domingo, 10 de agosto de 2008

Sacramenta conquista o título do Campeonato Paraense de Futebol Feminino 2008 – Categoria Adulto











Sacramenta, Campeã Paraense de Futebol Feminino 2008.
O Sacramenta sagrou-se Campeão Paraense de Futebol Feminino/2008, ao derrotar na manhã de sábado (09/08/08), no Estádio Olímpico – Mangueirão, a equipe do Estrela /Barcarena por 2X1.A partida foi marcada por muita emoção durante os 90 minutos. O equilíbrio predominou nos primeiros 20 minutos da fase inicial, porém, com melhor distribuição em campo, o Sacramenta passou a ter um ligeiro domínio, e assim se desenvolveu o resto do espetáculo, mesmo com a garra demonstrada pelo representante do interior.O Sacramenta abriu contagem aos 5 minutos através de Pinto, Franci, três minutos depois empatou para o Estrela. Aos 20 minutos Paulinha, de pênalti, colocou o Sacramenta mais uma vez na frente definindo o placar. O Estrela teve um pênalti a seu favor no 2º tempo, porém, Joelma defendeu a cobrança feita por Cris.Um bom público compareceu ao Estádio Olímpico – Mangueirão, vibrando com a decisão. A direção do jogo foi de Dewson Fernando Freitas da Silva, tendo como Assistentes José Raimundo Gonçalves Gomes e Arlene Barreto Souza, e Regra três Joelson Nazareno Cardoso.

ESTRELA BARCARENA: Rose, Arlene, Manu (capitã), Eliana, Raissa, Denise, France, Aline, Dica, Cris, Alini [Ieda] – Técnico: D. Guimarães.
SACRAMENTA: Joelma, Raquel, Andréa, Goiaba, Gretchen, Nalva, Cinthia, Pingo [kell], Paulinha (capitã) [Tica], Susi, Vânia [Marilda] – Técnico: Zé Maria.

FELIZ DIA DOS PAIS !


A origem do Dia dos Pais

Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães.
Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.
No Brasil, a idéia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e européia.
Desejamos um feliz dia dos pais para todos os amigos e visitantes. Tenham um excelente domingo e comemorem com seus familiares.
Boa sorte a todos!

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

RANKING DA TIMEMANIA ATUALIZADO




CONCURSO NR-24 10/08/2008
Colocação Time UF Nº de Apostas Percentual

1º FLAMENGO RJ 101.252 7,90
2º CORINTHIANS SP 76.134 5,94
3º SAO PAULO SP 70.498 5,50
4º PALMEIRAS SP 61.556 4,80
5º GREMIO RS 57.765 4,51
6º SANTOS SP 47.406 3,70
7º INTERNACIONAL RS 46.187 3,60
8º VASCO DA GAMA RJ 42.411 3,31
9º CRUZEIRO MG 39.060 3,05
10º BOTAFOGO RJ 35.941 2,80
11º FLUMINENSE RJ 32.685 2,55
12º ATLETICO MG 30.582 2,38
13º BAHIA BA 28.764 2,24
14º VITORIA BA 20.277 1,58
15º FORTALEZA CE 17.149 1,33
16º GOIAS GO 16.769 1,30
17º SPORT PE 16.578 1,29
18º CORITIBA PR 15.385 1,20
19º ATLETICO PR 15.033 1,17
20º CEARA CE 14.903 1,16
21º SANTA CRUZ PE 14.017 1,09
22º TREZE PB 12.760 0,99
23º LONDRINA PR 11.971 0,93
24º ABC RN 11.950 0,93
25º FIGUEIRENSE SC 11.291 0,88
26º NAUTICO PE 11.277 0,88
27º AVAI SC 11.154 0,87
28º JOINVILLE SC 10.777 0,84
29º REMO PA 10.765 0,84
30º BRASILIENSE DF 10.680 0,83
31º JUVENTUDE RS 10.184 0,79
32º IPATINGA MG 10.155 0,79
33º BOTAFOGO PB 10.131 0,79
34º PAYSANDU PA 10.031 0,78
35º PONTE PRETA SP 9.929 0,77
36º GUARANI SP 9.874 0,77
37º AMERICA MG 9.669 0,75
38º RIVER PI 9.550 0,74
39º PORT DESPORT SP 9.244 0,72
40º MOTO CLUBE MA 9.078 0,70
41º MIXTO MT 9.060 0,70
42º ITUANO SP 8.934 0,69
43º PARANA PR 8.860 0,69
44º MARILIA SP 8.838 0,69
45º BANGU RJ 8.762 0,68
46º GAMA DF 8.621 0,67
47º CRICIUMA SC 8.593 067
48º JI-PARANA RO 8.466 0,66
49º VILA NOVA GO 8.362 0,65
50º SAO CAETANO SP 8.288 0,64
51º JUVENTUS SP 8.204 0,64
52º PALMAS TO 8.127 0,63
53º INTER LIMEIRA SP 7.884 0,61
54º SERGIPE SE 7.856 0,61
55º ATLETICO GO 7.833 0,61
56º CRB AL 7.548 0,58
57º SAMP CORREA MA 7.541 0,58
58º YPIRANGA AP 7.474 0,58
59º AMERICA RJ 7.463 0,58
60º OLARIA RJ 7.270 0,56
61º BRAGANTINO SP 6.913 0,53
62º S RAIMUNDO AM 6.888 0,53
63º SANTO ANDRE SP 6.851 0,53
64º NACIONAL AM 6.821 0,53
65º AMERICA RN 6.682 0,52
66º OPERARIO MS 6.647 0,51
67º UBERLANDIA MG 6.538 0,51
68º CSA AL 6.493 0,50
69º BARUERI SP 6.299 0,49
70º TUNA LUSO PA 5.790 0,45
71º RIO BRANCO ES 5.424 0,42
72º AMERICANO RJ 5.253 0,41
73º XV PIRACICABA SP 5.218 0,40
74º RORAIMA RR 5.165 0,40
75º U BARBARENSE SP 4.980 0,38
76º DESPORTIVA ES 4.915 0,38
77º PAULISTA SP 4.898 0,38
78º UNIAO S JOAO SP 4.678 0,36
79º RIO BRANCO AC 4.635 0,36
80º VILLA NOVA MG 4.602 0,35

Campeonato Brasileiro Feminino está sendo realizado em Belém


Entre os dias 5 e 9 de agosto de 2008 Belém se transformará na verdadeira Metrópole do Handebol. Na capital paraense acontecerão os jogos que definirão o clube vencedor do Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão Adulto Feminino Fase Final. São 8 times de diversas regiões do Brasil que jogarão seu brilhante handebol.
Esse ano o Pará será representado pelo Handebol Clube de Vigia, que treina dia e noite para conseguir uma atuação magnífica durante os jogos do Campeonato, prometendo honrar o estado e defendê-lo como sede.
No decorrer desses 5 dias de competição ainda teremos em Belém o Curso de Arbitragem, ministrado por árbitros vindos direto da Confederação Brasileira de Handebol, além do congresso técnico que será realizado no dia 4 de agosto, quando as equipes poderão se apresentar e checar se está tudo em ordem para o começo do grande espetáculo.
Você é nosso convidado para assistir a grandiosas partidas do segundo esporte mais praticado no mundo. Os jogos acontecerão de 5 à 9 de agosto, sempre no Ginasio da Escola Superior de Educação Física (UEPA), localizada na Avenida João Paulo II , bairro do Marco em Belém. A entrada é Franca.
Participe. Sua presença é muito importante para o sucesso desse evento que pela primeira vez vem ao estado do Pará.

Tabela do Campeonato Brasileiro de Handebol Adulto Feminino Fase Final
05.08.08
1-NÁUTICO PE 18 X 13 MEGA/ALFAH DF
2-HCP PB 37 X 23 PHC MA
3-PORTUGUÊS PE 46 X 16 AABB/METROPOLITANA PA
4-VIGIA PA 24 X 30 ASSERMURB AC

06.08.08
5-NAUTICO PE 31 X 27 PHC MA
6-ASSERMURB 26 X 24 AABB/METROPOLITANA PA
7-HCP PB 32 X 17 MEGA/ALFAH DF
8-VIGIA PA 21 X 59 PORTUGUÊS PE

07.08.08
9-15:30 MEGA/ALFAH DF X PHC MA
10-17:00 HCP PB X NAUTICO
11-18:30 PORTUGUÊS PE X ASSERMURB
12-20:OO VIGIA X AABB/METROPOLITANA

08.08.08
13-15:30 3º COLOCADO CHAVE- A X 4º COLOCADO CHAVE-B
14-17:00 3º COLOCADO CHAVE- B X 4º COLOCADO CHAVE-A
15-18:30 1º COLOCADEO CHAVE-B X 2º COLOCADO CHAVE-A
16-20:00 1º COLOCADO CHAVE-A X 2º COLOCADO CHAVE-B

09.08.08
17-9:00 PERDEDOR JOGO 13 X PERDEDOR JOGO 14
18-10:30 VENCEDOR JOGO 13 X VENCEDOR JOGO 14
19-12:00 PERDEDOR JOGO 15 X PERDEDOR JOGO 16
20-13:30 VENCEDOR JOGO 15 X VENCEDOR JOGO 16
(FINAL) 15:00 ENCERRAMENTO E PREMIAÇÃO

PERSONAGENS DA HISTÓRIA DA TUNA LUSO MANOEL LUIZ FERNANDO CHIPELO




"CHIPELO FEZ A HISTÓRIA DA TUNA"


Por: GB – PÉRICLES OLIVEIRA

Manoel Luiz Fernando Chipelo, figura das mais conhecidas nos meios desportistas de Belém, principalmente dedicado ao futebol. Como seu tio Antonio Maria Fidalgo, nasceu em Portugal, Mustosa, aos 15 de fevereiro de 1921, vindo muito jovem para Belém a fim de aventurar a vida, chegando a exercer elevadas funções na firma A.M.Fidalgo S/A, de seu tio. Chipelo era filho do casal Henrique Artur Fernandes Chipelo e de D. Domingas Souza da Silva Chipelo, tendo contraido matrimônio com a Sra. Josima Lopes Goulard Chipelo, com quem teve dois filhos, Janne e Luiz Fernando, hoje conselheiro da Tuna, seguindo os passos do destemido pai. Manoel Chipelo foi Grande Benemérito da Tuna e da Federação Parraense de Futebol, onde representou nossa Tuna por vários anos, chegando a vice-Presidência da instituição desportista. Comandando o futebol cruzmaltino, Chipelo não media esforços orientando desde as categorias de base até ao profissional, acompanhando as delegações onde quer que fossem atuar fora do Estado ou mesmo no exterior, dando moral e insentivando seus atletas com carta-branca da diretoria para agir, independente das ações presidenciais, pois eram a ele atribuidas todas as ações futebolísticas. A frente do nosso futebol, Chipelo foi campeão em 1951, 1955, 1958 e 1970, dizendo sempre que sua carreira na Tuna iniciara em 1949 como Diretor de Campo, quando foi a Paramaribo, Guiana Holandesa tomando parte da delegação como tesoureiro, secretário, e Diretor de Futebol cumulativamente, participando de 5 partidas invictas, com os atletas Dodó, Bereco, Conde, Sabá, Nonato I, Biroba, Bebê, Palito, Nequinha, China, Juvenil e Macaco. Em 1950, como sub-diretor de futebol do diretor Acacio Almeida, teve uma frustação por ter perdido para o fraco Auto Clube do Pará, pois ao jogar contra o Clube do Remo fora garfado pelo juiz maranhense Emílio Vieira, perdendo o jogo por 3 x 2. Chipelo também foi Diretor de Futebol na administração de Manoel Navas Pereira indicado pelo tunante Francisco Vasques, tendo como técnico Miguel Cecim, sendo campeão em 1951 com os jogadores Dodó, Bereco, Biroba, Macaco, Zémario, Rubens, Teixeirinha, China, Juvenil, Daniel, Satiro, Acapú e Sabá. Em 1952, Chipelo chefiou uma delegação até Recife, voltando como vice-campeão do torneio. Também sempre dizia que sua maior glória na Tuna foi em 1955, após ganhar 3 turnos invictos foi obrigado a disputar mais um turno contra o Paissandu, sagrando-se super-super campeão, tendo como técnico o saudoso Nagib Coêlho Matni, sendo os jogadores Sarará, Ney, Nonato, Macaco, Satiro, Muniz, Acapu, China, Juvenil, Ludovico, Abimael, Tavor e Rafael. Muitas outras glorias Manoel Chipelo deu para a Tuna, comandando expedições como 2 para Manaus, 2 para São Luiz, 2 para Macapá e ainda várias para outros estados do Brasil, sempre com o espírito cruzmaltino. Assim, em poucas palavras recordamos os feitos deste grandioso cruzmaltino que muitas alegrias deu ao nosso futebol, tendo deixado nosso convívio no dia 24 de junho de 1990, aos 69 anos de idade. Esse foi o Manoel Chipelo.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

BANDA SKALLA NA TUNA

A banda SKALLA e Convidados tocará na boite da Tuna Luso a partir da próxima sexta-feira. A sexta dançante terá início às 22:00h.

DOMINGUEIRA FESTIVA NA TUNA LUSO


Ontem, domingo, a cantora Cleide Moraes, juntamente com seus Convidados (Luiz guilherme, Rosangela e Marcelo Val) que sem dúvida nenhuma proporcionaram bons momentos aos corações dos Tunantes e convidados presentes na sede campestre da Tuna. Com uma onda de romantísmo, o amor estava no ar. Casais apaixonados rolavam ao som destes célebres cantores que, diga-se de passagem, fizeram uma das noites mais gostosas e agradáveis do clube.
Valeu Cleide e Convidados!
O excelente show de Cleide Moraes foi um grande sucesso que o clube há muito não via. Teve uma boa arrecadação na bilheteria e no serviço de bar. Mais de 400 ingressos foram vendidos na bilheteria e através da secretaria. O bar do salão vermelho vendeu tudo que tinha e só não vendeu mais porque não se achava que daria tanta gente. Essa foi apenas a primeira apresentação da Cleide Moraes na Tuna. A partir de agora, Cleide Moraes estará todo domingo na TLB.

Esperamos que os outros shows sejam iguais ou superior a esse de ontem.

TUNA LUSO É CAMPEÃ DA 1ª FASE DA LIGA NACIONAL DE VOLEIBOL MASCULINO

A Tuna Luso foi a campeã da chave B do Grupo II, da fase classificatória da Liga Nacional de voleibol adulto masculino, realizada em Palmas/TO, ao vencer o Santa Rita (TO), por 3 x 1 na decisão, em partida realizada no sábado, dia 24/07.
Agora a Tuna enfrentará a equipe do Auto Esporte Clube, do Piauí, em local a ser definido pela CBV, como última etapa para alcançar as finais da Liga, que é a divisão de acesso à Super-Liga Nacional.
Parabéns aos campeões e em especial para a abnegada Vera Alves, ao supervisor Mário, técnico José e os atletas Duan, Paulo, Michel, Márcio, João Paulo, Emerson, Eder, Huelton, Renatinho, Jorge Fernando, Moacir, Bruno e Wellington.
A fase final da Liga Nacional será realizada no período de 18 a 24/08, no Ceará.
Desejamos boa sorte na próxima fase!
Site oficial do voleibol da Tuna Luso Brasileira:

sábado, 2 de agosto de 2008

FINAL DO SUB-15 DE FUTEBOL MASCULINO

Será no próximo dia 10/08, domingo, às 09:00h, no estádio do souza, a final de futebol sub-15 masculino entre TUNA LUSO e PAYSANDU. Estamos nessa final e o jogo será no estádio da Tuna.
Venham conhecer nosso futuro no futebol, como exemplo:
HERE, CABRAL, IRLAN, RENAN (RATO), ENTRE OUTROS
Por: Ismar, vice-presidente de futebol da Tuna

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

OBRAS NA TUNA III












A elegante boite da Tuna Luso, que já conta com cerca de 40 anos de inaugurada, está sendo reformada e em breve estará pronta novamente para os grandes eventos que sempre marcaram sua singularidade em Belém.
Nesta última quarta-feira, 30/07, efetuamos a substituição de 12 vidros das janelas que há muito encontravam-se quebrados, com custo total de R$500,00. A próxima etapa da reforma será a pintura da Boite, com recuperação e revitalização do seu interior. O espaço já estará sendo usado a partir da próxima sexta-feira, 08/08, para realização da sexta dançante na Tuna.
Maiores detalhes informaremos em breve.
Não percam!!!
Dia 03 de agosto (domingo), a partir das 17:00h, no salão vermelho, a volta de CLEIDE MORAES na Tuna Luso Brasileira.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Outros Clubes de Futebol do Pará

1) Esporte Clube Internacional (Alenquer)








2) Sacramenta Esporte Clube (Belém)







3) Clube Júlio Cesar (Belém)








4) Foto do Atlético Liberato de Castro (Belém)








5) Grêmio Desportivo dos Combatentes (Belém)








6) União Sportiva (Belém)









7) Sport Clube Belém (Belém)













Estamos divulgando, por solicitação do amigo Rodolfo Stella, algumas particularidades (possíveis de encontrar) de clubes de futebol do Pará que já existiram ou que não dispuitam mais o campeonato de profissionais, como os que se seguem:

Atlético Liberato de Castro (Belém-Pará)
Quem foi Liberato de Castro?

"A Panóplia Delirante
Garotos, garotos.
Não posso negar que o futebol é uma de minhas paixões e o Liberato de Castro é o maior time que já defendi. A bem da verdade foi o único. Em 1965 eu dividia meu tempo entre uma comunidade hippie-carateca e o juvenil do Bólido do Guamá. Nunca fui muito à frente no esporte bretão. Abandonei uma promissora carreira como beque-central porque o departamento médico do clube não possuía a técnica necessária para curar uma frieira crônica que tinha no pé esquerdo. De fato, não havia DM no clube, apenas o massagista Mariano Bloonfield III, o Bandalheira. No tempo em que passava em tratamento ele me contava as histórias do clube, em especial o do time de 1927, terceiro colocado no grupo H da segunda divisão do campeonato paraense. Foi o escrete que mais deu alegrias à imensa torcida do clube. Muito do sucesso daquela equipe se deve à voluntariedade dos jogadores e, principalmente, dos esquemas revolucionários do técnico Izidoro Singular, uma lenda.
Eu me perdia naquelas causos de feitos heróicos. O modesto campo do Tambaqui Azedo, o "Remosão", era o palco os jogos do Liberato e das artimanhas táticas de Singular. Sabedor que seus comandados eram mais fortes na garra e determinação do que na habilidade e na técnica, o treinador armava o time para marcar com força e contra-atacar com velocidade. "Abre pelas pontas e fecha que nem leque", gritava o comandante à beira do gramado.
Na referida campanha de 27 o Liberato teve pela frente o Berabinha, o Santo Ambrósio e o Belém Wanderers. O primeiro jogo terminou 4 a 4 para o Berabinha. O centroavante Charles Uniforme, conhecido como o Galante por sempre usar brilhantina Glostora no cabelo, fez um dos gols ao aproveitar uma falha gritante do goleiro adversário. O outro tento do Liberato foi contra.
A segunda contenda foi com o Santo Ambrósio. Jogo, sob forte chuva e com uma marcação acirrada de ambos os lados. Aos 40 minutos do segundo tempo, aproveitando mais uma falha do arqueiro, Uniforme completou para o gol vazio. Foi um lance histórico porque foi a primeira vez que o Liberato fazia mais de dois gols numa só temporada. Uniforme já era cobrado pela torcida para figurar na seleção paraense e seu nome era visto pintados nas paredes: "Uniforme é Rei". No entanto, nos cinco minutos restantes o time oponente marcou três gols e fechou o placar.
O Liberato foi para a última partida precisando da goleada sobre os Ingleses para terminar para, através de uma combinação de resultados, se classificar para a fase seguinte. Os Wanderers eram os favoritos. Lógico. Clube de endinheirados, era o único que tinha um uniforme oficial, um luxo para a época, e podia alugar um bonde para levar os jogadores para os jogos.
Foi um embate magnífico e o final trouxe o melhor resultado da história do Liberato: 1 a 1. O placar estava a favor dos Wanderers até o último minuto, quando o center-four Lúcio Jennifer tabelou com o forward Sanfoneiro que cruzou na área. O goleiro dos Ingleses socou a bola e ela foi na nuca de Charles Uniforme. A pelota entrou mansinho do gol. Quando o juiz apitou o final a torcida mal podia acreditar. Não foi o suficiente pára classificar a equipe, mesmo assim ficou na memória.
Uniforme foi carregado em êxtase e ganhou um desconto vitalício na taberna local. Promoção que foi toda utilizada em gel de cabelo e conhaque Dois Irmãos. Izidoro Singular aproveitou a fama para se eleger vereador no ano seguinte. Um ano depois ele foi afastado por causa de denúncias da cabotinismo.
Nunca Mais o Liberato de Castro conseguiu feito igual e até hoje esse time, chamado na época de a Panóplia Delirante por causa de seu brasão psicodélico, é cantado em verso e prosa na periferia da cidade."
Postado por: Cremonese em 3/06/2006

Quem está na foto do Atlético Liberato de Castro?
Em pé: Lúcio Jennifer, Brilhantina, Maravalho Boina, Ismael Florêncio, Cabelinho e Ceará. Sentados: Izidoro Singular (técnico), Teixeirinha, Sanfoneiro, Zé Donaldo, Alegria, Charles Uniforme e Bandalheira (massagista, médico, roupeiro e capelão). Constantino Jardan, pai do renomado Messias Jardan, usou de toda sua perícia de Lambe-Lambe para fazer o futebolístico click.

Sport Clube Belém
O Sport Club Belém é um clube brasileiro de futebol, da cidade de Belém, capital do estado do Pará. Fundado no dia 1º de dezembro de 1965, chegou a ser considerado em alguns anos, a quarta força do futebol paraense, atrás apenas de Remo, Paysandu e Tuna Luso. Chegou a participar do Campeonato Brasileiro da Série C. Seu atual presidente é Antonio Gomes Da Silva, o vice é Carlos Alberto da Rocha.
CURIOSIDADE
No Campeonato Paraense de 1997, a partida Sport Belém 3x1 Pinheirense, do dia 16 de junho, registrou um público de apenas 2 torcedores, que proporcionaram uma renda de apenas R$ 4,00.
Ranking da CBF
Posição: 278º
Pontuação: 2 pontos
Fonte: Wikipédia

Clube Júlio César
Fundação: 25/01/1925
Cidade: Belém/Pa
Estádio: Não tem

Esporte Clube Internacional
Fundação: 16/09/1950
Cidade: Alenquer-Pa
Estádio:
Uniforme:

União Sportiva (Clube extinto)
A União Esportiva é um clube brasileiro de futebol já extinto, da cidade de Belém, capital do estado do Pará. Usava como uniforme camisa com listras verticais pretas e branca, calção branco e meias pretas. Mandava seus jogos no estádio Baenão.
Foi fundada no dia 15 de agosto de 1906. Foi o primeiro vencedor do campeonato estadual de futebol em 1908. O clube deixou de existir no ano de 1967, ao entrar numa grave crise financeira.
Títulos Estaduais
Campeonato Paraense: 2 vezes (1908 e 1910).
Vice-Campeonato Paraense: 2 vezes (1923 e 1929).

Grêmio Desportivo dos Combatentes
Fundação: 24/02/1959, sucedeu à Associação dos Ex-Combatentes do Brasil (fundada em 09/02/1951)
Cidade: Belém-Pa
Estádio:

Sacramenta Esporte Clube
Fundação:
Cidade: Belém-Pa
Estádio:
Uniforme: verde e branco

Sporting Club do Pará
Fundação:
Cidade: Belém-Pa
Estádio:
Uniforme:

Para outras consultas sugerimos pesquisar no endereço abaixo:

Aconselhamos também os amigos visitantes a lerem a crônica do jornalista Elias Pinto que retrata muito bem o termo "virar casaca".

terça-feira, 22 de julho de 2008

SAIBA A ORIGEM DO SENADINHO DA TUNA




SENADINHO DA TUNA

È um local da TUNA, onde os bons tunantes se reunem para um "bate papo" descontraido, visando sempre o melhor para o clube, sem se envolver com os poderes diretivos constituido estatutarios, porém, colaborando com os seus dirigentes. Foi seu fundador o saudoso Grandes Beneméritos Francisco Carrapatoso, juntamente com Valdemiro Martins Gomes e outros. São reminiscentes do “Senadinho”: os Grandes Beneméritos: Alvaro Bernardes Vigário, Alvaro Rodrigues, Alirio José Gonçalves, Augusto Viana, Cezar Mattar, Genésio Mangine, Francisco Pacheco, Lísio Capela, Manoel Henriques (Presidente), Péricles Oliveeira (Relações Públicas) Raimundo Mendes, Reinaldo Barros; Beneméritos: Arnaldo Abílio, Fernando Chipelo e Raimundo Barata e ainda o Conselheiro Alberto Vilhena.
Como saudosos “senadores” lembramos: Antonio Maria Fidalgo, Abelardo (Juvenil) Vasconcelos, AlbertoVieira de Souza, Antonio Fragoso, Alvaro Farias Coêlho, Edgard Mattar, Edmar Pereira, Fausto Santos, Fernando Pingariho, Flavio Rodrigues, Francisco Carrapatoso, José Fernando Rodrigues, Laurenio Rocha, Francisco Almeida, Raimundo Almeida, Francisco Ferreira(Zé Rato), Manoel da Fonseca, Manoel Oliveira, Mario Raimundo Fidalgo, Orlando Porto Neves, Raimundo Dantas, Raul Novais, Vasco Elídio Cavalcante, Waldemiro Martins Gomes.
Por: GB -Péricles da Motta Oliveira (Belém, 03 de fevereiro de 2008)