quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Novos atletas em treinamento na Tuna Luso

Relação de atletas que já acertaram contrato com a Tuna Luso para a primeira fase do campeonato paraense de futebol de 2012:


Kleber (goleiro) / Max Melo e Cristóvão (zagueiros) / Fiti (lateral esquerdo) / Euler (volante) / Linik, Lucas e Bibi (meio campo) / Torro (atacante).


Outros jogadores também fazem parte dessa lista. De acordo com a comissão técnica da Tuna Luso, existem diversos jogadores que estão dispostos em jogar e defender as cores da Lusa e agendados para se juntarem ao elenco até o final do mês. Esses atletas já foram sondados mas teremos que esperar até o final das séries C e D. Tão logo confirmem assinatura de contrato e tenhamos os nomes desses jogadores, publicaremos para que todos conheçam.


TREINAMENTO
Técnico Samuel Cândido (esq.) ao lado do preparador físico José Jorge.

O técnico Samuel Cândido comandou treinamento para o elenco cruzmaltino na tarde desta quinta-feira (15), no estádio Francisco Vasques. A movimentação foi acompanhada de perto pelo preparador físico José Jorge e contou com a presença de todos os jogadores que atualmente integram a equipe. 
Movimentação durante o treino de hoje (15).

O coletivo entre as equipes A e B teve a seguinte formação:
Equipe A - Kleber (goleiro), Fernando (lateral direito), Cristovão e Max Melo (zagueiros) e Fit (lateral esquerdo); Alex  e Euller (volantes), Hamilton e Linic (meias); Torrô e Rafael (atacantes).
Equipe B - Rafael, Emerson, Max Emiliano, Alcides e Chicão; Diego, Diogo, Neidson e Jr. Dias; Daniel e Williams.


ALOJAMENTOS E COZINHA
Escada de acesso aos apartamentos do alojamento da Tuna Luso.


Os colaboradores da ATAT foram novamente convocados pela diretoria para ajudarem na reforma da cozinha dos alojamentos, que atualmente está desativada, e na realização de outras melhorias nos dormitórios dos alojamentos e vestiários. 
Detalhes da cozinha do alojamento cruzmaltino.

A ideia dos colaboradores da ATAT é instalar uma sala de estar, com TV, DVD, Sinuca, divã, etc, para os jogadores que lá moram, além da compra de roupas de cama, toalhas de banho, etc. Será também doado mais um tanque de lavar roupas para a lavanderia. 
Corredores dos alojamentos da concentração. 

Para que isso seja possível, será muito importante e necessário que todos participem e colaborem com a ATAT

Tuna Luso feminina entre as oito melhores equipes do Brasil

Jogos de ida das quartas-de-final da Copa do Brasil de Futebol Feminino acontecem nesta quinta-feira, 15 de setembro

Tuna Luso feminina, rumo ao título inédito da Copa do Brasil. 

Restam apenas oito equipes na Copa do Brasil de Futebol Feminino. Viana/MA, Tuna Luso/PA, São Francisco/BA, Vitória/PE, Foz Cataratas/PR, Santos/SP, São José/SP e Rio Preto/SP estão classificados para as quartas-de-final. Os jogos de ida da terceira fase do campeonato acontecem nesta quinta-feira, dia 15 de setembro.
O Viana/MA, Vitória/PE e Santos/SP se classificaram antecipadamente, com o resultado do primeiro jogo das oitavas-de-final.
O time maranhense eliminou o Amazônia/AC em Rio Branco, por 5 a 2. O Vitória/PE derrotou o Caucaia/CE por 3 a 0, em Fortaleza. E, em Aparecida, o Santos/SP venceu o Atleta de Jesus/GO por 6 a 0.
No jogo de volta, o Tuna Luso/PA eliminou o Iranduba/AM, nesta quinta-feira, em Belém, por 4 a 2. Na partida de ida, o time amazonense venceu por 1 a 0.
O São Francisco/BA derrotou o Botafogo/PB nas duas partidas, em João Pessoa e em São Francisco do Conde, por 1 a 0.Já o Foz Cataratas/PR perdeu a primeira partida para o Kindermann/SC, em Caçador, por 1 a 0. No entanto, em casa, jogando em Foz do Iguaçu, o time paranaense venceu por 2 a 0 e eliminou o adversário.Em Itaúna, o São José/SP venceu a primeira partida contra o Atlético Mineiro por 2 a 0. Mas, perdeu o jogo de volta, em São José dos Campos, por 1 a 0. Mesmo com a derrota, o São José se classificou para as quartas-de-final por conta do saldo de gols.
O Rio Preto/SP e o Vasco/RJ empataram a partida de ida, no Rio de Janeiro, em 0 a 0. No jogo de volta, em São José do Rio Preto, o time da casa venceu por 2 a 0.
Confira os jogos de ida das quartas-de-final que acontecem nesta quinta-feira, dia 15 de setembro:
Viana/MA x Tuna Luso/PA, em Viana, às 16 horasSão Francisco/BA x Vitória/PE, em São Francisco do Conde, às 16 horasFoz Cataratas/PR x Santos/SP, em Foz do Iguaçu, às 15 horasRio Preto/SP x São José/SP, em São José do Rio Preto, às 15 horas.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Tuna Luso feminina vence Iranduba e avança para a 3ª Fase da Copa do Brasil

A oração depois da vitória sobre o Iranduba. Que venha o Viana!


Uma partida que começou difícil, com as meninas da Tuna Luso Brasileira, sob o comando da competente técnica Aline Costa tendo muitas dificuldades de furar o bloqueio defensivo da equipe do Iranduba, do município do mesmo nome do Amazonas, como também segurar os bem articulados contra ataques das amazonenses, que em blocos pelo meio ou pelas laterais entravam na área cruzmaltina com uma certa facilidade. Mas com o tempo, com algumas mudanças de ordem táticas feitas pela treinadora a equipe se encontrou e marcou 4 a 2, com três golaços da artilheira Cássia e um belo tento de falta da zagueira Talita, fechando com chave de ouro a classificação da Tuna para a próxima fase da Copa do Brasil de Futebol Feminino.
                                           Júlio Coimbra, autêntico crumaltino, entre Talita e Anne.


Para a Tuna só interessava a vitória. E por mais de um gol de diferença, pois o Iranduba venceu por 1 a 0 em casa. Com o tento marcado por Cássia, aos 15 minutos, a equipe Lusa imaginou que poderia fazer mais gols no primeiro tempo e com facilidade. Os que aconteceu o contrário: o gol não tirou o ãnimo da equipe do Iranduba, que foi em cima animada à procura do empate, que lhe beneficiaria. E o empate veio, através da cobrança de uma falta por Fran, aos 42 minutos. A galera cruzmaltina calou-se no Souza, pois o gol significava perigo para a classificação Lusa.

Mesmo com a atuação fraca de algumas jogadoras, Aline Costa estava decidida a manter a mesma equipe no segundo tempo. E voltou jogando de maneira diferente. E com força total, deixando o Iranduba assustado de tanta pressão. Rachel, que não apoiou bem no primeiro tempo, recebeu ordens para subir e pressionar o máximo a defesa adversária. E foi Rachel que  numa rápida subida chutou na trave, com a goleira praticamente batida.
A Tuna estava impossível. Defesa e ataque invadiam com facilidade a defesa do Iranduba, que se defendia como podia.  Cássia, artilheira da equipe, com uma bela presença de área, aos 20 minutos fez o segundo da Tuna e animou a galera. Não satisfeita, porque 2 a 1 daria vitória ao Iranduba, Aline ordenou que todo o meio de campo passasse a atacar.  Aos 25minutos, numa rápida jogada iniciada pela lateral Keké, a bola sobrou para Cássia que chutou sem chances para a arqueira Wilce. 3 a 1 Tuna. A torcida estava eufórica e queria mais. Mesmo porque, o Iranduba não se rendia e lutava para fazer mais um gol para tirar a classificação da Lusa.
Aline mandou uma parte do time recuar, tirou Keké, batida e colocou Denise, e Cris, que havia substituído Anne, saiu para dar lugar a Nem. A Tuna maneirou mais o ataque, parecendo querer garantir a classificação com os 3 a 1.  Numa  jogada rrápida do ataque, surgiu uma falta aos 33 minutos. Talita, que parecia nervosa na primeira etapa, pediu a bola para bater. A zagueira chutou sem chances, garantindo a classificação cruzmaltina. Tuna 4 a 1.
O Iranduba foi valente até o final, e embora algumas atletas tenham batido mais forte, no geral não foi desleal. E na raça, ainda conseguiu fazer mais um tento, através da centro avante Denise, também de bola parada. As amazonenses insistiram. Mas a defesa da Tuna segurou  bem, não facilitando a entrada das atacantes adversárias. O time feminino amazonense, que tem o patrocínio da prefeiura local, fez jus à fama de lutador.
A Tuna esteve muito bem focada na partida, principalmente na segunda etapa, com a defesa bem postada, e com um ataque arrasador, e mesmo com a raça das amazonenses a Águia do Souza soube segurar o placar favorável de 4 a 2. A comemoração no Francisco Vasques foi emocionante, com muitos torcedores parabenizando a garra e a competência das jogadoras e da Comissão Técnica cruzmaltina.
Com pouco apoio, mas com o incentivo da própria torcida e de alguns verdadeiros tunantes, a Tuna vai avançando nessa Copa do Brasil. Chega agora à terceira fase. O próximo adversário será o Viana, do Maranhão, nos dias 15 e 22,  que segundo fontes tem parte de suas jogadoras oriundas do Pinheirense.
fonte: Blog didascália

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Nova comissão técnica da Tuna é apresentada

Aconteceu na tarde desta segunda-feira (05), no vestiário do estádio Francisco Vasques, a apresentação da nova comissão técnica do futebol profissional da Tuna Luso para a primeira fase do campeonato paraense de 2012. 
A apresentação teve início por volta das 16:20 horas, quando estavam presentes no local os novos componentes que farão parte da comissão técnica, alguns jogadores, o sr. Fabiano Bastos (presidente da Tuna), o Sr. Arnaldo (diretor de futebol), além de algumas outras pessoas que não sabemos bem quem eram. 
Considerando que o momento da apresentação seria apenas uma reunião informal e para oficializar a nova comissão técnica, achamos que a presença de representantes da ATAT, assim como a de associados e colaboradores, apenas reforçaria o apoio que está sendo dado para a nova comissão e também para o departamento de futebol profissional do clube. Puro engano nosso!
Aconteceu que no momento exato da apresentação, quando também estavam presentes no local o Sr. Mário Mangas, proprietário da Eletrônica Solar e importante colaborador do futebol e do clube, além do Sr. Gerardo Von , representante dos colaboradores da ATAT, eis que ambos se surpreenderam com a estranha decisão do fechamento das portas de acesso ao vestiário, inclusive os balancins que dão para o gramado, sob a alegação de que aquele momento era restrito e somente deveriam participar membros da comissão técnica, jogadores e diretoria, deixando de fora os demais presentes. Não entendemos muito bem o motivo dessa exclusão pois tinhamos ido até o local apenas para registrar o encontro e bater algumas fotos com a finalidade de divulgar posteriormente no blog da ATAT. O Sr. Mário também iria aproveitar a ocasião para anunciar que estaria disposto em ajudar o futebol e cederia por empréstimo uma TV LCD e um DVD  para serem colocados na sala de estar dos jogadores que os colaboradores da ATAT pretendem instalar em breve na concentração.
Considerando que o Sr. Mário havia deixado sua loja e seus clientes, no meio da tarde, apenas para manifestar seu apoio ao futebol, mediante o acontecido entendemos que nossa presença não havia sido considerada importante naquele momento. Não nos restou outra alternativa a não ser nos retirar do local para retornar aos nossos afazeres. 
É lamentável termos que fazer esse tipo comentário aqui no blog mas não poderiamos deixar passar em branco esse acontecimento por entendermos que houve, sem necessidade, uma grande indelicadeza e tremenda falta de habilidade por parte de quem presidiu o encontro. Sendo assim, infelizmente, não poderemos informar nenhuma novidade sobre o que aconteceu na apresentação de ontem. 

Tuna Luso feminina perde em Manaus

O jogo de volta será na quinta-feira (08), no Estádio Sousa, em Belém-PA.
O Esporte Clube Iranduba venceu por 1 a 0 o Tuna Luso-PA neste domingo (04), em Iranduba (a 80 quilômetros de Manaus) em partida válida pela segunda fase da Copa do Brasil de Futebol Feminino.
Equipe da Tuna luso feminina terá que vencer o jogo em Belém.

O time do interior do Amazonas garantiu a vitória aos 22 minutos do segundo tempo quando a zagueira Rosa mandou a bola de cabeça para o gol do Tuna sem chances para a goleira defender.
A decisão ficou para o Souza, onde as meninas mandam bem.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

APRESENTAÇÃO DA COMISSÃO TÉCNICA DA TUNA LUSO



A nova comissão técnica do futebol profissional da Tuna Luso deverá apresenta-se hoje na "Vila Olímpica". A apresentação está marcada para as 16 horas, quando deverão estar presentes alguns jogadores, diretores, colaboradores e imprensa. 
 
NOVA COMISSÃO TÉCNICA DA TUNA
Diretor de futebol: Arnaldo
Técnico: Samuel Cândido
Supervisor: Mário Fernandes
Preparador físico: José Jorge
Médico: Dr. Pedro Novoa (a confirmar)
Fisiterapeuta: Thiago
Fisiologista: Erick 
Preparador de goleiros: Lubrax
Massagista: Milton
Roupeiro: Alcino 

domingo, 4 de setembro de 2011

MUC em São Paulo

Foto de integrantes do Movimento Uniformizado Cruzmaltino (MUC), em São Paulo, comandado pelo amigo Rogério, dando apoio à Lusa paulista, em busca do título da série B e acesso à série A.

sábado, 3 de setembro de 2011

FUTEBOL FEMININO

TUNA LUSO VIAJA NO SÁBADO PARA O JOGO DE DOMINGO (04.09) DIANTE DO IRANDUBA

A delegação da Tuna Luso que vai até Iranduba, interior do Amazonas, para a partida de estréia da Cruz de Malta na segunda fase da Copa do Brasil de Futebol Feminino, domingo (04/09), deixa Belém ao meio dia de sábado (03/09). A comitiva Lusa vai composta por 23 integrantes, sendo 18 atletas, um dirigente e 04 componentes da comissão técnica.
Ontem (02/09), a treinadora Aline Costa fez o coletivo apronto, mas já adiantou que o time deverá ser o mesmo que começou o jogo com o Atenas, do Tocantins, na quinta-feira passada (25/09), quando o time Luso conquistou uma vitória pelo placar de 3x1: Rosany, Keké, Dryely, Helayne e Raquel; Talita, Janyne, Lauze e Marcileni; Cíntia e Cássia.
fonte: FPF

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Amistoso: Tuna Luso X Clube do Remo

Tuna Luso e Clube do Remo fazem jogo amistoso dia 7 de outubro


Foi divulgado nesta sexta-feira (02), que Tuna Luso e Clube do Remo deverão fzaer um jogo amistoso no próximo dia 07 de outubro, antevéspera do Círio de Nazaré. O jogo deverá ter início às 20h30, no estádio do Baenão. O amistoso será uma boa oportunidade para os técnicos, Sinomar Naves (Remo) e Samuel Cândido (Tuna), testarem seus elencos visando a temporada de 2012. Os visitantes que estiverem em Belém neste período, para acompanhar o Círio de Nazaré, poderão assistir o clássico.
Samuel Cândido, novo técnico da Tuna Luso, terá uma boa oportunidade para testar a nova equipe cruzmaltina que está sendo formada para disputará a primeira fase do Campeonato Paraense de 2012, previsto para iniciar em dezembro deste ano.
Os dirigentes das duas equipes fecharam acordo na tarde de quinta-feira (01), durante reunião na FPF. Estavam presentes na reunião, o vice-presidente de futebol do Clube do Remo, Hamilton Gualberto, o diretor de futebol azulino, Pedro Minowa, e o presidente da Tuna Luso, Fabiano Bastos. Os preços dos ingressos do amistoso foram definidos em R$5,00 (arquibancada) e R$ 10,00 (cadeira). O vencedor do jogo levará para casa o troféu com o "Antônio Carlos Nunes", atual presidente da FPF.

Foto divulgação:Tuna Luso X Clube do Remo (2006).

Pelo longo tempo sem ver seus times jogarem, os tocedores de Tuna e Remo poderão proporcionar um bom público. Até porque o jogo será na semana do Círio. 

A Tuna luso está formando um novo time para disputar a primeira fase do campeonato e precisa estruturar bem sua equipe para que fazer uma boa campanha. Esse amistoso contra o Remo poderá ser um bom começo para que Samuel Cândido observe a jovem equipe tunante, que terá como prioridade a valorização dos jogadores formados na base do clube. 

Torcida cruzmaltina deve apoiar seu time.

A renda do jogo será dividida em 60% para o vencedor e 40% para o perdedor. Caso aconteça o empate no tempo normal, a cobrança de pênaltis definirá quem será o vencedor. Da mesma forma será feito para a taça em disputa.

Samuel Cândido, técnico da Tuna Luso.

O técnico Sinomar Naves (Remo) aprovaou o amistoso. Samuel Cândido (Tuna), que está iniciando um trabalho de reformulação do elenco cruzmaltino, também gostou da marcação do clássico amistoso. Ele acredita que terá tempo suficiente para armar sua equipe para enfrentar a equipe remista, que já treina há pelo menos um mês.

Samuel pretende preparar uma boa equipe para ver a Tuna voltar com tudo. O primeiro grande teste será logo no clássico contra o Clube do Remo. Apesar de ter muito trabalho pela frente, Samuel está disposto a encarar mais esse desafio.

O elenco cruzmaltino deverá se apresentar para a nova comissão técnica na próxima segunda-feira, (05), provavelmente pela parte da tarde, o que ainda será confirmado.



Um pouco da História da Tuna Luso

ODILSON, O NOVIÇO ARTILHEIRO QUE TROCOU A BATINA PELA BOLA
Odilson estudou no seminário católico de Santarém e quase se tornou padre. Em Belém, foi artilheiro na Tuna Luso e com apenas 24 anos trocou o futebol pela agronomia

DO SEMINÁRIO PARA OS GRAMADOS
Odilson Antônio Picanço nasceu no dia 16 de março de 1952, na cidade de Santarém, estado do Pará. Filho de Odilardo e Inês Picanço, aos 13 anos fez o vestibular para ingressar no seminário católico de Santarém, São Pio X, e foi aprovado. No seminário, estudou durante seis anos e, garante ele, os ensinamentos cristãos lhe valem até hoje. Odilson não seguiu a carreira sacerdotal, mas, resignado, diz que bem encaminhado para a sociedade. Odilson confessa que só abandonou a carreira sacerdotal por causa do celibato. Ainda no seminário, o noviço  já era bom de futebol. Passou a jogar também por times de Santarém. Aos 15 anos, Odilson era o titular no time do seminário. Aos 16 anos, foi artilheiro do campeonato santareno pelo Náutico Clube, time em que atuaram seu pai e os irmãos Darinta, Tela e Odil. Depois Odilson seguiu para o São Francisco. Estava então com 17 anos, e foi campeão pelo clube, junto com jogadores como Cabecinha,  Jeremias, Cuca e Darinta (todos ex-Remo). 
Quando veio para Belém, em 1973, Odilson tinha o intuito de continuar seus estudos. Ele havia jogado como amador pelo Náutico e São Francisco, de Santarém, e precisava se manter na capital. Passou no vestibular da FCAP (atual UFRA). Depois por iniciativa de seu grande amigo, o radialista guarany Júnior (santareno), foi atuar na Tuna Luso Brasileira. 

JOGAR COM A CABEÇA NÃO SIGNIFICA APENAS CABECEAR
Ao iniciar na Tuna Luso, Odilson conviveu com grandes jogadores do futebol paraense: Alcino, moreira, Bené, Almeida Cambalhota e vários outros. Mas o talento de goleador ele já trazia no sangue. Ele foi o artilheiro do campeonato com 14 gols. Foi na Tuna que Odilson se profissionalizou assinando o seu primeiro contrato. Guarda a cena da assinatura na memória e, em especial, a presença de seu padrinho na agronomia, Manoel Chipelo. Odilson lembra que sempre teve grandes amizades na Tuna, tornando-se um autêntico torcedor cruzmaltino. Até o carro de Odilson é verde.
Sobre sua opção pelo ataque, Odilson explica que desde cedo, em Santarém, costumava atuar como centroavante, e conhecendo sempre o caminho do gol, tornou-se artilheiro. Ele gaba-se de ter sido um jogador que sabia usar a cabeça, colocando-se o melhor  possível nas jogadasde sua equipe. Por isso, era muito aproveitado pelo técnico Miguel Cecim - considerado um dos frandes treinadores do futebol paraense- não só como centroavante, mas também como ponta de lança, ponteiro-direito e no meio de campo. Na Tuna, Miguel Cecim aproveitou Odilson em várias posições, menos como goleiro e na zaga. Odilson comenta que o futebol não tem muitos segredos, basta estar no lugar certo e na hora certa para que as jogadas e os gols aconteçam. 
Mas a boa colocação não é tudo, ensina o ex-jogador. O centroavante tem que ter o faro do gol e não desperdiçar oportunidades, principalmente quando fica cara a cara com o goleiro. Aos jovens jogadores da Tuna, o quase futuro padre dá um conselho: para o atleta de futebol crescer, aparecer, não basta tocar a bola. O jogador tem de marcar gols. É a bola na rede que torna o jogador reconhecido. Odilson lembra das jogadas combinadas com os companheiros de clube, como Salgado, Bosco, Valtinho e Gonzaga, no revezamento dentro de campo. Gonzaga, aliás, foi um dos jogadores mais admirados pelo ex-artilheiro por ser inteligente. Pelos mesmos méritos, ele cita o meio-campista Roberto Bacuri, do Paysandu, e Roberto, do Remo.
Hoje em dia, critica Odilson, há poucos jogadores assim. Há muito vigor, habilidade, mas não aqueles jogadores que atuam com atenção na colocação em campo e em outros aspéctos técnicos e táticos de atletas e equipes de futebol, observa. O ex-atacante da Tuna acha que o lado psicológico dos jogadores deve ser trabalhado como estratégia para se desenvolver as qualidades dos atletas muito além do que eles vem demonstrando.
   
INTERIOR É CELEIRO DE CRAQUES, DIZ ODILSON
Odilson é saudoso quando fala da torcida cruzmaltina. Lembra que havia grande aproximação dos jogadores com os torcedores, tanto nos jogos oficiais como nos treinos. 
Os grandes jogadores que passaram pela Tuna nessa época não davam motivos para a torcida reclamar. Eles saíram-se muito bem não apenas na Lusa, mas também no Remo e no Paysandu, recorda Odilson.
O ex-jogador avalia que, em relação ao futebol dos anos 70, o de hoje é mais valorizado. Na sua época, havia mais amadorismo, as emoções falavam bem alto, e o esporte não trazia retorno financeiro.
Para Odilson, toda época tem os seus craques. Na sua época, havia muitos. Hoje também, reconhece. Mas poderia haver mais se os jogadores fossem valorizados dentro dos próprios clubes, nas escolhinhas de futebol e nos municípios do interior do estado, de onde já saíram grandes craque. O único clube que ainda recorre ao celeiro do interior, diz Odilson, é a Tuna Luso. 

TÉCNICO CONTRIBUIU PARA PENDURAR AS CHUTEIRAS
Odilson não esquece o time da Tuna, formado por Edson cimento; Darinta, China, Carvalho e oliveira Pipoca; Antenor, Bosco, Valtinho; Fefeu, Odilson e Gonzaga. Também costumava formar nesta equipe o atacante  Leônidas. Este time foi grande em 1974, e quase chega ao título estadual naquele ano.
Ele recorda que o árbitro Favile Neto invalidou um gol da Tuna, marcado por Odilson numa partida contra o Remo. O lateral-direito Augusto, derrubou o atacante da Tuna e o juiz marcou falta contra a Lusa. No final do jogo, o ponteiro-esquerdo Neves, cruzou e o centroavante Alcino completou, dando a vitória ao time azulino.
Na Tuna, Odilson ganhou vários torneios, como o Cidade de Belém, Pará-goiás, Amazonas e outros. ele parou de jogar futebol aos 24 anos e conta que, na verdade, não parou porque quis. Quem o fez pendurar as chuteiras foi o treinador aureliano Beltrão, que quando chegou em Belém, Odilson havia se formado e iniciava como engenheiro agrônomo. O treinador começou a manter atividades dos jogadores em dois turnos, pela manhã e à tarde. Na época, a Tuna tinha treinamento apenas pela tarde. Com atividades em dois turno, ficou difícil para Odilson conciliar os treinos e o trabalho. Houve também, reclama ele, um certo desinteresse para resolver a situação do atleta. no final, sua balança pendeu mais para a estabilidade profissional como agrônomo.
Odilson está em paz com seu passado em campo e acha que deixou sua contribuição para o esporte no Pará: foi artilheiro do Parazão em 1973 e 1974.
Odilson começou a jogar futebol com 15 anos e parou com 24, em 1977. Ele se recorda que sua última partida foi contra o Paysandu. Um ano antes, Odilson Picanço, havia se casado com  Renê Picanço, professora de Educação Física, com quem teve os filhos Lidiane, Lidiolenno e Lennon John, além de Isandro Mafra, com outra mulher.

CONVITES - Odilson chegou a recebr convite para atuar no Avaí-SC e no Santos-SP. Quando surgiram os convites ele estava em vias de se formar e não seguiu para o Peixe. Também recebeu convite do Paysandu, mas também acabou não aceitando e escolhendo a agronomia.
O ex-centroavante passou bom tempo afastado do futebol por causa de seu trabalho, que já dura alguns anos. Odilson trabalha na prefeitura de Paragominas, como Secretário de Meio ambiente.

BREVE BATE BOLA COM O CRAQUE ODILSON:

Blog - QUAL O SEU NOME COMPLETO, SEU APELIDO E EM QUE ANO E ONDE NASCEU? 
R- Odilson Antonio Silva Picanço - ODILSON - Nascido em Santarém, em 1952.
Odilson, ainda jovem, usando calça boca de sina, em frente da orla de Santarém.

Blog - QUAIS OS NOMES DOS SEUS PAIS?
R- Odilardo Correa Picanço e Inês Maciel da Silva Picanço.

Blog - VOCÊ É CASADO E TEM FILHOS? QUAIS OS NOMES DELES? 
R- Casado com Maria Renê de Souza Picanço.  Temos três filhos: Lidianne Gleice de Souza Picanço, Lidiolenno de Souza Picanço, e Lennon John de Souza Picanço.
Isandro  Mafra, com outra mulher.
Odilson e sua esposa Maria Renê.

Blog - QUANDO VOCÊ DESCOBRIU QUE TINHA HABILIDADE E PODERIA SER JOGADOR DE FUTEBOL? 
R- Isso aconteceu em Santarem, tínhamos muito espaço para jogar bola e era nossa diversão em nossa família, começamos desde garoto, eu e meus irmãos Odil, Darinta e Tela. Jogávamos no Náutico, em Santarem, e depois fui para o Seminário e continuei jogando, foi quando fui para o SÃO FRANCISCO, o Leão Santareno. Naquela época ganhávamos tudo em Santarem, com Jogadores como CABECINHA, CUCA, GEREMIAS, DA SILVA, CARLITINHO. Fomos tri-Campeões em 70. Em 72, cheguei em Belem (final) e fui para a Tuna, onde em 73 e 74 fui ARTIHEIRO do campeonato Paraense, junto com Alcino e Almeida Cambalhota. Vim com a finalidade de estudar (fazer Agronomia) e passei de primeira. Fui muito feliz jogando pela TUNA, meu time de Coração.
Seminário de Santarém, celeiro de padres e de craques de futebol.

Blog - ONDE VOCÊ INICIOU E POR QUANTOS ANOS JOGOU FUTEBOL?
R- iniciei  em Santarem, no Náutico, e depois fui para o São Francisco. 
Em Santarém, quem nos descobriu para o futebol foi o Sr. Francisco Coimbra, o Chico Coimbra. Joguei futebol desde os 15 anos. Jogava na seleção do Seminário, depois fui para o Náutico e em seguida para o São Francisco. Com 20 anos, cheguei a Belém para estudar Agronomia e joguei os meus 4 anos pela minha querida TUNA LUSO BRASILEIRA.
Odilson, jogando pelo São Francisco de Santarém.

Blog - EM SANTARÉM, QUEM O DESCOBRIU PARA O FUTEBOL?
R- Joguei Profissionalmente pela TUNA e pelo amador, no time do Seminario e São Francisco (Santarém).
Blog - QUAIS OS TIMES QUE JOGOU FUTEBOL PROFISSIONAL, EM SANTARÉM E FORA DE LÁ? 
R- Em Santarém, joguei no Náutico e no São Francisco. Em Belém, joguei na Tuna Luso Brasileira.
Blog - TEM MAIS ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA QUE JOGA OU JOGOU FUTEBOL? 
R- Quem jogou comigo em Belém, na Tuna, foi o DARINTA (que também jogou no Remo, no Sporte Recife e no PALMEIRAS). O TELA jogou na Tuna.
Odilson e Darinta. Dois craque irmãos e bons de bola.

Blog - SEUS FAMILIARES APOIAVAM SUA CARREIRA?
R- Sim, meus familiares apoiavam e davam a maior força Sempre.

Blog - COMO VOCÊ BEM SABE, TRABALHAR NO FUTEBOL DA TUNA SEMPRE FOI DIFÍCIL. O QUE LEVOU VOCÊ A ESCOLHER A TUNA, AO INVÉS DE REMO E PAYSANDU, PARA JOGAR FUTEBOL E QUEM O TROUXE PARA BRILHAR NA ELITE DO NORTE? 
R- Sim Não foi fácil porque trabalhava na Tuna e fazia faculdade. Foi muito difícil mas foi divertido também. Bem, quando cheguei não foi com o mesmo nome que chegaram Cabecinha, Geremias e Cuca , tive que me virar sozinho onde conquistei o meu espaço e com a ajuda do Guarani Junior (Radialista) que morava também na casa do estudante do Pará. Ele arranjou um espaço com seu Manoel Chipelo e fui crescendo na Tuna. Depois eu levei DARINTA, TELA, ZUZA e PEDRINHO, todos de Santarem, onde já encontrei o BOSCO e o ACARI na Tuna.


Blog - QUAL FOI A SUA MAIOR ALEGRIA NA TUNA?
R- Alegria grande de ser o artiheiro do campeonato em 73, junto com Alcino e Almeida Cambalhota. Quase cheguei a ser campeão em 74, quando Favile Neto tirou o nosso campeonato desmarcando o gol que fiz no Remo. Mais fui muito feliz na Tuna.
Odilson foi artilheiro jogando ao lado de muitos craques como: 
Darinta, Edson Cimento, Carvalho, ?, Antenor, ?, Fefeu, Odilson, Leonidas, Valtinho e Gonzaga. 

Jogar ao lado de tantos craques era covardia: 
Darinta, Edson Cimento, ?, ?, Fernando, Zuza, Fefeu, Odilson, ?, Bosco e Gonzaga.

Blog - TEM ALGUMA MÁGOA DO PERÍODO QUE JOGOU NA TUNA?
R- Não tenho nenhuma mágoa da Tuna, fui muito feliz e fiz grandes amizades.


Blog - COM QUANTOS ANOS VOCÊ PAROU DE JOGAR PROFISSIONALMENTE?  
R- Veja só, tinha apenas 24 anos.


Blog - QUAL A SUA ATUAL PROFISSÃO?
R- Minha atual profissão é Engenheiro Agronomo. Funcionário da EMATER-PARÁ e estou servindo a prefeitura de PARAGOMINAS, como Secretário de MEIO AMBIENTE.


Blog - VOCÊ TEM ESPERANÇA QUE A TUNA VOLTE A SER A FORÇA QUE TINHA NO PASSADO?
R- Tenho muita esperança que a Tuna volte a ser a força que sempre foi e fique no seu grande espaço de importância.


Blog - ATUALMENTE, OS EX-JOGADORES SERGIO, ONDINO, MARAJÓ, LUIZ CARLOS E ANTENOR TRABALHAM NA BASE DA TUNA. VOCÊ JÁ PENSOU EM VOLTAR A TRABALHAR NA TUNA COMO TÉCNICO OU NAS CATEGORIAS DE BASE? 
R- Quem sabe, poderei sim! Nós tunantes nunca deixamos de ser tunantes, não renegamos nossa raiz.

Blog - TEM MAIS ALGUÉM QUE VOCÊ GOSTARIA DE AGRADECER?
R- Sim, eu gostaria muito de agradecer à TUNA LUSO BRASILEIRA, pela oportunidade que foi dado a mim de fazer grandes amizades e poder também contribuir com o futebol do Pará.
Odilson e seu padrinho de agronomia, Sr. Manoel Chipelo.

Blog - GOSTARIA DE DEIXAR ALGUMA MENSAGEM AOS TORCEDORES DA TUNA?
R - Sim, quero dizer que eles tenham força e paciência que chegaremos lá

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Curriculum do técnico Samuel Cândido

Técnico Samuel Cândio.
O novo técnico de futebol profissional da Tuna Luso é o competente Samuel Cândido, carioca de nascimento mas paraense de coração, nascido no Rio de Janeiro, dia 05 de janeiro de 1961, 50 anos. Samuel assumiu o compromisso de assinar contrato com a Tuna Luso Brasileira para comandar o time profissional na primeira fase do campeonato paraense de 2012.

Samuel Cândido está de volta à Tuna Luso depois de alguns anos afastado e atuando por outras equipes. Apesar de ter atuado por diversos times como jogador, foi na Tuna que Samuel Cândido iniciou sua carreira de treinador, entre 1992 e 2001. Em 1996, Samuel assumiu o comando técnico do elenco profissional do clube. Ele também foi o coordenador das categorias de base da Tuna por muitos anos e revelou diversos jogadores, como o talentoso Vélber.

Foi Samuel quem comandou o jovem time da Tuna Luso na Copa João Havelange, em 2000, quando a Lusa paraense conseguiu o honroso quarto lugar na classificação geral (com 12 vitórias, 03 empates e 03 derrotas), ficando atrás apenas de Malutrom-PR (campeão do módulo verde e branco), Uberlândia (vice-campeão) e Juazeiro-CE (terceiro lugar). Nesse campeonato Samuel comandou um time caseiro, composto por jogadores locais e formados na base do clube. Nesse ano a Tuna quase conseguiu o seu terceiro título nacional.

CURRICULUM DE SAMUEL CÂNDIDO NO FUTEBOL
CLUBES EM QUE ATUOU NA CARREIRA FUTEBOLÍSTICA
1: FLUMINENSE FUTEBOL CLUBE (RJ) (1979~1981)
2: PAYSANDU SPORT CLUBE (PA) - 1982/83/85/6
3: TUNA LUSO BRASILEIRA (PA) - 1984/86
4: SAMPAIO CORREA FUTEBOL CLUBE (MA) (1987)
5: CLUBE DO REMO (PA) 1987-88


Copa João Havelange 2000
Participantes: 116
Período: 29 de Julho – 18 de Janeiro
Gol(o)s: 2970 (2,79)
Campeão: Vasco da Gama
Vice-campeão: São Caetano
Artilheiro:Adhemar(São Caetano) 22 gols
Público 3.810.180 (11.546)

Outras divisões da copa
Módulo Azul: Cruzeiro
Módulo Amarelo: Paraná
Módulos Verde e Branco: Malutrom

TIME DA TUNA LUSO NA COPA JOÃO HAVELANGE
Fabrício, Valdemir, Irituia, Tarubá e Fiti; Analdo, Márcio Bocão, Kléber (Soares) e Luizinho (Eduardo); Murilo e Vélber (Waldery). Técnico: Samuel Cândido

CAMPANHA DA TUNA LUSO NA COPA JOÃO HAVELANGE
12 vitórias, 03 empates e 03 derrotas (CLASSIFICAÇÃO: 4º LUGAR)

TÍTULOS E CLUBES DIRIGIDOS - CATEGORIAS DE BASE E PROFISSIONAL
1991 - Campeão Paraense de Futebol sub 12 (Paissandu Sport Clube - Pa)
1992 - Campeão Paraense de Futebol sub 17 (Tuna Luso Brasileira Invicto)
1993 - Campeão Paraense de Futebol sub 15 (Tuna Luso Brasileira)
Campeão da Copa Guaraná Antártica - sub 15 (Tuna Luso Brasileira)
1995 - Campeão Paraense de Futebol sub 17 (Tuna Luso Brasileira)
Campeão Paraense de Futebol sub 15 (Tuna Luso Brasileira)
1996 - Campeão Paraense de Futebol sub 17 (Tuna Luso Brasileira Invicto)
Campeã da Taça Cidade de Belém Futebol sub 17 (Tuna Luso Brasileira)
1997 - Campeão Paraense de Futebol sub 20 (Tuna Luso Brasileira)
1997 - Tuna Luso Brasileira - 3º Colocado do Campeonato Paraense e 7º Colocado do Campeonato Brasileiro.
1998 - Campeão Paraense de Futebol sub 20 (Tuna Luso Brasileira) e Participação na Taça Cidade São Paulo Juniores
1998 - Tuna Luso Brasileira - 8º Colocado do Campeonato Brasileiro (2ª divisão).
1999 - 1999 - Campeão Paraense de sub 20 (Tuna Luso Brasileira)
2000 - Tuna Luso Brasileira - Copa João Havelange no Módulo Verde e Branco - 3º Colocado (Dando acesso a Tuna Luso Brasileira para a Série B) e 2000 - Participação na Taça Cidade São Paulo Juniores
2001 - Campeão Paraense de sub 20 (Tuna Luso Brasileira)
2001 - Tuna Luso Brasileira - 3º Colocado do Campeonato Paraense.
2002 - CRAC - Clube Recreativo Atlético Catalano - Go
2002 - Associação Atlética Tiradentes - Pa
2002 - Clube do Remo - Pa (Campeonato Brasileiro - Série B - 6° Colocado)
2002 - Carajás Sport Clube - Pa (Campeão da 1ª Fase - Campeonato Paraense)
2003 - Castanhal Sport Clube - Pa (Campeão da 2ª divisão - Invicto.)
2004 - Castanhal Sport Clube-Pa (Campeão do Interior e 3º colocado no Campeonato Paraense)
2004 - Castanhal Sport Clube-Pa (Campeonato Brasileiro série C)
2004 - Tuna Luso Brasileira-Pa (Primeira Fase do Campeonato Paraense)
2005 - Abaeté Futebol Clube-Pa (Campeão do Interior 3° Colocado no Campeonato Paraense)
2006 – Paysandu Sport Club- Pa (Campeão da Taça Cidade Belém e Campeão Paraense)
2006 – Clube do Remo- Pa ( Como Técnico e Auxiliar Técnico de Giba Maniaes no Campeonato Brasileiro Série B)
2007 – Clube do Remo- Pa (Auxiliar Técnico de Giba Maniaes e Técnico)
2007 – Clube do Remo- Pa (Campeão da Taça Estado do Pará, Campeão da Taça Açaí e Campeão Paraense).

Como deu pra notar, o curriculum de Samuel Cândido é invejável e cheio de conquistas.
A contratação de Samuel Cândido foi uma boa notícia para a torcida cruzmaltina, que anda saudosa dos velhos tempos e cheia de esperança para ver iniciar uma reestruturação no quadro de futebol da vila olímpica. Samuel atuou como jogador, coordenador das categorias de base e técnico da Tuna. Agora, a fiel torcida cruzmaltina deve esperar por melhores dias mas terá também que arregaçar as mangas e passar a colaborar um pouco mais com o futebol do clube para fazer valer a palavra dos membros e colaboradores da ATAT. João Araújo, Gerardo Von, Fernando Gouveia, Milton Mateus, Manuel Américo, Armando Mourão, Haroldo Lisboa, Ismar Araujo, além de muitos outros colaboradores estão se mobilizando e enviando e-mails para diversos cruzmaltinos no sentido de receber apoio para investir no futebol, já a partir destes mês.

NOVA COMISSÃO TÉCNICA DA TUNA
Diretor de futebol: Arnaldo
Técnico: Samuel Cândido
Supervisor: Mário Fernandes
Preparador físico: José Jorge
Médico: Dr. Pedro Novoa
Fisiterapeuta: Thiago
Fisiologista: Erick
Preparador de goleiros: Lubrax
Massagista: Milton
Roupeiro: Alcino