sábado, 4 de setembro de 2010

XIV Feira Pan-Amazônica do Livro













Tendo reunido 510 mil pessoas durante dez dias de evento em 2009, a décima quarta edição da Feira Pan-Amazônica do Livro promete mais surpresas para o público, dessa vez viajando pela riqueza cultural africana dos países que falam português. Com o tema “África: povo que fala português”, a Feira terá como patrono o paraense Bruno de Menezes, que teve uma obra intimamente ligada ao africanismo e à cultura negra no Brasil.
Período: 27 de agosto a 5 de setembro.Abertura Oficial: 27 de agosto, às 18hObjetivos: Para esta nova edição são esperadas muitas novidades e a presença de várias personalidades literárias e shows com grande atrações. Atualmente a Feira é a terceira maior do Brasil e vem crescendo ao longo dos anos.

Visitação: 10h às 22h
Shows principais no deck: 22h

Realização: Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia em parceria com a Secretaria de Cultura - Secult e Governo do Estado.
Informações:

(91) 3344-0100 / 3344-0106 e através do email feiradolivro2010@gmail.com

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

16º Exposição Fotográfica denominada ''Olhar Amazônico'' - CONVITE


Publicamos convite recebido por e-mail sobre a 16º Exposição Fotográfica denominada ''Olhar Amazônico'', do fotografo Ray Nonato, no período de 1 a 5 de setembro de 2010, na XIV Feira Pan-Amazônica do Livro - Stand de escritores paraenses.
Ray Nonato é repórter fotográfico dos Jornais O Liberal e Amazônia
Contatos: (91) 3216-1075 (91) 9201-9500/8150-7923/8876-4832 Registro profissional: 1133 D.R.T/Pa arfoc Brasil matricula: 00623 Belém - Pará

NOTÍCIAS DO FUTEBOL PROFISSIONAL DA TUNA LUSO


Após um breve contato feito hoje (03) com o gerente de futebol da Tuna Luso, Sr. Flavio Goiano, fomos informados que o departamento de futebol está aos poucos se reestruturando para dar melhores condições de trabalho à comissão técnica e ao elenco de jogadores e a cada dia vem recebendo novas adesões. Em breve poderemos ter novidade com a chegada de novos jogadores para se juntarem ao elenco. Afim de evitarmos a divulgação de notícias infundadas e sem procedência, só iremos apresentar os nomes dos novos jogadores contratados quando eles efetivamente estiverem em Belém. A contratação de um supervisor de futebol também se faz necessário para o bom andamento dos trabalhos do departamento e na medida do possível um profissional do ramo poderá ser contratado para exercer a função.
No próximo sábado (amanhã - 04) o sub-20 da Tuna jogará e novamente seus jogadores serão observados por Flávio Goiano e comissão técnica.
Os treinamentos do futebol profissional estão sendo realizados diariamente no estádio Francisco Vasques, no período da tarde das 15:00h às 17:30h.
A ideia é formar um bom time para disputar e classificar a Tuna na 1ª fase do campeonato de 2011 e em seguida partir para reformular toda a estrutura das categorias de base do clube.
Outra importante notícia que recebemos hoje do colaborador Heraldo, ligado a diretoria, foi de que a Kanxa poderá ser a fornecedora de materiais e uniformes da Tuna Luso, faltando apenas a confirmação dessa notícia.
Aguardamos pela participação efetiva dos cruzmaltinos e simpatizantes para concretizarmos a meta de reconduzir a Tuna Luso Brasileira ao seu devido lugar de destaque no futebol paraense e brasileiro .
Tão logo tenhamos novas notícias do futebol voltaremos a divulgar neste blog.

SOBRE O FUTEBOL FEMININO DA TUNA LUSO

Apesar de não ter conseguido chegar nas finais do campeonato paraense de 2010, o time de futebol feminino da Tuna Luso, comandanda pela treinadora Aline Costa, vem lutando desde 2008 com muita dificuldade para conseguir o tão sonhado título para o clube.

Em 2008 a Tuna Luso fez um campeonato sem muita empolgação mas a treinadora por Aline Costa manteve a maior parte das jogadoras e contratou outras para em 2009 conseguir o vice-campeonato paraense ao perder a final para o Pinheirense nas cobranças de penalty.

Em 2010, a Tuna tinha tudo para fazer um bom campeonato mas não foi feliz e ficou de fora das finais do futebol de campo, continuando apenas na disputa das finais do futsal feminino.

A treinadora Aline não soube informar se o clube manterá o time para o p´roximo ano e tudo dependerá de conversações e acertos para definir o destino do futebol feminino. Vamos fazer votos que continuem e sejam campeãs em 2011.

Segue abaixo matéria sobre o futebol feminino da Tuna divulgada no jornal Diário do Pará em 02/05/2010, como segue:

"Treinadora se orgulha por comandar time feminino
Elas se dividem entre filhos, serviços domésticos e o trabalho. Porém, muitas têm outra coisa na cabeça: o futebol. Cresce o número de mulheres apaixonadas pelo esporte. Renata Fan, Milena Ceribeli, Ana Paula Oliveira, Formiga, Marta e companhia são exemplos de beldades que conquistaram seus respectivos espaços no mundo que sempre se falava ser exclusivo dos homens. O Pará é um exemplo disso: tem atleta, treinadora, árbitra e até dirigente, sem esquecer das torcedoras que não saem de perto do seu time de coração.
Aline Costa tem 29 anos e vive do futebol. É treinadora do time de futebol feminino da Tuna Luso desde 2008. O currículo ainda é modesto. Além da Lusa, comandou apenas o Remo. Mas sente orgulho do que faz. “Sou a primeira treinadora do Norte a ser credenciada para treinar um time de futebol”, explica. A graduação ocorreu em 2009, em curso do Sindicato dos Treinadores do Rio de Janeiro.
A treinadora da Tuna Luso e sua turma de jogadoras (foto: Marcelo Lelis)
A admiração pelo colega de trabalho, Renê Simões, existe, mas está no técnico do Corinthians, Mano Menezes, o espelho. “Só acho que ele tinha que ter tirado o Ronaldo no último jogo do Flamengo”, brinca. Mas na hora de falar sério, Carla mostra porque está na profissão. “Sei que é mais fácil o homem trabalhar como técnico, mas estou buscando meu espaço. A Tuna passa por dificuldades de material, transporte, mas nada que faça essas meninas desistirem”, disse.Não é só Patrícia Amorim que dirige um clube de futebol no país. Em Bragança, Carla Macêdo recebeu recentemente a missão de soerguer o Bragantino do fundo do poço. “Sempre fui desportista e agora tenho esse desafio. Comando homens que me respeitam, e acredito que com a Patrícia Amorim assumindo o Flamengo, mais mulheres serão dirigentes. Hoje tenho 40 anos, me divido entre meu trabalho, filhos e o Bragantino, mas faço isso porque amo”, enfatiza.O crescimento do futebol feminino ficou em evidência durante o último campeonato da modalidade, vencido pelo Santos. As paraenses do Pinheirense conquistaram o quarto lugar, mesmo com a falta de estrutura e apoio. A pergunta que fica é: futebol é coisa para homem ou para mulher? Na verdade, o Brasil respira futebol, e com certeza as mulheres já fazem valer a troca do salto alto pelas chuteiras.

DISCRIMINAÇÃOO
preconceito é uma marca para as mulheres que procuram se aventurar no mundo futebolístico. Não raro, há sempre quem afirme que não há espaços para elas nas quatro linhas. Quem começou a quebrar esse tabu no Estado foi a árbitra Hislene de Lima Gomes, do quadro de árbitros da Federação Paraense de Futebol (FPF). Contudo, agora a juíza afirma que sofre discriminação no final de carreira.Hislene começou no futebol como jogadora. Após uma contusão, ficou apenas na torcida. Mas uma coisa intrigava. “Via as mulheres e perguntava por que elas não apitavam a partida. Me disseram que o motivo era pela falta de mulheres para arbitrar. Fiz um curso na FPF e assim virei árbitra”, explica. Já são 14 anos de carreira, sendo que 12 são pelo quadro de árbitros da Confederação Brasileira deFutebol (CBF).Mas, segundo Hislene Gomes, hoje sofre discriminação na FPF por ser mulher. “Em 2009 cheguei até a ser cotada para apitar um Re-Pa. Em 2010 fui afastada da FPF e ainda não apitei um jogo nesse Parazão. Há um preconceito contra a arbitragem feminina no Pará”, lamenta."

fonte: jornal Diário do Pará - edição 02/05/2010

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Festival Natação Cidadã foi um sucesso

A Coordenadora Técnica do Programa, Mônica Rezende, dá as boas vindas a todas as crianças que participam do Natação Cidadã.

O Parque Aquático da Tuna Luso Brasileira foi novamente o lugar de mais uma festa da natação paraense. Foi realizado no último sábado (28) o I Festival de Natação do Programa Natação Cidadã, um programa social coordenado por Mônica Rezende, ex-atleta olímpica, que beneficia 300 crianças de famílias de baixa renda na região metropolitana de Belém (http://www.natacaocidada.org/).
Boas vindas aos estudantes da CESUPA e representantes das instituições parceiras do Programa Natação Cidadã.
O Programa Natação Cidadã é fruto de parceria da FIDESA, Sol Informática, Agropalma e Alcoa. Os clubes parceiros são a Tuna e o Casota. As crianças participaram de várias provas de 25 e 50 metros livre e todas receberam medalhas. A novidade foi a parceria com a CESUPA, que enviou seus estudantes para iniciarem um trabalho de longo prazo sobre a saúde e desenvolvimento dos nossos novos atletas. O Presidente da Tuna, Fabiano Bastos, entregou placa de agradecimento aos representantes da Alcoa, Agropalma e Sol Informática pelo apoio dado via Natação Cidadã para a restruturação do Departamento de Natação do Clube.

Parceiros do Programa Natação Cidadã compareceram ao I Festival para acompanhar o progresso das crianças. Da esquerda para direita: Nemércio (Alcoa), Mara (FIDESA), Roberto (Sol Informática), Odília (FIDESA) e Ana Celeste (Alcoa).

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

GBs da Tuna querem volta da Águia e cores do Clube

Parece que o tema MASCOTE X ÁGUIA continua dando o que falar...
"Em conversa com os Grandes Beneméritos da Tuna Luso Brasileira, João Ribeiro Rito e Péricles de Oliveira, que estiveram presentes sábado na inauguração da nova Secretaria do Clube (para que sócio quer secretaria nova?, quem souber responder, responda), ambos foram unânimes em dizer que a idéia de trocar a Aguia mascote do Clube por uma hárpia, proposto pelo pessoal da natação, não pode nem deve prevalecer. Rito disse inclusive que na oportunidade conversou com o ex-presidente e Presidente Vitalício do Conselho Deliberativo, GB César Mattar, e ele também foi categórico que isso não tem o menor sentido. Já o GB Péricles de Oliveira ligou-se hoje cedo afirmando que vai publicar matéria nos jornais contra o tal gavião que querem substituir a Águia. Ta pegando, todos estão contra a tal hárpia!
Quer dizer, está comprovado que os idealizadores da mudança do mascote, trocando a Águia por uma Hárpia, foram infelizes em sua idéia. A Tuna só tem um Mascote, é uma Águia, o resto é papo furado! Rito disse que falou com o Presidente Fabiano, mas ele se saiu, dizendo que "não foi coisa dele", mas sempre ele diz isso e as coisas vão acontecendo na Tuna. É o caso da quadra pintada de azul. O mesmo GB João Rito propôs o escriba de que seja feita uma mobilização para que fosse comprada tinta verde e se repintasse a quadra com as cores reais da Tuna. Esperamos que o presidente Fabiano e os dirigentes da natação reconsiderem as duas decisão: que acabem com essa história de hápia e pintem a quadra de tênis de verde, em vez de azul celeste. Poderemos voltar ao assunto. "
Postado por Marcos Moraes de Lima - blog Didascália http://moraesdidascalia.blogspot.com/

domingo, 29 de agosto de 2010

A ÁGUIA VOLTOU, VOLTOU PARA GANHAR...

Ensaio da nova música da natação cruzmaltina durante o I Festival Interno de Natação, realizado no sábado (28), na piscina olímpica da Tuna Luso.

BEBER A NOSSA ESPUMA

fonte: Departamento de Natação da Tuna Luso Brasileira

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A ÁGUIA É A MASCOTE OFICIAL DA TUNA LUSO BRASILEIRA

Tendo em vista algumas polêmicas que surgiram após o blog da ATAT ter divulgado a Águia Harpia como nova mascote da natação cruzmaltina, apresentada pela diretoria do clube ao público no Festival Interno de Natação, realizado sábado (21) na piscina olímpica, resolvemos editar a matéria que se segue para melhor ilustrar o assunto.

O diretor adjunto de natação da Tuna Luso, Sr. José Maria, enviou para o blog matéria onde constava a nova mascote adotado pela natação e que substitui a Águia Americana (Fênix) pela Águia Harpia, a maior Águia das Américas, também conhecida como Gavião-Real ou Uiraçu-Verdadeiro. Segundo o diretor José Maria, a adoção da Águia Harpia como novo símbolo da Tuna Luso Brasileira tem como objetivo dispertar a atenção de atletas, associados e da população do Pará sobre as espécies nativas e a necessidade de protegê-las adequadamente.

A nova mascote continua sendo uma Águia, conforme sugestão do renomado cartunista paraense Biratan Porto, que doou todos os direitos de uso para a Tuna, afima José Maria.

A referida mudança foi contestada por alguns e aprovada por outros. O certo é que a Tuna Luso precisa ser maior do que todos nós e precisamos nos unir e olhar adiante para sempre somar forças e não dividir, como uma verdadeira Águia, seja ela Fênix ou Harpia.

Águia Harpia

É a mais pesada e uma das maiores aves de rapina do mundo, com envergadura de 2,5 m e peso de até 10 kg. É também conhecida como gavião-real ou uiraçu-verdadeiro.
O habitat principal são as florestas tropicais, dispersando-se geograficamente do México à Bolívia, na Argentina e em grande parte do Brasil, notadamente no Amazonas, vivendo em árvores altas, dentro de vasta mata, onde constrói seus ninhos.
A Harpia faz parte do simbolo do 4º Batalhão de Aviação do Exército Brasileiro, e também denomina um esquadrão da Força Aérea Brasileira, o 7º/8º Esquadrão Hárpia.

Águia Fênix

É um pássaro da mitologia grega que, quando morria, entrava em auto-combustão e, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas. Outra característica da Fênix é sua força que a faz transportar em vôo cargas muito pesadas, havendo lendas nas quais chega a carregar elefantes. Podendo se transformar em uma ave de fogo.
Teria penas
brilhantes, douradas, e vermelho-arroxeadas, e seria do mesmo tamanho ou maior do que uma águia. Segundo alguns escritores gregos, a Fênix vivia exatamente quinhentos anos. Outros acreditavam que seu ciclo de vida era de 97.200 anos. No final de cada ciclo de vida, a Fênix queimava-se numa pira funerária. A vida longa da fênix e o seu dramático renascimento das próprias cinzas transformaram-na em símbolo da imortalidade e do renascimento espiritual.


Considerando que nos tempos atuais a nossa querida Tuna Luso Brasileira anda tão sem prestigio e fora da mídia esportiva e social e que, apesar de seus 107 anos de glórias e relevantes serviços prestados ao esporte paraense e nacional, nem mesmo fez parte de um projeto criado e enviado pelo cartunista Emerson Coe para a agência DC3 com sugestões das mascotes dos times que participam da primeira divisão do campeonato paraense de futebol. O cartunista simplesmente não criou nada para representar a Tuna e afirma que apenas procurou dar uma cara moderna para os times da primeira divisão com algo próximo dos desenhos animados.

O QUE É UMA MASCOTE?
Mascote é o nome dado a um animal, pessoa ou objeto animado que é escolhido como representante visual ou identificador de uma marca, uma empresa ou evento. Muitas vezes a mascote não é necessariamente o logotipo de uma marca mas passa a ser conhecida como tal devido ao forte carisma com o público. Portanto, muitas empresas passam a utilizá-la como representante principal em campanhas publicitárias. Uma mascote, seja de um evento ou de uma campanha publicitária, tem quase sempre características comuns. Um sorriso estampado no rosto é típico e demonstra a alegria do personagem por estar lá representando "uma marca tão boa e de tamanha qualidade". Têm corpo antropomorfizado e é bastante ativo. Suas cores correspondem às cores da marca que representam ou de um país. Suas formas corpóreas também exibem proximidades com os produtos apresentados. Mais comuns em eventos esportivos como os Jogos Olímpico de Verão e a Copa do Mundo FIFA, na época dos eventos, as mascotes rendem um bom lucro com a venda de produtos autorizados à algumas empresas, tais como pelúcias, bolas, canecas, bandeiras, roupas e bonés, souvenires, entre outros. Por isso, é tamanha a preocupação de se criar uma mascote com um certo carisma pelo público.

Mascotes em Belém
No caso da capital paraense, onde seus torcedores são fiéis e nacionalmente conhecidos pela grande paixão dedicada para seus clubes do coração, as três agremiações esportivas de maior tradição possuem seus mascotes tradicionais porém sem um histórico de como surgiram. A Tuna Luso tem como mascote a Águia Guerreira, um Leão Azul representa o Clube do Remo e o Lobo (Papão) é o mascote do Paysandu, além das outras agremiações menos tradicionais que também possuem suas mascotes.
http://emersoncoe.blogspot.com/2010/04/projeto-mascotes-do-campeonato-paraense.html






MASCOTES DE TIMES NO BRASIL
Muitos clubes de futebol adotaram figuras de bichos como mascotes. O periquito representava o Palmeiras, até ser trocado pelo porco. Temos ainda o leão, da Portuguesa e do Sport Recife, e o tigre, símbolo do Criciúma.

Galo e Raposa
Em 1945, quando o chargista Mangabeira trabalhava no jornal Folha de Minas, o editor lhe encomendou alguns símbolos para os times mineiros. Mangabeira decidiu desenhar bichos. Para ele, o Atlético Mineiro lembrava um galo de briga. A mascote do Cruzeiro foi inspirada na figura de um ex-presidente do clube, “astuto como uma raposa”. Mangabeira criou também o canário da Seleção Brasileira.
Peixe Passou a ser o símbolo do Santos a partir do primeiro jogo do profissional do futebol brasileiro, em 1933, contra o São Paulo. Antes da partida, os jogadores santistas foram chamados de “peixeiros” pelos são-paulinos.

Porco
Durante o Campeonato Paulista de 1969, o Corinthians pediu permissão à Federação Paulista de Futebol para contratar 2 jogadores que substituíssem 2 que haviam falecido. Todos os clubes concordaram, menos o Palmeiras. Na partida seguinte, a torcida corintiana protestou contra a “sujeira” palmeirense soltando um porco no Estádio do Morumbi antes do jogo. Enquanto o suíno corria, os corintianos gritavam “Dá-lhe, porco!”, provocando os adversários. Em 1986, a torcida palmeirense resolveu adotar a nova mascote e o coro.

Urubu
Os torcedores do Flamengo não gostavam de ser chamados de urubus. Mesmo assim, na década de 1960, o cartunista Henfil passou a desenhar o urubu como símbolo do clube nas charges do Jornal dos Sports. A torcida reagiu com certa desconfiança, mas acabou se rendendo numa tarde de Flamengo x Botafogo, em 1º de junho de 1969, quando um torcedor soltou uma dessas aves no gramado do Maracanã. O urubu tinha a bandeira do Flamengo amarrada num dos pés e o time venceu por 2 x 1.

fonte:
http://www.artemagnetica.com.br/mascotes-de-times.html
http://emersoncoe.blogspot.com/2010/04/projeto-mascotes-do-campeonato-paraense.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81guia_harpia
Sites com Mascotes de clubes brasileiros:
http://www.bolanaarea.com/gal_mascotes.htm

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

APRESENTAÇÃO DO NOVO ELENCO E COMISSÃO TÉCNICA DE FUTEBOL DA TUNA LUSO


Aconteceu na tarde desta segunda-feira (23), no estádio Francisco Vasques, a apresentação do novo elenco de jogadores e da nova comissão técnica da Tuna Luso para a 1ª fase do campeonato paraense de futebol 2011. Na ocasião tivemos a apresentação do novo gerente de futebol, Flávio Goiano, que apresentou a comissão técnica formada pelos srs. Zé Carlos (técnico), Ney Sorvetão (auxiliar técnico), Helison (fisiologista), Fabian (preparador físico), Lubrax (preparador de goleiros), Sena "Macaquinho" (massagista) e Alcino (roupeiro).

Após a apresentação os jogadores tiveram um rápido bate-papo com a comissão técnica e em seguida fizeram um aquecimento para iniciar os trabalhos. Nessa primeira semana os treinamentos serão basicamente de condicionamento físico.


NOVA COMISSÃO TÉCNICA DA TUNA LUSO
(da dir. para esq.): Zé Carlos, Ney Sorvetão, Fabian, Helison e Lubrax

Segundo o gerente de futebol, Sr. Flávio Goiano, os jogadores Cleber (goleiro), Hugo de Leon (L. direito), Cristovão/Flávio/david (zagueiros), Euller (volante), Pituta (meia), Junior (L. esquerdo) e Patrick (atacante) foram indicados pelo técnico Zé Carlos enquanto que os demais estão em teste para posterior aprovação. No decorrer dos treinamentos, outros jogadores deverão chegar se integrarem ao elenco da Águia do Souza.

NATAÇÃO DA TUNA LUSO BRASILEIRA LANÇA NOVO MASCOTE E MÚSICA


O Departamento de Natação da Tuna Luso Brasileira lança neste sábado (21), durante o I Festival Interno Infanto-Juvenil de Natação, o seu novo mascote e a sua música.

O evento ocorrerá das 8 às 10 horas, no Parque Aquático do Clube, localizado na Avenida Almirante Barroso, 4110.

O mascote da Tuna deixa de ser a Águia-Americana e passa a ser a nossa Harpia. O termo águia é usado popularmente para designar todas as grandes aves de rapinas no mundo. A espécie de águia geralmente usada para representar a Tuna Luso é a Águia-Americana (Haliaetus leucocephalus), uma espécie encontrada somente na América do Norte e que é considerada ave nacional dos Estados Unidos. Na Tuna, a Águia-Americana será substituída pela maior águia das Américas, a nossa Harpia (Harpia harpyja), também conhecida como Gavião-Real ou Uiraçu-Verdadeiro. A nossa Harpia é muito maior e mais poderosa do que a espécie norte-americana, podendo pesar até 9 kg enquanto a Águia-Americana não passa de 7 kg. A Harpia ocorria nas florestas do México a Argentina, mas hoje ela somente pode ser entrada com freqüência na Amazônia, seu último grande refúgio. A adoção da Harpia como símbolo da Tuna Luso Brasileira tem como objetivo também de chamar atenção da população do Pará sobre as nossas espécies nativas e a necessidade de protegê-las adequadamente. O mascote da natação cruzmaltina foi desenhado pelo premiado cartunista paraense Biratan Porto a partir das fotos originais da espécie na natureza. Durante o evento, todas as nossas crianças receberão a camisa com o nosso novo mascote.

“Beber nossa espuma” é a música que marcará o ressurgimento da Tuna na natação. Toda equipe de natação tem uma música que ajuda a descrever os objetivos que se quer atingir e que serve de motivação para os atletas antes e durante a competição. A Tuna lança a música que vai embalar os nossos nadadores, jovens e adultos, nos próximos anos. Optamos por um rock para marcar a freqüência acelerada das braçadas dos nossos nadadores. O título da música é “Beber nossa espuma”, uma brincadeira em relação aos nadadores que ficam atrás nas competições como que bebendo a espuma gerada pelas pernadas dos vencedores. A letra é de José Maria C. Silva, a melodia e os instrumentos são de Joel Melo, a voz é de Ruy Montalvão (do Coletivo Rádio Cipó), a realização é da Ukauaka Produções Artísticas e a Produção é de Nicobates. A música pode ser obtida por solicitação ao e-mail tunanatação@gmail.com.

O Festival Interno Infanto-Juvenil de Natação reunirá todos os nossos alunos das escolhinhas mais os nossos atletas mirim, petiz, infantil e juvenil. É um evento para reunir todas as famílias que compõem a natação cruzmaltina. O evento também marca o sucesso na reestruturação do Departamento de Natação, que está hoje equilibrado financeiramente, possui um quadro técnico altamente qualificado e uma equipe que se torna cada vez mais competitiva. O Departamento de Natação possui também um blog com notícias sempre atualizadas (www.natacaodatuna.com).

Uma grande parte do sucesso da Tuna é resultado da parceria com Programa Natação Cidadã, uma iniciativa gerenciada pela FIDESA e que tem o apoio da Alcoa, Sol Informática e Agropalma. O programa (www.natacaocidada.org) apóia a participação de 300 crianças carentes da região metropolitana de Belém nas atividades de natação na Tuna Luso Brasileira e no Casota.

Contatos:

José Maria Cardoso da Silva (3225-3848, ramal 16, ou jm.c.silva@uol.com.br)

Osório Landri (9119-1130) Eduardo Souza (8172-8372) Anna Neri (9962-3324)

I Festival Infanto-Juvenil de Natação da Tuna Luso


BEBER NOSSA ESPUMA

(Letra: José Maria Cardoso da Silva; Música: Joel Melo)

A Águia voltou

Voltou para ganhar

Ninguém nada mais rápido

No Estado do Pará.

A Águia voltou

Voltou para ganhar

Ninguém nada mais rápido

No Estado do Pará.

A piscina é a nossa casa

Nadar é nossa razão

Não ter limite é a nossa meta

Vencer é nossa paixão.

A piscina é a nossa casa

Nadar é nossa razão

Não ter limite é a nossa meta

Vencer é nossa paixão.

Querem saber?

Somos da Tuna!

Podem ficar prontos

Pra beber a nossa espuma.

Querem saber?

Somos da Tuna!

Podem ficar prontos

Pra que?

Pra beber a nossa espuma!

Pra beber a nossa espuma!

Pra beber a nossa espuma!

A Águia voltou

Voltou para ganhar

Ninguém nada mais rápido

No Estado do Pará.

A Águia voltou

Voltou para ganhar

Ninguém nada mais rápido

No Estado do Pará.

A Águia voltou

Voltou para ganhar

Ninguém nada mais rápido

No Estado do Pará.

domingo, 22 de agosto de 2010

SOBRE O SELETIVO DE FUTEBOL PROFISSIONAL 2011

Algumas providências tomadas para o seletivo da primeira fase do campeonato paraense de futebol profissional 2011:










1) Fomos contactados pela diretoria que solicitou ajuda de todos para formar um bom time para o seletivo do final do ano;

2) Falamos com o Sr. João Araujo e alguns outros amigos ligados ao clube que se prontificaram em ajudar nessa jornada;

3) Achamos interessante a idéia do colega Haber em reativar o TOP 100 (imediatamente);

4) Vamos concentrar a arrecadação do TOP 100 sob responsabilidade apenas dos Srs. João Araujo e Gerardo Von para contrôle e posterior prestações de contas no blog da ATAT;

5) O TOP 100 anterior era de R50,00 arrecadaos por pessoa/mês, e agora vocês acham que deveria ser de quanto?;

6) Falamos ontem com o Sr. Flávio Goiano que nos passou algumas idéias que estão sendo trabalhadas para formar um bom time;

7) O Sr. Flávio Goiano é o atual gerente de futebol e o mesmo que jogou muitos anos no Paysandu, no Remo e na Tuna também. Foi o empresário que negociou o jogador Ere (de 17 anos) atualmente no Fluminense-RJ e seleção brasileira sub-17 e que poderá dar para a Tuna 5% do valor de seu passe em caso de venda para o exterior (norma da FIFA). Ele tem muito conhecimento com jogadores, técnicos e empresários de fora de Belém e poderá nos ajudar muito;

8) A diretoria está se movimentando, reformando o gramado e também irá pintar e reformar as arquibancadas para tirar pendências de bombeiros, PM e ANVISA;

9) É provável que a Tuna faça uma espécie de arquibancada especial na área coberta para arrecadar mais dinheiro em dia de jogos;

10) Iremos reativar novamente o sistema de som do estádio;

11) Inicialmente, o Sr. Flávio Goiano irá providenciar a confecção de camisas oficiais (provavelmente da JBM). A secretaría do clube está sendo reformada e no local será construida uma boutique para venda de material do clube;

12) A principal função dos colaboradores da ATAT nessa etapa, acertada com o diretor Charles, será arrecadar fundos (voluntariamente) para ajudar no pagamento da premiação dos jogadores e comissão técnica, apenas em caso de vitórias ou empates. Veremos a possibilidade de ajudar em algumas outra necessidades eventuais;

13) Precisamos vestir a camisa e ajudar no que for possível pois esse ano não haverá cooperativa e tudo ficará por conta da diretoria do clube. Outra coisa, só serão duas vagas para a próxima fase e não quatro como no ano passado;

14) A apresentação do novo elenco e comissão técnica da Tuna será nesta segunda-feira (23), no estádio Francisco Vasques, a partir das 15:30h;
15) Aos que tiverem outras sugestões e ideias que coloquem em prática ou nos contate para melhores detalhes.

16) Um grande e forte abraço para todos e todas.

sábado, 21 de agosto de 2010

FESTIVAL AQUÁTICO E LANÇAMENTO DO NOVO MASCOTE DA NATAÇÃO CRUZMALTINA

NOVO MASCOTE DA NATAÇÃO DA TUNA LUSO

Aconteceu na manhã deste sábado (21), na piscina olímpica da Tuna Luso, o Festival de Natação Cruzmaltino. O evento foi uma promoção da dinâmica diretoria de natação do clube sob coordenação dos dirigentes José Maria, Landri e seus colaboradores.

A manhã aquática na Tuna foi bastante movimentada e contou com um grande número de participantes, além da presença de pais e associados.

Na oportunidade foi lançado o novo mascote da natação cruzmaltina. Trata-se de uma Águia regional, tipo papa-açai, que será adotada como novo símbolo da natação da Tuna Luso. Esperamos que todos gostem!

No próximo sábado (28), no mesmo local, será realizada a segunda etapa do Festival de Natação Cruzmaltina, a partir das 08:00h.

Todos estão convidados.



MÔNICA REZENDE, POR QUE SE ORGULHAR?

Mônica Rezende é o maior nome da natação feminina paraense dos anos 80 e uma das maiores atletas da modalidade em todos os tempos, no Pará. Ganhou dezenas de títulos e, até agora, foi a única nadadora paraense a disputar os Jogos Olímpicos, quando chegou a quebrar o recorde mundial nos 50m nado livre, em Seul (1988).
A equipe técnica da natação da Tuna é formada por:
Eduardo Souza (Gerente Técnico e Treinador da Equipe Petiz, Infantil e Juvenil), Anna Cristina Neri (Coordenadora da Escolhinha), Moisés Silva (Treinador da Equipe Mirim), Aurélio Dantas (natação de base), Hernani Júnior (hidroginástica e natação de base) e Lourival Cardoso (natação adulto). Além destes, temos dois grandes treinadores-associados: Fernando Wilkinson e Mônica Rezende. Acredito que hoje reunimos a melhor comissão técnica de natação do Pará.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

NOVIDADES DO FUTEBOL PROFISSIONAL DA TUNA LUSO


Os treinamentos do novo elenco de futebol profissional da Tuna Luso já começaram e a partir da próxima semana serão realizados nas tardes de 2ª, 4ª e 6ª, das 15:30h à 17:30h (em forma de peneirada), sob a orientação técnica do treinador Zé Carlos e do auxiliar Ney Sorvetão.

O diretor de futebol, Sr. Charles, informa que está trabalhando e mobilizando a diretoria com a finalidade de conseguir patrocínio para o departamento de futebol.

O gerente de futebol é o Sr. Flávio Goiano, proprietário do Café Pelé Belém (Shopping Boulevard) e empresário, que está apoiando o clube através do seu grande conhecimento no meio futebolístico, dentro e fora do Pará. Flávio irá fornecer também o material oficial de treinamento e de jogo, inicialmente com uma marca local (possivelmente a JBM) e posteriormente mesclar com a marca Superbolla, além de outros materiais de uso geral. Em breve haverá venda de camisas oficiais da Tuna na secretaria do clube que está sendo reformada e inclusive contará com uma boutique no seu interior.

O gramado do estádio Francisco Vasques está sendo reformado pela diretoria. As arquibancadas e os banheiros, além do entorno do estádio também será reformado pela diretoria e colaboradores. O pessoal da ATAT deverá colaborar com doações provenientes do TOP 100 da Tuna.

Jogadores que estão treinando na Tuna:

Cleber (goleiro), Hugo de Leon (zagueiro), Ricardo Capanema, Japones (meia), Euller (meia), Cristovão (zagueiro), Davi (meia), Flávio (zagueiro), Pituta (do futsal), Junior (lateral esquerdo), 2 jogadores do Bahia que farão testes, alguns jogadores da base do clube e outros que foram campeões pelo São José de Macapá, além daqueles que poderão ter uma chance após serem selecionados durante as peneiradas internas no Sousa.

Vamos precisar voltar com o TOP 100 da Tuna, onde pretendemos juntar 100 (cem) torcedores e simpatizantes notáveis que possam doar R$50,00 (cada um, mensalmente, até o final do seletivo) para serem usados integralmente na reforma do estádio Francisco Vasques e na premiação dos jogadores. Solicitamos aos que queiram participar e colaborar com o TOP 100 que entrem em contato apenas com os Srs. João Araujo (091 9119-5753) ou Gerardo Von (091 8882-1119).

A diretoria de futebol da Tuna Luso está se virando e trabalhando, vamos agora nos unir e fazer a nossa parte também, colabore conosco no que for possível.
Técnico Zé Carlos (dir.) e auxiliar Ney Sorvetão (esq.)