sábado, 31 de março de 2012

Um pouco de história da Tuna Luso

Técnico Dutra (d) com o artilheiro Paulo Cézar (e)

Taça de Prata 1985 - José Dutra da Tuna

O treinador José Dutra dos Santos, que fez sua estrela brilhar ainda mais levando a Tuna à conquista da Taça de Prata na quinta-feira à noite no Mangueirão, classificou a campanha do time luso no Campeonato Nacional de ‘excelente’. Para Dutra dos Santos, a conquista do título ‘foi um prêmio que eu recebi na minha carreira profissional’.
Desacreditado no Remo, onde foi trocado por Caiçara no final do campeonato do ano passado, Dutra chorou de emoção ao falar à imprensa.
A Tuna funcionou certo, desde a lavadeira ao presidente. O time fez dez jogos, venceu sete, empatou dois e perdeu apenas um. Ficamos com a defesa menos vazada - seis gols - a maior artilharia - 14 gols - e fizemos ainda o artilheiro, Paulo Cézar, com seis gols. Foi excelente a campanha fruto de um trabalho consciente amparado pela união de todos nós dentro do clube. E a conquista do título me deixou muito feliz porque agora posso me considerar um treinador de nível nacional e acreditado.
Peça por peça do time, Dutra preferiu não analisar. Para ele, ‘todo o time foi bem’.
- Se eu fosse fazer uma análise sobre a individualidade de cada jogador estaria cometendo um grande erro. Não posso destacar ninguém porque quem conquistou o título não foi apenas um jogador e sim todo o grupo que esteve coeso do início ao fim (…)
O festejado treinador luso, entretanto, não deixou transparecer o mínimo que fosse do seu interesse em permanência ou não na Tuna para o Campeonato Paraense deste ano [1985].Logo ao deixar o Mangueirão, na quinta-feira, Dutra dispensou os jogadores para as comemorações e marcou a reapresentação somente para a próxima terça-feira quando inclusive conversará com os dirigentes para que possa definir os caminhos que a Tuna tomará a partir de agora, quando a Taça de Prata ganhou, finalmente, um dono nortista.
Fonte: A Província do Pará 4 de abril de 1985
Extrato do Blog Memória Tunante

Um comentário: