domingo, 30 de agosto de 2009

AINDA NÃO FOI DESTA VEZ...

Aconteceu na manhã deste domingo, 30/08, no estádio Evandro Almeida, a decisão do campeonato paraense de futebol feminino 2009.
A torcida fez a sua parte e esteve presente em bom número no Baenão. Até bandinha teve para incentivar o espetáculo de futebol.







Sob forte sol e sem policiamento, o desorganizado campeonato de futebol feminino teve seu final entre Tuna Luso e Pinheirense. O jogo teve início às 09:30h e contou com um bom público.







A Tuna Luso teve um maior volume de jogo no primeiro tempo e o Pinheirense foi melhor no segundo tempo. A partida terminou empatada sem gols e a decisão foi para a cobrança de penalty. O Pinheirense foi menos pior pois perdeu apenas três cobranças contra as quatro perdidas pela Tuna Luso, tornando-se assim o campeão paraense de 2009 e garantiu uma vaga para representar o Pará na Copa do Brasil de 2009.

Sem apoio e patrocínio, temos que reconhecer o esforço que a comissão técnica e atletas da Tuna Luso fizeram para bem representar a camisa do clube.
A torcida cruzmaltina agradece pelo empenho e dedicação dessas guerreiras pela campanha e deseja sucesso e melhor sorte na próxima temporada.
Levantem a cabeça que a vida continua!

Entrevista do Lucena, treinador da Tuna, falando sobre projeto para o seletivo 2010

sábado, 29 de agosto de 2009

Vídeo de apresentação da comissão técnica e elenco da Tuna Luso Brasileira para o seletivo do campeonato paraense de futebol de 2010












Aconteceu neste sábado, 29/09, no vestiário de profissionais da Tuna Luso, a apresentação da nova comissão técnica e elenco da Tuna Luso para o seletivo de 2010. Na fotos (dir.) membros da ATAT entregam ao presidente da Tuna 02 pares de luvas para goleiro (novas), 10 bolas Nike para treino (novas) e 01 garrafa térmica para água (nova). Os treinamentos começam a partir da próxima terça-feira no ninho da Águia.

Tuna Luso ganha de virada do Cruz Azul e conquista o segundo turno do Campeonato Paraense de Futebol Feminino


A equipe da Tuna Luso Brasileira conquistou na manhã do último domingo, no Baenão, o segundo turno do CAMPEONATO PARAENSE DE FUTEBOL FEMININO/2009, ao vencer de virada a equipe do Cruz Azul por 2 x l. O time do Cruz Azul começou melhor a partida e abriu a contagem aos 15 minutos, através de Natália, mantendo o placar até ao final da primeira fase. Aos 40 minutos do 1º tempo, a centroavante Glazielle Perotes, do Cruz Azul, foi expulsa de campo após bater no rosto de uma adversária, prejudicando sua equipe, que não repetiu na segunda etapa o futebol da fase inicial. A Tuna então construiu a vitória com um gol de Andreza aos 02 minutos, e de Sonia Ribeiro aos 14 minutos da etapa complementar. Ao final da partida o presidente da FPF, Antonio Carlos Nunes de Lima, que foi prestigiar a decisão, fez a entrega dos troféus de campeã e vice às duas equipes.

Ficha técnicaTuna Luso 2 x 1 Cruz Azul/Esmac
Local: Estádio Evandro Almeida

Árbitro: Claudio José de França Silva
Assistentes: Hélcio Araujo Neves e Luiz Diego Nascimento Lopes.
Quarto árbitro: Ozéias da Silva Souza

TUNA LUSO: Mirieli (Juliane), Helayne(Elizamar), Adriely(Luciane), Alrileni e Josiane; Talita, Denise(Sonia), Maria Dalva e Natasha(Diana); Andreza e Suziane.
CRUZ AZUL/ESMAC: Paula Massoud, Natália, Jéssica, Rafaela(Ana Gomes) e Fraciane; Marilda, Simone, Waldênia e Ana Paula(Nayara Brito); Flávia(Nayara) e Glazielle Perotes.

Neste domingo, 30/08/09, a partir das 09:00h, no estádio do Baenão acontece a grande decisão do campeonato paraense de futebol feminino 2009 entre o Pinheirense, campeão do 1º turno, e Tuna Luso, campeã do 2º turno. Todos estão convidados para prestigiar o encontro cujo vencedor representará o estado do Pará na Copa do Brasil de futebol feminino 2009.

CAMPEONATO PARAENSE DE XADREZ 2009










CAMPEONATO PARAENSE DE XADREZ 2009 - ABSOLUTO
04 a 07/09
CAMPEONATO PARAENSE DE XADREZ 2009 - FEMININO
05 e 06/09

Local: TUNA LUSO BRASILEIRA (ALMIRANTE BARROSO)
INFORMAÇÕES e INSCRIÇÕES
http://cpx2009.fexpa.org.br/
Lista de Pré-Inscritos: ABSOLUTO - FEMININO
REALIZAÇÃO
FEXPA - FEDERAÇÃO DE XADREZ DO PARÁ

OBS: AINDA SEM PREMIAÇÃO POR FALTA DE PATROCINIO (ESTAMOS FAZENDO DE TUDO PRA RESOLVER ESTE IMPASSE EM TEMPO HÁBIL)

PREMIAÇÃO ABSOLUTO
• 1º Lugar - TROFÉU
• 2º Lugar - TROFÉU
• 3º Lugar - TROFÉU
• Melhor Veterano - MEDALHA
• Melhor Sub-18 - MEDALHA
• As premiações Não Acumuladas e Não Divididas

PREMIAÇÃO FEMININO
• 1º Lugar - TROFÉU
• 2º Lugar - MEDALHA
• 3º Lugar - MEDALHA
• As premiações Não Acumuladas e Não Divididas

ABSOLUTO:
Adultos (Acima de 18 anos)
R$ 35 até o dia 03/09
R$ 50 no dia 04/09 Menores (Até 18 anos)
R$ 20 até o dia 03/09
R$ 35 no dia 04/09

FEMININO:
Adultos (Acima de 18 anos)
R$ 20 até o dia 03/09
R$ 35 no dia 04/09Menores (Até 18 anos)
R$ 10 até o dia 03/09
R$ 20 no dia 04/09

Informações:
Lauzeniro Andrade - (91) 91150869 / (91) 32486213
Clauber Martins - (91) 81335412

Conta Para Depósito
FEDERAÇÃO DE XADREZ DO PARÁ
CNPJ: 07.649.695/0001-86
Itaú - Agência 6314
Conta Corrente 10129-3

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Amigos para sempre (Friends for life)

Homenagem ao nosso amigo e ex-diretor da Tuna Luso, José Arlindo Rodrigues, falecido no dia 09/08/2009. Saudades!

Você sabia que tem Tuna Luso também em Angola?

Tuna Luso africana, de Loanda





















fonte: http://blogdangola.blogspot.com/2008/07/tuna-luso-africana-de-loanda.html

Wilson Reeberg vence de 7 X 0 e é o novo presidente da CBR.

Foi unânimidade!

Oito Federações estavam com condições de voto. Bahia, Espírito Santo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, e Distrito Federal. A Federação do Espirito Santo, foi a única das oito que não votou, mas Lauro Jair, um dos maiores incentivadores do Remo Capixaba, estava lá vestindo a camisa da "Nova CBR".
Wilson Reeberg, o novo Presidente

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Cia. Cabanos na Tuna Luso Brasileiro abril/2009



Workshop de Carlos Bolacha dançando a sua mais nova coreografia, Samba Hip Hop. Dançarinos:
Raniery, Hyvana, Evandro, Noelle, Rolon, Lívia, Rullien, Paulinha.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Papão era muito fraco, afirma Lucena

A eliminação do Paysandu da Série C do Brasileiro - com a humilhante goleada por 6 a 2 para o Icasa - não surpreendeu o técnico da Tuna Luso, Carlos Lucena, que assistiu pela televisão a alguns jogos do time bicolor. Sem papas na língua, como de costume, o treinador, de 53 anos, diz que a equipe alvi-azul que disputou a Terceirona não tinha qualidade técnica e jamais poderia sonhar com o retorno à Série B.
Com a língua afiada, Lucena lembra que, sob o comando do técnico Válter Lima, o Papão conseguiu ser ainda pior do que na época de Edson Gaúcho. 'Tanto que ele (Válter Lima) só ganhou uma partida e perdeu pontos jogando em Belém'. Mas o técnico cruzmaltino não joga toda a responsabilidade do fiasco bicolor nas costas do técnico santareno. 'O problema é que o grupo que ele tinha em mãos era mesmo limitado. Com os ingredientes que tinha, o Valtinho não tinha mesmo como fazer um grande prato', avalia.
Deixando o adversário de lado, Lucena fala sobre a sua volta ao comando da Lusa, que ele levou ao vice-campeonato estadual de 2007, conquistando vaga na Copa do Brasil do ano seguinte. O treinador garante que volta ao clube sem nenhuma mágoa e disposto a montar um time capaz de surpreender os adversários no Campeonato Paraense, se a Tuna se classicar para a fase de elite.
Para atingir o primeiro objetivo, a receita de Lucena é a mesma de outras temporadas. 'Vamos valorizar os jogadores locais, tanto os que fazem parte da base do clube como aqueles que vi jogar no interior do Estado', revela.
Tempo para garimpar jogadores no interior do Pará e em estados vizinhos não faltou a Lucena. Desde que deixou a Lusa, no dia 18 de abril de 2008, o treinador visitou 92 municípios paraenses e outras cidades de outros estados dirigindo o time de anões Gigantes do Norte, contratado para fazer as preliminares dos masters do Flamengo.
'Em todas as cidades por onde passei procurei conhecer jogadores locais para trazê-los para Belém, quando surgisse a chance que apareceu agora aqui na Tuna', conta Lucena, que deve iniciar os preparativos do time para a primeira fase do Parazão no início do próximo mês.
Eis a entrevista concedida pelo treinador ao repórter Nildo Lima:
Na sua volta à Tuna, o que há de diferente em relação ao clube que você deixou em 2008?
Tem muita coisa diferente, a começar pela direção. O Fabiano Bastos, que é o novo presidente, mostra um interesse muito grande em levantar novamente o futebol do clube, que anda sumido do noticiário. Em termos de time, tudo é muito diferente. Não temos neste momento um só jogador profissional. Quer dizer, vamos ter que começar um trabalho do zero, montando o elenco para a disputa do campeonato (Paraense). Mas isso não é problema. Do jeito que o nosso futebol está, posso dizer que a Tuna não deve nada aos adversários. Veja o caso do Paysandu, que só volta às atividades no final do ano. O Remo vem treinando, mas ninguém sabe, talvez nem o próprio treinador deles, quantos jogadores vão permanecer no grupo até o início do Parazão. Portanto, essa falta de jogadores, no momento, não me assusta.
Como você pretende montar o elenco da Tuna, já que todo mundo sabe que o clube não dispõe de recursos financeiros?
Vamos adotar a mesma receita de outros anos. Os jogadores da base, que estão treinando como o Reginaldo Moraes (China), vão ser avaliados e, com certeza, desse grupo serão tirado alguns atletas para o profissional. Os demais jogadores deverão vir do interior do Estado. Já tenho alguns nomes agendados, atletas que pude ver jogando quando o Gigantes do Norte estava fazendo amistosos no interior do Pará e em estados vizinhos, como o Maranhão. A idéia é não ter um elenco muito inchado. Quero trabalhar com, no máximo, 25 jogadores neste primeiro momento. Se a Tuna chegar à fase principal, aí vamos avaliar a possibilidade de trazer mais alguém.
O fato de a Tuna não ter, neste momento, um elenco formado não a deixa em desvantagem em relação aos adversários?
De forma alguma. A primeira fase do campeonato só vai começar em novembro. Portanto, temos dois meses para treinar e ajustar o time. É tempo mais do que suficiente para deixar o time arrumado. Fora isso, nenhum dos demais clubes que já estão garantidos na primeira fase estão treinando. Até mesmo quem está na etapa principal, como o Paysandu e o Águia, liberaram seus jogadores. Posso dizer que está tudo nivelado.
Por falar em Paysandu, como você avalia a eliminação do time na Série C do Brasileiro?
Para mim, não foi nenhuma surpresa. Acompanhei alguns jogados do Paysandu pela televisão e vi que o grupo que eles tinham lá na Curuzu não mostrava qualidade técnica superior a ninguém. Já imaginava, desde o início da Série C, que o Paysandu não chegaria muito longe. Acabou sendo o fisco que foi. Faltava qualidade ao time e o próprio torcedor do Paysandu, analisando a coisa sem paixão, sabia disso.
Por que a Tuna Luso não consegue mais revelar tantos talentos como ocorria na época em que você estava à frente da base do clube?
Fiquei de 1990 a 1996 no comando das divisões de base, tempo relativamente suficiente para burilar a garotada. Mesmo quando estava no profissional, jamais deixei de dar atenção às divisões inferiores, acompanhando os jogados e treinos da garotada. Tanto que aqui e ali sempre conseguia pinçar um bom jogador para o grupo principal do clube. A Tuna não deu continuidade ao trabalho de base, trocando de treinador seguidamente. As dificuldades financeiras também atrapalharam. Mas, mesmo na epoca em que estive nas divisões de base, já existia falta de dinheiro e, mesmo assim, conseguimos revelar alguns jogadores. Agora, com o China - que conhece muito de futebol - no comando das categorias, o trabalho pode surtir um bom efeito.
Você volta com a mesma vontade e, ao que parece, também com o mesmo estilo franco. É isso?
Sempre vou ter vontade de trabalhar no futebol. É uma coisa me me agrada muito. Falar a verdade também é uma característica minha. Quando o meu trabalho não está sendo positivo sou o primeiro a reconhecer isso. Também procuro ser honesto ao avaliar o que acontece nos adversário. É o mei jeito de ser. Não dá para mudar.
Você considera que a sua saída da Tuna, no ano passado, foi uma injustiça, depois que você classificou o time para a Copa do Brasil com o vice-campeonato estadual de 2007?
De forma alguma. Quem é treinador, como eu, tem de estar consciente de que só consegue sobreviver à frente de uma equipe se os resultados estiverem aparecendo. Naquele momento em que deixei a Vila Olímpica, infelizmente, esses resultados não estavam sendo alcançados pelo time. Claro que isso teve muito a ver com o fato de jogadores importantes terem deixado o elenco naquele momento. Mas é justo dizer que não foi o presidente da época, o Marcos Moraes, quem me demitiu. Eu mesmo, por uma questão de consciência, cheguei com a direção do clube e pedi para sair.
fonte: O Liberal - Edição de 23 de agosto de 2009

Com folha salarial de R$ 30 mil, Tuna vai buscar reforços no interior

A temporada 2010 poderá representar a redenção para a Tuna Luso, que há anos amarga o ostracismo no futebol local e nacional. Os cruzmaltinos terão uma longa caminhada para chegar ao título estadual e, por tabela, a uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro. Diferente de Paysandu, Remo e Águia, apontados como favoritos ao título do Parazão, a Lusa disputará, na primeira fase do campeonato, uma das quatro vagas para a etapa principal da competição, que terá 10 clubes. Paysandu, São Raimundo, Remo e Águia já estão garantidos. Apesar do desejo de voltar à elite do futebol local, os investimentos da Lusa são modestos.
A folha de pagamento do elenco, segundo o presidente tunante, Fabiano Bastos, não será superior a R$ 30 mil, valor bem inferior aos prometidos por Remo, Papão e Águia. 'Não dá para investir mais do que esse valor. Não temos de onde tirar recursos para um investimento maior', lamenta Bastos. O plantel tunante seguirá uma velha receita, bastante eficaz no clube até a década de 80 - a utilização de jogadores revelados no próprio clubes e outros vindos do interior do Estado, apontados pelo técnico Carlos Lucena.
Segundo Fabiano Bastos, nem em sonho a diretoria pretende importar jogador. 'Nosso pensamento está voltado mais para a exportação, que possa render lucros ao clube, do que trazer alguém que venha para onerar a folha', diz. A diretoria tunante fixou o teto salarial dos jogadores em R$ 500. 'O valor é pequeno, mas vamos pagar bicho por vitórias, o que aumentará os ganhos do grupo', promete o dirigente, explicando que a premiação sairá do bolso de colaboradores do clube, como já vem acontecendo no pagamento dos salários da comissão técnica, formada por sete profissionais. O maior salário do clube é o de Lucena, que recebe R$ 1.5 mil.
Caso chegue à fase principal, a Lusa deverá aumentar o valor da folha de R$ 30 para R$ 50 mil. Caso obtenha a vaga na Série D, o valor voltará a ter aumento, mesmo com a diretoria sabendo que o CBF não dá qualquer tipo de ajuda financeira à 4ª Divisão. 'De qualquer maneira é uma competição nacional, que dá visibilidade ao clube. Há tempo não disputamos o Brasileiro e isso acaba prejudicando a imagem tradicional da Tuna. Por isso, vale a pena investir um pouco mais', diz Bastos, que comanda a Lusa desde o dia 9 de janeiro, sucedendo Marcos Moraes. Fabiano Bastos conta com colaboradores tradicionais no clube.
fonte: O Liberal - Edição de 23 de Agosto de 2009

domingo, 23 de agosto de 2009

Tuna Luso campeã do 2º turno do futebol feminino 2009



Em jogo realizado no estádio do Baenão, a Tuna Luso venceu neste domingo, 23/08, a forte equipe do Cruz Azul/ESMAC pelo placar de 2 X 1 e tornou-se a campeã do 2º turno do campeonato paraense de futebol feminino. As lusas estão seis jogos sem derrotas.
O Cruz Azul/Esmac entrou em campo como favorito e mandou no jogo. Aos 16min, a lateral Natália aproveitou um descuido da zaga cruzmaltina e fez 1 a 0. Após a expulsão de uma importante jogadora da do Cruz Azul/ESMAC a Tuna cresceu em campo e passou a ameaçar o gol da goleira Paula Massoud.
No segundo tempo, logo aos 5 minutos, a Tuna chegou ao empate. Aos 17 minutos, a Tuna virou o placar com Diana, que dois minutos antes havia entrado no lugar de Natasha. Aos 39 minutos, Diana foi expulsa por falta violenta.
No próximo domingo, dia 30/08, será realizado o jogo da final do campeonato de 2009 entre Pinheirense e Tuna Luso, vencedores do 1º e 2º turno, respectivamente. O vencedor irá representar o estado do Pará na Copa do Brasil de futebol feminino organizado pela CBF.
Parabéns para as atletas, comissão técnica e colaboradores da Tuna Luso Brasileira pela conquista.

Atletas:

Mirieli, Juliana, Drieli, Auri, Luciana, Estrela, Elaine, Thalita Dalva, Nana, Denise, Ane, Suzi, Andreza, Larissa, Elisa, Diana, Laurinha, Sônia.

Comissão Ténica:

Treinadora: Aline

Auxiliares: André e Saraiva