
Torneio início mostra que a disputa
pela taça do Estadual vai ferver.
Uma festa de todas cores marcou ontem, no estádio Francisco Vasques (Souza), a reativação do futebol feminino paraense, depois de 22 anos sem competições oficiais. O torneio início deu a partida ao Campeonato Estadual 2008, cujo campeão representará o Pará na Taça Brasil. A cerimônia de abertura teve desfile, hasteamento de bandeiras e a palavra do presidente da Federação Paraense de Futebol (FPF), Antônio Carlos Nunes de Lima: ‘’Vocês estão resgatando o futebol feminino. Então, devem encarar o campeonato com seriedade. A federação está apoiando vocês, mas precisa que todos cooperem para o sucesso do empreendimento’’, avaliou. O Independente foi o vencedor do torneio (a Tuna foi vice-campeã).
Outro fato importante na solenidade foi a escolha da musa do torneio início, com a participação de seis candidatas, todas jogadoras. A escolhida foi a atacante Rayssa, da Tuna, vencedora com três votos contra dois da candidata do Sacramenta, Elissandra Oliveira. Kelly Maria, do Ananindeua, também teve dois votos.
O Souza recebeu bom público. O torneio foi aberto com o jogo Ananindeua x Sacramenta. O Sacramenta venceu por 2 a 1 na cobrança de pênaltis depois de empate de 0 a 0 no tempo normal. Hislene Lima comandou o confronto. Depois veio o jogo Independente x Estrela/Tropical, de Barcarena, com o Independente marcando 1 a 0, gol de Lauzi. Em corrida pela direita, bateu rasteiro na saída da goleira Moca. Rosenir Amador comandou o jogo.
Com grande expectativa por parte da torcida, a Tuna entrou tímida diante do Terra Firme. Para surpresa das tunantes, as adversárias fizeram 1 a 0 com Keice, aos 8 minutos. Dois minutos depois, Talita, da Lusa, teve um gol anulado. O empate veio com Dani, aos 26 minutos. Como tinha vantagem nos escanteios, a Tuna classificou-se para a final. Arlene Barreto Souza foi a árbitra.
Musa do torneio promete garra
A musa do torneio início, a atacante Rayssa (à direita), da Tuna, lamentou o fato de a Lusa não ter também conquistado o troféu de melhor equipe. Mas a jogadora promete garra para as partidas do Parazão, que começa no próximo sábado.
O Independente é o clube mais antigo no futebol feminino do Estado. Durante 20 anos vem participando de torneios nacionais. É pentacampeão da Copa Norte e campeão da Taça Brasil. Como ressalta o diretor Júnior Bastos, o Galo é um celeiro de boas jogadoras.
A primeira rodada do 1º turno do Paraense acontece no sábado, 15, com os jogos Independente x Sacramenta, Estrela x Terra Firme e Tuna x Ananindeua - ainda sem local definido. Uma rodada dupla deverá ser disputada no Ceju. A Tuna jogará no Souza.
(Fonte: O Liberal - 10/03/2008)
Nenhum comentário:
Postar um comentário