quarta-feira, 21 de maio de 2008

Nos pênaltis, Manchester bate Chelsea e conquista Liga dos Campeões


Invictos, "Diabos Vermelhos" festejaram o terceiro título europeu após erros de Terry e Anelka nas cobranças de pênaltis
Alberto Helena Jr.: conquista do Manchester era óbvia
Um jogo espetacular: veja como foi a final lance a lance
As melhores imagens de Moscou: veja a galeria de fotos do dia
Década na Liga é marcada por decisões nos pênaltis
Pote de ouro aguarda vencedor da Liga, diz estudo
Bobby Charlton festeja título após 50 anos do desastre de Munique
MOSCOU (Rússia) – O Manchester United é campeão europeu!

Apontados por muita gente como os melhores da Europa desde a temporada passada, os "Diabos Vermelhos" finalmente justificaram as apostas e conquistaram a Liga dos Campeões pela terceira vez, nesta quarta-feira, em Moscou. Assim como a conquista anterior, em 1999, o título deste ano foi sofrido. Veio somente nos pênaltis, após empate com o Chelsea por 1 x 1 nos 120 minutos.
A conquista é a segunda do Manchester United diante do rival num curto intervalo de tempo. Anteriormente, já havia superado os "Blues" no Campeonato Inglês, decidido somente na última rodada. E o título ainda aumenta o favoritismo de Cristiano Ronaldo ao título de melhor jogador do mundo nesta temporada.

AFP
Terry
escorrega ao bater o pênalti que poderia ter dado o título da Liga para o Chelsea
Veio, então, a decisão por pênaltis. Aí, ironia do destino, Cristiano Ronaldo, favorito ao título de melhor do mundo, perdeu sua cobrança. Só que o Chelsea fez pior. Terry, ídolo dos "Blues", e Anelka erraram, dando o terceiro título europeu ao Manchester United.

FICHA TÉCNICAMANCHESTER UNITED X CHELSEA
MANCHESTER: van der Sar; Brown (Anderson), Ferdinand, Vidic e Evra; Carrick, Hargreaves, Scholes (Giggs) e Cristiano Ronaldo; Tevez e Rooney (Nani). Técnico: Alex Ferguson
CHELSEA: Cech; Essien, Terry, Ricardo Carvalho e Ashley Cole; Makelele (Belletti), Lampard, Ballack e Malouda (Kalou); Joe Cole (Anelka) e Drogba. Técnico: Avram Grant
Local: Estádio Luzhniki, em Moscou (RUS)
Data: 21 de maio de 2008, quarta-feira
Horário: 15h45 (horário de Brasília)
Árbitro: Lubos Michel (ESL)Auxiliares: Roman Slysko (ESL) e Martin Balko (ESL)
Cartões amarelos: Scholes, Ferdinand, Vidic, Tevez (Man); Makelele, Ricardo Carvalho (Che)Cartão vermelho: Drogba 10min do segundo tempo da prorrogaçãoGols: Cristiano Ronaldo 26min e Lampard 45min do primeiro tempo
Pênaltis:
Manchester – Cristiano Ronaldo errou, Tevez, Carrick, Hargreaves, Nani, Anderson e Giggs marcaram;
Chelsea – Terry e Anelka erraram, Ballack, Belletti, Ashley Cole e Kalou marcaram
Fonte: 21/05 - 18:35 - Da Redação do iG Esportes

Verba federal não chega a Belém


TRANSPORTE
Governo anuncia plano de
R$ 38,5 bi para a Copa
A ministra do Turismo, Marta Suplicy, apresentou ontem o projeto “Plano de Mobilidade Urbana para a Copa de 2014”, que prevê investimentos de R$ 38,5 bilhões em nove das 18 cidades que disputam o direito de receber jogos do principal evento do futebol mundial: São Paulo, Rio de Janeiro/Niterói, Belo Horizonte, Porto Alegre, Fortaleza, Recife/Olinda, Natal, Maceió e Brasília.
O plano não inclui investimentos em estádios - apenas em transporte público urbano, como linhas de metrô, trem e corredores de ônibus, muitos dos quais já estavam previstos. Do total de R$ 38,5 bilhões previstos no projeto, quase metade do valor - R$ 15,3 bilhões - seria aplicado em São Paulo, cidade pela qual a ministra deve concorrer nas eleições para a prefeitura neste ano, Os R$ 38,5 bilhões previstos no estudo não são do Ministério do Turismo. A proposta envolveria verbas do governo federal e do Ministério das Cidades, dos governos estaduais e municipais e também da iniciativa privada. A estimativa de Marta é que o Brasil receba 10 milhões de turistas no ano da Copa.

OUTRAS CIDADES - No plano apresentado por Marta, Rio de Janeiro e Niterói receberiam R$ 5,45 bilhões para a construção de 26 quilômetros de metrô e 139,8 quilômetros de corredores de ônibus. Belo Horizonte teria R$ 211,7 milhões para a construção de 5,5 quilômetros de corredores de ônibus. Porto Alegre receberia R$ 1,2 bilhão para 82,2 quilômetros de corredores de ônibus, 9,3 quilômetros de trem metropolitano e 1,2 quilômetro de aeromóvel.

Fortaleza teria R$ 189 milhões para construir 45 quilômetros de corredores de ônibus. Recife e Olinda receberiam R$ 198 milhões para a construção de 15 quilômetros de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Natal teria R$ 167 milhões para a construção de 3,5 quilômetros de metrô e 43,2 quilômetros de VLT. Maceió receberia R$ 141,3 milhões para expandir o trem metropolitano em 36 quilômetros. Brasília teria R$ 710 milhões para a construção de 5,8 quilômetros de metrô.

A ministra esclareceu que, embora estejam fora do plano apresentado, as demais cidades que disputam o direito de sediar jogos da Copa do Mundo de 2014 também serão alvo de estudos do Ministério do Turismo. São elas Belém, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Manaus, Rio Branco e Salvador.

TRABALHO
Decreto Estadual cria GT copa-2014
Através do decreto nº 972, de 16 de maio de 2008, foi oficializada a criação do grupo de trabalho que irá estudar as medidas necessárias a candidatura da cidade de Belém como sede de uma das chaves da Copa do mundo de 2014. O grupo conta com a participação da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, Secretaria de Estado de Governo, Assembléia Legislativa do Estado do Pará, Prefeitura Municipal de Belém, Câmara Municipal de Belém, Companhia Paraense de Turismo, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Federação Paraense de Futebol, Federação das Indústrias do Estado do Pará, Federação do Comércio do Estado do Pará, Câmara de Dirigentes Lojistas de Belém, Associação Comercial do Pará e Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial.
À Seel cabe coordenar e dar apoio logístico e administrativo necessário à execução dos trabalhos do grupo criado. A participação dos integrantes do grupo de trabalho não será remunerada.
Fonte: Diário do Pará - Edição de 20/05/2008

terça-feira, 20 de maio de 2008

Petrobras Esporte & Cidadania: R$ 25 milhões a projetos



A Petrobras lançou nesta segunda-feira (19/5), em cerimônia realizada na sede da empresa, no Rio de Janeiro, o Petrobras Esporte & Cidadania, que estenderá ao esporte a seleção pública de projetos realizada nas áreas de cultura, responsabilidade social e ambiental. O programa vai destinar R$ 25 milhões a projetos de todo o país, devidamente aprovados pelo Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. A cerimônia de lançamento contou com a presença do ministro do Esporte, Orlando Silva; do diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa; do gerente-executivo de Comunicação Institucional da Petrobras, Wilson Santarosa; além de atletas e dirigentes de várias modalidades esportivas.
O Petrobras Esporte & Cidadania tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento do esporte nacional, por meio da difusão e divulgação das modalidades esportivas e sua prática pela população em todos os níveis do desporto - educação, participação voluntária e rendimento. O programa atuará simultaneamente nessas áreas, servindo de ferramenta para a integração dos diferentes agentes do esporte nacional - confederações, federações, atletas, espectadores, escolas, professores, praticantes de atividades físicas e interessados.
Para o ministro do Esporte, o lançamento do Petrobras Esporte & Cidadania e da Lei de Incentivo ao Esporte é mais um esforço que o país faz para ocupar uma posição com a qual os brasileiros sempre sonharam: tornar-se uma potência olímpica. "Nesse momento, eu agradeço, publicamente, em nome do esporte brasileiro, à Petrobras, que mais uma vez se mostra uma grande parceira do esporte", disse Orlando Silva. "Depois de quase 40 anos de reivindicações, nenhuma empresa melhor do que a Petrobras para abrir esse projeto, que dá transparência à gestão de recursos públicos e democratiza o acesso de todos ao esporte", concluiu.
Segundo o diretor Paulo Roberto Costa, o Petrobras Esporte & Cidadania tem na inclusão social uma de suas principais metas. "Muitos projetos que serão executados em comunidades de baixa renda poderão proporcionar a inclusão social por meio da atividade esportiva a crianças e jovens, além de ser um bem à saúde", afirmou o diretor. "O novo programa de patrocínio esportivo da Petrobras pretende mudar a realidade de crianças e jovens e formar uma nova geração de cidadãos brasileiros."

Principais objetivos do Petrobras Esporte & Cidadania
- Apoiar os centros de desenvolvimento de modalidades esportivas já estabelecidos, que tenham apoio das respectivas confederações, e que tenham alguma forma de garantir o acesso público aos equipamentos; - Criar condições para a um maior rendimento do esporte brasileiro;

- Estimular a reflexão e a produção de conhecimento sobre o esporte no meio acadêmico, por meio de pesquisas, desenvolvimento, seminários, congressos, etc.;
- Formar público;
- Descobrir novos talentos para o esporte;
- Estimular a inclusão social por intermédio do esporte; e
- Estimular a prática desportiva pela população brasileira.
Fonte: Petrobras

RANKING DA TIMEMANIA







S. Paulo e Palmeiras disputam 3º lugar

Após a realização de 12 concursos, a Timemania promove uma rivalidade sadia entre os clubes de futebol do País. Uma delas envolve São Paulo e Palmeiras, que disputam o posto de terceira maior torcida na loteria.
O time do Palestra Itália, porém, leva vantagem até aqui. Nos concursos iniciais da nova loteria, Flamengo, Corinthians e São Paulo ocuparam as três primeiras posições, respectivamente, mas isso mudou a partir da sétima semana da loteria.
Neste período, a torcida do Palmeiras levou o clube ao terceiro posto no ranking da Timemania, com 5,4% das apostas. Deste então, o time alviverde mostrou desempenhos semanais melhores que o do rival. No 12º concurso, 87.113 pessoas apostaram no time alviverde, contra 75.244 do São Paulo.
A Timemania, criada também para ajudar os clubes a renegociarem suas dívidas, também vê o Botafogo ameaçar a posição do Cruzeiro, nono colocado até aqui. Já Treze-PB, Coritiba e Ceará brigam para ocupar o 20º lugar.

Veja a classificação dos times na Timemania, com o número e o percentual de apostas de cada um deles:

1º - Flamengo - 1.882.515 - 8,9%
2º - Corinthians - 1.467.391 - 6,9%
3º - Palmeiras - 1.147.306 - 5,4%
4º - São Paulo - 1.068.234 - 5,1%
5º - Santos - 890.890 - 4,2%
6º - Grêmio - 828.026 - 3,9%
7º - Vasco - 727.203 - 3,4%
8º - Internacional - 723.574 - 3,4%
9º - Cruzeiro - 617.579 - 2,9%
10º - Botafogo - 599.109 - 2,8% / 11º - Fluminense - 535.692 - 2,5% / 12º - Atlético-MG - 509.257 - 2,4% / 13º - Bahia - 452.132 - 2,1% / 14º - Vitória - 286.348 - 1,4% / 15º - Goiás - 264.086 - 1,2% / 16º - Fortaleza - 249.589 - 1,2% / 17º - Sport - 248.009 - 1,2% / 18º - Atlético-PR - 217.229 - 1,0% / 19º - Santa Cruz - 211.422 - 1,0% / 20º - Treze-PB - 209.266 - 1,0% / 21º - Coritiba - 206.530 - 1,0% / 22º - Ceará - 193.430 - 0,9% / 23º - Ponte Preta - 192.277 - 0,9% /24º - Botafogo-PB - 182.214 - 0,9% /25º - Remo - 179.169 - 0,8% / 26º - Paysandu - 178.602 - 0,8% /27º - Londrina - 176.764 - 0,8% / 28º - ABC-RN - 174.446 - 0,8% / 29º - Náutico - 173.878 - 0,8% / 30º - River-PI - 166.982 - 0,8% / 31º - Portuguesa - 162.254 - 0,8% / 32º - Figueirense - 161.793 - 0,8% / 33º - Ipatinga - 161.685 - 0,8% / 34º - Avaí - 159.293 - 0,8% / 35º - Juventude - 156.307 - 0,7% / 36º - Joinville - 155.408 - 0,7% / 37º - São Caetano - 155.386 - 0,7% / 38º - Ji-Paraná - 151.564 - 0,7% / 39º - Guarani-SP - 150.081 - 0,7% / 40º - Moto Clube - 148.402 - 0,7% / 41º - Marília - 143.672 - 0,7% / 42º - Mixto-MT - 143.539 - 0,7% / 43º - Gama - 143.429 - 0,7% / 44º - Bangu - 41.714 - 0,7% / 45º - Paraná - 139.751 - 0,7% / 46º - Ypiranga - 138.132 - 0,7% / 47º - Palmas - 133.911 - 0,6% / 48º - Vila Nova-GO - 133.474 - 0,6% / 49º - Juventus - 133.447 - 0,6% / 50º - Brasiliense - 132.461 - 0,6% / 51º - Ituano - 132.441 - 0,6% / 52º - Criciúma - 127.285 - 0,6% / 53º - Atlético-GO - 127.251 - 0,6% / 54º - América-MG - 124.631 - 0,6% / 55º - América-RJ - 124.346 - 0,6% / 56º - CRB-AL - 123.610 - 0,6% / 57º - Sampaio Corrêa - 122.986 - 0,6% / 58º - Sergipe - 122.728 - 0,6% / 59º - Inter de Limeira - 122.462 - 0,6% / 60º - Olaria - 120.329 - 0,6% / 61º - Santo André - 119.702 - 0,6% / 62º - CSA - 118.849 - 0,6% / 63º - Bragantino - 116.200 - 0,5% / 64º - São Raimundo - 113.835 - 0,5% / 65º - Operário-MS - 109.829 - 0,5% / 66º - Barueri - 109.413 - 0,5% / 67º - Uberlândia - 109.296 - 0,5% / 68º - Nacional-AM - 108.917 - 0,5% / 69º - América-RN - 106.177 - 0,5% / 70º - TUNA LUSO - 105.317 - 0,5% / 71º - XV de Piracicaba - 98.073 - 0,5% / 72º - Rio Branco - 91.469 - 0,4% / 73º - Paulista - 91.206 - 0,4% 74º - Roraima - 90.321 - 0,4% 75º - Americano-RJ - 88.618 - 0,4% / 76º - Desportiva - 86.048 - 0,4% / 77º - União São João - 84.479 - 0,4% / 78º - Rio Branco - 82.629 - 0,4% / 79º - Villa Nova-MG - 80.186 - 0,4% / 80º - União Barbarense - 76.893 - 0,4%.
Fonte: Rádio Clube do Pará http://www.radioclubedopara.com.br/

Belém já recebe as feras do atletismo mundial




















GP Brasil
170 atletas de 21 países

Há poucos dias do evento de atletismo mais importante da América Latina, Belém já se prepara para receber cerca de 170 atletas de 21 nacionalidades diferentes para promover a festa que já ficou conhecida no Brasil inteiro. No domingo passado, o Rio de Janeiro sediou a penúltima etapa da série de meetings de atletismo que culminará com o Grande Prêmio Brasil Caixa de Atletismo, tradicionalmente disputado em Belém, no estádio olímpico do Mangueirão. O GP do Rio garantiu a participação de mais oito brasileiros nas Olimpíadas de Pequim, este ano, e reserva ainda mais emoções para a capital paraense, como a disputa pelo ouro no salto triplo.
Antes de Belém, o GP terá outra etapa em São Paulo, quinta-feira. Mas alguns atletas 'pularam' a etapa paulista e já desembarcaram ontem na capital paraense. É o caso do sul-africano Ockert Cilliers e da americana Carrie Vickers, que vêm para as provas de 400m com barreiras e 800m com obstáculos, respectivamente, que não estão na programação do GP de São Paulo. Mais cinco atletas estrangeiros tinham chegada prevista para hoje.

Em jogo, pontos para final
Os atletas que disputarão as provas deste domingo em Belém - assim como nos Grandes Prêmios de Uberlândia, Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo - estarão somando pontos para a final mundial, na cidade de Stuttgart, na Alemanha, em setembro.
Uma das provas que prometem agitar o Mangueirão é o salto triplo. Na etapa do Rio, a disputa foi acirrada. Jadel Gregório, ídolo da torcida brasileira, ficou com a prata no Rio, mas a decisão foi apertada. O cubano David Girat saltou 17,28 metros e Jadel ficou só um centímetro atrás, com a sua melhor marca neste ano.
Fã declarado da torcida de Belém, Jadel confia de que no domingo vai levar o ouro, mas prevê uma briga acirrada.
Fonte: O Liberal - Edição de 20/05/2008
Exposição no castanheira mostra fotos do grande prêmio
A partir de hoje o público de Belém, reverenciado por grande parte dos atletas que disputaram as últimas edições do GP Brasil na cidade, já sentirá o gostinho da competição deste domingo. O Governo do Estado, através de sua Secretaria Executiva de Esporte e Lazer, e a Confederação Brasileira de Atletismo organizam uma programação paralela ao evento, que contará com exposições fotográficas, um acervo que conta a história do triplista Jadel Gregório, além da oportunidade de conversar com atletas e simular algumas provas em um estande.
A exposição ficará aberta ao público a partir de hoje no Shopping Castanheira, e pode ser visitada no horário de funcionamento do estabelecimento até a segunda-feira seguinte ao evento. Serão 25 peças dos repórteres fotográficos Ray Nonato, Oswaldo Forte, Salvador Scofano e Mário Quadros, que retratam o esforço, a garra, a determinação e alegria dos atletas dos GPs anteriores disputados em Belém. Na quinta-feira, dia 22, será aberta a exposição, no Shopping Iguatemi, com um inventário que conta a trajetória esportiva do triplista Jadel Gregório, que em Belém conseguiu superar o antigo recorde de João do Pulo, ao saltar 17,90m.
Fonte: Amazônia Hoje - Edição de 21/05/2008

Vitória não pode iludir jogadores da Tuna


Ao receber os jogadores hoje à tarde no Souza, a primeira coisa que o técnico Reginaldo Mesquita fez foi conversar com eles. Por mais de 20 minutos ele expôs as deficiências mostradas pela equipe no jogo do dia anterior, quando a Lusa quebrou um jejum de três meses sem vencer e bateu o Águia por 2 a 1. Ele explicou que voltar a conquistar três pontos será importantíssimo para a equipe no restante do Campeonato Paraense, mas que isso não pode servir de ilusão.
'Evidente que uma vitória muda muita coisa. O grupo da Tuna é muito jovem e precisava de uma vitória. Vínhamos de três boas atuações, mas estávamos levando gols no final dos jogos', disse. 'Uma vitória não quer dizer que a partir de agora venceremos de todos. Mas que o grupo tende a ganhar consistência com isso, não dá para se negar', completou Mesquita.
O treinador reconhece que o elenco cruzmaltino é muito carente de experiência e que isso afetou muito o rendimento em campo, algo ainda a ser trabalhado. 'Falta experiência ao elenco da Tuna. Qualidade existe, mas um time experiente, por exemplo, dificilmente leva gols no final dos jogos como aconteceu com a gente'.
Com os pés no chão, e admitiu que a Tuna tem chances remotíssimas de se qualificar para a próxima fase da competição, mas que resta à equipe uma saída honrosa. 'Repito que não sou um empolgado. As chances da Tuna ir para a semifinal é muito pequena. O que posso fazer é dar uma estrutura maior ao time para que ele termine bem a competição. Dentro da capacidade do elenco e da estrutura do clube faremos o nosso melhor'.
Mesquita lembra que trabalha sem a mesma estrutura dos adversário e que, por conta disso, tem que se desdobrar em vários para dar conta do serviço. 'Não temos preparador físico, por isso tive que fazer pesquisas com amigos preparadores com quem trabalhei para saber o que fazer. Hoje exerço as duas funções até porque faltam apenas três rodadas para o final do campeonato e não teria cabimento contratar alguém para o cargo agora, além do mais o clube não tem condições para isso'.
Fonte: Amazônia hoje - Edição de 20/05/2008

segunda-feira, 19 de maio de 2008

FOGOS PARA DOMINGO







Aproveitamos o bom momento de alegria da torcida cruzmaltina, após vitória diante do Águia de Marabá, para atender pedido dos amigos RAFAEL e HERALDO que solicitam apoio e ajuda na campanha para conseguir doações de fumaça colorida (verde/vermelho) e fogos de artifícios, de 12 tiros com 6 unidades (custo entre R$10,00 e R$12,00 cada caixa) para serem usados no próximo domingo, 08/06, antes do jogo entre Tuna Luso e Ananindeua, no Souza. Os que puderem ajudar podem levar diretamente ao estádio do Souza e entregar do lado de fora para o pessoal da MUC ou então entrar em contato com um de seus membros (Rafael, Heraldo, Rogério, DEL, Armando, Claudionor, ETC...)
A Tuna Luso tem mais 3 jogos para encerrar sua participação no atual campeonato. Caso se classifique para a semi-final do segundo turno terá outros jogos pela frente mas se ocorrer o contrário, jogará apenas no ano que vem. Participe e ajude seu clube a brilhar!

BRASILEIRO - 2008






CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL
SÉRIE A - 2ª RODADA
17/05 - FINAL
Sport-PE 0 x 0 Vitória-BA
17/05 - FINAL
Vasco da Gama-RJ 3 x 1 Portuguesa-SP
Leandro Amaral 30'/1TEdmundo 9'/2TEdmundo 44'/2T
Diogo 38'/2T (pênalti)
17/05 - FINAL
Cruzeiro-MG 1 x 0 Botafogo-RJ
Guilherme 11'/1T (pênalti)
18/05 - FINAL
Fluminense-RJ 0 x 2 Náutico-PE
Wellington 26'/2T (cabeça)Warley 49'/2T
18/05 - FINAL
Grêmio-RS 0 x 0 Flamengo-RJ
18/05 - FINAL
Goiás-GO 1 x 1 Atlético-MG
Paulo Baier 23'/2T
Vanderlei 40'/2T
18/05 - FINAL
Atlético-PR 1 x 1 São Paulo-SP
Danilo 13'/1T (cabeça)
Eder Luís 34'/2T
18/05 - FINAL
Santos-SP 4 x 0 Ipatinga-MG
Kléber 15'/2T (falta)Kléber Pereira 21'/2TKléber Pereira 25'/2TKléber Pereira 34'/2T (pênalti)
18/05 - FINAL
Figueirense-SC 2 x 1 Coritiba-PR
Cleiton Xavier 9'/1TCleiton Xavier 41'/1T
Hugo 12'/1T
18/05 - FINAL
Palmeiras-SP 2 x 1 Internacional-RS
Denilson 29'/1TAlex Mineiro 15'/2T (pênalti)
Índio 47'/1T (cabeça)

CLASSIFICAÇÃO
CLUBE/PG/JG
1 Náutico-PE/62
2 Cruzeiro-MG/6/2
3 Flamengo-RJ/4/2
4 Figueirense-SC/4/2
5 Atlético-PR/4/2
6 Grêmio-RS/4/2
7 Santos-SP/3/2
8 Coritiba-PR/3/2
9 Vasco da Gama-RJ/3/2
10 Botafogo-RJ/3/2
11 Internacional-RS/3/2
12 Palmeiras-SP/3/2
13 Atlético-MG/2/2
14 Goiás-GO/1/2
15 São Paulo-SP/1/2
16 Portuguesa-SP/1/2
17 Fluminense-RJ/1/2
18 Sport-PE/1/2
19 Vitória-BA/1/2
20 Ipatinga-MG/0/2

PROIBIDA A VENDA E O CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS NOS ESTÁDIOS.














Fonte: http://www.fpfpara.com.br/

Lusa detona o Águia


No duelo das Águias, a Tuna Luso Brasileira se deu bem.
A Tuna tirou o ‘’pé da lama’’ no segundo turno do campeonato. A Lusa ganhou do Águia por 2 a 1, após dez jogos sem vitórias. Além de quebrar o jejum, a lusa deixou para trás a incômoda lanterna, passando-a para o Pedreira, do Mosqueiro. Mas não foi nada fácil. O triunfo tunante foi conquistado com muito sacríficio dado o volume de jogo dos marabaenses, senhores do campo boa parte do jogo. O sol brando da manhã no Souza foi fundamental para uma disputa acirrada com lances empolgantes e gols bonitos. O duelo das ‘’águias’’ agradou ao pequeno público no estádio Francisco Vasques. O Águia começou dando ordem, tocando bola fazendo valer a maior experiência dos meias Ciro e Marclésio e do volante Lessandro. Antes dos dez minutos houve dois lances de perigo na defesa tunante. A lusa, contudo, freou o ímpeto aguiano ao chegar ao primeiro gol com Albertinho. Erick iniciou uma jogada individual e acabou atropelado. À falta cobrada por Albertinho, bem colocada, foi sem chances para André Luiz: Tuna 1 a 0. O Águia partiu para o revide em busca do empate e após uma sucessão de jogadas de perigo encontrou o caminho certo. Houve a tabela entre Leandrinho e Marclésio, com o lateral recebendo na frente, driblando com categoria o goleiro Flávio e marcou um belo gol: Tuna 1 a 1 Águia.
Com o empate, a Tuna amoleceu e o Águia passou a pressionar. Aos 36’, Flávio evitou gol num chute de Ciro. Logo depois foi Michel a salvar a Tuna após chute de Peri. Aos 42’, Lessandro bateu falta no travessão e na volta Aleílson mandou por cima. No final do primeiro tempo, Albertinho em outra falta, fez André Luis desviar a bola para escanteio.
Festa - No segundo tempo, aos nove minutos Fabinho gananciou demais e perdeu gol certo, depois de driblar André Luiz. Aos 14’ foi a vez de Aleílson: ele passou pelo goleiro, porém se atrapalhou todo. O jogo muito equilibrado com os times criando situações a todo instante. George, de longe, num petardo, quase desempata para a Tuna. Aos 37’, num contra-ataque pela esquerda, Paulinho jogou a bola na área e Paulinho 47, afobado, meteu mão na bola. Domingos de Jesus Viana assinalou a penalidade. Numa grande expectativa, Paulinho cobrou e marcou o gol da vitória cruzmaltina: Tuna 2 a 1 Águia.

Mesmo vencendo, Reginaldo faz críticas
'Foi boa nossa vitória, mas continuamos pecando, levando gols por inexperiência nossa’’, comentou o técnico Reginaldo Mesquita. Na sua avaliação, o time começou bem, mas depois foi cedendo espaço sendo dominado pelo Águia. Contudo, ele tratou de ajeitar a situação com a entrada de George no lugar do jovem estreante Joelson. ‘’O Joelson não se achou em campo, mas com a entrada do George as coisas volaram ao normal e a Tuna voltou jogar com vontade de vencer’’. Sem dúvida, o time tunante ganha alento daqui para frente. Pelo menos é a versão do experiente João Gomes. 'Essa vitória levanta a moral do elenco. Era tudo que queríamos e agora as coisas vão mudar’’, adiantou.
Mas quem estava feliz mesmo era o atacante Albertinho. Marcou seu quarto no campeonato, dando provas de que está recuperando seu bom futebol.
Fonte: Amazônia Hoje - Edição de 19/05/2008

CAMPEONATO PARAENSE DE FUTEBOL PROFISSIONAL
1ª DIVISÃO - 2008 - CENTENÁRIOTabela - 2 ª Fase / 2º Turno

TAÇA ESTADO DO PARÁ
Última atualização: 18/05/008 - 21h
1ª Fase 2ª Fase [1º Turno 2º Turno Final ]
Regulamento (Original)
Classificação (1º Turno 2º Turno)
Time/PG/J/V/E/D/GP/GC/SG
1º Remo 18/6/6/0/0/15/3/12
2º Ananindeua 11/6/3/2/1/10/6/4
3º Paysandu 10/6/3/1/2/10/10/0
4º Castanhal 8/5/2/2/1/10/9/1
5º Águia 7/6/2/1/3/9/7/2
6º São Raimundo 7/5/2/1/2/8/8/0
7º Vila Rica 7/6/2/1/3/7/11/-4
8º Tiradentes 6/6/1/3/2/9/8/1
9º Tuna Luso 4/6/1/1/4/7/14/-7
10º Pedreira 3/6/1/0/5/7/16/-9

domingo, 18 de maio de 2008

Tuna ganha a primeira no segundo turno


Em uma partida realizada debaixo de um forte calor, a Tuna Luso Brasileira derrotou o Águia de Marabá pelo placar de 2 a 1 nesta manhã de domingo no estádio do Souza. A partida foi válida pela 6ª rodada do returno do campeonato paraense.

A Tuna abriu a contagem do marcador através do atacante Albertinho cobrando falta aos 17 minutos do primeiro tempo e o gol de empate do Águia sai ainda na primeira etapa através de Leandrinho marcando aos 34 minutos.No segundo tempo, Paulinho cobrando pênalti aos 39 minutos colocou a Tuna na frente e fechou o placar do jogo.

A renda da partida somou R$ 1.345,00 e apresentou um público total de 323 torcedores, sendo 155 pagantes e 168 credenciados.

Na próxima rodada, o Águia enfrentará o Remo no sábado ás 16h no Baenão e a Tuna jogará contra o Ananindeua no domingo às 10h no Souza.

PLACAR AO VIVO

CAMPEONATO PARAENSE 2008 - 18/05/08
No Souza (FINAL) - TUNA 2 X 1 ÁGUIA
Tuna 1X0:Albertinho(Falta)17'1ºÁguia 1X1:Leandrinho 34'1ºTuna 2X1:Paulinho(pênalti)39'2º
Na Curuzu-16h - PAYSANDU X ANANINDEUA
Em Cametá-16h - CAMETÁ/V.RICA X REMO
Em Santarém-18h - SÃO RAIMUNDO X CASTANHAL
17/05/08
No Baneão (FINAL - ONTEM) PEDREIRA 0 X 3 TIRADENTES
Tiradentes 1X0:Kevson 28'1ºTiradentes 2X0:Maracanã 40'1ºTiradentes 3X0:Flávio(falta)39'2º
Fonte: Rádio Clube do Pará - 18/5/2008 12:07 PM http://www.radioclubedopara.com.br/

SUPERAÇÃO


Mesmo sem parte das duas pernas, o velocista Alan Fonteles reinventa os próprios limites e sonha correr entre os 'normais'

Alan Fonteles sempre corre atrás dos melhores tempos. Mas, no fundo, tem medo de chegar ao próprio limite. Na pista de corrida, depois do tiro de largada, a marcação do cronômetro é só uma das preocupações do jovem atleta. Em cada passo dado nas provas de 100 e 200 metros, Alan vence o desgaste físico, o fôlego escasso e, principalmente, o medo de não concluir o percurso por culpa das pernas mecânicas. O significado de ser atleta, para ele, é esse: desafiar a si mesmo, em cada competição.
Assim como Alan Fonteles, outros atletas paraenses dão exemplo de superação ao vencerem as próprias limitações físicas motivados pelo esporte. Confira nas páginas 2 e 3, as histórias da jogadora de basquete Batatinha e do canoísta José Agmarino, que não se destacam pelas deficiências físicas que têm, mas sim pelas ilimitadas capacidades como atletas.
Como qualquer outro atleta, Alan faz alongamentos, aquecimentos e controla a respiração. A única diferença entre ele e os demais velocistas é que, na hora de correr, ao invés de calçar sapatilhas, Alan prepara as próteses para mais uma tarde de treinamento. A pressa é a mesma. 'Apesar de minha deficiência, meu treino é igual ao dos corredores normais', diz Alan Fonteles, pré-convocado para disputar os Jogos Paraolímpicos de Pequim, em setembro.
Aos 15 anos, o jovem corredor tem consciência das próprias motivações. 'Quando a pessoa tem certa dificuldade, como os deficientes físicos, ela quase sempre procura ir à luta', comenta. Alan é atleta desde os oito anos e garante: 'nunca pensei em desistir'. Mesmo quando não tinha próteses de corrida, saía em disparada com as pernas mecânicas comuns, inadequadas para provas de velocidade. 'Tinha medo', conta a mãe, Cláudia Fonteles. 'No início, achava que ele não teria condições de fazer o esporte'.
Tem dias em que Alan repete o trajeto das provas até dez vezes. Com as novas próteses, doadas pelo triatleta paraolímpico Rivaldo Martins, Alan ganhou velocidade e segundos preciosos na pista. Nos 100 metros rasos, a corrida mais veloz dos jogos olímpicos, o jovem atleta faz 12,84 segundos. Nos 200 metros, faz 26,54 segundos. 'Até o fim do ano, pretendo começar a correr os 400 metros', diz Alan, segundo colocado no ranking brasileiro de atletismo para deficientes.
CONTATOS:
Segue abaixo os telefones de contato da Técnica do atleta e o do atleta
Suzete Montalvão: (91) 8114 8055
Alan Fonteles: (91) 8835 7627

Fonte: O Liberal - Edição de 18/05/2008

Duelo de águias no ninho luso












Última colocada no segundo turno do Campeonato Paraense e penúltima na classificação geral, a Tuna Luso Brasileira luta desesperadamente para escapar do rebaixamento à primeira fase do Parazão em 2009. Mas a batalha é inglória e o resultados recentes não a credenciam para tanto.
Nas dez últimas rodadas pela competição, incluindo as últimas cinco do turno inicial, a equipe do Souza não sabe o que é sair de campo comemorando uma vitória. Incluindo-se aí a derrota na partida de volta da Copa do Brasil, lá se vão 11 jogos sem vencer.
O adversário de hoje de manhã, pela sexta rodada do estadua, é o Águia. Campeão do primeiro turno, o time de Marabá soma sete pontos no returno e está na disputa por uma das quatro vagas para a semifinal da fase. Ao contrário dos donos da casa, os visitantes vieram a Belém com o time praticamente completo.
Pelo lado da Tuna, o que não falta são desfalques. Além dos dez jogadores que já abandonaram a equipe, o técnico Reginaldo Mesquita não poderá contar com os goleiros Leandro e Eduardo, com o lateral-direito Hugo Deleón e o volante Wilson. Os dois primeiros estão machucados e os dois últimos, supensos.
O principal problema é no gol. A posição tem sido o calcanhar-de-aquiles do time. O maranhense Leandro, contratado para o segundo turno, parecia ser a solução, mas a lesão no púbis que o tirou do time na rodada passada possivelmente o deixará de fora do restante da competição. Tanto que ele retornou a Imperatriz-MA para tratamento. O goleiro Flávio estará de volta ao time hoje de manhã.
Tuna
Flávio, Michel, João Gomes, Alex Rava, Paulinho, Joelson, Japonês, Erick, Marcelinho, Wanderlei, Albertinho - Técnico: Reginaldo Mesquita.
Águia
André Luís, Leandrinho, Edcléber, Lê, Fernando, Lessandro, Paulinho, Marclésio, Ciro, Aleílson, Peri - Técnico: Vítor Jaime.

Local: Souza
Horário: 10 horas
Ingresso: R$ 10 (arquibancada)
Árbitro: Domingos de Jesus Silva Viana Filho.
Assistente: Heronildo Sebastião Freitas da Silva e José Raimundo Gonçalves Gomes.
Regra-três: Nelson Casemiro Lobo Montão.
Fonte: Amazônia Hoje - Edição de 18/05/2008