quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Mais do Facebook

Bruno Tamegão Noronha foi marcado na própria foto na linha do tempo de Liga Lameesp.
Camilo Ramos, Marco Antônio, João Marcos Venâncio, Sarah Crestian Cunha, Larissa Muniz, Karla Cynara Pinheiro, Natercia Marques, Carolina Guimarães, Anthony Mark, Junior Sena

LACEP - Liga Acadêmica de Ciências do Esporte do Pará

Estudos, pesquisas e debate científico em CIÊNCIAS DO ESPORTE

Interdisciplinar e interinstitucional com apoio da SBME / SMERJ / UFPA / UEPA / CESUPA / FPF - CBF

Realizado encontro científico no Congresso Médico Amazônico.
Curtir (desfazer) · · há 2 minutos ·

Notícias do Facebook

WALECE LIMA (HERÉ), JOGADOR DA BASE DA TUNA, CHEGOU HOJE NA ESPANHA E SE APRESENTA NO REAL MADRI "B"... MUITO SUCESSO GAROTO.

Direto do Facebook:


"Nenhum obstáculo é tão grande se a sua vontade de vencer for maior!!!
O segundo turno vai começar e a determinação, foco tem que só aumentar, a cada treino, cada dia a vontade de vencer tem que aumentar mais e mais. Conto com a seriedade, compromisso, dedicação e vontade de vocês para vencermos essa guerra. — comPaulinho SouzaEdivan CleyBrendo FerreiraJuninho BujaruCaxizinho CostaVinicius OliveiraLeonardo SalesLucas LobatoLuis OliveiraSilvio Galisa eAdriano Pamplona."

Depoimento de um "admirador" cruzmaltino

De Antônio José Soares (direto do Facebook) 
Antônio José Soares

"Sou um admirador da Tuna Luso Brasileira, não só por minha descendência lusitana, mas pelas grandes amizades que fiz nesse clube, entre as quais posso destacar Edgar e César Matar, o dr. Vasco, Manoel Chipelo, Miguel Cecim, Pedro Alcântara e Walter Abel . muitos e muitos outros, como o goleiro Sarara e o seu irmão Macaco, velho massagista do clube. Entre os jogadores, quase toda a equipe campeã de 1970, como Mesquita, Reginaldo, Carvalho, Waltinho, Antenor, Bosco, o grande Manoel Maria, que depois foi para o Santos, assim como Haroldo. Enfim, passaria longas horas citando nomes e personalidades do grande clube. Quando vejo um Marco Marcos Moraes de Lima, velho companheiro empenhado em reerguer o clube, fico até emocionado. Ainda mais com a proposta que ele apresenta: uma chapa com velhos e novos cruzmaltinos, mas que tenham compromisso com a agremiação. Coloco-me desde já à disposição para fazer lobby, cooptar associados e badalar a eleição na minha modesta página na internet, o jornal Gram-Pará (www.grampara.com.br). Espero que o Marco consiga seus objetivos. Será bom até para quem neste momento não está ainda fechado com ele."

No estilo Walter, Ageu Sabiá era o 'gordinho artilheiro' da década de 90

Ex-atacante com passagem por Remo, Paysandu e Tuna era desengonçado, com as pernas finas e tinha uma barriga um tanto avantajada

Por Belém

1 comentário



Desengonçado, com as pernas finas e uma barriga um tanto avantajada, o que rendeu o apelido de Sabiá. Para muitos, à primeira vista, Ageu poderia ser tudo, menos um jogador de futebol. Mas bastavam alguns minutos em campo para o atacante mostrar que era um artilheiro nato, capaz de pegar a bola na linha intermediária, deixar os zagueiros no chão e sair para comemorar o gol com a torcida. Hoje com 46 anos, Ageu Sabiá se diverte contando as histórias que o transformaram em um dos maiores mitos do futebol paraense (assista acima alguns gols da carreira de Ageu).

Artilheiro por dois anos seguidos do Campeonato Santareno de 1986/87, Ageu chamou atenção do diretor Walter Abél, da Tuna Luso, que tinha viajado a Monte Alegre-PA. Assim que viram o biotipo do atleta, até então desconhecido, jogadores, comissão técnica e até os repórteres que cobriam o dia a dia do clube riram e se perguntavam: como uma pessoa acima do peso poderia se aventurar a jogar profissionalmente?
- No início foi muito difícil. A desconfiança era muito grande. Ninguém acreditava no meu potencial. Mas bastaram os primeiros treinamentos para que eu provasse o contrário. Quando viram que, mesmo tendo uma barriga saliente, eu conseguia fazer as jogadas de velocidade e finalizar com precisão, as pessoas começaram a me respeitar. Costumo dizer que jogador habilidoso, velocista, inteligente e, claro, gordinho, só existe um: Ageu Sabiá – conta, sem cerimônia.

Ageu se diverte (Foto: Gustavo Pêna)
Ageu Sabiá nunca abriu mão de refrigerante com

pastel (Foto: Gustavo Pêna)

Com 1,67m de altura, Ageu afirma que o seu peso ideal era de 65 kg, mas que chegava a entrar em campo pesando 75 kg. De acordo com ele, esses 10 kg a mais não atrapalhavam em nada na hora da partida. Sabiá confessa que a alimentação nada saudável ajudava no ganho de peso. O jogador adorava comer hambúrguer, churrasco, pastel, refrigerante e ainda se aventurava em tomar alguns copos de cerveja.
- Eu deixava os treinamentos e atravessava a rua para comer hambúrguer. Se não tinha, o jeito era comer pão com manteiga e refrigerante. Aquela cervejinha também não podia faltar. Os preparadores físicos sabiam disso, mas não me questionavam, pois tinham consciência que dentro de campo eu me garantia. Eles não me botavam para correr seis quilômetros igual os outros. Eu fazia treinos específicos. No campo, corria 100 metros em dez segundos. Poucos jogadores conseguiam isso.
Da Tuna, Ageu jogou no Paysandu, onde ajudou os bicolores a conquistarem o acesso à Série B em 1990, mas foi no Clube do Remo que o atacante ganhou a fama de “carrasco”, principalmente quando enfrentava o Papão. No Leão, o jogador foi o artilheiro no pentacampeonato estadual e um dos principais personagens no tabu de 33 jogos de invencibilidade no clássico Re-Pa.
- Respeito o Paysandu, tenho carinho pela Tuna, mas sou torcedor do Remo. Meu diferencial era fazer gol em Re-Pa. Podia passar muitos jogos sem fazer gol, mas bastava fazer um no Re-Pa que a gente era rei. Sou um dos maiores artilheiros do clássico, com 48 gols. Jogando pelo Remo, em 1993, ficamos entre os oito melhores times da Primeira Divisão, comigo disputando a artilharia da competição. Guardo na memória um gol que marquei pelo Leão, diante da Desportiva, do Espírito Santo, quando driblei todo mundo e o meu gol foi eleito o mais bonito no programa Fantástico.
Em 1993, a gente iria enfrentar o Goiás no Serra Dourada e um repórter veio me dizer que era difícil ganhar deles lá dentro. Eu só fiz responder: ‘Difícil é dar rasteira em cobra e cachuleta em jabuti. O resto é fácil’"

Ageu Sabiá
‘O cavalo é barrigudo e também corre’

Folclórico, Ageu Sabiá é cheio de histórias engraçadas e frases de efeito que ficaram marcadas em razão da barriga avantajada. A mais conhecida delas aconteceu em 1993, quando Remo e Portuguesa se enfrentaram no Estádio do Canindé, pelo Brasileiro.
- O repórter veio me entrevistar e perguntou como eu poderia correr com aquela barriga toda. Olhei para ele e disse: ‘O cavalo é barrigudo e também corre’. Também em 1993, a gente iria enfrentar o Goiás no Serra Dourada, e um outro repórter veio me dizer que era difícil ganhar deles lá dentro. Eu só fiz responder: ‘Difícil é dar rasteira em cobra e cachuleta em jabuti. O resto é fácil’. Eu desembarcava do ônibus para treinar e as pessoas pensavam que eu era o roupeiro do time. Eu deixava pensarem e respondia dentro de campo. Todo mundo ficava boquiaberto quando marcava os gols.

Fama de ‘gordinho’ atrapalhou a ida para clubes do Sul e Sudeste

Como todo jogador, Ageu tinha o sonho de jogar nos grandes clubes do eixo Sul e Sudeste. No fim da carreira, o atleta teve passagens rápidas pelo Noroeste e São Carlense. Segundo o artilheiro, o preconceito era a principal barreira para conseguir uma oportunidade em grandes equipes como Flamengo, São Paulo, Corinthians e Grêmio. Em 1994, por exemplo, Sabiá esteve perto de fechar com a Portuguesa. Ele teve que se contentar em encerrar a carreira em 2004, pelo Ananindeua-PA.
Ageu Sabiá (Foto: Raimundo Paccó/Arquivo O Liberal)
Ageu encerrou a carreira em 2004, pelo Ananindeua

(Foto: Raimundo Paccó/Arquivo O Liberal)

- Eu já estava me preparando para viajar a São Paulo, quando o técnico Candinho foi demitido e um outro foi contratado, e não quis mais me levar. As pessoas sabiam da minha fama de atacante artilheiro, mas também ouviam falar que eu era gordinho. Acredito que os presidentes dos clubes tinham medo de apostar no meu futebol e as coisas não darem certo. Os dirigentes comentavam que eu era gordinho demais. Mas isso nunca me entristeceu. Meu negócio mesmo era jogar e fazer gol, fosse no Pará ou na Europa, não me importava com o lugar.

'Se deixarem, o Walter é artilheiro na Seleção Brasileira’

O Campeonato Brasileiro ainda está na metade, mas Ageu Sabiá já elegeu o craque da competição: Walter. Ageu vê no gordinho do Goiás as mesmas características que tinha quando jogava. De acordo com ele, Walter nunca vai conseguir emagrecer e, mesmo estando acima do peso, vai continuar balançando as redes adversárias.
- As pessoas vinham falar que o Walter jogava igualzinho como eu. Comecei a assistir os jogos e perceber que realmente era parecido na velocidade e na habilidade dentro da área. Os jogadores fazem com o Walter exatamente o que faziam comigo: me deixavam de lado, não confiavam no meu futebol. Mas é só dar o primeiro traço e fazer o gol que a marcação acontece. Esse atacante do Goiás não precisa emagrecer. Se isso ocorrer, ele para de fazer gol.

Ageu sabiá (Foto: Gustavo Pêna) 
Ageu se diverte contando as suas histórias no futebol. Para ele, o atacante Walter, do Goiás, merece uma oportunidade na Seleção Brasileira (Foto: Gustavo Pêna)

Assim como grande parte dos torcedores, Ageu pede que o técnico Felipão dê uma oportunidade para Walter no ataque da Seleção Brasileira. Segundo ele, o Tufão tem espaço no time na equipe canarinho, mas trata logo de avisar: o seu posto de verdadeiro gordinho artilheiro nunca vai ser tomado.
- O Walter tem totais condições de jogar na Seleção Brasileira. Se deixarem, ele vai ser artilheiro. É um excelente jogador, oportunista, e o nosso time está precisando de um atleta com essas características. É um exímio ‘matador’, vai dar certo, com certeza. Mas é bom que as pessoas saibam de uma coisa: o verdadeiro gordinho artilheiro mais famoso do Brasil sou eu. O Walter é o segundo – se diverte Sabiá.
fonte: globoesporte.com

NOTA: 
Considerando que o referido jogador foi formado nas categorias e despontou para o futebol profissional através da base da Tuna, o autor da reportagem poderia pelo menos ter tido a consideração de colocar uma foto de Ageu "Sabiá" com a camisa da Tuna Luso, não acham? 

Segue uma foto importante na história da Tuna e de Ageu também!


segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Acidente mata jovem promessa do futsal da Tuna




Um grave acidente de trânsito tirou a vida de uma jovem promessa do futsal paraense no último sábado (31), no município de Barcarena.

Acidente mata jovem promessa do futsal da Tuna (Foto: Rep./Facebook)

Brenno Souza, 14 anos, atuava pela Tuna Luso Brasileira desde os 13 e disputava o Campeonato Paraense da categoria Sub-15. O atleta andava de moto quando colidiu com um ônibus em um dos cruzamentos do município. Segundo testemunhas, o acidente foi provocado pela falta de atenção de Brenno, que não viu o veículo ao atravessar a via principal. Além de não ter idade para possuir carteira de habilitação. Brenno estava sem capacete.

O treinador da equipe da Tuna, Janio Nogueira, lamentou a perda. "Brenno era um garoto excepcional. Era um dos nossos principais jogadores e já despertava o interesse de clubes de fora para atuar até nos gramados. O diretor do Vasco da Gama-RJ já havia entrado em contato com a nossa comissão técnica para realizar testes no clube carioca. Faremos uma homenagem digna para ele no decorrer da disputa do Campeonato Paraense. Os atletas jogarão com uma camisa por baixo do uniforme com uma foto do Brenno durante toda a competição", afirmou o treinador.
Fonte:(Ronald Sales/DOL)

Clube do Remo vence a 4ª regata do ano

Os resultados da regata de ontem não forma nada bons para a Tuna, que pela terceira regata consecutiva saiu sem vencer uma prova sequer. A outrora equipe da "Rainha do Mar",  parece que foi reduzida a mera coadjuvante. 


Foto: portal ORM.
Muita decepção e tristeza aos amantes do esporte de remo no Pará pelo baixo desempenho da Tuna nas últimas regatas. Mesmo para aqueles que torcem por Paysandu e Remo possuem um grande respeito e carinho pela brilahnete história de conquistas da Tuna nas águas barrentas da baia de Guajará. 
O Clube do Remo venceu a 4ª Regata do Campeonato Paraense de Remo com ampla vantagem sobre os adversários. Dos 11 páreos realizados, a equipe azulina venceu oito, contra três do Paysandu e nenhum da Tuna. Os azulinos venceram também a prova do Oito Gigantes, prova principal do evento, somando 38 pontos, contra 25 do Paysandu e apenas 07 da Tuna, que conseguiu apenas dois segundos lugares e três terceiros, o que já pode ser considerado como um dos piores anos de toda a sua história nas disputas regionais
Com os 38 pontos de ontem, o Remo passou a somar 134 pontos na classificação geral, contra 109 do Paysandu e apenas 40 da Tuna Luso.
A Tuna, que só alinhou em 05 dos 11 páreos dos 11 disputados, não foi nem a sobra de participações anteriores. Se não for feito algo para recuperar um pouco do gás da sede náutica cruzmaltina poderemos em breve ter chegado a garagem fechada e ver o fim de uma linda história de conquistas no esporte de remo paraense. 
O atleta Deyvison Renato Siqueira Souto, mais conhecido como "Chave de Fenda", ex-remador e vrevelado nas categorias de base da Tuna, que há dois anos vem remando pelo Clube do Remo, venceu com facilidade o Skiff, deixando para trás o atleta argentino Pablo Daniel Aguirre (remando pelo Paysandu). 
A 5ª e  ultima regata está prevista para acontecer no dia 24 de novembro. O Clube do o Remo, com a pontuação de ontem, poderá na próxima regata conquistar o tetra campeonato regional da modalidade. 

Meninas brasileiras dão show no mundial de judô do Rio

Melhores momentos: Maria Suelen perde e Japão vence Brasil no duelo por equipes




domingo, 1 de setembro de 2013

Tuna disputa 4ª regata com poucas chances de vitória


 Tuna Luso, Clube do Remo e Paysandu disputam a quarta regata de 2013 a partir das 08 horas deste domingo (01/09), com chegada na Estação das Docas. A liderança do Campeonato Paraense de Remo é do Clube do Remo, com 96 pontos, contra 84 do Paysandu e apenas 33 da Tuna, com remotas possibilidades de reação e vitória.
No Paysandu, a novidade é um remador argentino que foi contratado para reforçar a equipe bicolor. No Remo, a aposta recai sobre os atletas locais, enquanto que na Tuna o cenário não é dos melhores.
A regata deste domingo tem como presidente do júri a baiana Magali Cavalcante, árbitra internacional que veio até Belém ministrar uma clínica de reciclagem aos árbitros paraenses. 
Os clubes devem alinhar para a primeira prova por volta das 8h, se nada sair errado, de acordo com o presidente da entidade, Sr. Luizomar Costa. Na terceira regata deste ano houve o atraso de 1 hora devido à falta da ambulância da Samu e de lancha dos bombeiros. A arbitragem de chegada ficará por conta do professor Cláudio Figueiredo.
Mesmo com pouca divulgação, espera-se um bom público para prestigiar o evento. 
Desejamos boa sorte aos atletas cruzmaltinos nesta quarta regata.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Sem notícias sobre o futebol da Tuna

Enquanto que os oito times que disputarão a segundinha do futebol paraense já estão se movimentando, na Tuna seus torcedores não conseguem ter nenhuma notícia que fale sobre a movimentação no futebol profiussional do clube. Se assim continuar, considerando-se que já estamos próximo da competição (1ª fase), e que teremos eleição no clube no final do ano, corremos sérios riscos de ficar mais um ano fora da elite e sem ver nosso time nos gramados.  O que fazer e a quem recorrer?

FPF define equipes que jogarão a 2º divisão do Parazão


Bragantino e Sport Belém desistiram de jogar a segundinha

Em reunião no auditório da Federação Paraense de Futebol, na tarde desta quinta-feira (29), a diretoria técnica da FPF definiu os oito times que participarão da segunda divisão do Campeonato Paraense 2014.

Ananindeua, Gaviões Kyikatejê, Izabelense, Pinheirense, Santa Rosa, Time Negra, Tiradentes e Vila Rica serão as equipes que disputarão as quatro vagas à primeira fase da 1º divisão do Parazão, onde se juntarão com Águia de Marabá e Tuna Luso.

A competição começa no mês de outubro e será realizada com as oito equipes divididas em dois grupo com quatro times cada. Serão jogos de ida e volta, sendo que as duas melhores agremiações de cada grupo, após todos os jogos realizados, se classificam para a primeira fase da 1º divisão do Parazão.

Bragantino e Sport Belém desistiram da participação da segundinha de 2014 alegando reestruturação administrativa para que os problemas financeiros sejam resolvidos. 


Veja como ficaram os grupos de disputa.

Grupo 1

Ananindeua
Izabelense
Santa Rosa
Tiradentes

Grupo 2

Gaviões Kyikatejê
Pinheirense
Time Negra
Vila Rica

Arthur Sobral (Portal ORM)
Foto: Marcelo Seabra

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Brasil conquista medalha de ouro no mundial de judô


terça-feira, 27 de agosto de 2013

A voz do torcedor

27 Ago 13, 01:38
Cordovil(Carvalho0: Tenho orgulho em ser Tunante, assim como meus filho e netos, ainda espero ver a nossa Tuna de novo no cenario esportivo brasileiro. Sou ex-jogador das categorias de base nos anos 60.
26 Ago 13, 09:40
Amaury: È inadmissível a Tuna ficar sem disputar competições!Quem tem a Tuna no sangue não pode se conformar com isso!
26 Ago 13, 09:31
Amaury: Mesmo já tendo passado por muita coisa na vida,ainda me emociono quando vejo uma criança ou até um adulto com a camisa da Tuna nas ruas e penso que sempre fizemos boas campanhas em Brasileiros!
25 Ago 13, 10:53
marcio: Tuna precisa voltar ao topo do futebol paraense e voltar a disputar competições nacionais de futebol
25 Ago 13, 10:52
marcio: equipe.
25 Ago 13, 10:52
marcio: É preciso formar uma rquipe forte para a fase de acesso do futebol.
25 Ago 13, 10:51
marcio: Os esportes na Tuna precisam de mais apoio.
25 Ago 13, 10:51
marcio: Tenho esperança de que se forme um bom grupo para dirigir a Tuna. Um grupo de pessoas que amam a Tuna, sejam honestas, dedicadas e trabalhadoras.
25 Ago 13, 12:11
Amaury: Apesar do descaso da imprensa está provado que quando a Tuna vai mal desorganiza a estrutura do nosso futebol pois sempre foi reveladora de talentos!
25 Ago 13, 12:03
Amaury: O futebol paraense está em franca decadência.Nós tunantes precisamos nos unir, pois não temos apoio do governo e imprensa.Vamos antecipar as eleições visando a seletiva ao paraense!
20 Ago 13, 11:52
marcio: O melhor para nossa Tuna!
20 Ago 13, 11:52
marcio: Vamos Tuna! Vamos tunantes!
19 Ago 13, 04:21
Amaury: Temos que montar um time forte para o seletivo,aonde a Tuna nunca deveria estar!
19 Ago 13, 04:19
Amaury: Espero que brevemente tenhamos alguma notícia sobre eleições na Tuna.Não vamos cometer os mesmos erros de deixar tudo para a última hora!
15 Ago 13, 09:42
marcio: Estou torcendo pelo sucesso da Tuna no futebol feminino e em todos os esportes que ela disputar.
15 Ago 13, 09:41
marcio: se eu puder ir a alguns... às vezes não posso,mas se eu puder...
15 Ago 13, 09:41
marcio: Poderiam divulgar tabela com jogos da Tuna no futebol feminino?
15 Ago 13, 06:29
Amaury: Vamos melhorar a posição da Tuna nesse ranking!Potencial a Tuna tem!
15 Ago 13, 06:24
Amaury: O torcedor tunante deve ir a campo apoiar nossas meninas!Vou fazer o possível para ir.
12 Ago 13, 10:35
marcio: poderia divulgar a tabela dos jogos do futebol feminino da Tuna para agosto e setembro?