Detalhes de um espetacular bloqueio no Futevôlei.
É jogado em sistemas de duplas masculinas, femininas,ou mistas e também pode ser jogado com quatro jogadores(4 X 4). Deve-se tocar a bola com qualquer parte do corpo, exceto os braços, antebraços e as mãos — como no futebol.
Cada dupla pode dar até 3 toques na bola, sendo que um jogador não pode tocar duas vezes seguidas — tal como no vôlei ou vôlei de praia.
O jogo é disputado, como no vôlei, em disputa de sets (de 18 pontos sem vantagem) em que os pontos são marcados quando a bola cai na quadra adversária, é desviada para fora das quadras pelos mesmos ou bate em qualquer outro jogador e bate no chão.
O Futevólei é uma modalidade desportiva em expansão meteórica, de enorme espectacularidade técnica. É um desporto que pode ser observado durante horas e constantemente sermos impressionados com movimentos técnicos de extrema beleza. Existe quem defina Futevólei como "Arte dos pés à cabeça".
Esta modalidade atinge o seu auge de espectacularidade quando praticada por duplas, exigindo uma excelente condição física e um leque enorme de atributos técnicos. A variante de quadras pode ser praticada por uma faixa etária bastante alargada.
O Futevólei é praticado de uma forma organizada em inúmeros países, existindo já organizações que tutelam a modalidade no Brasil, Argentina, Uruguai, Tailândia, Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Grécia, Holanda, Espanha, Áustria, etc.. A nível internacional existem duas entidades reguladoras da modalidade, a Federação Internacional de Futevólei e a Federação Europeia de Futevólei.
A massificação da prática a nível mundial poderá levar o Futevólei, a médio prazo, a ser considerado modalidade Olímpica, havendo já esforços nesse sentido por intermédio das Federações Internacionais.
fonte: WikipédiaO FUTEVÔLEI NO PARÁ
Jupiara João, um dos precursores do Futevôlei no Pará em destaque com a bola.
O Futevôlei apareceu no Pará, nos anos 80, inclusive o jogador Jupiara é uma das pessoas que começou a prática desse esporte no Pará Club, e quando aos poucos outros colegas que jogavam volei aos domingos foram chegando e jogando com a gente. De repente já estavam todos envolvidos e começando a fazer torneios internos e até fora do estado. Com o passar do tempo, uma pessoa chamada Orlando Alencar, levou esse esporte para Castanhal onde surgiram grandes atletas como Adriano e outros. O Adriano por sua vez , tinha um parceiro chamado Eduardo que foi morar em Paragominas e levou esse esporte. O Orlando tem um irmão que mora em Marabá, e implantou esse esporte e assim aos poucos nosso esporte foi ganhando estrada e indo para todos os lugares e hoje é praticado em todo estado do Pará.
Mas as melhores duplas estão em Castnahl, que é um celeiro de craques, e a cada geração surgem novos jogadores. Em Castanhal estão os atletas que melhor já alcançaram posições em eventos nacionais, como Fabrico e Marcelo que já foram terceiro lugar em um evento nacional.
Juíara ficou parado desse esporte por 15 anos, e reolveu voltar a praticá-lo apenas em julho de 2010, e começou a fazer um trabalho junto aos melhroes de Castanhal, e hoje a dupla, Jupiara e fabricio, já conseguiu um glorioso terceiro lugar no Paraense, e em Dezembro de 2010 conseguiu o décimo quinto lugar numa copa Brasil (entre 30 participantes), mas não devem parar por ai, o objetivo é conseguir o primeiro lugar no ranking paraense até 2012 e ficar entre os 10 melhores do Brasil. Para isso estão treinando com patrocinio da PIZZALOCA , CIA ATLETICA, que fornece profissionais de educação física e nutricionistas, e também a arena ROLA BOLA. Além disso a dupla tem fisiologista e um preparador físico chamado Professor Tomaz de Aquino.
Jupiara João e Fabrício em atividade no Futevôlei.
As duplas paraenses Jupiara/Fabrício e Adriano/Tony são duas das mais bem preparadas do Estado. No último campeonato, que fez parte da primeira etapa do Circuito Paraense, realizada em março no município de Paragominas, Jupiara e Fabrício ficaram em terceiro; enquanto que Adriano e Tony foram vice-campeões. Os vencedores foram Jorge e Bruno - este, não por acaso, um atleta do Espírito Santo, que veio como convidado e mostrou técnica apurada.
O retorno de Jupiara para as quadras trouxe mais movimentação ao esporte, que agora está com sua federação em andamento (tendo como presidente o senhor Adriano), e vários torneios sendo organizados em todo o estado. A idéia é fazer criar uma explosão, por ser um esporte que une duas paixoes nacionais: volei e futebol, e além de ser muito barato praticá-lo, bastando uma rede e uma bola, sem discriminação de sexo ou idade, e quando bem jogado é muito bonito e plástico de se ver.
fonte: Jupiara João
blz sou de santarém e gostaria do contato de vcs meu amaill marciotpjs@bol.com.br
ResponderExcluirsou de santarém manda contato de vcs
ResponderExcluirmarciotpjs@bol.com.br