, em menor número, eram sírio-libaneses que haviam estudado na Inglaterra. No período compreendido entre 1926 e 1940, foram realizados todo ano algumas partidas entre quadros cariocas e paulistas. Esporadicamente, eram realizados jogos internacionais, como contra os Springboks (seleção da África do Sul) em 1932, e contra a Seleção Britânica em 1936, além de partidas amistosas contra equipes de tripulantes de navios que atracavam nos portos de Santos e do Rio de Janeiro.
    A partir da Segunda Guerra Mundial, os ingleses que moravam no Brasil, que praticavam o rugby, foram chamados para defender os países aliados. Desta maneira, o esporte deixou de ser praticado entre os anos de 1941 a 1946. No ano seguinte, as partidas voltaram a acontecer.
    Em 1947 os jogos voltaram a ser realizados, porém com menor frequência devido ao pequeno número de jogadores interessados. Tanto que, nesta época, eram disputados apenas jogos entre paulistas e cariocas; os santistas já não conseguiam reunir condições suficientes para formar um time. A partir de 1960, atletas do São Paulo Athletic Club passaram a representar a agremiação. No mesmo ano, surgiu o Aliança Rugby Football Club, formado por atletas argentinos, franceses, ingleses e alguns brasileiros. A mesma iniciativa de se formar um clube surgiu entre os integrantes da colónia japonesa, que criaram em 1961 o São Paulo Rugby Football Club.
    Com o crescimento da modalidade do país, foi fundada em 6 de Outubro de 1963 a União de Rugby do Brasil (URB), com sede em São Paulo. O idealizador da entidade foi Harry Donavan. Em 1964, a URB idealizou o 3º Campeonato Sul-Americano de Rugby. Na competição, o Brasil foi vice-campeão. Este torneio trouxe novo impulso, surgindo então, pela primeira vez, a categoria juvenil com a formação das equipes do São Paulo Athletic Club, Colégio Liceu Pasteur e Bertioga Rugby Clube.
    Em outubro de 1966 aconteceu a primeira partida entre duas escolas de ensino superior, entre a A.A.A. Horácio Lane, da Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie e a A.A.A. Oswaldo Cruz, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
    Em 1971, houve o início do desenvolvimento do rugby infanto-juvenil em São Paulo. No ano seguinte, em 30 de Dezembro, surge a Associação Brasileira de Rugby (ABR), em substituição a URB. A nova entidade foi reconhecida pelo Conselho Nacional do Desporto. Em 1973, a ABR organizou o 7º Campeonato Sul-Americano de Rugby, em São Paulo. Cinco anos depois, a entidade promoveu o 4º Campeonato Sul-Americano de juvenis.
    Atualmente são disputadas várias competições nas categorias masculina e feminina adulta, juvenis e universitárias no país. As principais competições realizadas são:

  • Competições Nacionais:
    Campeonato Brasileiro de Rugby, Copa do Brasil de Rugby, Liga Sul de Rugby, Campeonato Nordestino de Rugby.

  • Competições Estaduais:
    Campeonato Paulista de Rugby, Campeonato Fluminense de Rugby, Campeonato Gaúcho de Rugby, Campeonato Catarinense de Rugby, Campeonato Paranaense de Rugby.

    A Seleção Brasileira de Rugby é filiada à International Rugby Board (IRB), estando atualmente entre as 40 melhores seleções do mundo, segundo o ranking mundial da entidade.

  • O Rugby em Portugal
    Em 2007 foi possível assistir à estreia da Selecção Portuguesa de Râguebi (os Lobos) no Campeonato do Mundo de Râguebi, sendo de louvar o facto desta selecção ser composta, a esta data, somente por jogadores amadores. Os Lobos acabaram por perder todos os jogos, tendo sofrido 3 derrotas pesadas nos 3 primeiros jogos, mas ficaram muito perto de vencer a Roménia no último jogo, e conseguiram marcar sempre um ensaio em cada desafio. Os Portugueses também deixaram uma excelente imagem pelo seu incrível patriotismo e pela sua enorme dedicação ao jogo.

  • O Rugby no Pará

    Segundo Gustavo Soares, o Rugby surgiu no Pará entre 1999/2000, após depoimentos coletados da comunidade Belém Rugby Clube, de desportistas de Manaus e Belém. Desapareceu por um tempo, entre 2000/2007, para retornar apenas no final de 2007, em Capitão Poço (interior do estado) através do abnegado Gustavo Soares, que treinava na seleção municipal de futebol.
    Um desses dias, antes do treino, assistindo a Band Sport, viu uma matéria sobre o mundial de Rugby na frança (2007), depois viu também outras reportagens sobre esporte e com isso acabou se interessando pelo Rugby.

  • Campeonato Estadual
    Os clubes que já tinham alguma experiência em organizar competições fundaram a Associação Paraense e mandaram comprar uma bola em Belém mas quando a mesma chegou em Capitão Poço todos ficaram surpresos pois era uma bola de futebol americano e não de Rugby. Mesmo assim, decidiram realizar a competição que foi marcada para iniciar em 10/12/2007, em um campo de futebol, na zona rural da vila do Pensamento, com traves (H) de bambu e vara de açaizeiro. A competição deu início a modalidade Rugby Paraense, que é uma mescla de Rugby com Futebol Americano e passou a se chamar circuito de Rugby Paraense e não mais Campeonato Estadual de Rugby Union.
    A competição atual está em andamento, em Capitão Poço, mas ainda não tem regra 100% definida. A APRFAAFEG (ASSOCIAÇÃO PARAENSE DE RUGBY FUTEBOL AMERICANO AUSTRALIANO FRISBOL E ESPORTES GAELICOS – SEDE: CAPITÃO POÇO/PARÁ/BRASIL) decidiu que o número de atletas deve ser de 10 em campo, sendo 7 beach rugby seven-a-side e de 5 na areia. Essa competição está sendo disputada nas categorias adulta e sub-20 que já tem seu campeão, o São Francisco, com 400 pontos contra 200 dos Vikings R.F.C. como a competição só pode ter no máximo 7 etapas por temporada (2007/2008) e cada etapa conquistada contabiliza 100 pontos, o São Francisco sagrou-se o campeão.
    A primeira equipe a ganhar uma competição de Rugby no Pará foi o Atlético que venceu a copa Cidade, realizada pela Limbesocap (competição municipal) 2007.
    Neste período Gustavo conheceu Ijuba Pajic, Sérvio que mora no Rio Grande do Sul, e que queria trazer o Rugby League para o Brasil. A APRFAAFEG aderiu ao projeto do Sérvio e passou a trabalhar na criação da Federação Brasileira de Rugby League .
    O que era para ser apenas uma associação de Rugby acabou se tornando uma associação que agrega várias modalidades esportivas (tudo por conta de uma bola de futebol americano chegou por engano em Capitão Poço).
    As primeiras bolas oficiais de Rugby chegaram em Capitão Poço através do atleta Kledson que viu uma reportagem no jornal informativo popular e procurou os praticantes de Rugby e agora faz parte da familia Rugby Paraense. Depois chegaram mais 4 bolas compradas em parceria com José Alpuim, português que na época era presidente da Associação Baiana de Rugby e que foi a Portugal treinar com a seleção portuguesa de Seven e aproveitou para comprar o material de Rugby mais barato, em parceria com a APRFAAFEG.
    O Rugby Paraense recebeu recentemente um convite para participar de uma etapa do Campeonato Brasileiro de Seven que será realizado em salvador ou Juazeiro do Norte, no período de 08 a 10 de novembro 2008.
    Gustavo Soares recebeu um convite para participar de uma competição internacional defendendo a seleção Amazonense, em Meridas, na Venezuela, no mês de fevereiro de 2009. No momento Gustavo se recupera de fratura no braço, devido a uma queda de bicicleta e não jogando Rugby.

  • Primeira divisão
    África do SulArgentinaAustráliaEscóciaFrançaInglaterraIrlandaItáliaNova ZelândiaPaís de Gales
  • Segunda divisão
    CanadáEstados UnidosFijiJapãoRomêniaSamoaTonga
  • Terceira divisão
    AlemanhaAndorraArmêniaÁustriaAzerbaijãoBahamasBarbadosBélgicaBeninBermudaBósnia e HerzegovinaBotsuanaBrasilBruneiBulgáriaBurkina FasoBurundiCamarõesCambojaCazaquistãoChileChinaCingapuraColômbiaCoréia do SulCosta do MarfimCosta RicaCroáciaDinamarcaEslovêniaEspanhaFinlândiaGanaGeórgiaGolfo ÁrabeGréciaGuianaHolanda • Hong Kong • Hungria • Ilhas Cayman • Ilhas Cook • Ilhas Guam • Ilhas Niue • Ilhas SalomãoÍndiaIndonésiaIsraelJamaicaQuêniaLaosLetôniaLituâniaLuxemburgo • Macau • MadagascarMalásiaMaltaMarrocosMoldáviaMônacoMontenegroNamíbiaNigériaNoruegaPapua Nova GuinéPaquistãoPanamáParaguaiPeruPolôniaPortugalRepública TchecaRússiaSanta LúciaSão Vicente e GranadinasSenegalSérviaSri LankaSuazilândiaSuéciaSuíçaTailândia • Taiti • Taiwan (Formosa)TanzâniaTrinidad e TobagoTunísiaUgandaUcrâniaUruguaiVanuatuVenezuelaZâmbiaZimbábue

  • Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Rugby
    http://gustavikings.blogspot.com/2008/07/blog-post.html

Um comentário: