segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Paraense de 17 anos ganha espaço na seleção brasileira de vôlei Edição de 09/11/2008

Foi do Pará que saiu o novo oposto da seleção brasileira de vôlei. O infanto juvenil Marcelo Victor Lobato, de 17 anos e 1,95 metro, atualmente jogador do São Caetano, no ABC Paulista, fez a sua estréia com a camisa amarela no Campeonato Sul-Americano, em outubro deste ano, em Poços de Caldas/GO. E a primeira experiência foi quase perfeita: o Brasil conquistou o vice-campeonato, com uma preparação de apenas quatro meses. A equipe perdeu a final para a Argentina, que trabalhou mais de um ano para a competição. Com a conquista, Marcelo vislumbra novo horizonte, jogando em um dos grandes cenários nacionais e rodeado de craques.
As primeiras manchetes e cortadas foram na Tuna, em Belém. O atleta antes praticava natação, mas foi levado por seu avô, um antigo jogador de futebol do clube, para freqüentar a escolinha de vôlei cruzmaltina. Foi lá que Marcelo descobriu sua aptidão. Ao longo do tempo, com a evolução, Marcelo recebeu um convite para jogar na Assembléia Paraense (AP). Passou também a atuar em competições escolares, pelo Colégio Moderno. Nesta época, conquistou os campeonatos paraense e brasileiro pela AP.
Com o bom desempenho nas quadras, Marcelo ganhou um incentivo extra em casa. A mãe, Rosa Lobato, coruja confessa, começou a procurar datas de peneiras em outros grandes clubes. 'Eu via que não tinha mais uma grande perspectiva para ele no Estado. Já havia sido campeão brasileiro e paraense e precisaria mudar de área se quisesse continuar jogando', conta. Foi então que Marcelo, com 15 anos, viajou para Minas Gerais para fazer um teste na peneira do Minas Tênis Clube. 'Foi um teste em agosto de 2006. Foram mil atletas concorrendo e eu fui o único a passar', orgulha-se Marcelo.
Com naturalidade, ele conta que o tempo passado no Minas abriu portas em sua carreira. 'Eu senti um pouco de dificuldade no começo, até porque o nível era bem mais alto, mas consegui me estabilizar. Foi importante a convivência com jogadores que fazem ou fizeram parte da seleção brasileira, como o Nalbert e o Samuel', disse Marcelo. Ainda neste ano, Marcelo migrou para o São Caetano. Lá, se deu bem, chegando às semifinais do Campeonato Brasileiro. Para manter o ritmo, a rotina é pesada. Em média, são seis horas de treinos diários, com uma única pausa aos domingos. E o vôlei ainda precisa ter o espaço dividido com as aulas.
A primeira convocação à seleção brasileira foi curiosa. Marcelo conta que saia de casa para um jogo válido pelo Brasileiro deste ano, quando recebeu um telefonema. 'Foi há uns quatro meses. Já estava saindo para a partida quando atendi ao telefone. Recebi a convocação e fiquei surpreso. Claro que isso me deu ainda mais ânimo para aquela partida', lembra.
fonte: O Liberal - edição 09/11/2008.

domingo, 9 de novembro de 2008

5ª Regata decidiu o campeonato de remo de 2008

09-11-2008] Paysandu Sport Clube HEXACAMPEAO PARAENSE de REMO
Foi muito emocionante o 2o. dia da 5ª Regata que fechou o Campeonato Paranese de Remo de 2008. Paysandu e Tuna estavam empatados em número de primeiros lugares com 24 provas.
A Tuna saiu na frente ganhando a duas primeiras provas 4- Senior e 1x PL. O Paysandu revidou vencendo as duas seguintes 2X F e 2- PL. Com essas provas, a Tuna garantia a conquista da V Regata, mas o que estava em jogo era o Campeonato Estadual.
Na 5a. e 6a. provas , 1x Senior e 2x PL respectivamente, os tunantes venceram abrindo novamente 2 provas de diferença. Como na última prova, 8+ JR estava inscrito somente o Paysandu, o campeonato então seria decidido na 7a. prova, o 4x Senior.
Assim, caso a Tuna vencesse seria a campeã, mas caso o Paysandu vencesse, os dois clubes terminariam o campeonato empatados, porém o Paysandu seria o campeão por ter o maior número de segundo lugares. E foi assim, exatamente assim que ocorreu. O Paysandu ganhou a prova e sagrou-se HexaCampeao Paraense Remo.
[08-11-2008] V Regata: Tuna Sai na frente
No primeiro dia de provas da 5ª Regata do Paraense de Remo, a Tuna Luso largou na frente com 5 provas em primeiro lugar. O Paysandú ficou em segundo com 2 e o Club do Remo com 1 prova. A prova mais emocionante do dia foi o 2x Jr onde o Paysandu venceu a Tuna por 2 segundos. A Tuna agora tem 25 provas conta 24 do Paysandu. No domingo estão programadas as 8 provas que vão apontar o grande CAMPEÃO DO PARÁ de REMO em 2008.

Fotos da 5a. Regata de 2008 (1o. Dia) - 08/11/2008
fonte: http://www.delsoftt.com/remoembelem/fotos512008.php

sábado, 8 de novembro de 2008

Faleceu o "SEU PAULO"


Lamentamos informar aos amigos que por volta das 17:00h desta última sexta-feira, 07/11, devido a complicações renais e respiratórias, faleceu aos 75 anos, no hospital da Ordem Terceira de Belém, o Sr. Francisco Paulo Alves.
Carinhosamente conhecido na Tuna como "SEU PAULO", ele era o mais antigo funcionário do clube em atividade. Morava na sede da Tuna Luso há anos e estava sempre fazendo um pouco de tudo para ajudar o clube.
Seu Paulo não se cansava jamais de varrer as alamedas do clube e estava sempre retirando as folhas que caiam das castanheiras que sombreiam o parque aquático da Tuna.
Ele certamente deixará saudades aos que frequentavam o clube.
Seu Paulo tinha família em Belém mas preferia morar só na Tuna. Era homem de poucas palavras mas fazia amigos, principalmente os atletas que eram formados no clube.
O enterro do seu Paulo ocorreu na manhã deste sábado, 08/11, no cemitério do Benguí, e foi totalmente custeado pela Tuna Luso que colocou uma bandeira do clube em seu caixão.
Ao "SEU PAULO" a nossa homenagem. Descanse em paz.

Portuguesa de Desportos em Belém do Pará



Atendendo ao pedido de um amigo, que solicitou no orkut uma foto da Portuguesa jogando em Belém ou jogando contra a Tuna Luso, estamos divulgando uma foto da Portuguesa de Desportos em Belém. Segue também um breve histórico do acontecido naquela época.

Em 1946 a Tuna Luso Brasileira, após ouvir e negociar com Paysandu e Clube do Remo, mandou buscar a delegação da Portuguesa de Desportos, de São Paulo, para realizar uma temporada futebolística na capital paraense. Na última hora o Clube do Remo retirou-se da jornada, motivo pelo qual os Srs. Navas Pereira e Waldemiro Martins Gomes, particularmente responsabilizaram-se pela temporada Lusa em Belém. Se tivesse lucro financeiro seria repassado para a Tuna Luso mas em caso contrário o prejuízo seria dividido entre os dois cruzmaltinos. Aconteceu que no final da estadia os dois tiveram de desembolsar mais de trinta mil cruzeiros (moeda daquela época) .

Independentemente do prejuízo assumido, em fevereiro de 1946, o presidente Waldemiro Ribeiro recebeu a delegação da Portuguesa de Desportos em Belém para a realização do torneiro.

Os resultados desta temporada foram os seguintes:

Portuguesa 4 x 0 Tuna Luso Brasileira
Portuguesa 1 x 2 Paysandu Spot Club
Portuguesa 1 x 3 Combinado Tuna Luso e Clube do Remo

Após o terceiro jogo da Portuguesa em Belém ficou acertado que um quarto jogo seria realizado. Uma revanche entre Portuguesa e Paysandu, que não veio a contecer por razões que desconhecemos.

E esta foi a breve história da Portuguesa em Belém em 1946!

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

5ª e decisiva Regata será domingo no Ver-o-Rio


Acontece neste domingo, 09/11, nas águas barrentas da baia de guajará a V e última regata do campeonato paraense de remo 2008.
O Paysandu lidera as regatas com 23 vitórias, seguido pela Tuna Luso com 20 vitórias e na lanterna o Clube do Remo com apenas 1 vitória.
Se o Paysandu vencer a regata será hepta campeão. Certamente que os atletas da Tuna Luso não deixarão isso acontecer!
Todos estão convidados para torcerem pela "Rainha do Mar" neste domingo, a partir das 08:00h, no Ver-o-Rio.

Campeonato Paraense de Remo - 2008

Classificação Geral
Clubes-1o. Lugares/2o. Lugares/3o. Lugares

Clube do Remo-1/2/2
Payssandú Sport Club
-22/16/0
Tuna Luso Brasileira-20/11/0

Resultado da IV Regata
Clube do Remo
-1/0/1
Payssandú Sport Club-4/5/0
Tuna Luso Brasileira-6/2/0


Resultado da III Regata
Clube do Remo-0/0/0
Payssandú Sport Club-7/4/0

Tuna Luso Brasileira-4/5/0

Resultado da II Regata
Clube do Remo-0/1/2
Payssandú Sport Club-6/3/0
Tuna Luso Brasileira-5/3/0


Resultado da I Regata
Clube do Remo-0/0/0
Payssandú Sport Club-5/3/0
Tuna Luso Brasileira-5/2/0

Patrocinadores e colaboradores que participaram da conquista da Copa do Centenário 2008


Comunidade Luso-Brasileira (Pará)




SPA Amazônia

SEEL-Pará

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Site PORTAL BRASILEIRÃO!



Confira as novidades do site PORTAL BRASILEIRÃO! Com o Campeonato Brasileiro bem próximo do final, chegou a hora dos torcedores escolherem os melhores deste Brasileirão. Pensando nisso, o nosso Portal criou a eleição da Seleção do Brasileirão 2008, através de enquetes em que os visitantes do site poderão escolher os melhores jogadores em cada posição, além do melhor técnico e da revelação do campeonato.
http://www.portalbrasileirao.kit.net/

Brasinha ganha o seletivo

Sport Belém derrota o Time Negra por 3 a 2, na curuzu, e é o campeão da segunda divisão do Estadual

O Sport Belém é o campeão do Torneio Seletivo do Campeonato Paraense de 2009, a segunda divisão da competição estadual. Ontem à tarde o Brasinha venceu o Time Negra na Curuzu por 3 a 2 e foi a dez pontos, um a mais que o Papão B, que já estava classificado para a primeira fase do Parazão. Na outra partida da quinta rodada o Abaeté goleou o Independente por 7 a 1. A primeira fase do Campeonato Paraense começa dia 18 desse mês e vai até o dia 16 de dezembro. Os confrontos da primeira rodada (ver quadro) já estão definidos.
fonte: Amazônia - Edição de 05/11/2008

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Tuna Luso conquista Copa dos Clubes Campeões do Centenário

Assista alguns momentos do jogo:
http://www.youtube.com/watch?v=tiSG2vk5XvE

Nem a desistência da dupla RE x PA ofuscou o brilho da Copa dos Clubes Campeões do Centenário, promovida pela Federação Paraense de Futebol e encerrada na tarde de domingo (02.11.2008) no Estádio Olímpico do Pará (MANGUEIRÃO), com a conquista histórica a Tuna Luso Brasileira, que empatou em 0 x 0 com o União Esportiva, representado na competição pelo Clube Municipal de Ananindeua. A decisão aconteceu na preliminar de Águia de Marabá (PA) 1 x 2 Duque de Caxias (RJ), pela Série “C” do Campeonato Brasileiro.Vencedores na estréia da Copa, alvi-negros e cruzmaltinos, que não tomaram conhecimento dos chamados titãs do futebol paraense, realizaram uma partida de bom nível técnico, embora o desgaste físico provocado pelo sol causticante, não tenha permitido um futebol de extrema velocidade.Jogando com cautela, diante de um time bem agressivo, a cruz de malta soube neutralizar as principais investidas do União, chegando ao título depois de noventa minutos de 0 x 0, beneficiada pelo saldo de gols. Na abertura da competição a Tuna Luso, marcou 3 x 1 sobre o Clube do Remo e o União Esportiva derrotou o Paysandu Sport Club por 2 x 1.Tuna Luso: Flávio, Michel (Nicolas), João Gomes, Evair e Paulinho; Catita, Érick, Dimico (Cássio), Marlindo (Thiago); Marcelinho (Elber) e Junior Moraes (Vitinho). Técnico: Reginaldo Mesquita.União Esportiva: Jonathan, Paulinho (Jones), Junior, Felipe Bragança e Devair (Thales Macarrão); Dudu, Robson (André Mensalão), Rai (João Luis) e Diego; Del Curuçá (Alex Silva) e Cléo. Técnico: João Gabriel.Arbitragem: Olivado Moraes, Assistentes: Heronildo Freitas e Arlene Barreto e o 4º Árbitro: Fernando José de Castro Rodrigues.

Copa dos Campeões do Centenário do Campeonato Paraense

Classificação final da Copa Centenário
POS/TIMES/PG/J/V/E/D/GP/GC/SG
1° Tuna 3/1/1/0/0/3/1/ 2
2° União Esportiva 3/1/1/0/0/2/1/ 1
3° Paysandu 0/1/0/0/1/1/2/-1
4° Remo 0/1/0/0/1/1/3/-2
ARTILHEIROS:
1 Gol:
Jr. Moraes, Cássio e Paulinho (TUNA)
Paulo de Tássio (PAYSANDU)
Cicinho (REMO)
Cléo e Tales Macarrão (UNIÃO ESPORTIVA)

1ª Fase - Classificatória
1ª rodada Jogos Data Dia Hora Local
Paysandu 1 x 2 União Esportiva 18.10 SÁB 15:00 Mangueirão
Tuna Luso 3 x 1 Clube do Remo 18.10 SÁB 17:00 Mangueirão

2ª rodada (CANCELADA)
Tuna Luso x União Esportiva 01.11 SÁB 15:00 Mangueirão
* Clube do Remo x * Paysandu 01.11 SÁB 17:00 Mangueirão
* Remo e Paysandu desistiram da competição.

3ª rodada (CANCELADA)
União Esportiva x * Clube do Remo 08.11 SÁB 15:00 Mangueirão
* Paysandu x Tuna Luso 08.11 SÁB 17:00 Mangueirão
* Remo e Paysandu desistiram da competição.

Final
Jogos Data Dia Hora Local
Tuna 0x0 União Esportiva 02.11 DOM 14:00 Mangueirão
*OBS: TUNA LUSO (CAMPEÃ)

fonte: Redação FPF

Tuna comemora título da Copa do Centenário, mas mantém pé no chão

Apesar de o time ter chegado ao seu objetivo, conquistando o título da Copa do Centenário, o técnico da Tuna Luso, Reginaldo Mesquita, afirmou, ontem, por telefone, que esperava um pouco mais de sua equipe no torneio promovido pela Federação Paraense de Futebol (FPF). Na avaliação do treinador, o fato de a Lusa ter treinado bastante, a produção da onzena deveria ser acima do que foi mostrado. 'A preparação que tivemos foi muito puxada e a minha expectativa era a de que o grupo apresentasse um futebol melhor do que apresentou nos dois jogos que disputou', alegou. Mesquita ressaltou, por outro lado, que o grupo soube manter a humildade.
''Depois da vitória sobre o Remo (3 a 1) temi um pouco que o resultado fosse mexer com a cabeça dos meus jogadores', contou. 'Mas conseguimos trabalhar essa questão com o grupo, que manteve os pés no chão', completou. O fato de Remo e Paysandu terem desistido de continuar disputando o torneio, na opinião do técnico, tirou um pouco do brilho da competição. 'Independentemente das condições em que estão, Remo e Paysandu são, sem dúvida, as grandes atrações. Todo time quer vencê-los. Com a Tuna não é diferente', observou.
'Sobre o empate com o Time Negra, na final do torneio, o treinador afirmou que o resultado ficou de bom tamanho em função de a Lusa ter perdido, logo no começo do jogo, o seu principal articulador. 'A saída inesperada do Marcelinho, o nosso melhor jogador de meio-campo, influenciou muito no rendimento do time', avaliou.
'Ontem o dia foi de folga para os jogadores e comissão técnica. Hoje, às 10h30, o elenco festejará a conquista do torneio com um almoço na churrascaria Pavan. 'Será uma coisa simples, só para os atletas, que estão começando na carreira, ficarem sabendo que cada conquista, a mais simples possível, é sempre acompanhada de algum tipo de premiação', declarou Mesquita. O treinador pretende, a partir de amanhã, voltar com toda a carga ao trabalho. 'Temos o Parazão pela frente. É uma competição bem diferente, com jogos mais difíceis e todo mundo de olho no título', afirmou.
por:Amazônia - Edição de 04/11/2008

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Águia volta a se complicar após derrota para o Duque


BELÉM (PA) - Sem muita criatividade e, como de praxe, desperdiçando algumas oportunidades cristalinas de gol, o Águia voltou a tropeçar, em casa, em partida válida pela 9ª rodada do octogonal final da Série C do Campeonato Brasileiro. Dessa vez, o algoz foi o Duque de Caxias (RJ), que arrancou três pontos da equipe aguiana, ao vencer o embate de virada por 2 a 1. Para o representante paraense, o único gol foi marcado pelo volante Gleydson. O visitante conseguiu a virada com dois tentos assinalados pelo armador Dudu. Mesmo com o tropeço, o Águia é o quarto colocado. E na rodada seguinte, quarta-feira, medirá forças contra o Brasil de Pelotas (RS), fora de casa, e precisará pontuar, sob pena de complicar ainda mais a sua manutenção no G-4, grupo de equipes que subirá à segunda divisão do Brasileirão. Já o Duque de Caxias volta ao Rio de Janeiro para enfrentar o temido Atlético (GO).
CLASSIFICAÇÃO ATUAL
CLUBE/PG/JG
1-Atlético-GO/21/9
2-Campinense-PB/15/9
3-Duque de Caxias-RJ/13/9
4-Águia-PA/12/9
5-Confiança-SE/12/9
6-Guarani-SP/11/9
7-Brasil-RS/10/9
8-Rio Branco-AC/7/9
fonte: Diário do Pará - Edição de 03/11/2008

Empate dá Copa do Centenário à Tuna



Nova Taça
Lusa joga mal, mas quebra jejum de mais de uma década sem títulos

A comemoração dos jogadores da Tuna pela conquista do título da Copa Centenário, após o empate sem gols, ontem à tarde, diante o União Esportiva, no Mangueirão, contrastou com tudo o que envolveu a disputa do torneio. Da criação da Copa para que se colocasse em atividade Remo e Paysandu após o fracasso na Série C à participação pífia e desinteressada desses dois times, passando pelo descaso justificável da torcida, tudo deu errado. Como a final foi o dia mais importante, a partida não poderia desapontar. Mas, com todo esse histórico, era de se esperar que a final terminasse 0 a 0 e com atuações sem nenhuma inspiração.
A 'cereja do bolo' foi o troféu entregue ao time campeão. A Federação Paraense de Futebol (FPF) encomendou um troféu de cristal de uma empresa catarinense, mas o objeto não foi bem embalado e chegou em vários pedaços a Belém. Para contornar o problema, a FPF teve que ir às pressas a uma loja comprar um troféu mais simples. 'Felizmente, não chegamos nem a pagar pelo troféu que chegou todo esmigalhado', comentou o presidente da entidade, Antônio Carlos Nunes.
A equipe cruzmaltina jogava pelo empate devido ao saldo de gols. Na primeira rodada, a Lusa bateu o Remo por 3 a 1, enquanto o União venceu o Paysandu por 2 a 1. O título do torneio simbólico foi justo, não há como negar, mas o próprio técnico Reginaldo Mesquita deixou transparecer uma certa frustração ao comentar sobre a Copa. 'É uma competição boa para manter os times em atividade, mas teria sido mais interessante para nós se todos os jogos tivessem sido realizados. O elenco da Tuna é composto por jogadores jovens, que precisam ter experiência. Eles não são uma realidade, ainda são promessas', disse Mesquita.
Paysandu e Remo abandonaram o torneio porque o objetivo original dele, o de arrecadar fundos para amortizar a crise financeira de ambos, deu em frustração com a participação irrisória dos torcedores. Para piorar, os dois decepcionaram ao menosprezarem os adversários e receberem o troco em campo. A Tuna, por exemplo, é formada quase totalmente por juniores. Já o União Esportiva, o Ananindeua transvestido com a camisa do primeiro campeão paraense, é um sucatão que mal treinou para participar dos jogos. Ou seja, foi um final de ano condizente com a performance dos donos das maiores torcidas do Estado.

O JOGO
Dos 90 minutos do jogo de ontem, quase nenhum foi digno de destaque. Nenhuma jogada de maior perigo foi criada, nenhuma defesa dos goleiros foi daquelas salvadoras ou houve uma jogada sequer que ficasse na memória dos poucos torcedores que já estavam no Mangueirão para a preliminar de Águia e Duque de Caxias/RJ, pela Série C. O União mostrou mais disposição, mas não tinha qualidade ou entrosamento. A Tuna mostrou mais conjunto, mas entrou em campo já pensando em garantir o resultado que lhe interessava. Conseguiu. Foi competente em seu objetivo. Pior para o 'espetáculo'. 'O pessoal mostrou muita vontade. Se por um lado não tem experiência ainda, por outro tem muita vontade disposição. Hoje (ontem) não fomos melhores e admito isso, mas jogamos com muita raça', comentou, no final do jogo, Mesquita.

U. Esportiva
Johnatan, Paulinho (Jones), Felipe Bragança, Júnior, Devan (Thales), Dudu, Rai (J. Luís), Róbson (André)Diego Silva, Del (Alexandre), Cléo
Técnico: João Gabriel

Tuna
Flávio, Michel (Nicholas), João Gomes, Evair, Paulinho, Catita, Marcelinho (Elber), Erick, Marlindo (Thiago)Dimico (Cássio), Júnior (Vitinho)
Técnico: Reginaldo Mesquita
Local: Mangueirão (Belém)
Renda: R$ 12.700,0
Público: 2.315 pagantes
Cartões amarelos: Paulinho Cascavel, João Luís, Róbson, Diego Silva e João Gomes (Tuna);
Paulinho (União)Cartão vermelho: André Mensalão (União)
Árbitro: Nivaldo da Silva Moraes/PA

fonte: O Liberal - Edição de 03/11/2008

domingo, 2 de novembro de 2008

TUNA LUSO BRASILEIRA É CAMPEÃ DA COPA CENTENÁRIO

Tuna Luso 0




União Esportiva 0

Acabou neste momento, empatado em zero a zero, o jogo iniciado às 14:00h (no Mangueirão) entre Tuna Luso e União Esportiva, na decisão da Copa do Centenário do campeonato paraense. O torneio foi organizado pela FPF e incentivo financeiro da SEEL.
No dia de finados a Tuna Luso Brasileira, que jogava pelo empate, comemora a conquista do caneco da Copa do Centenário ao despachar o já extinto União Esportiva (representado no torneio pelo Ananindeua) que ficou com o vice-campeonato. Paysandu e Remo, que perderam seus jogos na abertura do torneio e, alegando falta de público, abandonaram o torneio antes mesmo de seu final, ficando em terceiro e quarto lugares, respectivamente.
Parabéns aos jogadores da Tuna Luso Brasileira, comissão técnica, diretoria e colaboradores por mais essa grande conquista.

TUNA LUSO BRASILEIRA
Campeã do Centenário!