sábado, 8 de março de 2008

1° Turno do campeonato Paraense de futebol.

Atualizado às 18:00h de 09/03/2008)

Classificação do Parazão após encerramento da sexta rodada.

TIMES - pts

PAYSANDU - 15 pts
CAMETÁ/V.RICA - 12 pts
CASTANHAL - 11 pts
TIRADENTES - 10 pts
ANANINDEUA - 9 pts
REMO - 8 pts
TUNA LUSO - 8 pts
ÁGUIA - 7 pts
PEDREIRA - 4 pts
10° SÃO RAIMUNDO - 0 pts

sexta-feira, 7 de março de 2008

Chegou a hora da verdade!

Campeonato Paraense - 2008
Data: 08/03/2008 (Sábado)
Águia de Marabá x Tuna Luso

A Tuna Luso viaja nesta sexta-feira para Marabá e pretende surpreender o Águia em seu ninho. O jogo está marcado para sábado, às 19h30, no estádio Zinho de Oliveira. Um resultado positivo será vital para que a Lusa paraense mantenha esperança de conseguir uma vaga às semifinais da Taça Cidade de Belém, o 1º turno do Parazão. O técnico Carlos Lucena vem enfrentando algumas dificuldades desde o final do jogo passado, diante do Vila Rica/Cametá, quando perdeu por 3 a 2, dentro do Souza.

Carlos Lucena vem enfrentando muitos problemas para este jogo decisivo. O zagueiro Alex Rava foi suspenso no último jogo, punido com o terceiro cartão amarelo. Jackson Braga viajou para o interior de São Paulo e o lateral-direito Hugo DeLeon está lesionado e fora do jogo em Marabá. Ontem o lateral-esquerdo Cassiá, sentiu dores musculares e foi poupado do treinamento. Dudu e Paulinho foram testados como auternativa mas ainda não foram confirmados na posição.

A
lguns jogadores estão sentindo dores musculares e preoculpando o DM cruzmaltino. Para o posto de Rava, Lucena apontou o reserva Evair, enquanto que Cléber será o sbstituto de DeLeon. A dúvida é quanto ao substituto de Cássia, que poderá ser o lateral Dudu ou Paulinho.

O
coletivo apronto formou com Flávio; Cléber, João Gomes, Evair e Cassiá (Dudu/Paulinho); Wilson (George), Pelezinho, Reinaldo e Paulinho (Zé Augusto); Róbson Alex e Marcelo Capanema. Se a Tuna somar mais três pontos na competição, estará próximo da classificação. Se perder, ficará mais distante das semifinais do Parazão. Vamos ver no que dá!

08 DE MARÇO DIA INTERNACIONAL DA MULHER!!!






















O Dia Internacional da Mulher é celebrado a 8 de Março. É um dia comemorativo para a celebração dos feitos econômicos, políticos e sociais alcançados pela mulher.

A idéia da existência de um dia internacional da mulher foi inicialmente proposta na virada do século XX, durante o rápido processo de industrialização e expansão econômica que levou aos protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 8 de Março de 1857 em Nova Iorque, em que protestavam sobre as más condições de trabalho e reduzidos salários.

Este fato levou à uma versão distorcida dos fatos, misturando este evento com o incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist, que também aconteceu em Nova Iorque, em 25 de março de 1911, onde morreram 146 trabalhadoras. Segundo esta versão, 129 trabalhadoras durante um protesto teriam sido trancadas e queimadas vivas. Este evento porém nunca aconteceu e o incêndio da Triangle Shirtwaist continua como o pior incêndio da história de Nova Iorque.

Muitos outros protestos se seguiram nos anos seguintes ao episódio de 8 de Março, destacando-se um outro em 1908, onde 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque exigindo a redução de horário, melhores salários, e o direito ao voto. Assim, o primeiro Dia Internacional da Mulher observou-se a 28 de Fevereiro de 1909 nos Estados Unidos da América após uma declaração do Partido Socialista da América. Em 1910, a primeira conferência internacional sobre a mulher ocorreu em Copenhague, dirigida pela Internacional Socialista, e o Dia Internacional da Mulher foi estabelecido. No ano seguinte, esse dia foi celebrado por mais de um milhão de pessoas na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça, no dia 19 de Março. No entanto, logo depois, um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist mataria 140 costureiras; o número elevado de mortes foi atribuído às más condições de segurança do edifício. Além disto, ocorreram também manifestações pela Paz em toda a Europa nas vésperas da Primeira Guerra Mundial.

Na Rússia, as comemorações do Dia Internacional da Mulher serviram de estopim para a Revolução russa de 1917. Depois da Revolução de Outubro, a feminista bolchevique Alexandra Kollontai persuadiu Lenin para torná-lo num dia oficial que, durante o período soviético permaneceu numa celebração da "heróica mulher trabalhadora". No entanto, o feriado rapidamente perderia a sua vertente política e tornar-se-ia numa ocasião em que os homens manifestavam a sua simpatia ou amor pelas mulheres da sua vida — um tanto semelhante a uma mistura dos feriados ocidentais Dia das Mães e Dia dos Namorados. O dia permanece como feriado oficial na Rússia (bem como na Bielorrússia, Macedônia, Moldávia e Ucrânia), e verifica-se pelas ofertas de prendas e flores dos homens às mulheres (quaisquer mulheres). Quando a Tchecoslováquia integrou o Bloco Soviético, esta celebração foi apoiada oficialmente e gradualmente transformada em paródia — ver MDZ.

No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado durante as décadas de 1910 e 1920, mas esmoreceu. Foi revitalizado pelo feminismo na década de 1960. Em 1975, designado como o Ano Internacional da Mulher, a Organização das Nações Unidas começou a patrocinar o Dia Internacional da Mulher.

(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_da_Mulher)

quarta-feira, 5 de março de 2008

Tuna recebe novos contratados


Sai Jackson Braga e
chegam Albertinho, Rodrigo e Márcio
O atacante Albertinho, de 27 anos, treinou na tarde de ontem, no Souza. O jogador fará testes na Vila Olímpica e, caso seja aprovado por Lucena, assinará contrato com a Tuna. Ex-ídolo do Paysandu, Albertinho esteve no Ananindeua em 2007, onde não chegou a fazer muitos jogos devido a uma lesão grave sofrida no início da temporada.

Se for contratado, Albertinho disputará posição com uma legião de atacantes: Wanderlei, Índio, Zé Augusto, Fabinho, Marcelo Capanema e Japonês. De acordo com o treinador Lucena, a experiência de Albertinho poderá contar muito.

Ao mesmo tempo em que Lucena recebeu novos contratado, ele também perdeu um de seus principais atletas de meio-campo. O volante Jackson Braga acertou sua ida para o Catanduvense-SP e já viajou para o interior de São Paulo. A saída de Jackson já era esperada. 'No jogo contra o Coritiba-PR (pela Copa do Brasil), em Belém, ele conversou com um empresário que negociou sua ida para o novo clube”. Será que a saída de Jackson rendeu algum trocado para a Tuna? Outra novidade ontem na Vila foi o volante Rodrigo, de 23 anos, vindo do futebol paranaense.

Rodrigo estava no Campo Mourão, do Paraná. Antes, jogou pelo União Bandeirantes-SP, Osasco-SP e Portuguesa Santista-SP. Diz jogar também de meia e foi indicado à diretoria da Lusa por empresário paranaense. O jogador iniciou treinamentos no período da tarde e já assinou contrato com a Lusa. A documentação de Rodrigo chegará à FPF a fim de que o atleta ganhe logo condições de jogo.

Quem também deve chegar no Souza é o goleiro Márcio, que pediu e terá uma chance no clube. O goleiro estava em Rondônia e já pertenceu ao Vila Rica/Cametá. Lucena disse que Márcio passará por testes com o preparador de goleiros, Everaldo Lubrax. Já o atacante Zé Augusto passou mal durante a movimentação e teve de ser atendido pelo médico Bruno Noronha. O atleta não tomou o café da manhã em sua casa, sendo esse o motivo do mal-estar. O atacante foi poupado do restante do treinamento físico ministrado pelo preparador Ricardo Monteiro. No período da tarde voltou a se movimentar normalmente.

O primeiro coletivo da semana aconteceu hoje pela manhã. O apronto acontecerá nesta quinta-feira. A viagem para Marabá acontecerá na sexta-feira, pela manhã, em ônibus fretado. Lucena adiantou que Paulinho entrará no posto de Pelezinho, enquanto que o substituto de Alex Rava será confirmado após o último coletivo.
(Fonte: Amazônia Hoje - 05/03/2008)

terça-feira, 4 de março de 2008

PROGRAMAÇÃO SOCIAL DA TUNA LUSO BRASILEIRA














PARTICIPE DOS EVENTOS DA TUNA!

1) FESTA DA RAINHA PRINCESA
LOCAL: BOITE DA TUNA
ATRAÇÃO: DJ FABIO MENDES
HORA: 22 HORAS
HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES
HAVERÁ SORTEIO DE BRINDES.
INGRESSO INDIVIDUAL: R$ 10,00

2) DOMINGUEIRA EM HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES
LOCAL: SALÃO VERMELHO
INÍCIO AS 12:30 HORAS

A DIRETORIA DA TUNA VAI HOMENAGEAR CINCO MULHERES DESTAQUE NO CLUBE QUE COM SUAS PRESENÇAS CONTRIBUEM PARA O ENGRANDECIMENTO DA SOCIEDADE E FAMÍLIA CRUZMALTINA.

SERÃO HOMENAGEADAS, COM O DIPLOMA AMIGO DA TUNA, A DIRETORA DE VOLEIBOL, SRA. VERA ALVES, A TREINADORA DE FUTSAL E DE CAMPO ALINE COSTA E AS ATLETAS DE FUTEBOL FEMININO DA TUNA, ALÉM DO DIRETOR MÉDICO DA TUNA, DR. BRUNO NORONHA.

ATRAÇÃO:
MÚSICA AO VIVO (SALÃO VERMELHO E CASTELINHO)
GUI E TRIO E CONCE E TRIO

OS EVENTOS FAZEM PARTE DA PROGRAMAÇÃO DO DEPARTAMENTO SOCIAL.
Por: Salatiel Campos - Vice Presidente Social da Tuna Luso Brasileira

Presidente Marcos pede e Lucena aceita ficar


Parece que o enigmático técnico Carlos Lucena, além dos baixinhos da Tuna Luso Gigantes do Norte, continuará também na frente do comando técnico dos grandinhos da Tuna Luso Brasileira. Foi assim que Lucena encarou o pedido dos dirigentes da lusa para que voltasse ao clube. No dia de ontem, após longa conversa com o presidente Marcos Moraes, o técnico cruzmaltino voltou atrás em sua decisão de deixar o clube, apesar da derrota de sábado, visto que a Lusa havia sofrido apenas uma derrota neste Parazão e que ainda ocupa a 4ª posição, com 8 pontos e estaria classificada para as semifinais do Parazão, caso terminasse hoje. Os torcedores da Tuna, que tanto pediram a saída do técnico Carlos Lucena, como técnico, vão ter de continuar esperando e convivendo com o treinador à frente do time por mais algum tempo.
Segundo levantamento feito junto a vários torcedores, Lucena já fez bastante pelo futebol da Tuna mas está precisando dar um tempo, descansar, podendo até permanecer na comissão técnica da Tuna mas deixando o cargo de técnico para outro profissional menos desgastado. Assumiria, por exemplo, um cargo de supervisão ou gerencial no clube, sem necessariamente deixar a Lusa que tanto precisa de seu profissionalismo.

Algumas colocações de Lucena:

“Não resta dúvida de que a campanha do ano passado foi bem superior”;
“Mas é preciso ver que o time do ano passado já jogava junto há algum tempo”;
“Este ano tivemos de fazer muitas modificações, já que perdemos uma ‘carrada de jogadores’ para Remo e Paysandu”;
“A crise é grave e não é segredo para ninguém. Todo mundo sabe o que o presidente do clube tem enfrentado para manter o time no campeonato”, disse;
“Pelo que fui informado, o meia deverá ir para o Brasiliense-DF no segundo semestre”, finalizou Lucena.

Lucena lembra que no clássico Re X Pa, deste último domingo, pelo menos 7 jogadores que estavam em campo ou no banco de reservas fizeram parte do elenco da Tuna em 2007 (Preto Barcarena, João Luis, Beá, Marquinhos Belém, Marlon, Paulo de Tarsio e Garrinchinha). Lucena disse também que a Tuna enfrenta sérias dificuldades financeiras. Mesmo com a grana curta, a Tuna deverá receber mais 3 novos jogadores, vindos de São Paulo: 1 goleiro, 1 meia-esquerda e 1 atacante. Os 3 atletas serão bancados por um empresário, de nome não revelado. Segundo informações dadas pelo próprio Lucena, um dos novos jogadores, o meio-campista, deverá ficar no Souza somente até o final do campeonato paraense.

No próximo sábado, às 19h30, na cidade de Marabá, Lucena terá pela frente mais um desafio e nova chance de mostrar aos torcedores e críticos se a decisão que a diretoria da Tuna tomou em mante-lo no cargo foi acertada ou não. Poderá contar ao menos com com o retorno do volante Wilson, que cumpriu suspensão automática frente ao Vila Rica/Cametá, porém não terá o zagueiro de área Alex Rava, também suspenso por punição com o terceiro cartão amarelo. O substituto de Rava será definido durante o decorrer desta semana.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Próximo jogo da Tuna

Campeonato Paraense - 2008
Data: 08/03/2008 (Sábado)
Águia de Marabá x Tuna Luso

Não foi desta vez. Lucena permanece na Tuna!











Presidente da Tuna consegue segurar Lucena
A
derrota de virada diante do Vila Rica/Cametá, sábado, em plena Vila Olímpica, tumultuou o ambiente na Tuna Luso. Após a partida, o técnico Carlos Lucena, insatisfeito com as críticas feitas pelos torcedores, que pediam a sua saída do clube, entregou o cargo à diretoria. Mas o treinador conversou com o presidente do clube, Marcos Moraes, que o convenceu a continuar no comando do time. O pedido do cartola teria sido aceito por Lucena. O treinador foi procurado ontem para falar sobre o assunto, mas não foi localizado.
Hoje pela manhã, no Souza, na reapresentação do elenco, acontecerá uma reunião envolvendo os jogadores, a comissão técnica e os dirigentes. O encontro servirá para uma 'lavagem de roupa suja'. Os jogadores que não pretendem continuar no clube serão convidados a rescindir contrato. A derrota de sábado foi a segunda consecutiva da Águia, que vinha de uma goleada por 6 a 0 para o Coritiba-PR, resultado que decretou a eliminação da equipe paraense da Copa do Brasil.
Lucena deverá aproveitar a reunião de hoje com a diretoria para pedir reforços. Segundo informações extra-oficiais, três novos jogadores já teriam sido contratados em São Paulo e estariam sendo aguardados no Souza. A supervisão do clube, no entanto, não confirmou a aquisição dos atletas. Lucena acredita que o time tem algumas carências, que estão impossibilitando a realização de uma campanha melhor da equipe, que soma oito pontos na classificação do Parazão.
(Fonte: O Liberal - 03/03/2008)

domingo, 2 de março de 2008




A era Lucena terminou na Tuna?


1) O que você acha sobre a provável saída do Lucena do comando técnico da Tuna?
2) O fator Lucena seria o único problema existente na Tuna ou estamos querendo encobrir o sol com a peneira?
3) Quais seriam os outros prováveis motivos da campanha mediana realizada pela Tuna em 2008?
4) Em sua opinião, quais os prováveis nomes para substituir o Lucena, caso ele realmente saia?
5) Como você sugere que seja feito o pagamento deste novo técnico?
6) Somente a mudança do Lucena resolve a questão?
7) Mesmo que o Lucena saia do comando técnico da Tuna ele poderia continuar fazendo parte da comissão técnica como auxiliar ou supervisor?
8) O Bosco, que hoje é o supervisor da Tuna e auxiliar de Lucena, é um estudioso do futebol e conhece todo o pessoal que está jogando hoje na Tuna. Acompanhou o trabalho de montagem desta equipe desde o começo. Você acha que ele seria um bom nome para substituir o Lucena no momento?

A palavra é toda sua amigo torcedor e visitante. Use a nossa caixa box de mensagens para deixar o seu desbafo e sua opinião. Vote colocando apenas o número correspondente a pergunta e em seguida deixe sua sugestão sobre o assunto escolhido. Se preferir, deixe a sua opinião na opção "COMENTÁRIOS", no final da coluna. Participe!


Tuna perde jogo e Lucena cai

O Vila Rica/Cametá ganhou de virada, depois de estar perdendo por 2 a 0. O jogo foi no estádio do Souza.
Vila Rica/Cametá mostrou ontem, no Souza, diante da Tuna, que não é um time doméstico e sabe vencer fora de casa. De virada, bateu a Lusa por 3 a 2, provocando a queda do técnico Carlos Lucena, que há dois anos estava à frente do elenco cruzmaltino.
Foi a segunda derrota consecutiva da Tuna no espaço de 72 horas. Na última quarta-feira, a equipe havia sido goleada pelo Coritiba por 6 a 0, sendo eliminada da Copa do Brasil. Ontem, a Lusa perdeu sua invencibilidade no Parazão depois de estar vencendo por 2 a 0. O único time invicto até agora é o Paysandu.
A fim de apagar o vexame da Copa do Brasil, a Tuna entrou em campo com todo o gás. Nem bem o jogo foi iniciado e o time logo fez 1 a 0. Em uma jogada de Elbe, que fez um cruzamento, a bola passou na frente de Róbson Alex, porém, Marcelinho aproveitou e faturou.
Antes dos nove minutos de partida, a Tuna chegou ao segundo gol com Róbson Alex. Ele bateu cruzado, rasteiro. O goleiro Evandro, do Vila Rica, ainda tocou na bola antes dela entrar.
O time de Cametá segurou a pressão inicial da Tuna e diminuiu o placar com o atacante Jailson, após uma confusão na área tunante.
Os lusos sentiram a reação cametaense e o jogo ficou ao gosto do torcedor, cheio de emoções e com ataques de ambos os lados. Aos 33 minutos, num tabela rápida, a bola foi tocada para Cassiá, que mandou um chute forte e o goleiro Evandro desviou para escanteio. Três minutos depois, numa escapada de bola, Robinho empatou o jogo chutando rasteiro, depois de passar por Alex Rava.
No segundo tempo, o técnico tunante Carlos Lucena fez duas mudanças na equipe. Trocou o goleiro Jackson Souza por Flávio e colocou Zé Augusto no ataque, enquanto o Vila Rica promoveu a entrada de Cametazinho.
Aos três minutos, Flávio evitou o terceiro gol cametaense, após cabeçada de Charles. Aos cinco, Zé Augusto chutou, Evandro rebateu e Róbson Alex mandou por cima.
O clima esquentou com várias jogadas de perigo, mas o meia-atacante Cid foi abençoado. Após substituir Marcelo Pitbull por cansaço, o ex-jogador do São Raimundo marcou o gol da vitória. A jogada teve início com Adelson, que passou para Charles cruzar. Novamente a zaga lusa bateu cabeça na marcação e Cid completou, virando o placar.
Diretoria não abre mão do treinador
A renúncia do técnico Carlos Lucena será avaliada hoje pela diretoria da Tuna. Logo depois do jogo de ontem, o treinador anunciou sua demissão da direção técnica após dois anos no comando do time. 'O momento é esse. Estou deixando o clube de cabeça erguida; abri caminho para outro, pois já dei minha contribuição', disse.

Um grupo de torcedores se postou no alambrado ontem e passou a vaiar Lucena e o goleiro Jackson Souza o jogo. Lucena, no entanto, disse que sua decisão nada teve a ver com a pressão da torcida, pois já estava com o pensamento de deixar a Tuna há dias. No empate com o Pedreira, o treinador chegou a cogitar sua saída.
A diretoria não pretende abrir mão de Lucena. De acordo com Armando Tavares, a decisão tomada pelo técnico foi em um momento delicado por causa da derrota. 'Falei para ele (Lucena): vá pra casa que amanhã (hoje) conversamos melhor', revelou Tavares. O treinador terá uma reunião hoje com a diretoria.
Vejam os gols:
FICHA TÉCNICA
Local: Estádio do Souza
Renda: 9.030,00
Pagantes: 953
Glauber J. miranda
(Fonte: Amazônia Hoje - 02/03/2008)

CAMPEONATO PARAENSE - 2008

Classificação do 1° Turno (atualizado às 19:00h de 02/02/2008)
TIMES - pts (quinta rodada encerrada)
PAYSANDU - 12 pts
CAMETÁ/V.RICA - 12 pts
ANANINDEUA - 9 pts
TUNA LUSO - 8 pts
5° CASTANHAL - 8 pts
REMO - 7 pts
TIRADENTES - 7 pts
ÁGUIA - 4 pts
PEDREIRA - 4 pts
10° SÃO RAIMUNDO - 0 pts

sábado, 1 de março de 2008

CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DO BASQUETE










HISTÓRIA DO BASQUETE
Conheça a
História Oficial do Basquete. Veja quem foi James Naismith, o inventor do esporte e as primeiras regras que ele criou. Saiba como foi a fundação da FIBA e como se desenvolveu o basquete no Brasil !

REGRAS OFICIAIS
Fique por dentro das
Regras de Basquete. Regras para download, modelo de súmula, Medidas Oficiais de Quadra e Tabela e as principais alterações nas regras que estarão em vigor já no ano 2000!

NORMAS DE PUBLICIDADE PARA UNIFORMES
Veja a
Regulamentação da FIBA sobre publicidade em uniformes para Competições Internacionais Oficiais.

NORMAS DE TRANSFERÊNCIA DE JOGADORES
Conheça um pouco das disposições dos Regulamentos Internos da FIBA e da CBB sobre a Regularização e
Transferência de Jogadores.

FEDERAÇÃO PARAENSE DE BASQUETEBOL
Endereço : Trav. 14 de Abril, 1235 Ap. 501 Bairro : São Brás Cep : 66.060-460 Fone Fed. : 3249-9513E-mail : pa@cbat.org.brPresidente : Nelson Maués de Faria

Para maiores detalhes, visitem o endereço da CBB:
http://www.cbb.com.br/competicoes/clinicaseletrobras2005/index.asp?t=1

BASQUETE NA TUNA LUSO BRASILEIRA
Diretor responsável: Emerson "MAMUTE" Dias
Informações: (091) 8168-1026 (ou na secretaria do clube)
HÓRÁRIO DE TREINAMENTO
CATEGORIAS FEDERADAS
* até 13 anos - infanto juvenil;
* 14 e 15 anos - juvenil;
* até 19 anos - cadete/adulto
* 2ª a 5ª das 20:00h às 21:00h
ESCOLINHAS
* 3ª e 5ª das 08:00h às 10:00h
* 6ª e sábado das 16:00h às 18:00h

MENSALIDADES DA ESCOLINHA
Sócio: R$20,00
Não sócio: R$25,00