domingo, 26 de dezembro de 2010

ENTREVISTA COM VICTOR TOURINHO

Segue abaixo entrevista com o jovem Victor Tourinho, torcedor tunante que virou celebridade em Belém neste semana após ter sido filmado pela TV, em plena Curuzú, secando o Ananindeua e depois escutando pelo rádio os minutos finais do jogo entre Santa Rosa e Tuna Luso, em Mãe do Rior. O jogo estava empatado em 1 a 1 e já nos acréscimos, sendo que a Tuna precisava desesperadamente da vitória para se classificar. Aos 47', o jovem Geovani, de apenas 20 anos,  fez o segundo gol da Tuna e quando escutou a narração, Victor não aguentou de emoção e deitou-se no chão, passando a chorar intensamente, dando um grande exemplo de paixão pelo clube cruzmaltino. Que a atitude de Victor sirva de exemplo para outros torcedores tunantes.

Veja abaixo a entrevista com Victor Tourinho: 

1) QUANTOS ANOS VOCÊ TEM, QUAL O COLÉGIO E SÉRIE QUE ESTUDA E QUANDO DESCOBRIU QUE ERA TORCEDOR TUNANTE?

R : 15 Anos, Universo, 2º ano, desde que eu me entendo por gente.

2) TEM MAIS ALGUM TUNANTE NA SUA FAMÍLIA?

R : Todos tunantes menos minha mãe e minha avó.

3) SEUS FAMILIARES E VC SÃO SÓCIOS DA TUNA?

R: Não

4) O QUE LEVOU VC A ESCOLHER A TUNA PARA TORCER?

R: Deus.

5) QUAL FOI SUA MAIOR ALEGRIA COM A TUNA?

R: Todos os jogos são alegrias pra mim, nas derrotas meu amor só aumenta.

6) QUAL FOI SUA MAIOR DECEPÇÃO COM A TUNA?

R: Vitória 3 x 0 Tuna.

7) O QUE VC ESPERA DO ATUAL TIME DA TUNA NA FASE PRINCIPAL?

R: Título, a Tuna é time grande e não consigo vê outra coisa que não seja a briga por títulos.

8) CONCORDA COM A PERMANÊNCIA DE FLÁVIO GOIANO COMO TÉCNICO?

R: Concordo.

9) TEM ALGUMA SUGESTÃO QUE GOSTARIA DE DAR PARA A CT E DIRETORIA DA TUNA?

R: Não sei muito bem sobre a atual situação do CT, a diretoria acho que tá dentro dos conformes.

10) POR QUE VC FOI NA CURUZÚ SECAR O ANANINDEUA?

R: Por que eu não pude ir pra mãe do rio, e eu tinha que apoiar a Tuna de algum jeito, resolvi ir secar o Ananindeua, graças a Deus deu certo.

11) GOSTARIA DE DEIXAR ALGUMA MENSAGEM AOS DEMAIS TORCEDORES DA TUNA

R: A Tuna precisa da gente, precisa dos torcedores. É mais que nosso dever acompanhar a Tuna, como tunante é obrigação nunca deixar a Tuna de lado, a Tuna tem que voltar pro lugar dela e isso depende também da gente então vamos lá FORÇA TUNA.

4 comentários:

  1. Que bom que temos torcedores bem jovens e tão apaixonados pela Tuna. É um bom sinal de que a torcida tem membros novos e que eles poderão continuar a força de nossa torcida por muitos anos e quem sabe repassar para seus filhos depois.
    Nossa Tuna precisa de gente assim, que desde nova passa a vibrar com o time, mesmo não tendo visto o clube ser campeão como eu vi nos dois campeonatos nacionais.
    Fico contente em ver estes novos torcedores e sua alegria. Sonho em ver a Tuna outra vez campeã, seja estadual ou nacional. Mesmo que demore um pouco. SEria também ótimo que a Tuna daqui a uns 20 anos pudesse ter uma torcida maior e uma estrutura mais consistente em todos os esportes que ela participa em competições. Acho que todos nós tunantes, dentro das limitações de cada um, podemos fazer alguma coisa para construirmos este futuro. Este rapaz já ajudou com sua perseverança. E assim, com a união de forças, de ideias, de colaborações podemos tornar a Tuna maior. É o que eu penso.
    Um abraço cruzmaltino.
    Márcio

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. "VON" disse...
    Na verdade, a Tuna venceu dois títulos nos últimos dois anos, sendo um da Copa Centenário (2008) e esse agora da 1ª fase. Alguns irão dizer mas que título se as principais forças não estavam presentes? Ora, não estavam presentes mas não deixaram de ser considerados como títulos! Os grandes times do Brasil e do mundo conseguem formar torcidas imensas por vencerem títulos e estarem sempre na mídia. Qualquer criança hoje quer ser torcedora do Fluminense, do São Paulo, do Internacional, etc, pois esses times estão sempre vencendo algum título e passam a versão de vencedores. Se a Tuna conseguir vencer uns dois ou três título numa década certamente formará uma boa torcida e terá mais patrocínio. É uma questão de organizar a estrutura e manter perseverança.

    ResponderExcluir
  4. Bem, concordo que os títulos são importantes na formação de uma torcida maior. Mas acho que há outros fatores também. Às vezes um clube desses, chamado de massas, fica um bom tempo sem vencer um título importante, mas continua com uma grande torcida. A Tuna foi campeã em 1983, 1988, início da década de 90, mas sua torcida não aumentou tanto. É certo que houve esses outros títulos citados, mas não foram considerados tão importantes pela mídia e por muita gente. Claro que nós tunantes ficamos muito contentes e os consideramos motivo de orgulho. Também houve o título do primeiro turno de 2007.

    Penso que essa questão de torcida também é influenciada por outros fatores. Se a Tuna se destacar nas categorias de base, atrair muitos jovens para entrar nas suas escolinhas esportivas, estimular o talento deles, dando oportunidades para eles se destacarem, também estes jovens poderão talvez se tornar tunantes. Também as famílias de tunantes podem influenciar para que as futuras gerações sejam da nossa torcida.
    Creio que se a Tuna fizer bons campeonatos paraenses nos próximos anos, talvez sendo campeã pelo menos duas vezes nesta década e se conseguisse um título ao menos da série D já elevaria consideravelmente o nome do clube. E também conseguindo apoio de meios de comunicação e de pessoas influentes pode ser que a Tuna, junto com esses títulos, se projete. Mas não esqueçamos que é preciso tentar atrair investimentos para formar uma forte infraestrutura . E aí vai ser preciso além de vitórias em campo, se organizar e se estruturar. Vamos ver. Vamos tentando, vamos nos esforçando. O futuro já começa agora. Todos nós podemos fazer alguma coisa.
    Juntos, torcedores, sócios e dirigentes poderemos dar esta força à Tuna.
    É somente uma opinião.
    Márcio

    ResponderExcluir