quinta-feira, 7 de abril de 2011

Clássico Tuna Luso e Paysandu tem que ser no Souza

Arquibancada tobogã do estádio do Souza.
foto ATAT
Um passo de cada vez é a receita normalmente usada para se chegar em algum lugar. Primeiro a Tuna tem que pensar em fazer um bom jogo contra o Castanhal para depois pensar no clássico contra o Paysandu. A Tuna Luso porém, precisa se precaver, reduzir despesas e continuar tentando descobrir o caminho correto para chegar bem no final do Parazão de 2011. 
O clube, apesar das dificuldades que vem enfrentando, atendeu todas as exigências feitas pela comissão vistoriadora de estádios e recebeu o laudo favorável para realizar seus jogos oficiais do Parazão no estãdio Francisco Vasques. 
O Mangueirão é naturalmente o palco de realização dos grandes clássicos do nosso futebol (RExPA / TUxPA / TUxRE). A questão é que ultimamente, com a constante elevação de custos operacionais, ficou quase que inviável a realização de jogos nesse estádio. Para esclarecer melhor o assunto aos menos informados, a renda do jogo entre Tuna Luso e Clube do Remo, realizado no Mangueirão, no primeiro turno, teve a renda negociada entre os dois times, dividida em 50% para cada equipe. O problema é que esse jogo teve 7.434 pagantes (1.760 credenciados) com uma renda de R$104.580,00. Se as informações do borderô estiverem corretas, as despesas somaram R$67.096,44 (absurdos 64% da renda total), sobrando apenas R$18.741,78 (cerca de apenas 18% do total) para cada time. Veja que as despesas desse jogo chegaram ao absurdo valor de quase quatro vezes a cota que sobrou para cada uma das equipes. Com esse alto custo não dá para fazer futebol no Mangueirão! Outra coisa, conforme acordado entre os clubes, no segundo turno o jogo entre Tuna e Remo também será no Mangueirão, com renda novamente dividida.
Arquibancada lateral do estádio do Souza.
foto ATAT

Já o jogo entre Paysandu e Tuna Luso, realizado no estádio da Curuzú no primeiro turno, teve 6.772 pagantes (a renda não foi informada mas ficou toda para o Paysandu, incluindo as despesas que também não foram informadas). O Paysandu, como mandante desse jogo, fez a opção de realizá-lo em seu estádio, para fujir do alto custo do Mangueirão, e ficou com toda a renda, sem dividir com a Tuna. Portanto, no segundo turno chegou a vez da Tuna fazer valer o seu mando de campo, escolher o local do jogo e ficar com toda a renda também! 
O estádio do Souza foi vistoriado e aprovado pela mesma equipe que vistoriou os demais estádios, portanto é legítimo e legal para realizar qualquer jogo! Além disso, o jogo será realizado pela manhã, sem uso de refletores e portanto com menores despesas. 
Se a Tuna manter o jogo contra o Paysandu para seu estádio e colocar para vender 5 mil ingressos ao preço de R$20,00, e mais 500 ingressos de meias entradas ao preço de R$10,00, arrecadará em torno de R$105.000,00. Caso todos os ingressos sejam vendidos, se tiver os mesmos 64% de desconto que teve no Mangueirão, contra o Clube do Remo (o que não deverá ocorrer) ainda assim arrecadará 36% da renda total, ou seja R$37.800,00 aproximadamente, o dobro da cota que recebeu naquela jogo contra o Remo. Acontece que como o jogo será no Sousa e as despesas também serão menores, certamente a Tuna receberá uma cota maior que 50% da renda ou cerca de R$50.000,00, visto que a própria Tuna administrará a confecção e a venda dos ingressos, além de cobrar por estacionamento, ambulantes e outros serviços e mídias.
Contrário ao que muitos estão comentando, talvez não seja a Tuna que esteja se apequenando ao levar o jogo para o Souza, mas tão somente esteja usando o seu direito e o bom senso para escapar das despesas desnecessárias!
Se for para a Tuna realizar o clássico contra o Paysandu num Mangueirão viciado e cheio de despesas, como alguns querem, e ter que pagar para jogar, é preferível fazer em seu próprio estádio. Isso não é se apequenar mas apenas ser realista! 
Apoiamos a diretoria da Tuna em querer realizar o jogo contrra o Paysandu no estádio Francisco Vasques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário