segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Torneio Mônica Rezende de Natação

foto: Blog Natação da Tuna

A Federação Paraense de Desportos Aquáticos promove, de 23 a 25 de novembro, o Troféu Mônica Rezende, no Parque Aquático da Uepa (na avenida João Paulo II). Inscrições e informações pelo e-mail fpda2006@yahoo.com.br. Nadadores devem se inscrever até amanhã. Segundo a presidência da FPDA, o torneio destina-se a não federados e todas as escolinhas de natação de Belém e interior podem participar.
fonte: Blog Gerson Nogueira e - Bola/DIÁRIO edição 19/11

domingo, 18 de novembro de 2012

Patrimônio sob proteção


Por Gerson Nogueira

Até demorou a cair a ficha, mas os deputados finalmente despertaram para a aflitiva situação dos clubes mais tradicionais do Estado. Tramita na Assembleia Legislativa um projeto de lei que declara Remo, Paissandu e Tuna patrimônios culturais de Natureza Imaterial do Estado do Pará. 
De autoria do deputado Raimundo Santos, líder do PEN, o projeto é um oportuno instrumento de proteção na medida em que impede que o patrimônio dos clubes seja vendido ou permutado.
Leia o restante da matéria ... http://blogdogersonnogueira.wordpress.com/
fonte: Blog do Gerson Nogueira

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

"Garoto e Garota ATAT"


De acordo com informações recebidas da colaboradora Mara Lígia, repassamos aos interessados que no próximo dia 18 de novembro (domingo), acontecerá na sede social da Tuna Luso, o evento denominado como "Garoto e Garota ATAT", promovida pela associação em conjunto com o departamento social do clube. O evento começará às 12 horas e na ocasião será apresentada a bandeira oficial da ATAT. A idealização e coordenação do evento é da colaboradora Mara Lígia. Em breve retornaremos com fotos do acontecimento.
fonte: Mara Lígia

domingo, 11 de novembro de 2012

Utilidade pública


CMB: oposição promete boicotar votação


A direção da Câmara Municipal de Belém fará nova tentativa de votar o projeto de lei do vereador Gervásio Morgado (PR), que tenta liberar o limite de construções em todo o bairro do Souza até o Entroncamento da capital. A proposta que causou a movimentação de entidades da sociedade civil organizada será o primeiro item da pauta de amanhã, mas a oposição promete reação para barrar a matéria ou utilizar a estratégia de esvaziar o quorum, a fim de evitar a aprovação do PL Morgado, como já denominam o projeto. Os manifestantes contrários ao projeto também se articulam para lotar as galerias populares da CMB para pressionar os vereadores favoráveis e apoiar os parlamentares contrários.
O autor do projeto já tentou impor a pauta várias vezes, a última na quarta-feira, mas não conseguiu quorum suficiente para aprovar a matéria. Gervásio Morgado perdeu a eleição e tem até o dia 15 de dezembro para tentar aprovar o PL, que ele defende com unas e dentes e alega que é para desenvolver a cidade com construções comerciais e grandes prédios de moradias nas avenidas Almirante Barroso, João Paulo II, Tavares Bastos, Pedro Álvares Cabral e todo entorno. Mesmo sem nenhum estudo técnico, o vereador afirma que não vai piorar o clima e nem congestionar mais as vias da cidade, já estranguladas.
CENTRO HISTÓRICO
Na semana que passou outro projeto foi retirado de pauta pelo presidente da CMB, vereador Raimundo Castro (PTB). Castro propôs a alteração do modelo urbanístico do centro histórico de Belém, para liberar a expansão do shopping Pátio Belém, segundo explicou, após o projeto ter recebido críticas de entidades de defesa do patrimônio histórico de Belém. No início da semana, a CMB foi notificada pelo Ministério Público Federal, que enviou recomendação para retirada da matéria da pauta. No dia seguinte, o presidente da Câmararetirou o projeto para estudos técnicos.
GANÂNCIA
A especulação imobiliária desmedida tem sido apontada pelos urbanistas locais como a tônica dos dois projetos. Pior é que a maioria dos vereadores têm se mostrado favoráveis, mesmo com toda reação da sociedade. Porém, os opositores também estão estrategicamente atentos para derrubar o que chamam de excrescência. Marquinhos Silva e Otávio Pinheiro da bancada do PT admitem que a matéria é perniciosa para a cidade.
Pinheiro informa que amanhã os vereadores contrários à matéria vão esvaziar o quorum se perceberem que a bancada da situação estiver em maior número. São necessários 18 dos 35 vereadores presentes à sessão para que o quorum seja mantido para a votação. Portanto, se houver este número em plenário, é preciso que dez vereadores sejam contrários para rejeitar o PL Morgado. Se a soma for o contrário os opositores devem se retirar para não dar quorum. Mas os vereadores também informam que vão tentar mais uma vez retirar a matéria da pauta, que segundo eles, é a medida mais acertada.
Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará (UFPA) e membro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios Históricos/ICOMOS, Roseane Norat, explica o que pode ocorrer com a área da cidade para a qual o PL Morgado é direcionado. Ela esclarece que gabarito é o limite de altura máximo permitido para construção em determinada área. No caso da legislação municipal vigente, há apenas uma delimitação clara de altura na área do Centro Histórico de Belém - no núcleo originário da cidade nos bairros da Cidade Velha, Campina e Reduto, onde o gabarito é mais rigoroso entre 7 e 10 metros. Na área de entorno o gabarito varia entre 19 e 22 metros, como áreas mais novas do bairro Cidade Velha, parte de Batista Campos e Nazaré. Nas demais áreas da cidade, esse limite de altura se dá, explica a professora, pela relação da área do terreno e do coeficiente de aproveitamento da área. “De maneira simples podemos verificar que quanto maior o lote, maior a possibilidade de construir em altura nesses terrenos”, esclarece a urbanista sobre o PL Morgado.
O vereador propõe o modelo M16 à Zona de Ambiente Urbano ZAU6, Setor 3, Anexo X da Lei nº 8.655 de 30 de julho de 2008. A lei que foi aprovada, após um processo longo de audiências públicas, porém, Morgado que fazer alterações severas na zona referente ao Souza-Entroncamento, sem estudo, nem debate algum, mas que libera o modelo urbano severamente. Na verdade, afirma a professora, o vereador propõe aditar, criar os modelos M16 e M5, com novas possibilidades para construção nesse que é um dos mais importantes setores da cidade (ZAU 6, Setor 3).
Ela esclarece que primeiramente, o projeto não apresenta justificativa técnica para embasar a proposta. Hoje os modelos aplicados na área em questão voltados para o uso de comércio varejista, não permitem o uso de comércio atacadista e depósito e no caso para o uso habitacional multifamiliar, há permissão de compor com o uso de comércio varejista e serviços. “Se for permitido adotar o modelo M16 para a ZAU 6 - Setor 3 será permitida a instalação de empreendimentos que possuam área do lote igual ou superior a 1000m², não sendo estabelecida a área máxima do lote, podendo o empreendedor construir a mais, até três vezes a área do lote”, alerta Roseane Norat.
A arquiteta e urbanista também afirma que não havendo delimitação da área máxima do lote, surge a expressão que tem se ouvido comumente “o céu é o limite”, algumas vezes de forma preocupada e outras de forma pejorativa.
Outra questão, segundo a professora, são os empreendimentos classificados como Polos Geradores de Tráfego (PGT’s), que se configuram como de grande porte, pois atraem ou produzem grande número de viagens, causando reflexos negativos na circulação viária em seu entorno imediato. Como consequência direta podem comprometer a acessibilidade não só da área próxima ao empreendimento, mas em toda a região, o que pode agravar a trafegabilidade e mobilidade tanto de veículos, públicos e privados, como de demais motociclistas, ciclistas e pedestres. “O arquivamento é a melhor medida”, defende a professora. Ela complementa que uma cidade como Belém, às vésperas de completar 400 anos, merece melhor tratamento e comprometimento por parte do poder público, legislativo e executivo, aliado à sociedade, na busca de um crescimento e desenvolvimento com qualidade e compromisso com seus cidadãos.
(Diário do Pará)

Tabela de datas da Peneirada Cruzmaltina


quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Tragédia com 96 mortos que mudou o futebol na Inglaterra completa 20 anos

Vejam o desastre que aconteceu num estádio da Inglaterra por total falta de planejamento, treinamento e descaso com a coisa pública. Qualquer semelhança por aqui poderá se mera coincidência!  


Bradford (Inglaterra)Em 1985, a arquibancada de madeira do estadio pegou fogo por causa de um toco de cigarro em um copo de isopor. O fogo se alastrou e incendiou todo o estádio. Não havia bombeiros no lugar, a partida foi interrompida e 56 pessoas inocentes saíram mortas do stádio.


 

fonte:  http://espn.estadao.com.br/post/251635_VIDEO%20HA%2023%20ANOS%2096%20MORTOS%20ANTES%20INCENDIO%20MATOU%2056%20EM%20ESTADIO%20VEJA
http://globoesporte.globo.com/Esportes/foto/0,,20417367-EX,00.jpg

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

O primeiro título estadual da Tuna Luso no Mangueirão

Recordar é viver!

Resumo do Concurso Rainha das Rainhas do Carnaval Paraense, a partir de 1974.

 

1973 - SANDRA GIL PADRÃO conquistou em 73 a única coroa para a Tuna Luso. A fantasia "My Fair Lady" lembrava a figura famosa do mais badalado musical do teatro norte americano. Foi assistindo ao filme que a estilista Nilza Silva se inspirou para fazer a fantasia de Sandra. Dona Nilza usou 170 metros de filó azul e 35 plumas no chapéu. A 2ª colocada, Laurilene Teixeira, é filha de uma ex-Rainha, Brigitte Teixeira, de 1949.

Saibam todas as vencedoras do Concurso Rainha das Rainhas do Carnaval Paraense, entre 1949  e 2007.
fonte:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=571646&page=3
http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=qqE6WSJm12Y&NR=1

Tuna Luso realiza peneira para jovens Sub-20

FUNK DA TUNA LUSO, POR MC ZÉ DA RIMA

Para  escutar apenas a música do funk (YOU  TUBE), desabilite o som do MIXPOD.COM, que toca música neste blog, localizado ao lado, abaixo da janela LINKS.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Tuna Luso feminina Campeã do 1º Turno 2012

Será que também no feminino os torcedores cruzmaltinos terão que sofrer até o último minuto? Pois bem, aconteceu neste domingo! A Tuna Luso Brasileira, jogando no Souza, conseguiu bater o bom time da Esmac pelo placar de 1 a 0, isso aos 41 minutos do segundo tempo!  Com a vitória, as meninas cruzmaltinas conquistaram o título do Primeiro Turno do Campeonato Paraense de Futebol Feminino 2012. O gol salvador foi marcado pela atacante Cris, que só entrou no segundo tempo do jogo, e que também havia marcado o gol do título do campeonato de 2011.

Time feminino da Tuna Luso, Campeão do Primeiro Tunro do Campeonato Paraense de Futebol 2012.

A partida teve início às 8h:30m, sob um forte sol de beirou os 40º na manhã deste domingo (04), que forçou o árbitro da partida a paralisar o jogo na primeira e na segunda etapa para refrescar as atletas.
Aos 30 minutos do segundo tempo, a técnica Aline substituiu a atacante Leila e colocou em seu lugar a jogadora Cris. Com a substituição, a Tuna melhorou e foi para cima da Esmac. O gol salvador que deu o título de campeã à Tuna só veio aos 41 minutos, através de Cris. Daí em diante foi só alegria e festa entre as tunantes.

A Tuna Luso feminina venceu com o futebol de: Rosane; Kekê, Driele. Elaine e Raquel. Talita, Lause, Tunejo (Danila), Cássia, Cíntia e Leila (Cris). A torcida da Tuna tomou conta do gramado e comemorou o título com as campeãs.
Parabéns para as campeãs!

sábado, 3 de novembro de 2012

Café da manhã para garagem náutica

Estivemos na manhã deste sábado (03/11) na garagem náutica da Tuna Luso, ocasião em que entregamos nas mãos do técnico "Lindão" e da "Tia Maria" suprimento alimentar para o café da manhã dos atletas (café, açucar, leite em pó e aveia) suficiente para o período de 30 dias. A doação desse material foi feita pelo colaborador Jaime Eiras, ex diretor e associado do clube,  que atualmente reside no Rio de Janeiro mas que mensalmente envia sua contribuição para ajudar seu clube do coração. Informamos também que a padaria 16 de Novembro, do amigo Mário, continua doando cerca de 40 pães diariamente, desde 2009, para a garagem náutica da Tuna.
Agradecemos aos amigos Jaime Eiras e Mário por tão importante colaboração! 

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Senador faz denúncia de corrupção no futebol paraense

Mário Couto pede agilidade na investigação de parlamentares e de corrupção no futebol paraense

Corrupção no futebol

Em outro pronunciamento, o senador Mário Couto denunciou a corrupção em estágio avançado que acomete a direção do futebol no Estado do Pará. Segundo Mário Couto, a Federação Paraense de Futebol é dominada há 12 anos por um esquema corrupto liderado por seu presidente, Coronel Nunes.
“Meu estado é um dos mais respeitados na formação de craques, meu estado já serviu à pátria com vários craques. Mas a Federação de Futebol tem no seu presidente um ditador, tem no seu presidente um incompetente e irresponsável, um ex-coronel reformado da PM do Pará, que há 12 anos está no comando desta Federação. Um ditador que se impõe pela força, um ditador que não mostra a arrecadação da entidade, um ditador corrupto. Eu já tenho documentos para mostrar à torcida paraense os atos corruptos deste presidente”, disse o senador.
Mário Couto fez no Plenário um apelo para que a CBF tome providências em relação ao comando da Federação. “Eu vou contar ao Estado e à Nação a história do comando da Federação Paraense de Futebol. E que a CBF tome providências, porque são providências necessárias para o bom andamento e para o crescimento do futebol paraense. O segundo capítulo dessa história eu vou contar na próxima quarta-feira. Vou falar sobre a história do Coronel Nunes, o presidente corrupto da Federação Paraense”, completou. 
Patrícia Mazzilli – Assessoria de Comunicação da Liderança do PSDB no Senado