quinta-feira, 29 de março de 2012

Primeira regata de 2012 será neste domingo (1º)

Foto de arquivo do blog.
De acordo com notícias divulgadas na imprensa, o Paysandu deixará de ser um mero participante nas competições de regata, como vem acontecendo nos últimos três anos, para participar de verdade das provas e dar trabalho para Clube do Remo e Tuna Luso.
Para a primeira regata do campeonato de 2012, prevista para o proximo domingo (01), os atletas do Paysandu deverão ficar hospedados no Hotel Gold Mar, logo após tomarem o café da manhã no sábado (31). Se isso acontecer mesmo, será um bom avanço e conforto para os atletas do clube que pretende remar nos onze páreos previstos. A informação diz ainda que será dessa forma em todas as regatas que acontecerão ao longo de 2012 (cinco no total).
Enquanto o Paysandu está em fase final de reorganização, da mesma forma que o Clube do Remo fez em 2009 para tornar-se campeão em 2010 e 2011, a Tuna luta contra o tempo para recuperar sua rampa de acesso ao rio, que desabou no início desse mês devido as fortes chuvas do período. 
Tudo indica que a náutica da Tuna enfrentará mais um ano de muitas dificuldades, falta de apoio e de patrocínio. Excetuando a ajuda de alguns poucos colaboradores, a garagem cruzmaltina está carente de muitas coisas necessárias para dar o mínimo de condições aos atletas para que consigam bons resultados durante as regatas previstas para 2012.

I Regata homenageará o atleta Thiago Araújo, campeão por Tuna, Paysandu e Remo
Thiago Araujo iniciou a remar pela Tuna, onde foi campeão...
 ...Foi também campeão por seis vezes pelo Paysandu...
... E mais duas vezes pelo Clube do Remo (2010 e 2011).
Fotos cedidas pelo blog didascália)

A Federação Paraense de Remo (FEPAR) homenageará o atleta Thiago Costa Araújo, de 26 anos,  remador do Clube do Remo, que no dia 9 de Dezembro passado faleceu.
Thiago era filho de Raimundo Nonato da Silva Araújo, o Papagaio,  atual técnico do Clube do Remo. 
Thiago Araujo começou a remar na Tuna Luso Brasileira, onde conquistou sua primeira vitória no esporte náutico em um single skiff, aos 15 anos. O atleta fez história no esporte náutico paraense, tendo remado por Tuna, Paysandu e Remo.  Foi vencedor de nove campeonatos dos 11 que disputou. Em 2002, foi campeão pela Tuna, conquistou seis campeonatos pelo Paysandu e mais dois pelo Remo (2010 e 2011).
Thiago Araujo era um atleta dedicado e focado no esporte náutico, tendo brilhado nas águas da Baía do Guajará, além de ter representado o Pará em diversas competições nacionais, tendo ainda ganho medalhas no Campeonato Brasileiro de Remo, em São Paulo e na Regata Internacional de Remo, no Rio de Janeiro, além de ter também participado da Copa Norte e Nordeste de Remo, onde obteve a 2ª colocação no single-skiff Júnior. Com a morte de Thiago, o esporte náutico perde um de seus mais respeitados e representativos atletas.
A I Regata de 2012 terá início às 8,30h, com a solenidade de abertura e homenagens na Estação das Docas. Logo em seguida acontecerá uma prova especial de 500 metros, onde o atleta Leandro Albuquerque, de 23 anos, que é portador da síndrome de Down, será o remador em um skiff. A FEPAR mostra que com força de vontade qualquer pessoa, pode praticar esse saudável esporte.
A I Regata do Campeonato Paraense terá 11 páreos, sendo um deles feminino, o Double  Skiff. A Tuna só não participará da primeira prova, que será o Quatro Com (4+) estreante. De acordo com o técnico cruzmaltino, José Wildemar, o Lindão, a Tuna está bem preparada para essa regata, com 49 atletas inscritos, 22 prontos para remar e 27 reservas.
Será um bom programa para levar a família no inicio da domingueira e aproveitar as confortáveis instalações  Estação das Docas, um ambiente bonito e saudável, à beira da Baia do Guajará.
Vamos torcer pela Tuna e aguardar para ver no que vai dar toda essa movimentação!

2 comentários:

  1. Quem puder tem que apoiar! Seja na torcida, seja com alguma doação. É hora da Tuna voltar a ser campeã. Ela tem que honrar sua tradição.
    Márcio

    ResponderExcluir
  2. Água indispensável-ainda em homenagem ao dia da água

    Ó água que não está,
    A cair da torneira,
    Que vem na chuva,
    Que está na ribeira.
    Muitas vezes não está pura,
    Às vezes meio escura,
    Outras vezes turva.
    Por que falta ainda
    Nas casas brasileiras?
    Por que país tão rico em águas
    Há de ter pessoas com tantas mágoas
    Por não verem liquido tão valioso
    Que na sede mais terrível
    Ao tomar um copo faz-se tão gostoso!
    Ah! Coisa tão incrível,
    Que parece não crível,
    Que na verdade é fato lastimoso
    Tanta gente a não ter
    Para banhar,
    Para beber.
    Ó água indispensável ao viver!
    Márcio Rodrigues

    ResponderExcluir