quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Programa Saúde Não Tem Preço

Com o programa Saúde Não Tem Preço, a população brasileira que sofre com hipertensão ou diabetes passa agora a ter acesso gratuito aos medicamentos para o tratamento destas doenças.  
Esta oferta de medicamentos gratuitos na rede Aqui Tem Farmácia Popular é resultado de um acordo do Ministério da Saúde com sete entidades da indústria e do comércio. O acordo beneficia 33 milhões de brasileiros hipertensos e 7,5 milhões de diabéticos. Além de ajudar no orçamento das famílias mais humildes, que comprometem 12% de suas rendas com medicações.
O Farmácia Popular foi criado em 2004 com unidades próprias para oferecer à população mais uma forma de acesso aos medicamentos. Em 2006 a iniciativa cresceu e alcançou a rede privada sendo chamado de “Aqui Tem Farmácia Popular”. Hoje, mais de 2,5 mil municípios possuem estabelecimentos do programa e cerca de 1,3 milhão de brasileiros por mês são beneficiados. Sendo aproximadamente 660 mil hipertensos e 300 mil diabéticos. 
Clique e saiba mais

O diabetes mellitus conhecido popularmente apenas como Diabetes é uma doença que se manifesta quando há um aumento de açúcar no sangue. Além de afetar o nível de glicose no organismo, este distúrbio também causa consequências importantes sobre as gorduras e proteínas. 

A razão desta alta de açúcar no sangue é o que difere os tipos de diabetes. Na Diabetes tipo 1, as células do pâncreas foram destruídas e o organismo não consegue produzir o hormônio insulina, que é responsável pela entrada da glicose nas células. Não existe uma maneira de reativar essas células do pâncreas, por isso, estes pacientes precisam injetar insulina no organismo para absorver esta glicose.

Já no Diabetes tipo 2 o organismo apresenta uma resistência insulínica, pois as células não conseguem aproveitar toda a insulina secretada pelo pâncreas ou a sua produção é insuficiente. Este é o tipo mais comum da doença. Neste caso, os fatores hereditários e a obesidade possuem maior influência. Os sintomas são mais brandos e a doença pode permanecer despercebida durante um tempo.

A hipertensão, chamada popularmente de pressão alta, é o desequilíbrio entre o volume de sangue em circulação e a capacidade dos vasos. Quando a pressão que o sangue faz na parede das artérias para se movimentar é muito forte, o valor fica igual ou maior que 140/90 mmHg ou 14 por 9.  Ultrapassar o limite da capacidade do sistema circulatório exige que o coração trabalhe mais para conseguir mandar o sangue para todo o corpo. Caso não seja controlado, este problema pode ser fatal.

Ter uma vida saudável não é apenas ter um corpo saudável. Pensar em uma vida com saúde inclui analisar o modo com que vivemos. Hábitos corretos ou inadequados podem influenciar a saúde do corpo no presente e no futuro.
Bons hábitos como alimentação apropriada e a prática de atividades físicas regularmente são importantes e melhoram o bem-estar, além de serem fatores importantes na prevenção de várias doenças.  Os aspectos psicológicos como o nervosismo e o medo também merecem atenção.
Adotar um estilo de vida saudável é pensar no conjunto de todos estes aspectos visando uma melhoria na qualidade de vida e na saúde do corpo.

CONFIRA A LISTA DE MATERIAL
DIABETES


DÚVIDAS FREQUENTES
1. O que eu preciso para adquirir o medicamento pelo Aqui Tem Farmácia Popular?
Para ter acesso ao medicamento, o cidadão precisa comparecer ao estabelecimento credenciado portando CPF próprio, receita médica válida e documento com foto.

2. Será aceito qualquer tipo de receita?
A receita deverá ser prescrita por um profissional médico e vale tanto para médico particular quanto para médico do SUS. A validade das receitas varia da seguinte forma: anticoncepcionais – 1 ano; demais medicamentos e fraldas geriátricas – 120 dias.

3. Em caso de menores de idade, como é feita a compra do medicamento?
No caso de menores, pode-se aceitar o CPF dos pais, até providenciar um próprio. Ressalta-se que existe limite por CPF para aquisição de medicamentos neste Programa. Na falta do CPF, o cidadão deverá providenciar a emissão do mesmo para a aquisição do produto.

4. Caso o paciente esteja impossibilitado de comparecer à farmácia ou drogaria, como fazer para adquirir o medicamento ou a fralda?
Fica dispensada a obrigatoriedade da presença física do paciente, titular da prescrição médica e/ou laudo/atestado médico, quando se enquadrar na seguinte condição: incapacidade nos termos dos art. 3º e 4º do Código Civil; desde que comprovado. Nesse caso, a dispensação somente será realizada mediante a apresentação dos seguintes documentos:


a) do paciente, titular da receita, CPF, RG ou certidão de nascimento; e
b) do representante legal, o qual assumirá, juntamente com o estabelecimento, as responsabilidades pela efetivação da transação: CPF e RG.
Considera-se representante legal aquele que for:
a) declarado por sentença judicial;
b) portador de instrumento público de procuração que outorgue plenos poderes ou poderes específicos para aquisição de produto de higiene pessoal junto ao Programa; ou
c) portador de instrumento particular de procuração com reconhecimento de firma, que autorize a compra de produto de higiene pessoal junto ao Programa.

5. A farmácia ou drogaria vai reter minha receita?
Não. O estabelecimento irá providenciar uma cópia de sua receita para arquivamento em cada compra.

6. Preciso assinar algum documento no ato da aquisição?
Sim, o estabelecimento deverá emitir 02 vias do Cupom Vinculado, além do Cupom Fiscal, onde o usuário deverá assinar e ficar com 01 via de cada. A outra permanece na farmácia.

7. Os usuários que não assinam poderão adquirir os produtos da Farmácia Popular?
Para usuários comprovadamente analfabetos, será aceito a digital nos Cupons Vinculados e a farmácia irá providenciar uma cópia da identidade para comprovação, desde que o próprio paciente compareça ao estabelecimento credenciado. 

PARCEIROS
Para ingressar no Programa, o estabelecimento interessado deverá acessar a página da Caixa Econômica Federal (www.caixa.gov.br/farmaciapopular), onde irá efetuar o seu pré-cadastro e, em seguida, seu cadastro on line. Após concluído o cadastro eletrônico, o responsável legal da empresa deverá comparecer a uma agência da CEF de sua preferência para entregar documentação previamente solicitada por e-mail. Após validação da CEF, a empresa deverá encaminhar à SCTIE Requerimento e Termo de Adesão – RTA assinado na agência, subscrito pelo proprietário, dirigente ou mandatário com poderes bastantes para firmá-lo. Os demais documentos: Alvará Sanitário, Comprovante de Responsável Técnico, Original de Cupom Fiscal e Autorização de Emissor de Cupom Fiscal emitida pela Secretaria de Fazenda Estadual serão entregues na própria agência bancária.


A empresa acompanha o processo no sítio www.caixa.gov.br/farmaciapopular- Link SIFAP, utilizando como login o número do PIS e a senha feita na CEF. Em caso de dúvidas, usar a Central de atendimento da CEF 0800 7260104, Opção 9 e, em seguida, 3. Ou, ainda, o e-mail gepos02@saude.gov.br.
MANUAL DE DIRETRIZES PARA A APLICAÇÃO EM PEÇAS PUBLICITÁRIAS 
fonte: http://www.saudenaotempreco.com.br/conheca_a_campanha.php 

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Michele e Aline formam o time da ASCOM da Tuna

As jornalistas Michele Muniz e Aline Saavedra estão respondendo pela assessoria de comunicação da Tuna Luso e são o elo de ligação entre o clube e a imprensa, além de alimentar diariamente notícias do clube na internet. No detalhe das fotos apresentamos Michele na frente do novo banner da Tuna e na foto abaixo a não menos sorridente Aline anotando todos os detalhes do futebol para divulgar no blog oficial da Tuna  http://tunalusobrasileiraoficial.blogspot.com/, recentemente lançado pelas duas na internet.


Michele Muniz


Aline Saavedra

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

"Tuna - suas glórias, sua história"


Minutos antes do clássico entre o clube da Tuna Luso e o clube do Remo foi assinado o contrato entre o presidente da Tuna Luso Brasileira, Fabiabo Bastos e o historiador esportivo Ferreira da Costa que irá escrever o livro " "Tuna - suas glórias, sua história". O livro contará a história de vida, suas glórias e de alguns personagens que fizeram parte da hitória cruzmaltina em seus 108 anos. A cerimônia aconteceu na sala de autoridades do Estádio Edgar Proença.
Na oportunidade estiveram presentes o diretor de patrimônio da Tuna, Salatiel Campos, diretor financeiro, Fernando Amadeu, diretor Eduardo Gonçalves, secretário de esporte e Lazer, Crhistian Costa, o jornalista esportiva, Zaire Filho e o ex atleta da década de 50 tunante, jones Tavares. O livro esta previsto para ser lançado no início do ano de 2012.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

CAMPEONATO PARAENSE - 2011



CLASSIFICAÇÃO DO 1º TURNO – TAÇA CIDADE DE BELÉM
POS
TIMES
PG
J
V
E
D
GP
GC
SG
PAYSANDU
15
6
5
0
1
19
12
7
REMO
14
6
4
2
0
11
3
8
INDEPENDENTE
9
6
3
0
3
12
9
3
CAMETÁ
7
6
2
1
3
15
17
-2
TUNA LUSO
7
6
1
4
1
5
6
-1
ÁGUIA
5
6
1
2
3
8
12
-4
CASTANHAL
5
6
1
2
3
8
13
-5
S. RAIMUNDO
3
6
0
3
3
6
12
-6

CLÁSSICO TUNA LUSO E CLUBE DO REMO TERMINA EMPATE

Torcida da Tuna antes na arquibancada do Mangueirão

O clássico deste domingo (20), entre Tuna Luso e Clube do Remo, realizado no Mangueirão, pela 6ª rodada do Parazão 2011, foi o terceiro do nosso campeonato. 
 Torcida MUC e panorâmica do Mangueirão antes do jogo

No primeiro clássico, o Paysandu venceu a Tuna Luso pelo placar de 2 a 0 e quebrou a invencibilidade da Lusa. No segundo clássico, o Clube do Remo venceu o Paysandu por 3 a 1 e também quebrou a invcencibilidade do Papão. 
Time da Tuna Luso ao entrar em campo


Neste domingo (20), a Tuna Luso, mandante do jogo, empatou com o Clube do Remo, sem gols, e desta forma o Clube do Remo continua como o único time invícto do campeonato.
Torcedores da Tuna carregando as bandeiras

Foi uma partida muito truncada e bastante travado no meio de campo. Quem pensou porém que o Clube do Remo iria conseguir uma vitória fácil sobre a equipe cruzmaltina, enganou-se. O jovem time da Tuna Luso atuou arrumado táticamente no meio de campo, aproveitando as chances de contra ataque, mas deixou a desejar na defesa, com algumas falhas infantis. 
O jogo foi truncado no meio campo

O ataque do Clube do Remo não disse o que veio fazer no jogo. Os dois goleiros não foram exigidos em nenhum momento e fizeram apenas o feijão com arroz. 
Torcedores fazendo um pequeno protesto após o jogo

A Tuna Luso precisava da vitória sobre o Clube do Remo para poder jogar pelo empate contra o Cametá, na última rodada. Com a goleada do Cametá sobre o Castanhal (4 a 1), o time cruzmaltino terá agora que vencer o jogo contra o Cametá para poder entrar no G4 e disputar as semi-finais do 1º turno. O Clube do Remo também precisava vencer o jogo de hoje para poder assumir a liderança do turno e assim obter vantagem na disputa da semi-final.
Ismael Araujo (esq.) e Antônio, torcedores presentes no Mangueirão

Com o empate de hoje, o Paysandu continua na liderança (14pts), seguido por Clube do Remo (13pts), Independente (9pts) e Cametá (7pts). A Tuna Luso também tem 7pts mas está em quinto lugar devido o Mapará ter uma vitória a mais que os cruzmaltinos. O jogo do próximo final de semana, em Cametá, será decisivo para a Tuna Luso alcançar seu objetivo de disputar as semifinais. O Clube do Remo jogará contra o Independente, no Baenão.
Heraldo e seu filho David torcendo pela Tuna

O clássico de hoje teve um público apenas regular, decepcionando alguns. Dos 25.240 ingressos confeccionados e colocados à venda, 17.806 deixaram de ser vendidos. O clássico contou com 7.434 pagantes, proporcionando uma renda de R$ 104.580,00. Após descontadas as despesas de R$ 67.096,44, Clube do Remo e Tuna Luso ficaram com apenas R$18.741,78, cada. O público final foi de 9.194 espectadores, já incluidos os 1.760 credenciados. Pela importância do jogo para as duas equipes, o público ficou abaixo do esperado. 
Torcida da Tuna descendo a rampa do Mangueirão

O televisionamento da partida e a concorrência do jogo entre Flamengo e Botafogo, pela semi-final do campeonato carioca, fizeram com que muitos torcedores deixassem de ir ao Mangueirão, mas ainda assim o público foi maior que o do clássico entre Paysandu e Tuna Luso, com 6.772 pagantes.

Ficha Técnica Jogo 
Placar: Tuna Luso 0 X 0 Remo
Local: Estádio do Mangueirão
Público: 7.434 pagantes / 1.760 credenciados / 9.194 total de espectadores
Renda: R$ 104.580,00
Árbitro: Joelson Silva dos Santos 

Tuna Luso 
Técnico: Flávio Goiano
Jogadores: Adriano, Hugo de Leon, Bruno Prado, Bruno Oliveira, Maraú, Negretti, Dudu, Japonês, Alexandre Chaves (Pitbull), Felipe Mamão (André Barata), Adriano Miranda (Fabinho) 

Clube do Remo
Técnico: Paulo Comelli 
Jogadores: Leo Rodrigues, Elsinho, Paulo Sérgio, Rafael Mosrisco, Marlon, San, Mael (Adriano Pardal), Luis André, Thiaguinho (Rafael Granja), Leo Franco (Fininho), Ró.
Cartões amarelos:
Tuna - Hugo de Leon, Bruno Prado Bruno Oliveira, Negretti, Pitbull e Fabinho. 
Remo - Elsinho, Mael e Luis André.

MEMÓRIA TUNANTE

 


Este texto foi publicado na coluna Memória do Cotidiano, do Jornal Pessoal de Lúcio Flávio  Pinto (Fevereiro de 2011 – 1ª Quinzena). Apesar de não termos o placar desta partida, neste  ano (1957) o Paysandu foi o campeão da 45º edição da divisão principal do campeonato estadual do Pará, conquistando o seu 18º título na história da competição. O Clube do Remo foi o vice-campeão e o artilheiro deste campeonato foi Toni, jogador do Paysandu, com 14 gols marcados. 
No ano seguinte (1958) a Tuna Luso emplacou o seu 7º campeonato estadual, o que lhe deu o direito de disputar no ano seguinte a 1ª Taça Brasil de futebol de 1959. A Taça Brasil é considerada oficialmente pela CBF como o primeiro campeonato brasileiro de futebol disputado por clubes e organizado pela antiga CBD. Este campeonato foi disputado apenas pelos times campeões estaduais do ano anterior e a Tuna Luso foi o time representante do Pará, ficando com a 9ª colocação na classificação final. 
O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1959 ou Taça Brasil de 1959, indicou a equipe que seria o representante brasileiro na primeira competição continental sul-americana, a Taça Libertadores da América de 1960. A competição reuniu apenas os 16 campeões estaduais, sendo que os campeões do estado de São Paulo e do Distrito Federal (na época, a cidade do Rio de Janeiro) já entravam na fase final. 
Bahia sagrou-se campeão, após vencer o terceiro jogo da final contra o Santos de Pelé.
colaboração: Pacheco
fonte: http://www.rsssfbrasil.com (Jornal Pessoal) e Wikipédia.

INGRESSOS PARA TUNA LUSO E CLUBE DO REMO

Aos interessados em ver o clássico entre Tuna Luso e Clube do Remo, neste domingo (20), a partir das 16 horas, no Mangueirão, informamos que os ingressos estão disponíveis para venda desde sexta-feira (18) na sede da Tuna Luso. Os valores dos ingressos são de R$15,00 para arquibancadas e R$30,00 para cadeiras. Gratuidade e meia entrada estão sendo vendidos nas sedes do Clube do Remo e Tuna Luso desde 09 horas de sábado. Foram colocados um total de 25 mil ingressos, entre arquibancadas (inteira e meia) e cadeiras.

Adriano reencontra torcida

Festejado pelos azulinos na década passada, "paredão" enfrenta clube que o projetou no pará pela 1ª vez

por Nildo Lima
O goleiro Adriano, 35, será o centro das atenções no clássico de hoje, no Mangueirão. Esta será a primeira vez, desde que trocou o ABC-RN, em 2006, pelo Baenão, que o atual arqueiro tunante terá contra si a torcida azulina. Adriano já passou por outros times locais, entre eles Pinheirense, Castanhal, Águia e São Francisco, mas em nenhum deles enfrentou o ex-clube.
"Nessas equipes, só disputei a Segundinha e a Série C do Brasileiro", recordou.
Durante a semana, o goleiro afirmou que ainda não parou para pensar na situação sui generis que terá que viver. "Ainda não deu para imaginar como vai ser enfrentar o Remo, onde fiz muitos amigos e sempre contei com o respeito de todos", comentou o "Paredão do Baenão", apelido que ganhou justamente da torcida azulina.
Apesar de todo o carinho recebido da torcida remista em cinco anos de Baenão, com saídas para defender outras equipes, Adriano afirmou que só pensa em ajudar a Lusa a chegar a sua segunda vitória consecutiva na Taça Cidade de Belém. "Esse é o meu objetivo maior. Ajudar nosso time a vencer no domingo e mantê-lo na briga pela classificação", avisou.
Mesmo distante do estádio azulino, o goleiro revela que é sempre festejado pelos torcedores do Leão por onde passa. "Alguns perguntam quando vou voltar", revelou Adriano. "Isso é gratificante, pois significa que cumpri bem com a minha obrigação quando estive do outro lado", prosseguiu. Para ele, passar tanto tempo como ídolo de uma torcida, como a do Leão, é um privilégio. "É o tipo da coisa que envaidece qualquer atleta", confessou.
O bom relacionamento com o torcedor azulino leva Adriano a prever uma recepção tranquila vinda das arquibancadas, hoje à tarde, no Mangueirão. "É claro que o torcedor do Remo vai ao estádio para ver a vitória do time dele, mas pelo carinho que sempre teve por mim saberá administrar bem o fato de eu estar do outro lado", projetou.
A saída de Adriano do Baenão surpreendeu a muita gente, inclusive o próprio goleiro, que esperava continuar por mais algum tempo no ex-clube. Além de ser um profissional cumpridor de suas obrigações, Adriano, mesmo nas crises mais agudas do Leão, sempre manteve um relacionamento cordial com os dirigentes, chegando a negociar o pagamento de salários atrasados.
Contratado pela Lusa, no começo do ano, Adriano chegou à Vila Olímpica como reserva de Cléber, mas não demorou muito e o ex-azulino assumiu a condição de titular. No último jogo que fez com a camisa cruzmaltina, ele fez valer o apelido de Paredão, ajudando o time a obter a sua primeira vitória no campeonato.

Flávio Goiano promove quatro mudanças
Apesar da vitória por 1 a 0 sobre o Independente, semana passada, o técnico da Tuna Luso, Flávio Goiano, resolveu promover quatro mudanças na equipe. Para o confronto da tarde de hoje, ele escalou Hugo Deleon na lateral-direita. O jogador, que volta de suspensão, entra no lugar de Alan. O zagueiro Bruno Oliveira é outro que retorna ao time. Ele entra para suprir a ausência do zagueiro Cristóvão, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
Já na linha de frente, as mudanças foram motivadas por motivos técnicos e táticos. André Barata e Whelton deixam o time para as entradas de Japonês e Adriano Miranda, respectivamente. O objetivo das modificações é dar ao time um poder de fogo que fez falta nas primeiras rodadas da competição.
O atacante Felipe Mamão, artilheiro da equipe no Parazão com quatro gols, quer ver um melhor desempenho do ataque tunante e acredita na classificação à fase semifinal.
"Sei que a minha responsabilidade é marcar gols, fazer o time ir ao ataque. Por isso, estou trabalhando firme para que isso aconteça. Sabemos que o nosso grupo pode render mais e temos todas as condições de sair com os três pontos", afirmou.
O volante Negretti também acredita em um bom resultado diante do Remo. "Nosso time tem capacidade para conquistar bons resultados. Estamos unidos nesse compromisso, que é de conquistar a nossa classificação. Vamos surpreender o Remo e mostrar ao nosso torcedor que temos força. Vamos fazer isso com o nosso empenho", concluiu.
fonte: Amazônia Jornal - edição 20/02/2011

Um dia, lá no Chico Vasques

O clássico de amanhã, entre Clube do Remo e Tuna Luso, terá a participação de vários jogadores que agora estão no Leão, mas que no passado atuaram na Águia e vice-versa. Atletas como Marlon e Mael, por exemplo, já vestiram as cores da Lusa. Pelo lado tunante o destaque é o goleiro Adriano, além de vários outros jogadores. No entanto, a partida deste domingo será especial para um profissional que fica à beira do gramado.
Paulo Comeli, ex-treinador da Tuna e atual técnico do Clube do Remo
Em 1997, o técnico Paulo Comelli era treinador da Tuna Luso, equipe que foi fundamental no início da carreira dele. Hoje, de volta ao Pará, mas sob o comando do Remo, Comelli relembra a passagem que teve no comando da Águia. “A Tuna abriu as portas a mim. Foi importante a minha vinda em 97 para a disputa do Brasileiro. Fizemos uma campanha muito boa. Dali em diante houve interesse de Remo e Paysandu na minha contratação”, revela o técnico.
A Tuna não foi a primeira equipe treinada por Comelli, mas o próprio técnico reconhece a importância de sua passagem pelo time cruzmaltino. “Eu tive um trabalho muito feliz na Tuna, as recordações são muito boas. Foi um lugar que eu gostei muito de trabalhar, fui muito bem recebido pelo torcedor e pela diretoria. Então, eu tenho uma gratidão imensa por esse time”, enaltece o ex-treinador tunante. 
fonte: Diário do Pará - edição 20/02/2011

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

TUNA LUSO CONCENTRA NO HOTEL SAGRES

Tuna Luso e Clube do Remo é o terceiro clássico do campeonato 2011
A equipe da Tuna Luso Brasileira deverá concentrar na tarde de sábado (19) no hotel Sagres, visando o jogo contra o Clube do Remo, no domingo. O último treino apronto da equipe será comandado pelo técnico Flávio Goiano, no estádio do Sousa, na manhã deste sábado (19). Após o treinamento, os jogadores serão liberados para almoçarem em suas residências e na parte da tarde todos devem se apresentar na recepção do hotel para iniciar a concentração. 
Tuna Luso Brasileira e Clube do Remo se enfrentam neste domingo (20), a partir das 16 horas, no estádio do Mangueirão. Será o terceiro clássico desta fase do campeonato paraense de futebol 2011. O primeiro clássico foi entre Paysandu e Tuna Luso, com vitória de 2 a 0 para o time alvi-celeste. O segundo clássico foi entre Clube do Remo e Paysandu, com vitória de 3 a 1 para o Clube do remo e o terceiro será no próximo domingo entre Águia do Sousa e Leão de Antônio Baena, quem sabe as forças se equilibram e fica uma vitória para cada um dos tradicionais rivais de campeonato paraense de futebol? 
Desejamos uma boa concentração aos atletas e comissão técnica da Tuna Luso para poderem realizar um bom jogo e conseguirem uma grande vitória no clássico de domingo, diante do Clube do Remo.  

CONHEÇA O BLOG OFICIAL DA TUNA LUSO BRASILEIRA


 Aos internautas e blogueiros de plantão, informamos que a diretoria da Tuna Luso Braisleira, através de seu departamento de marketing, resolveu lançar nesta sexta-feira (18) o Blog Oficial da Tuna Luso Brasileira. O endereço do blog para quem estiver interessado em visitar é:

Tuna terá sua gloriosa História relatada em livro

A Tuna Luso Brasileira terá sua gloriosa história de 108 anos relatada em livro, que será escrito pelo jornalista e pesquisador do futebol paraense, Ferreira da Costa. O presidente da diretoria tunante, advogado Fabiano Bastos e o diretor administrativo, Eduardo Gonçalves, estiveram reunidos com Ferreira da Costa, acertando os detalhes para a produção da obra, que vai mostrar, em minúncias, a vida da Elite do Norte, fundada a 1° de janeiro de 1903 com a chegada a Belém no dia 13 de novembro de 1902 do cruzador português Dom Carlos, para uma visita de cordialidade entre as duas pátrias, irmãs e amigas.

Ficou acertado entre as partes que o livro se intitulará "TUNA - SUAS GLÓRIAS, SUA HISTÓRIA" e mostrará como se deu a fundação da Agremiação, a consolidação do seu grande patrimônio, as conquistas alcançadas nos esportes amadoristas, suas conquistas no futebol (10 Campeonatos do Pará, 2 Campeonatos Nacionais), participação na Taça Brasil, Copa do Brasil, biografias de grandes craques, ex-atletas, biografias de grandes dirigentes, afinal, toda a trajetória gloriosa da Elite do Norte.

O livro deverá ficar pronto e impresso em dezembro próximo, com lançamento nos primeiros dias de 2012, quando a Tuna Luso Brasileira festejar a chegada de seus 109 anos de fundação.

Tuna tem quase um time de ex-remistas

Motivação é a palavra que melhor define o sentimento dos tunantes pouco antes de jogarem contra o Remo, domingo (20). Isto porque, nada mais, nada menos, que nove atletas do elenco – Bruno Oliveira, Adriano, Adriano Miranda, Barata e Felipe Mamão (titulares); Pitibull, Alexandre Pinho, Izaías e Fabinho (reservas) – já atuaram no clube do Baenão. “É um jogo bom, motiva qualquer um jogar contra o Remo. Tem sempre aquela ansiedade. Se eu fizer gol, vou comemorar, mas com respeito, pois tenho um carinho muito grande pelo Remo”, diz o meia André Barata.
Barata

Atualmente, a Elite do Norte ocupa a quarta colocação no Parazão, com seis pontos, e depende apenas de suas forças para alcançar a tão sonhada classificação rumo as semifinais do primeiro turno do certame. Ou seja, ganhando de Remo e Cametá, os seus próximos adversários, a Tuna conseguirá o objetivo sem precisar torcer por outros resultados.

E um detalhe facilita a tarefa. O treinador Flávio Goiano contará com quase todo o elenco à disposição – a exceção é o zagueiro Cristovão, suspenso. Bruno Oliveira ganhará a vaga. Em compensação, o volante Pittbul e o atacante Adriano Miranda tiveram suas respectivas documentações liberadas e estarão à disposição da comissão técnica. 

“Foi difícil ficar treinando sem poder jogar, mas eu sempre treinei com seriedade. Agora que o problema (documentação) tá resolvido, quando o treinador precisar, eu procurarei dar meu máximo dentro de campo”, diz Adriano Miranda. 

fonte: Diário do Pará - edição 18/02/2011