sexta-feira, 3 de novembro de 2017

MOMENTOS TUNANTES II


2 comentários:

  1. Olhando a realidade do futebol no Pará fico me perguntando por que tanta dificuldade nesses últimos 4 anos para fazer a Tuna subir. Será que clubes do interior tiveram mais condições? Creio que houve um planejamento mal feito. Mas agora, na minha opinião, o melhor é montar um elenco forte, na grande maioria regional e talvez com alguns garotos do sub-20 para conseguir uma das vagas. E depois conseguir manter-se na primeira divisão o que também é um desafio. A nossa Tuna atual não tem mais a força esportiva de uns 8 anos atrás. Houve erros, sem dúvida, que causaram esta situação que perdura até hoje. Mas acredito que é possível conseguir meios para ir fortalecendo os esportes, ir atrás de patrocínios, parcerias, atrair novos sócios e fazer promoções para os sócios atuais que gerem renda. Infelizmente a Tuna tem uma torcida bem menor que Remo e Paysandu, o que dá uma desvantagem grande para obter mais rendas com público nos estádios, com menos apoio político, com menos divulgação na mídia e com menos patrocínios. A Tuna ser campeã paraense hoje em dia é mais difícil que no início dos anos 2000, embora não impossível. O que acho que devam ser os objetivos da Tuna de 2018 para 2019?
    1-Conseguir uma das vagas para a primeira divisão do paraense.
    2-Lutar para ficar entre os primeiros lugares no paraense e conseguir uma vaga para a série D.

    3- Disputar uma série D procurando uma vaga para a série C.

    E nos demais esportes buscar meios financeiros para criar mais estrutura e mais apoio aos atletas.

    Não sei se o que estou propondo está de alguma forma de acordo com os planos da atual gestão. Gostaria que, a partir da primeira regata a Tuna mostrasse logo sua disposição de conquistar campeonatos no ano de 2018. Bem, vamos ver... Márcio

    ResponderExcluir
  2. Lamentável a situação dos esportes na Tuna. Não se vê mais a conquista de títulos. Nem ao menos se procura disputar as regatas em busca de conquistar o campeonato paraense de remo. E ainda temos de ver imagens do clube do Remo usando nosso campo. Que humilhação! E vi ainda o presidente do clube luso-brasileiro ano passado dentro da sede do Remo segurando a bandeira do mesmo para uma foto (embora estivesse com a camisa tunante) achando graça. Eu fico até perguntando aos meus botões: "A Tuna estará se tornando um apêndice do Remo nos esportes?" Cadê o orgulho tunante? Onde está o sentimento de grandeza que outrora havia de ser rival de Remo e Paysandu e disputar com eles títulos no futebol de campo, no futebol de salão, nas regatas, no volei, nas categorias de base, estando a Tuna várias vezes com grandes times e tendo conquistado várias taças? Também na natação a Tuna teve ótimos momentos. Como está a natação tunante? Estaremos reduzidos agora a somente disputas de campeonatos de veteranos? Este ano a Tuna conseguirá finalmente passar para a primeira divisão do paraense ou ficará na triste posição de tentar a aprovação de uma lei para "entrar pela janela?" Não há capacidade de entrar de modo digno? Não é possível formar um time forte o suficiente para conseguir uma das vagas? E a comunidade luso-brasileira? Abandonou a Tuna à própria sorte? Esta gestão está aí só para transformar o clube num clube de lazer e de peladas? Ou de fornecedor de campo de futebol para o Remo quando ele precisar? Ou de mero fornecedor de atletas para Remo e Paysandu? É isto? Será o fim melancólico de uma estrela esportiva? A decadência de uma antiga potência nos esportes do Pará? Eu me recuso a aceitar que tudo acabe assim! Em me recuso a aceitar que os grandes tunantes ainda vivos se acomodarão e permitirão que a Tuna se torne somente um museu de medalhas e troféus antigos ou apenas uma escola para formar atletas para outros clubes. Tem que haver uma esperança! Tem que haver algum brio ainda nos meios tunantes capaz de levantar o clube para que volte a ser vitorioso. Uma história tão bela nos esportes desta terra se encerrará de forma tão pequena? Espero sinceramente que não! Ainda está na minha lembrança as áureas conquistas de 1985 e 1992! Ainda me lembro como se fosse ontem o título do futebol feminino de 2014! Recordo bem a conquista do primeiro turno do paraense em 2007!
    Vamos Tuna!!!! Levanta-te!!!!! Ergue-te e luta! Não transformes todo um passado de glórias em uma simplória galeria de fotografias! Chega de ficar só comemorando as antigas conquistas! Lembro que foi comemorado o aniversário de 30 anos da Taça de Prata com uma festa no clube. E aí? Vamos só ficar comemorando sobre o passado? E o presente? E o futuro? O que será? Deixaremos que a Tuna seja menosprezada, esquecida e até mesmo humilhada? Mas para emprestar o clube para festa da Federação, para eventos políticos lá está a Tuna servindo... E vem os festivais de papagaio... Daqui a pouco vão inventar o torneio das bolinhas de gude ou o que mais?
    Temo que remistas e bicolores acabem tomando conta de vez do meu querido clube e descaracterizando-o. Enquanto isso, os festivais da sardinha continuarão no Grêmio... Lamentável esta morosidade e este conformismo que tomou conta de nossa comunidade e ao mesmo a inflação de egos entre homenagens e festividades. Desejo que a Tuna reencontre o caminho da glória!!!! Espero estar vivo para ver isto acontecer!!!!
    Márcio Rodrigues-torcedor e sócio remido.

    ResponderExcluir