quarta-feira, 23 de julho de 2008

Outros Clubes de Futebol do Pará

1) Esporte Clube Internacional (Alenquer)








2) Sacramenta Esporte Clube (Belém)







3) Clube Júlio Cesar (Belém)








4) Foto do Atlético Liberato de Castro (Belém)








5) Grêmio Desportivo dos Combatentes (Belém)








6) União Sportiva (Belém)









7) Sport Clube Belém (Belém)













Estamos divulgando, por solicitação do amigo Rodolfo Stella, algumas particularidades (possíveis de encontrar) de clubes de futebol do Pará que já existiram ou que não dispuitam mais o campeonato de profissionais, como os que se seguem:

Atlético Liberato de Castro (Belém-Pará)
Quem foi Liberato de Castro?

"A Panóplia Delirante
Garotos, garotos.
Não posso negar que o futebol é uma de minhas paixões e o Liberato de Castro é o maior time que já defendi. A bem da verdade foi o único. Em 1965 eu dividia meu tempo entre uma comunidade hippie-carateca e o juvenil do Bólido do Guamá. Nunca fui muito à frente no esporte bretão. Abandonei uma promissora carreira como beque-central porque o departamento médico do clube não possuía a técnica necessária para curar uma frieira crônica que tinha no pé esquerdo. De fato, não havia DM no clube, apenas o massagista Mariano Bloonfield III, o Bandalheira. No tempo em que passava em tratamento ele me contava as histórias do clube, em especial o do time de 1927, terceiro colocado no grupo H da segunda divisão do campeonato paraense. Foi o escrete que mais deu alegrias à imensa torcida do clube. Muito do sucesso daquela equipe se deve à voluntariedade dos jogadores e, principalmente, dos esquemas revolucionários do técnico Izidoro Singular, uma lenda.
Eu me perdia naquelas causos de feitos heróicos. O modesto campo do Tambaqui Azedo, o "Remosão", era o palco os jogos do Liberato e das artimanhas táticas de Singular. Sabedor que seus comandados eram mais fortes na garra e determinação do que na habilidade e na técnica, o treinador armava o time para marcar com força e contra-atacar com velocidade. "Abre pelas pontas e fecha que nem leque", gritava o comandante à beira do gramado.
Na referida campanha de 27 o Liberato teve pela frente o Berabinha, o Santo Ambrósio e o Belém Wanderers. O primeiro jogo terminou 4 a 4 para o Berabinha. O centroavante Charles Uniforme, conhecido como o Galante por sempre usar brilhantina Glostora no cabelo, fez um dos gols ao aproveitar uma falha gritante do goleiro adversário. O outro tento do Liberato foi contra.
A segunda contenda foi com o Santo Ambrósio. Jogo, sob forte chuva e com uma marcação acirrada de ambos os lados. Aos 40 minutos do segundo tempo, aproveitando mais uma falha do arqueiro, Uniforme completou para o gol vazio. Foi um lance histórico porque foi a primeira vez que o Liberato fazia mais de dois gols numa só temporada. Uniforme já era cobrado pela torcida para figurar na seleção paraense e seu nome era visto pintados nas paredes: "Uniforme é Rei". No entanto, nos cinco minutos restantes o time oponente marcou três gols e fechou o placar.
O Liberato foi para a última partida precisando da goleada sobre os Ingleses para terminar para, através de uma combinação de resultados, se classificar para a fase seguinte. Os Wanderers eram os favoritos. Lógico. Clube de endinheirados, era o único que tinha um uniforme oficial, um luxo para a época, e podia alugar um bonde para levar os jogadores para os jogos.
Foi um embate magnífico e o final trouxe o melhor resultado da história do Liberato: 1 a 1. O placar estava a favor dos Wanderers até o último minuto, quando o center-four Lúcio Jennifer tabelou com o forward Sanfoneiro que cruzou na área. O goleiro dos Ingleses socou a bola e ela foi na nuca de Charles Uniforme. A pelota entrou mansinho do gol. Quando o juiz apitou o final a torcida mal podia acreditar. Não foi o suficiente pára classificar a equipe, mesmo assim ficou na memória.
Uniforme foi carregado em êxtase e ganhou um desconto vitalício na taberna local. Promoção que foi toda utilizada em gel de cabelo e conhaque Dois Irmãos. Izidoro Singular aproveitou a fama para se eleger vereador no ano seguinte. Um ano depois ele foi afastado por causa de denúncias da cabotinismo.
Nunca Mais o Liberato de Castro conseguiu feito igual e até hoje esse time, chamado na época de a Panóplia Delirante por causa de seu brasão psicodélico, é cantado em verso e prosa na periferia da cidade."
Postado por: Cremonese em 3/06/2006

Quem está na foto do Atlético Liberato de Castro?
Em pé: Lúcio Jennifer, Brilhantina, Maravalho Boina, Ismael Florêncio, Cabelinho e Ceará. Sentados: Izidoro Singular (técnico), Teixeirinha, Sanfoneiro, Zé Donaldo, Alegria, Charles Uniforme e Bandalheira (massagista, médico, roupeiro e capelão). Constantino Jardan, pai do renomado Messias Jardan, usou de toda sua perícia de Lambe-Lambe para fazer o futebolístico click.

Sport Clube Belém
O Sport Club Belém é um clube brasileiro de futebol, da cidade de Belém, capital do estado do Pará. Fundado no dia 1º de dezembro de 1965, chegou a ser considerado em alguns anos, a quarta força do futebol paraense, atrás apenas de Remo, Paysandu e Tuna Luso. Chegou a participar do Campeonato Brasileiro da Série C. Seu atual presidente é Antonio Gomes Da Silva, o vice é Carlos Alberto da Rocha.
CURIOSIDADE
No Campeonato Paraense de 1997, a partida Sport Belém 3x1 Pinheirense, do dia 16 de junho, registrou um público de apenas 2 torcedores, que proporcionaram uma renda de apenas R$ 4,00.
Ranking da CBF
Posição: 278º
Pontuação: 2 pontos
Fonte: Wikipédia

Clube Júlio César
Fundação: 25/01/1925
Cidade: Belém/Pa
Estádio: Não tem

Esporte Clube Internacional
Fundação: 16/09/1950
Cidade: Alenquer-Pa
Estádio:
Uniforme:

União Sportiva (Clube extinto)
A União Esportiva é um clube brasileiro de futebol já extinto, da cidade de Belém, capital do estado do Pará. Usava como uniforme camisa com listras verticais pretas e branca, calção branco e meias pretas. Mandava seus jogos no estádio Baenão.
Foi fundada no dia 15 de agosto de 1906. Foi o primeiro vencedor do campeonato estadual de futebol em 1908. O clube deixou de existir no ano de 1967, ao entrar numa grave crise financeira.
Títulos Estaduais
Campeonato Paraense: 2 vezes (1908 e 1910).
Vice-Campeonato Paraense: 2 vezes (1923 e 1929).

Grêmio Desportivo dos Combatentes
Fundação: 24/02/1959, sucedeu à Associação dos Ex-Combatentes do Brasil (fundada em 09/02/1951)
Cidade: Belém-Pa
Estádio:

Sacramenta Esporte Clube
Fundação:
Cidade: Belém-Pa
Estádio:
Uniforme: verde e branco

Sporting Club do Pará
Fundação:
Cidade: Belém-Pa
Estádio:
Uniforme:

Para outras consultas sugerimos pesquisar no endereço abaixo:

Aconselhamos também os amigos visitantes a lerem a crônica do jornalista Elias Pinto que retrata muito bem o termo "virar casaca".

5 comentários:

  1. Caro Von, muito obrigado pela atenção sobre meu pedido. Apesar de não ter atendido totalmente, atitudes com a sua de ajuda, é muito importante. Deselho-lhe muitos sucessos e bastante sáude. Muito obrigado

    ResponderExcluir
  2. Prezado Von, qual a possibilidade de conseguir as fichas técnicas dos jogos da Tuna, no estadual de 1970 ?

    ResponderExcluir
  3. Favor corrigir o link dos dados do clube júlio César o qual está errado. o correto é http://www.escudosonline.com/america_sul/Brasil/para/clubes_brasil_para_julio_cesar.htm

    ResponderExcluir
  4. SIMPATIZANTE DA ÁGUIA
    Gostaria de saber qual o verdadeiro nome do célebre atacante tunante China,o período que atuou e se ainda é vivo ?

    ResponderExcluir
  5. Tem o escudo do cometa la de Capanema?

    ResponderExcluir