quarta-feira, 16 de maio de 2012

Decisão do presidente do Cametá revolta torcedores

Gostariamos de enfatizar que não temos nada contra o Clube do Remo e nem contra sua imensa e apaixonada torcida pelo fato do time ter sido contemplado com a vaga na Série D, esquisitamente recusada pelo presidente do Cametá. Como a voz do povo é a voz de Deus e acaba falando mais alto que os acontecimentos, o bicho acabou pegando ontem lá em Cametá, conforme tinhamos antecipado anteriormente. Veja abaixo matéria divulgada hoje (16) no portal da Rádio Clube do Pará sobre os protestos, como segue:
Foto: DOL
"Soou o apito e o Cametá foi o mais novo campeão paraense de futebol. O time da terra dos Romualdos bateu o tradicional Remo na final do estadual, conquistando o título do 100º Campeonato Paraense e conquistando o direito de participar da Série D deste ano e da Copa do Brasil de 2013."
Bom, com certeza foi assim que muitos narradores esportivos, presentes no estádio Mangueirão no último domingo, construíram a épica conquista do Mapará. Mas, ainda no calor da finalíssima, comentaristas colocaram em dúvida a participação da equipe do presidente Orlando Peixoto no Brasileiro, já que o principal investidor, a prefeitura de Cametá, não poderia continuar injetando dinheiro no clube. 2012 é ano eleitoral e, por isso, ficam proibidas as parcerias governamentais com qualquer entidade. A diretoria do Cametá não teria condições de arcar com a folha salarial. “Estamos comemorando muito o título do Cametá, mas sabemos da realidade do clube. Então, fica muito difícil a permanência do clube na Série D”, declarou o prefeito de Cametá, Valdolir Valente, durante a premiação do Troféu Camisa 13.
Orlando Peixoto desconversou sobre uma desistência do clube até minutos antes de embarcar com a equipe, ontem pela manhã, retornando a Cametá. “Vamos comemorar o título e lá em Cametá nós vamos nos reunir e decidir o futuro do clube”, disse, tentando admitir o que parecia inevitável. E, no início da tarde de terça-feira (15), a Federação Paraense de Futebol recebeu um ofício do Cametá, assinado pelo então presidente Orlando Peixoto, confirmando a desistência do clube da Série D. Na mesma tarde, a FPF enviou a documentação para a CBF. Assim, o Remo ganhou a condição de participar da sonhada competição. Os azulinos estão à espera da autorização da CBF para que o Leão homologue a sua participação na Série D, selando o calendário até o final do ano.
Porém, uma reviravolta aconteceu na chegada dos campeões estaduais à Cametá. Com a enorme pressão exercida pela população, o presidente Orlando Peixoto renunciou ao cargo de presidente do clube e, como o documento enviado para a FPF está datado com o dia 16 (hoje), a assinatura de Peixoto não teria validade. Assim, o Cametá poderá requerer à vaga novamente junto à CBF com outro ofício, que terá que ser protocolado hoje. Será que todo esse imbróglio será resolvido na justiça comum? Veremos...

Presidente do Cametá é criticado
“Foi uma atitude covarde!” Assim o Conselheiro do Cametá, Fernando Camarinha, definiu a decisão isolada do presidente do clube, Orlando Peixoto, sobre a desistência do time em disputar a Série D. “Em 2010 colocamos o Cametá na Série D sem ajuda de ninguém, agora que a CBF banca, ele tomou essa atitude”, reclamava antes do tumulto que tomou conta das ruas de Cametá na noite de terça-feira (15).

“O conselheiro e ex-presidente do clube prosseguiu com sua versão dos fatos. “Ele tomou uma decisão sozinho, mentindo. Falei com ele, que disse não ter assinado nada, mas saiu na rádio, registrado, inclusive em cartório”. Tanto ele quanto outros dirigentes ficaram horas aguardando a chegada de Peixoto para que uma atitude fosse tomada para resolver a situação delicada no local.

Outro a falar foi o diretor de futebol, Antônio Sassim. “Primeira coisa, eu não fui consultado. Quando saí da premiação do Troféu Camisa 13, o presidente estava conversando com algumas pessoas do Remo. Eu sou contra, o Ari (diretor) também não concorda”, acrescentou. Para ele, desistir do Brasileiro seria uma atitude covarde, que não levaria em consideração o esforço coletivo da equipe. “O Brasileiro é importante e bom pra cidade, o time continua na mídia e tem um calendário. Também pode disputar a Copa do Brasil com clubes grandes, dar visibilidade. Como foi com o Independente no ano passado”, acredita. A renúncia do presidente, ainda que sob pressão, foi vista como a única salvação do futebol cametaense em 2012. Até o fechamento da edição, o Presidente Orlando Peixoto não havia se pronunciado para a imprensa. 

Torcida do Mapará está revoltada
Não bastasse a confusão que tomou as ruas de Cametá, a população cercando o quartel da Polícia Militar na tentativa de agredir o presidente deposto, Orlando Peixoto, e a posse inesperada do vice, Paulo Otávio Amorim, a torcida do Mapará ainda vive a incerteza se vai ou não disputar a Série D.Muitos torcedores não sabem exatamente o que aconteceu. Alguns demonstram raiva por causa da atitude tomada por Peixoto em não participar da competição nacional. “Como pode o Cametá ganhar o título paraense, a vaga, e não disputar o Campeonato Brasileiro?”, questionou uma torcedora, ainda antes da onda de protestos.
No decorrer da noite, com a posse do novo presidente já sacramentada, os ânimos foram se acalmando e, novamente, a torcida do Mapará mostrou confiança na retomada da vaga que lhe era de direito. “Parabéns ao povo cametaense, que na raça vai disputar o Brasileiro”, disse Marcelo Mello.
Resta saber como a discussão será resolvida. Por enquanto, o Remo é o maior favorito, devido o documento já ter sido encaminhado à CBF, e em todas as vias, estar datado no dia 15 (ontem), inclusive como atesta o carimbo do cartório em que foi autenticado. Além disso, a CBF já teria incluído o Remo no calendário oficial, que começa no próximo dia 27 de maio.
Sendo assim, mudar novamente quem entra ou quem sai pode causar mal estar entre CBF e FPF. Caso não mude, o Cametá promete brigar judicialmente para reaver a vaga. Enquanto isso, a torcida terá de aguardar os próximos capítulos. “A torcida fica aqui sem saber o que fazer, isso é uma vergonha”, declarava o torcedor Cláudio Pereira.
fonte: DOL

Um comentário:

  1. Rá Rá
    Cametá!
    Foste campeão
    Mas não vais para série D,
    Que situação!
    Tua vaga de bandeja
    Para o Leão!
    Ora veja!
    Márcio

    ResponderExcluir