quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Realizações da ATAT e seus colaboradores em 2009














Equipe da ATAT

Desde sua fundação, em 2006, a ATAT (Associação de Torcedores e Amigos da Tuna) vem desempenhando um papel de fundamental importância para o desenvolvimento das áreas social e esportiva da Tuna Luso Brasileira.
A ATAT não é uma torcida organizada, como alguns pensam, e sim uma associação formada por torcedores e amigos da Tuna Luso Brasileira. Foi fundada em 2006 inicialmente para colaborar apenas com o futebol cruzmaltino mas, com o passar do tempo, teve que ajudar parcialmente na área social.
A ATAT não tem um orçamento nem uma verba fixa, apenas trabalha com doações recebidas e mensalidades pagas por alguns de seus membros associados e colaboradores. Tudo que é arrecadado pela ATAT, seja de doações, mensalidades ou patrocínios, é integralmente repassado para a compra de material, realização de serviços e obras no clube, sem custo nenhum para a Tuna Luso e sem qualquer tipo de promoção pessoal dos membros componentes de sua diretoria.
A ATAT procurou sempre isentar-se de questões políticas internas do clube e jamais favoreceu ou priorizou qualquer pessoa ou grupo que seja. Nunca fez oposição, interna ou externa, a quem quer que seja e jamais deixou de colaborar com o clube durantes as gestões de todos os presidentes da Tuna Luso a partir da gestão do Sr. Marcos Gester, passando pelo Sr. Pepe Larrat e agora com o sr. Marcos Moraes.
A ATAT espera poder continuar ajudando a Tuna Luso Brasileira em 2009, da mesma forma que vem fazendo desde sua fundação e deseja muita sorte e sucesso aos novos diretores que serão eleitos no próximo dia 08 de janeiro. Que os vencedores façam uma boa administração voltada unicamente para o bem deste centenário clube.

Feliz 2009!!!

Listamos abaixo algumas realizações da ATAT em 2008:

01) Reforma do gramado do estádio Francisco Vasques, com compra de uma carrada de terra preta, fertilizantes, adubos, aquisição e substituição de 600 m2 de grama e pagamento da mão de obra para realização do serviço;

02) Aquisição e instalação do sistema (inédito) de sonorizaçãodo estádio Francisco Vasques;

03) Iniciamos a construção da nova sala de imprensa sob as arquibancadas do tobogã;

04) Iniciamos a construção de um banheiro coberto, com capacidade para 10 chuveiros, 2 box com vaso sanitário para as categorias de base;

05) Pagamento integral do pacote salarial acertado com o jogador Fabinho (R$2.000,00) que atuou na 1ª fase do campeonato paraense de futebol de 2008 pela Tuna;

06) Participação (parcial) no pagamento do salário do técnico Charles Guerreiro (colaboramos com R$1.000,00) na 1ª fase do campeonato paraense de futebol de 2008;

07) Aquisição e instalação de cerca de 50 m2 de lajota, anti-derrapante, no vestiário dos jogadores profissionais de futebol do estádio Francisco Vasques;

08) Reforma quarto que servia de moradia ao finado Sr. Paulo, localizada na sede social da Tuna;

09) Colaboramos com a doação de 200 tijolos, 03 sacos de cimento e areia para a construção do palco fixo do piso térreo do castelinho;

10) Doamos 17 bolas de futebol, sendo 10 para os profissionais, 05 para as categorias de base e 02 para o futebol feminino;

11) Fornecemos frutas diversas e caldo de cana em dias de treinos e durante os jogos;

12) Doamos 1.000 tijolos para ajudar a reforma da sede náutica;

13) Pagamos algumas transferências, entre federações estaduais, de jogadores que disputaram o campeonato paraense de futebol de 2008;

14) Aquisição e doação de 11 chuteiras para as jogadoras do futebol feminino;
15) Atuamos na atualização diária de notícias sobre a Tuna Luso e sobre a ATAT na internet, especialmente no blog da ATAT http://atat-pa.blogspot.com/

PAZ, SAÚDE E SUCESSO PARA TODOS. FELIZ 2009 !!!










Segue abaixo endereço com o hino da Tuna Luso Brasileira:
http://hinosdefutebol.podomatic.com/entry/2007-04-14T10_05_40-07_00
http://hinosdefutebol.podomatic.com/player/web/2007-04-14T10_05_40-07_00

Para saber mais sobre a Tuna Luso Brasileira, acesse:
http://atat-pa.blogspot.com/
http://www.tunaluso.net/
http://dono-da-bola.blogspot.com/
http://www.flogao.com.br/muc2007

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Eleições da Tuna


O prazo final para inscrições de chapas visando as eleições de diretoria da Tuna Luso Brasileira encerrou-se nesta segunda-feira, 29/12. Duas chapas foram inscritas: Tuna Luso Brasileira, de situação, e Brasil-Portugal, de oposição.
A chapa inscrita pela situação, denominada Tuna Luso brasileira, é composta pelos seguintes membros:
Augusto Lapa Viana, Carlos Olimpio Pampolha, Eder Luiz Pisco Bernardino, Elder Jose de O. Serra, Jacinto F. Campina, João Carlos Rodrigues, João Guilherme Ribeiro, Joaquim Soares Rodrigues, Josete Pavão, Manoel Bragança Nobre, Marcos Moraes de Lima, Milson Charles Tuma dos Santos, Nelson Teixeira Carrasco, Paulo Lage Gomes, Waldemar Marques.

A chapa inscrita pela oposição, denominada Brasil-Portugal, é composta pelos seguintes membros:
João Ribeiro Rito Nunes, Fabiano A. S. Bastos, João C. Maia Rodrigues, Ney, Milson Charles Tuma dos Santos, Elton P. da Fonseca, Manoel Espirito Santo Silva, Luiz Fernando Chipelo, Reinaldo de C. Barros, José Augusto F. Almeida, Fernando Soares Paiva, Manfredo Ximenes, Jacinto F. Campina, João Barbosa da Silva, Augusto Cesar Monteiro.

As eleições ocorrerão no próximo dia 08 de janeiro, a partir da 19:00h, na boite da sede social do clube e terão direito a voto todos os sócios proprietários, em dias com suas obrigações, além dos sócios remidos. Nestas eleições serão escolhidos 15 novos membros de diretoria, 4 novos membros para a Assembléia Geral, 4 novos membros para o Conselho Deliberativo e 3 novos membros para o Conselho Fiscal da Tuna Luso Brasileira.

Tuna Luso Brasileira
Membros da Assembléia Geral (situação): Alírio Gonçalves (presidente), Alvaro Rodrigues Pimentel (vice-presidente), Genésio Mangine (1º secretário), João R. Rito Nunes (2º secretário);
Membros do Conselho Deliberativo (situação): Antonio Lopes Lourenço(presidente), João dos Santos Vaz Pisco (vice-presidente), Antonio Moura Carreira (1º secretário), Fabiano Bastos (2º secretário);
Membros do Conselho Fiscal (situação): Lisio dos Santos Capela, Cesar Matar Jr. e Fernando Viegas Bernardino.

Brasil-Portugal
Membros da Assembléia Geral (oposição): Alírio Gonçalves (presidente), Armando Soares Paiva (vice-presidente), Carlos Alberto F. Pimentel(1º secretário), João Carlos Silva (2º secretário);
Conselho Deliberativo (oposição): Pedro Azevedo (presidente), Waldemar Marques (vice-presidente), Francisco dos Santos (1º secretário), Antonio Carlos de Oliveira (2º secretário);
Membros do Conselho Fiscal (oposição): Alvaro Rodrigues, Jorge Rui dos Santos e Manoel Tavares Pinho.

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Tuna Luso briga por vaga no Parazão

Indignação
Cruzmaltinos tentam 'virar a mesa' para conseguir um lugar no Estadual
A Tuna Luso Brasileira bem que tentou. Depois de um começo difícil na primeira fase do Parazão, a Águia do Souza conseguiu uma guinada no apagar das luzes, mas acabou perdendo a chance de se classificar à segunda fase da competição, já que terminou na sexta colocação, com 12 pontos, atrás do Sport Belém. Em meio à crise financeira que o clube atravessa, ficar fora do Parazão significa dar um passo rumo ao abismo. Por isso, a diretoria do clube se articula para tentar na Federação Paraense de Futebol (FPF) uma 'virada de mesa' que incluíria a própria Tuna e o Sport Belém entre os clubes que participarão da próxima fase do Estadual, aumentando assim o número de times de 8 para 10, como foi feito no ano passado.
O presidente da Tuna, Marcos Moraes, anunciou que está preparando um grupo de coalisão, que contaria ainda com Remo, Paysandu, Time Negra e Sport Belém, para que a federação se sensibilize com a causa. Para ele, é um absurdo que o Campeonato Paraense conte com apenas oito clubes, e não dez, como na última edição. 'A Tuna é um clube centenário e de tradição, assim como Remo e Paysandu. Penso que estes clubes deveriam ter lugar cativo no Campeonato Paraense, até como forma de tornar a competição maior. Vamos entrar com um pedido e esperamos que a federação entenda o nosso objetivo. O campeonato percisa ter 10 clubes, portanto seis clubes classificando-se para a próxima fase', disse Moraes, que foi além. O dirigente cruzmaltino acusou alguns times de serem protegidos por arbitragens locais. 'A gente vê o Castanhal sempre jogando nos seus domínios, o São Raimundo ganhando em Santarém com a proteção dos bandeirinhas', afirmou.
Porém, no entendimento da FPF, a hipótese de virada de mesa está descartada. O presidente da entidade, Antônio Carlos Nunes, confessa que lamenta a eliminação da Tuna Luso, mas baseia-se no Estatuto do Torcedor para explicar a impossibilidade de mudar as regras sobre a classificação para o Estadual. 'Isto contraria o Estatuto, que veta a participação de qualquer clube por convite e permite apenas que se conquiste a vaga por índice técnico. Se fizéssemos a virada de mesa, qualquer torcedor poderia entrar com uma ação junto ao Ministério Público contra a Federação. É uma pena que a Tuna fique de fora, mas a lei tem que ser cumprida', disse Nunes.
fonte: O Liberal - Edição de 25/12/2008

Jogo das Estrelas: não foi uma noite qualquer


BELÉM (PA) - Não era exatamente o público dos dias comuns das partidas de futebol em Belém. Não fosse, vez em quando, os cânticos das torcidas de Paysandu e Remo, e se pensaria estar em outro lugar e não num estádio de futebol. Mas essa era a intenção. E ela foi bem sucedida.Foi com pompa de festa que as 22 mil pessoas foram recebidas no Mangueirão. Nas arquibancadas, as bandeirolas do Pará davam o tom de orgulho na medida certa. Tanto que os gols da Seleção Paraense eram comemorados intensamente. Havia um sentimento dúbio. De um lado, a torcida pelas cores do Estado. Do outro, a torcida por Ronaldinho Gaúcho.
O número 10 entrou em campo como a estrela da noite. Pode até ter saído dela da mesma forma, já que a grife fala mais alto, mas quem deu o tom da partida mesmo foram alguns nomes locais. O goleiro Ângelo, o lateral Leandrinho, Vélber e Júnior Amorim não estavam muito interessados em ser apenas coadjuvantes. Acabaram por dar um tempero diferencial ao jogo, pelo menos, no primeiro tempo.
Uma partida festiva como a de ontem pode ser considerada uma prévia ou um pequeno teste do que pode vir a ser Belém como uma das sedes da Copa do Mundo. Como bem disse o radialista Frank Souza, como teste foi válido. “O que se Não foi uma noite qualquer tem para errar tem que ser agora”, disse ele. Opinião semelhante foi dada pelo comentarista esportivo Ivo Amaral e pelo repórter da TV RBA Lino Machado. “Foi importante para trazer visibilidade ao Pará”, disse Machado.
Os problemas são os de sempre. O trânsito nas imediações fica confuso, caótico em alguns momentos. Mas passado o sufoco, a experiência acaba sendo válida. Que o diga a família do comerciante Rui Fernando Vasconcelos. Ele já tem o hábito de ir ao Mangueirão. A família não. Rui levou mulher, dois filhos, um deles adolescente e outra, uma criança e a namorada do filho. Debutaram no estádio. Para Rui, o receio de fazer esse programa em dias de jogos normais não existiu no Jogo das Estrelas. “O clima é diferente”, explicou.
Durante todo o primeiro tempo, a partida foi o que menos importou para os familiares de Rui. Cantaram a plenos pulmões na hora do Hino Nacional. E depois desandaram a fazer fotos. Tudo era festa.
No gramado, esse clima de descontração também era nítido. Sem jogadas ríspidas, sem maiores esforços, a partida foi levada em ritmo de treino. Ronaldinho, por exemplo, limitou- se a tocar a bola lateralmente, evitando divididas ou arrancadas. Do lado paraense, a coisa não era bem assim. Para alguns, era o momento de mostrar serviço. Foi o que salvou o jogo de uma modorra geral.
E o desfile de ídolos recentes foi ao mesmo tempo gratificante e triste para a torcida paraense. Assistir a Charles Guerreiro, Vânderson, Robson, Vandick, Roma e Vélber, entre outros, dá a dimensão exata aos torcedores paraenses de como está o futebol local. Robson quase faz um gol no final do primeiro tempo. A torcida do Paysandu suspirou saudosa.
Mas ao final, o que se pode imaginar é a sensação vivida pelo lateral esquerdo Paulinho, a mais nova revelação da Tuna. Destaque na primeira fase do Campeonato Estadual, Paulinho entrou no segundo tempo e, em duas jogadas diretas com Ronaldinho Gaúcho, tomou-lhe a bola soberanamente. Terá um dia ele imaginado essa cena?
fonte: Diário do Pará - Edição de 24/12/2008

domingo, 21 de dezembro de 2008

Não adianta chorar!



Com os resultados do final da 9ª rodada do campeonato paraense de futebol 2009, concluida nesta fatídica tarde de domingo, a Tuna Luso Brasileira, após 105 anos de tradição e relevantes serviços prestados ao esporte paraense e nacional, não conseguiu sua classificação para a próxima fase do campeonato paraense de futebol. Desta forma, não poderá disputar qualquer competição oficial de futebol em 2009. Terá que ficar na geladeira, treinando para aprender a lição e ainda manter os salários dos jogadores sem jogar e sem qualquer patrocínio.
A situação financeira que já não era nada boa, ficará mais complicada ainda. Não cabe agora fazermos qualquer tipo de acusação ou apontar culpados neste momento de fúria e de tristeza. Precisamos sim refletir sobre os muitos erros cometidos e, a partir de agora, procurarmos fazer um planejamento sério, sem brigas ou segregação de grupos internos, deixando a vaidade e o individualismo de lado para que o clube seja maior do que tudo isso, evolua e saia da grave situação em que se encontra.
Quem sabe agora, depois de aprovado o novo estatuto do clube, as coisas possam mudar para melhor!
Do jeito que está é que não pode continuar. Resta esperarmos por melhores tempos na "Elite no Norte".

CAMPEONATO PARAENSE DE FUTEBOL 2009

RESULTADOS DA 9ª RODADA
(TODOS OS JOGOS INICIADOS ÀS 15:30h DE 21/12/09)
FINAL Vila Rica (Classificado) 2 x 0 Tiradentes
Davi 24'/1T (contra)
Cametazinho 40'/2T

FINAL Time Negra (Classificado) 5 x 1 Pedreira
Rafael Oliveira 8'/1T
Rafael Oliveira 17'/1T
Nélio 43'/1T
Preto Barcarena 15'/2T
Moisés 35'/2T
Edvaldo 39'/1T
FINAL São Raimundo (Classificado) 3 x 2 Bragantino
Sidvan 1'/2T (cabeça)
Tarta 28'/2T
Adaílson 35'/2T
Diego Silva 16'/1T
Déo Curuçá 14'/2T (cabeça)
FINAL Castanhal (Classificado) 0 x 0 Sport Belém
FINAL Tuna Luso 4 x 0 Pinheirense
Cássio 7'/1T
Cássio 24'/1T
Fabinho 37'/2T
Michel 43'/2T
CLASSIFICAÇÃO FINAL
CLUBE PG JG
1 Castanhal 21 9
2 Vila Rica 17 9
3 Time Negra 15 9
4 São Raimundo 14 9
5 Sport Belém 13 9
6 Tuna Luso 12 9
7 Bragantino 10 9
8 Pinheirense 10 9
9 Pedreira 6 9
10 Tiradentes 3 9

Papail Noel na Tuna








A sede da Tuna Luso servirá de palco, neste domingo 21/12, para o bom velhinho Noel. Papai Noel chegará por volta das 12:00h, em seu trenó, cercado de duendes e personagens mágicos do Natal, para um domingo repleto de brincadeiras, com bastante descontração, alegria e diversão para as criançada cruzmaltina.
Haverá teatrinho, distribuição de guloseimas e outras surpresas. Venha e traga sua família.
Todos estão convidados!

O volei na Tuna Luso Brasileira





























Nem só de futebol ou de atividades sociais vive a Tuna Luso Brasileira.
Visite o site oficial do volei da Tuna Luso e fique por dentro das últimas notícias que rolam no mundo do voleibol paraense.

sábado, 20 de dezembro de 2008

Venda de ingressos para “O jogo das estrelas”


Os ingressos para "O Jogo das Estrelas", que será realizado no dia 23.12 (terça-feira) estão sendo vendidos desde quarta-feira (17.12), na Sede da FPF no horário de 09h às 17h.
Os preços cobrados desde o início das vendas, na Rede de Farmácia Extrafarma, são os seguintes:

Arquibancada antecipada = R$ 20,00;
Cadeira A e B, antecipada ou no dia do jogo = R$ 40,00;
Meia = R$ 12,00;
Idosos e Aposentados = R$ 12,00.

Obs: Na compra do ingresso o torcedor tem que apresentar um quilo de alimento não perecível.
No dia 23 os ingressos serão vendidos na Rede de Farmácia Extrafarma e na Sede da FPF até 12h, passando em seguida para o MANGUEIRÃO com Arquibancada ao preço de R$ 25,00.

Pequeno histórico de alguns jogadores da Seleção Paraense

CHARLES GUERREIRO - Começou nas categorias do Paysandu onde também se profissionalizou. Atuou no interior de São Paulo, jogando pela Ponte Preta e Guarani de Campinas, transferindo-se depois para o Flamengo do Rio de Janeiro, sendo convocado duas vezes para Seleção Brasileira, atuando na lateral direita.

PAULO WANZELER - Começou nas categorias de base do Paysandu, estando atualmente servindo ao Time Negra.

ADRIANINHO - Foi cria das categorias de base da Ponte Preta, onde se profissionalizou em 1997. Passou pelo Corinthias, Paysandu, Flamengo, Vila Nova (GO), OFI da Grécia, Ceará e atualmente joga pelo Brasiliense.

BERNARDO - Outro jogador que surgiu nas categorias de base do Paysandu e hoje serve ao Time Negra.

DA SILVA - Revelação das categorias de base do Clube do Remo destacou-se também no time profissional, sendo um dos principais jogadores do Leão Azul da temporada de 2008.

PAULINHO - Jogador revelado nas categorias de base da Tuna Luso Brasileira chegou este ano aos profissionais, sendo um dos destaques da Cruz de Malta na Copa dos Clubes Campeões do Centenário, assim como na 1ª fase do Campeonato Paraense.

JOBSON - Surgiu na Tuna Luso Brasileira, depois se transferiu para o futebol Paranaense atuando pelo Paraná e Atlético Paranaense, passou também pela Inter de Limeira, Paysandu, Santa Cruz, Bahia, Ceará e hoje pertence ao Clube do Remo.

SOARES - Destacou-se no time do Carajás, atuando posteriormente por Castanhal, Clube do Remo, Paysandu, Tuna Luso, Tiradentes e Clube Municipal de Ananindeua. Hoje defende o Águia de Marabá, para onde se transferiu no início do Brasileiro da Série “C”.

ROMA - Revelação do Futsal do Clube do Remo foi para São Paulo para defender a equipe de Futsal do Palmeiras. Posteriormente foi contratado pelo Flamengo, onde se destacou e depois foi negociado com o futebol do exterior. Hoje atua pelo futebol da Ucrânia.

ÂNGELO - Surgiu no Clube Municipal de Ananindeua, e depois de um bom campeonato, foi contratado pelo Águia de Marabá para as disputas do Brasileiro da Série “C”.

EDIKLÉBER - Oriundo das categorias de base do Clube do Remo, chegou aos profissionais do clube azulino, transferindo-se depois para o Ananindeua. Hoje atua pelo Águia de marabá, onde além de capitão, é um dos principais jogadores da equipe Marabaense.

JÚLIO CESAR - Surgiu nas categorias de base do Clube do Remo, porém, com ligeira passagem pelos profissionais. Logo se transferiu para o Real Madri B, passando depois pelo futebol de Portugal e, hoje, atua no futebol da Grécia.

WELLINGTON SACI - Foi destaque na equipe do Abaeté Futebol Clube, sendo contratado pelo Clube do Remo para a temporada de 2007, depois se transferiu para o Itumbiara, sendo Campeão Goiano. Graças as suas atuações foi contratado pelo Corinthians para o Brasileiro da Série “B”.

MAEL - Foi destaque do Intermunicipal, jogando pela Seleção de Garrafão do Norte. Contratado pelo Tiradentes disputou o Campeonato Regional, atuando posteriormente por Ananindeua, Avaí (SC), Paysandu, retornando posteriormente ao Ananindeua.

JAIME - Cria das categorias de base da Tuna Luso Brasileira, chegou aos profissionais do clube cruzmaltino com desenvoltura, sendo contratado pelo Clube do Remo, passando pouco tempo na equipe Remista. Transferiu-se para Portugal e hoje atua no futebol da Romênia.

WELBER - Outro jogador que surgia nas categorias de base da Tuna Luso, chegando aos profissionais, transferindo-se depois para Clube do Remo e Paysandu. No Papão foi um dos campeões da Copa dos Campeões, disputando também pelo Paysandu a Copa Libertadores das Américas de 2003. Depois foi negociado com o São Paulo Futebol Clube.

VANDERSON - Surgiu na equipe do Castanhal, onde se destacou, sendo negociado com o Paysandu, onde chegou em 2000, disputando o certame de profissionais. Participou também das campanhas que deram ao Papão os títulos Nacional de 2001 e Copa dos Campeões, sendo um dos destaques do bicola na Copa Libertadores das Américas.

ROBGOL - Goleador do Bahia passou por outros clubes do nordeste até chegar ao Paysandu, tornando-se um dos grandes ídolos da torcida alvi-celeste. Foi também peça importante do Paysandu na Libertadores da América de 2003.

BEBETO - Atacante que surgiu nas categorias de base do Paysandu chegando aos profissionais. Passou pelo juniores do São Paulo Futebol Clube, transferindo-se depois para o Flamengo. Atuou também pelo Gama (DF), Brasil de Pelotas (RS), Figueirense (SC), XV de Campo de Bom (RS), Caxias (RS), Santo André (SP), América (RJ), Monagas, da Venezuela, e atualmente defende o Corinthians.
WANDICK - Destaque em clubes do nordeste, chegou a Belém para se tornar mais um grande ídolo da torcida do Paysandu. Viveu seus melhores momentos no Papão durante a Copa dos Campeões, sendo o principal artilheiro do time bicolor na referida competição.
fonte: Redação FPF

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

FELIZ NATAL E UM ANO NOVO REPLETO DE REALIZAÇÕES!!!


Equipe da Tuna segue confiante na classificação à próxima etapa do Parazão

O elenco cruzmaltino terá hoje um treino coletivo para que o técnico Charles Guerreiro escolha quem entrará em campo no próximo domingo, às 15h30, contra o Pinheirense, no Souza. Mesmo se vencer o General da Vila, a Tuna Luso dependerá de outros resultados para se classificar à próxima etapa do Parazão.
O time tunante havia se recuperado de um início de campeonato difícil, mas caiu diante do Sport Belém, no último domingo, e voltou para a zona de risco.
Ao longo da semana, a prioridade do técnico Charles Guerreiro foi estimular os jogadores para a partida de domingo. 'Procurei trabalhar a motivação dos jogadores. Tivemos uma semana inteira para trabalhar e ainda não perdemos esperança para o jogo de domingo. Precisamos ao menos encerrar a participação no campeonato com chave de ouro. Se não conseguirmos, ao menos sabemos que tentamos até o fim', declarou o treinador.
Além de garantir os três pontos sobre o Pinheirense, a Lusa precisará torcer para que a rodada termine com uma combinação de resultado favoráveis. A Tuna Luso só consegue a classificação se o São Raimundo empatar com o Bragantino e, além disso, se Time Negra e Sport Belém não pontuarem e não ampliarem seus saldos de gol. 'No futebol, todos nós sabemos que tudo pode acontecer', completou Charles Guerreiro.
fonte: Amazônia - Edição de 19/12/2008