terça-feira, 20 de maio de 2008

Belém já recebe as feras do atletismo mundial




















GP Brasil
170 atletas de 21 países

Há poucos dias do evento de atletismo mais importante da América Latina, Belém já se prepara para receber cerca de 170 atletas de 21 nacionalidades diferentes para promover a festa que já ficou conhecida no Brasil inteiro. No domingo passado, o Rio de Janeiro sediou a penúltima etapa da série de meetings de atletismo que culminará com o Grande Prêmio Brasil Caixa de Atletismo, tradicionalmente disputado em Belém, no estádio olímpico do Mangueirão. O GP do Rio garantiu a participação de mais oito brasileiros nas Olimpíadas de Pequim, este ano, e reserva ainda mais emoções para a capital paraense, como a disputa pelo ouro no salto triplo.
Antes de Belém, o GP terá outra etapa em São Paulo, quinta-feira. Mas alguns atletas 'pularam' a etapa paulista e já desembarcaram ontem na capital paraense. É o caso do sul-africano Ockert Cilliers e da americana Carrie Vickers, que vêm para as provas de 400m com barreiras e 800m com obstáculos, respectivamente, que não estão na programação do GP de São Paulo. Mais cinco atletas estrangeiros tinham chegada prevista para hoje.

Em jogo, pontos para final
Os atletas que disputarão as provas deste domingo em Belém - assim como nos Grandes Prêmios de Uberlândia, Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo - estarão somando pontos para a final mundial, na cidade de Stuttgart, na Alemanha, em setembro.
Uma das provas que prometem agitar o Mangueirão é o salto triplo. Na etapa do Rio, a disputa foi acirrada. Jadel Gregório, ídolo da torcida brasileira, ficou com a prata no Rio, mas a decisão foi apertada. O cubano David Girat saltou 17,28 metros e Jadel ficou só um centímetro atrás, com a sua melhor marca neste ano.
Fã declarado da torcida de Belém, Jadel confia de que no domingo vai levar o ouro, mas prevê uma briga acirrada.
Fonte: O Liberal - Edição de 20/05/2008
Exposição no castanheira mostra fotos do grande prêmio
A partir de hoje o público de Belém, reverenciado por grande parte dos atletas que disputaram as últimas edições do GP Brasil na cidade, já sentirá o gostinho da competição deste domingo. O Governo do Estado, através de sua Secretaria Executiva de Esporte e Lazer, e a Confederação Brasileira de Atletismo organizam uma programação paralela ao evento, que contará com exposições fotográficas, um acervo que conta a história do triplista Jadel Gregório, além da oportunidade de conversar com atletas e simular algumas provas em um estande.
A exposição ficará aberta ao público a partir de hoje no Shopping Castanheira, e pode ser visitada no horário de funcionamento do estabelecimento até a segunda-feira seguinte ao evento. Serão 25 peças dos repórteres fotográficos Ray Nonato, Oswaldo Forte, Salvador Scofano e Mário Quadros, que retratam o esforço, a garra, a determinação e alegria dos atletas dos GPs anteriores disputados em Belém. Na quinta-feira, dia 22, será aberta a exposição, no Shopping Iguatemi, com um inventário que conta a trajetória esportiva do triplista Jadel Gregório, que em Belém conseguiu superar o antigo recorde de João do Pulo, ao saltar 17,90m.
Fonte: Amazônia Hoje - Edição de 21/05/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário