sábado, 16 de outubro de 2010

TUNA LUSO EM BUSCA DO ESPAÇO PERDIDO


O campeonato paraense de futebol da 2ª divisão 2011 teve início nesta terça-feira, 12 de outubro. Nove equipes disputam esta fase do campeonato mas apenas duas se classificam para a fase seguinte, prevista para começar no início de dezembro. Os dois melhores times da 2ª divisão juntar-se-ão na 1ª fase com Tuna Luso Brasileira, Ananindeua, Castanhal, Santa Rosa, Sport Belém e Time Negra. Nesta fase, apenas duas equipes se classificam para a fase principal do campeonato para enfrentarem Paysandu, Águia de Marabá, Clube do Remo, São Raimundo, Independente e Cametá. As oito equipes da fase principal disputarão um campeonato em dois turnos, conforme regulamento. Paysandu e Águia de Marabá estão disputando as quartas de finais da série C, se passarem de fase já estarão na série B do ano que vem. O São Raimundo, campeão da série D em 2009, foi rebaixado novamente para a série D, já com vaga garantida. O Pará tem direito a uma outra vaga na série D de 2011. Terá direito a essa vaga a equipe que disputar a fase principal e tiver a melhor classificação no campeonato paraense de futebol de 2011.
A Tuna Luso Brasileira, mais antigo e tradicional clube esportivo de Belém, detentor de inúmeros títulos no esporte amador, dez títulos no futebol em estaduais e dois em nacionais, há dois anos que não consegue classificar para a fase principal do campeonato paraense. Em 2007, sem muitos recursos mas com uma boa equipe, formada principalmente por jogadores da base, conseguiu realizar uma excelente campanha e ficou com o vice-campeonato paraense daquele ano, perdendo para o Clube do Remo na final. Em 2008, o time foi uma negação e não consegui fazer um bom campeonato. Em 2009, a Tuna Luso chegou a participar da 1ª fase do campeonato paraense representado por uma cooperativa de jogadores, na maioria formados na base do clube, e pelo técnico Carlos Lucena. Infelizmente, principalmente pela falta de apoio e patrocínio, a equipe não foi feliz e novamente não conseguiu a classificação para a fase principal.
Agora, em 2010, a diretoria do clube resolveu formar um time forte para recuperar o espaço perdido e tentar a classificação. Desde agosto cerca de 21 jogadores estão treinando forte sob o comando do técnico Zé Carlos, auxiliado pelo ex-jogador Mazinho (ex-Paysandu) e coordenados pelo gerente Flávio Goiano.
As dificuldades no clube para manter o futebol profissional são muitas, principalmente financeira, mas a vontade da diretoria e dos profissionais que estão trabalhando no projeto de levar a Tuna Luso para a próxima fase é maior que as barreiras encontradas no dia-a-dia. O gerente Flávio Goiano e o diretor de futebol, Sr. Charles Tuma, trabalham diariamente em busca de patrocínio e do apoio de torcedores e colaboradores para conseguir recursos e manter a equipe em atividade. O time que está em formação é bom e logo no primeiro amistoso realizado contra o Paysandu, em plena Curuzú, empatou o jogo em 1 x 1, tendo saido na frente do placar e poderia até fechar o jogo no primeiro tempo, se não tivesse perdido pelo menos duas boas chances de gols. O Paysandu só empatou no segundo tempo mas sentiu a qualidade e a força da equipe cruzmaltina. A comissão técnica da Tuna gostou do teste.
O segundo jogo amistoso da Tuna foi realizado no sábado (09/10), véspera do Círio, contra o Time Negra, 09:30h no estádio do Souza, quando a Tuna venceu pelo placar de 1 x 0, com um golaço do jogador Japonês. A equipe comandada por Zé Carlos mostrou que está no caminho certo mas precisa de mais treino e contratar pelo menos mais uns 04 bons jogadores em posições chave para reforçar o time. Um goleiro, um zagueiro, um volante e um jogador de frente, tipo matador, são necessários.
Como faremos para contratar esses jogadores? É justamente neste ponto que a diretoria do clube e o gerente Flávio Goiano pedem a colaboração de torcedores, abnegados e colaboradores da Tuna. Se queremos ver uma Tuna Luso forte novamente dentro e fora de campo, jogando bonito como antes, dando alegria aos seus torcedores, é preciso que todos ajudem e colaborem para isso. As equipes do interior estão se preparando e com o forte apoio financeiro das prefeituras. A Tuna tem uma excelente estrutura física mas precisa de patrocínio financeiro para manter sua estrutura e fazer frente aos demais times. A equipe necessita de uma série de materiais de custeio e de treinamento. Precisa também pagar salários em dia para seus jogadores e comissão técnica e para isso a sua contribuição será muito importante.
Para a Tuna Luso seguir forte e grande como antes precisa muito da ajuda de todos.
Avante Tuna!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário