Parecia que tudo seria diferente para a Tuna Luso, durante o jogo de ontem diante do Paragominas. A Lusa até que começou o jogo parecendo que queria uma vitória para confirmar sua classificação para as semifinais e se livrar de vez do fantasma do rebaixamento. Chegou a fazer 2 a 0 em menos de vinte minutos de jogo (aos 11, com Lucas e aos 16, com Daniel) e ainda teve outras chances de gols desperdiçadas. A história do jogo começou a virar quando num cochilo da defesa tunante o Paragominas fez o seu gol, bem no final do primeiro tempo, dando motivação aos donos da casa para a volta do tempo complementar.
Lance de jogo durante partida entre Paragominas x Tuna Luso válido pelo Campeonato Paraense (Taça estado do Pará) realizado no Estádio Arena Verde. Paragominas/PA, Brasil 28/03/2013. Foto: Antonio Cicero / Fotoarena
No segundo tempo, com o apoio de sua torcida, o Paragominas foi pra cima da Tuna, que não teve o mesmo volume de jogo do primeiro tempo, e então a sorte mudou de lado. O Paragominas começou a precionar e aos 25 do segundo tempo fez o segundo gol, virando o jogo. Cinco minutos depois, fez mais um e fechou o placar em 3 a 2 para o time da cidade verde. Com a vitória, o Paragominas ficou em primeiro lugar entre os quatro semifinalistas, enquanto que a Tuna ficou com a quarta posição. Mesmo com a derrota para o Paragominas, a Tuna estaria classificada para as semifinais mas ainda poderia ser rebaixada para a primeira fase do campeonato de 2014 caso o placar entre Clube do Remo e Águia de Marabá terminasse empatado em 0 a 0. A Tuna passou então a torcer por uma vitória simples do Remo para garantir sua participação na fase principal do campeonato de 2014. Eis que aos 47 do segundo tempo, pra variar, nos acréscimos do jogo de Belém, o Remo fez 1 a 0 sobre o Águia através de um penalti marcado contra a meta aguiana. Azar para o Águia de Marabá, que foi rebaixado, e sorte para a Águia Guerreira do Souza que após ter marcado apenas um ponto no primeiro turno e 10 pontos no segundo turno, se safou do rebaixamento.
Depois dos resultados da última rodada, Tuna e Paragominas fazem uma das semifinais, com dois jogos, o primeiro em Belém e o segundo em Paragominas, com vantagem para o time do Paragominas que joga por dois resultados iguais. A outra semifinal será entre Clube do Remo e Paysandu, também em dois jogos no Mangueirão, com vantagem para o Paysandu que também joga por dois resultados iguais.
Esperamos que a Tuna, agora que não joga mais pensando em rebaixamento, consiga se concentrar nas semifinais para realizar dois bons jogos e sair com a classificação para a final do turno.
Foto: Armando Mourão.
Ficha do jogo
Paragominas 3 x 2 Tuna Luso
Local: Arena Verde (Paragominas)
Renda: R$36.550,00Público pagante: 3.930
Público total: 4.430
Público não pagante: 500
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva
Assistentes: Marcio Gleidson Correia Dias e Diorgenes Menezes Serrão
GOLS:
Tuna Luso 1 a 0: Lucas aos 11’/1º tempo
Tuna Luso 2 a 0: Daniel Papalégua aos 16’/1º tempo
Paragominas 1 a 2: Jaime aos 44’/1º tempo
Paragominas 2 a 2: Eduardo aos 25’/2º tempo
Paragominas 3 a 2: Adriano Miranda aos 30’/2º tempo
Paragominas
Maike Douglas, Rondinelli, Cristóvão, San, Carlinhos Maraú, Paulo de Tárcio, Ilaílson, Marquinho, Lourinho (Eduardo), Jaime, Aleílson (Adriano Miranda).
Técnico: Charles Guerreiro
Tuna Luso
Dida, Maranhão, Darlan, Max Melo, Rodrigo Santarém, Ângelo, Daniel, Fabrício, Lucas, Pedrinho Mossoró, Daniel Papalégua.
Técnico: João Carlos (Cacaio)
Placar da rodada (PARAENSE 2013 - 2º TURNO (7ª RODADA)
27/03/2013 20:30h
São Francisco-PA 2 x 2Cametá-PA - Estádio Jader Barbalho - Santarém (PA)
27/03/2013 20:30h
Sta Cruz de Cuiarana-PA 0 x 3 Paysandu-PA - Estádio Olímpico Mangueirão (PA)
* O PAYSANDU VENCEU O SANTA CRUZ POR W.O
28/03/2013 20:30h
Paragominas-PA 3 x 2 Tuna Luso-PA - Estádio Arena Verde - Paragominas (PA)
28/03/2013 20:40h
Remo-PA10Águia-PA - Estádio Olímpico Mangueirão (PA) Detalhes
Estava acampanhando jogos pelo rádio e quando o paragominas fez seu segundo gol um radialista gritou com vontade: "Gol do Paragominas!" Acho que ele estava torcendo para que não desse Remo e Paysandu agora, só numa final. Esta imprensa daqui de Belém, em sua maioria torce abertamente para Remo e Paysandu, nem disfarçam...
ResponderExcluirMárcio.
Eles são dependentes disso pra sobreviver meu camarada! São tendenciosos, discriminam mesmo e não gostam que digam. A verdade é essa amigo e é por isso mesmo que temos de fazer a nossa parte por aqui. Agora, infelizmente, nossos torcedoresparece que não enchergam assim. Você quase não recebe colaborações de notícias ou comentários de cruzmaltinos nos ajudando por aqui. Tiramos leite de pedra para tentar cobrir alguma notícia sobre a Tuna. De que adianta reclamar se a grande maioria, que não são muitos, se esconde? cada time tem a torcida que merece e o contrário também pode ser verdadeiro!
ResponderExcluirHá certas peculiaridades em clubes como a Tuna e a Portuguesa. Nossa torcida tem suas características. Seria bom se mais colaborassem mais em alguns aspectos. Mas temos que incentivar para melhorar. Não adianta só ficar criticando o clube e nossa torcida. Há torcedores na Tuna que são corajosos, participativos. São muitos anos de uma situação difícil. Até metade da década de 90 houve um período melhor na Tuna. Depois disso começou a haver, na minha opinião, um gradativo declinio. As razões? Creio que são várias. Mas não vou citá-las agora.
ResponderExcluirQuanto à torcida, a Tuna tem uma torcida menor, há torcedores que ficam mais em casa e há os que só simpatizam,não tem um comprometimento. Apesar disso, há coisas que vez ou outra nos alegram. Há potencial no clube. É como uma energia que precisa ser melhor usada, uma mina ainda pouco explorada, uma força ainda retraída. É preciso achar meios de melhor desenvolver este potencial. Há motivos de certa decepção, mas também acho que há razão para algumas esperanças.
Imprensa daqui reflete a realidade local. Há uma limitação. O universo futebolistico parece girar bem mais em torno de Remo e Paysandu. São os clubes de massa que atraem muito dinheiro e milhares de votos. Clube com torcida menor não costuma atrair grandes investimentos, a não ser em certas circunstâncias. Clube com torcida reduzida não dá muita audiência e não fornece eleitores para eleger um deputado e talvez nem um vereador. E também na imprensa a maior parte dos profissionais torce por um destes clubes de massa e deve talvez receber orientações conforme interesses dos donos de jornais que querem mais consumidores, patrocinadores. Vejo que as questões politicas e financeiras tem influência, embora talvez não expliquem tudo.
A torcida da Tuna sendo menor fica também em desvantagem numérica em certos jogos. Há uma parte considerável ( mesmo não sendo a maioria) de torcedores destes times de massa que querem intimidar os tunantes nas partidas e para menosprezar a Tuna colocaram nela apelidos depreciativos como "geladeira" e dizendo que a torcida tunante "cabe numa Combi". A discrminação da Tuna e de sua torcida já vem de muito tempo e com certeza é uma forma de desestimular muitos entre os mais novos paraenses a vontade de ser tunante. Poderia ficar especulando aqui. Mas vamos torcer e cada um que puder faça o melhor para contribuir. Se cada tunante fizesse pelo menos um pouco dentro de suas possibilidades para ajudar talvez a situação fosse melhor. Ainda bem que há os que fazem algo! Que estes se multipliquem!
Márcio.