sexta-feira, 27 de março de 2009

EDITORIAL

FOTOS TIRADAS DURANTE A RECUPERAÇÃO DO GRAMADO DO SOUZA, CUSTEADO E SUPERVISIONADO PELA ATAT (OUT/2008).

Foto 1: Colaboradores trabalhando na substituindo de grama do Souza.
Foto 2: Engenheiro agrônomo Guilherme orientando na recuperação do gramado do Souza.

Olá, amigos!
Nós que fazemos parte e colaboramos com a ATAT, lamentamos profundamente os fatos ocorridos no estádio do Souza por ocasião do jogo Ananindeua X Time Negra, realizado sábado, 21/03/09, no estádio do Souza, pela 4ª rodada do 2º turno do campeonato paraense de futebol 2009.
Gostariamos de esclarecer que foi a FPF, em comum acordo com Ananindeua e Time Negra, quem marcou o referido jogo. Todos sabemos que o estádio do Souza não apresenta a mínima condição para realizar um jogo de futebol profissional. Lembramos ainda, que o mando de campo deste jogo era do Ananindeua e portanto, seus representantes deveriam ter visto as deficiências do estádio com antecedência e solicitado a mudança do jogo para outro local. Lamentamos muito mesmo as ocorrências daquele jogo pois, além da falta de grama e muitos buracos no gramado, nem a pintura do campo havia sido feita, fato esse que quase leva o juiz a cancelar o jogo, afetando seriamente a imagem esportiva do Pará e da Tuna Luso Brasileira pois tudo foi exibido em rede nacional pela Rede Globo.
Adimitimos que a Tuna Luso tem a sua parcela de culpa mas também temos que considerar outros fatores que levam a isso como por exemplo a taxa de aluguel do campo que nem sempre é paga pelos usuários devido a pouca arrecadação da bilheteria, sempre deficitária e não sobrando dinheiro nem para cobrir os custos mínimos do jogo.
No final de tudo, quem acaba tendo que arcar com as despesas de recuperação e manutenção do gramado é a Tuna Luso.
No segundo semestre de 2008 a ATAT, em conjunto com seus colaboradores, recuperou integralmente o gramado do Souza (vide fotos em anexo de OUT/2008), com a colocação de terra preta, adubo, fertilizante e substituição de aproximadamente 500,00m2 de grama (tudo supervisionado por engenheiro agrônomo).
A ATAT gastou cerca de R$6.000,00 para realizar a reforma e o gramado foi entregue (em boas condições) para ser usado pela Tuna Luso durante seus jogos no seletivo. Posteriormente, na fase principal do campeonato, o Souza foi usado por outras equipes que não possuem estádio próprio em Belém (Vila Rica, Ananindeua, São Raimundo, Time Negra). Com isso, o gramado do Souza foi muito sacrificado e danificado, não recebendo qualquer tipo de manutenção desde outubro, quando a ATAT o entregou recuperado e em totais condições de uso.
Não temos nenhuma dúvida de que dessa forma não há gramado que resista.
É lamentável o que aconteceu no Souza naquele dia e o pior de tudo foi ter que ver aquelas imagens vergonhosas e escutar piadinhas em rede nacional!

Tristes saudações cruzmaltinas,
Gerardo Von (ATAT)

Fotos 3 e 4: tiradas após a reforma, com o gramado estando totalmente recuperado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário