A capital do estado do Pará, Belém, é a principal porta de entrada do lado oriental da floresta amazônica. Com seus 1,4 milhões de habitantes, a "Cidade das mangueiras" também oferece deslumbrantes e autênticas paisagens naturais da Amazônia.
Belém foi fundada em 1616, na convergência dos rios Pará e Guamá. Neste período foi construido o Forte do Presépio, que ainda é um dos principais marcos da cidade.
Belém foi fundada em 1616, na convergência dos rios Pará e Guamá. Neste período foi construido o Forte do Presépio, que ainda é um dos principais marcos da cidade.
Várias outras exposições de arquitetura colonial dos séculos 17 e 18 também foram recentemente revitalizados e estão entre as muitas atrações da cidade, tais como o Mercado Ver-o, que é uma das maiores feiras abertas do mundo, com cerca de 5.000 trabalhadores, onde os visitantes se misturam com a população local para obter um verdadeiro sabor de tudo que é típico da região, à base de frutas como o açaí e inúmeras especiarias e ervas.
Nenhum outro período da história em Belém foi mais importante do que a chamada Era da borracha. No final do século 19 e nas primeiras décadas do século 20, Belém tornou-se um importante centro comercial, graças à exploração das seringueiras - as árvores da borracha. Foi durante esse período que alguns dos mais notórios edifícios de Belém foram construídos, como o Teatro da Paz e do Palacete Bolonha.
Durante o século 20, Belém teve um enorme potencial para atrair turistas e para isso desenvolveu algumas facilidades como a Estação das Docas, ponto de partida de vários cruzeiros fluviais, e do Complexo Ver-o-Rio.
Belém também é famosa por sediar uma das mais importantes e típicas festas religiosas do Brasil, o Círio de Nazaré - uma procissão que anualmente reúne até dois milhões de pessoas no segundo domingo de outubro, que rezam para Nossa Senhora de Nazaré, a padroeira do estado do Pará.
Futebol
Uma das mais ferozes rivalidades do Brasil é partilhada por Belém com entre as equipes do Clube do Remo e do Paysandu Sport Club. Ambas têm dividido a maioria dos títulos de futebol desde o Campeonato Paraense de 1910, e ambos tiveram a sua quota de sucesso a nível nacional.
O Paysandu disputou a Copa Libertadores, em 2003, quando terminou topo do seu grupo, sendo derrotado apenas pelos campeões do Boca Juniors, no segundo jogo.
Remo e Paysandu são seguidos de perto pela Tuna Luso Brasileira e todas três equipes realizam importantes jogos - 45000 lugares é a capacidade do Estádio Olímpico do Pará, também conhecido como o Mangueirão (Big Mango Tree).
Nenhum comentário:
Postar um comentário