quarta-feira, 15 de junho de 2011

Cinco dias na "Pérola do Tapajós"

Eu e meu irmão Reginaldo estivemos por cinco dias visitando a cidade de Santarém, a etérna Pérola do Tapajós, entre os dias 17 e 22 de maio, quando aproveitamos para reencontrar parentes e amigos, visitar alguns pontos turisticos da cidade e degustar os saudosos sabores da terra.

No primeiro dia em Santarém fui no mercadão 2000 com minha mãe Irene para comprar Pirapitinga, Jaraqui, Caratinga e Tambaqui. Compramos também Avium, queijo manteiga, Piracuí e rebatemos a fome do momento com um bom mingal de banana com tapioca.
Na parte da noite, em companhia do sempre presente e gentil amigo Lucas, fomos no Mascotinho e depois na tradicional seresta do Fluminense, onde nos encontramos com o folclórico Paulo Emílio.
No sábado (18), fui refrescar o forte calor da manhã na garapeira, na praça da Matriz, onde também encontrei um senhor dinâmico e comunicativo chamado Pezão.  Na garapeira acontecia uma alegre roda de seresta com cantores populares. Enquanto isso o meu irmão Reginaldo estava concentrado numa reunião de ex seminaristas, no seminário de Santarém. Por volta das 16 horas, Reginaldo chegou na garapeira e fomos até a boite Sygnus para assistir o jogo entre São Raimundo e Cametá, pela semi-final do Parazão, que infelizmente terminou com a decepcionante derrota do Mundico. 

Em função da mudança brusca de clima e do forte calor de Santarém, intercalado com algumas chuvas que caia sobre a cidade, fiquei com uma forte irritação na garganta, o que me impediu de realizar algumas tarefas programadas para a noite de sábado.
No domingo (19), eu e Reginaldo levamos nossa mãe Irene para almoçar no Maracanã.

Reginaldo, Candinho, Irene, Gerardo e a sra. esposa de Candinho

Na manhã de segunda-feira (30), nossa mãe Irene (que completará 82 anos dia 1º de julho) nos levou para conhecer seu irmão Candinho e familiares. Em seguida fomos na casa de duas senhoras que foram professoras de Irene quando ainda era bem jovem. As professoras Judith (96 anos) e Raquel (94 anos) são parentes de Laurimar Leal, famoso artista santareno. Elas moram na avenida Borges Leal e são duas pessoas agradáveis e muito simpáticas, que nos receberam como velhos amigos. Estou por ver pessoas dessa idade com tamanha lucidez e vigor! 

Reginaldo (61), Judith (96), Raquel (94) e Irene (82)

Saímos da residência das senhoras Judith e Raquel e fomos almoçar na excelente peixaria Raynana, onde nos encontramos com as parentas Eilá e Mauracy Jennings. Na parte da noite fomos novamente até a sede do Fluminense onde aconteceu o aniversário de 60 anos do parente Eduardo Jennings, ex jogador de futebol do São Francisco, onde encontramos com muitos parentes e amigos. Dentre os presentes na festa de Edu estavam os ex jogadores Darinta e Tela.
Cristovam Sena e sua esposa

Na terça-feira (31), véspera de nosso retorno para Belém, tivemos a honra de conhecer o senhor Cristovam Sena, importante personalidade da cidade, ex jogador de futebol, engenheiro agrônomo e editor de inúmeras obras litarárias ligadas às memórias de Santarém. 
Interior da biblioteca do ICBS

Cristovam Sena e sua esposa são os responsáveis pelo Instituto Cultural Boanerges Sena - ICBS, onde mantém uma importante biblioteca contendo livros raros da história de Santarém. Depóis que comentamos com o Cristovam sobre um caderno manuscrito apresentado pela professora Judith, anteriormente citada, relatando fatos e causos da história de Santarém dos últimos cem anos, o mesmo ficou interessado em ler esses manuscritos para análise e uma possível edição das memórias da professora Judith.
Instituto Cultural Boanerges Sena

Devido as águas do rio Tapajós ainda estarem acima do nível desejado e sem praias, desta vez não visitamos Alter-do-Chão.

Reginaldo Wanghon Monteiro que é ex seminarista e engenheiro químico e se aposentou recentemente, foi à Santarém para reunir-se com seus colegas de seminário que estão concluindo o texto do Estatuto de uma associação de ex seminaristas que está em formação.
Raimundo Gonçalves e Gerardo

Na quarta-feira (01), dia em que retornariamos para Belém, fomos pela manhã até a residência do jornalista Raimundo Gonçalves, que nos recebeu com muita gentileza. Na ocasião conversamos principalmente sobre o futebol santareno, suas conquistas e seus problemas. Recordamos um pouco da história futebolística e falamos sobre a trajetória dos ex jogadores santarenos e redondezas que fizeram sucesso em Belém e no resto do Brasil. Firmamos uma parceria verbal para troca de informações sobre futebol. O jornalista Raimundo Gonçalves é editor do jornal Gazeta de Santarém e do blog http://raymundogoncalves.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário