terça-feira, 17 de junho de 2008

PERSONAGENS DA HISTÓRIA DA TUNA











REGINALDO PEREIRA DE MESQUITA
Nascido no dia 01/05/1950 na cidade de Sobral-CE. Com 4 anos de idade veio para Belém mas afirma que, mesmo tendo nascido no Ceará, se considera paraense de coração pois tudo que aprendeu e conseguiu na vida ele deve a sua vinda para o Pará.
Reginaldo é filho de Otávio Martiniano de Mesquita e Laura Pereira de Mesquita. É casado com Odileide Maria Paiva de Mesquita e pai de Márcio Alan Paiva de Mesquita.
Famoso goleiro da Tuna Luso Brasileira nos anos 60/70, iniciou sua carreira no futebol jogando nas equipes de base da do clube na década de 60. Já em 1968 foi campeão juvenil pela Tuna. Em 1969 tornou-se novamente campeão pela Tuna agora na categoria de Junior. Em 1970 foi campeão paraense pelos profissionais da Tuna participando do memorável time de garotos revelados nas categorias de base do clube. Em 1973 foi vendido para o Paysandu, onde tornou-se campeão invicto em 1976. Em 1979 Reginaldo retornou para a Tuna para defender a Lusa na Taça de Prata daquele ano. Posteriormente foi jogar no Santa Cruz (PE), Bahia, Itabuna (BA), Goiás, Moto Clube (MA) onde também foi campeão, Fortaleza, Clube do Remo onde ganhou a Taça Cidade de Belém, Nacional Futebol Clube (AM) onde foi tri-campeão, voltou a jogar no Paysandu onde teve de parar de jogar futebol por 2 meses. Quando retornou a jogar, defendeu o Princesa do Solimões (AM) de onde acabou sendo convocado para jogar pela seleção Amazonense de futebol. Reginaldo relata que teve também passagens pela Seleção Paraense, tendo realizado 1 jogo contra o Flamengo (RJ), outro contra o Paysandu e 2 outros contra a Seleção Amazonense (lá e cá).
Depois que parou de jogar como profissional, Reginaldo passou a treinar goleiros e foi para o Tiradentes (PA). Treinou também goleiros no Paysandu (não se lembra das datas), depois foi levado de volta para a Tuna Luso, pelo Sr. Alencar (ex-diretor da Tuna, conhecido por ter sido dono do Lapinha - já falecido) onde treinou goleiros. Neste período foi Auxiliar Técnico na Tuna por algumas vezes, daí prosseguiu sua aventura de quase 10 anos como Auxiliar Técnico do Professor Walter Ferreira, trabalhando em alguns estados e equipes do Brasil: Pelotas (RS), Caldense (MG), Cene (MS), Atlético Sorocaba (SP), Noroeste (SP), Americano de Campos (R.J). Em 2007 Reginaldo treinou o sub-20 da Tuna e em 2008, a partir do segundo turno do campeonato Paraense, assumiu a equipe de profissionais da Tuna Luso obtendo bons resultados. "E agora encontro-me em Belém onde ainda não consigo descansar", finalizou Reginaldo.

2 comentários:

  1. TEM UM CURRICULUM VASTO MAS, NADA QUE MARQUE SUA PASSAGEM DENTRO DO CENARIO DESPORTIVO DE NOSSA TERRA, COMO MARCA REGISTRADA COMO É O CASO DE OUTROS ATLETAS QUE ATÉ HOJE E SEMPRE VÃO FICAR EM NOSSA MEMÓRIA.

    ResponderExcluir
  2. PROFISSIONAL COMPETENTE EM TODOS OS TIMES EM QUE JOGOU, APESAR DO TEMPERAMENTO ESQUENTADO, O QUE LHE TROUXE GRANDES PROBLEMASE E DESAFETOS ATE HOJE, TEVE COMPROMETIMENTO COM TODAS CAMISAS QUE VESTIU.

    ResponderExcluir