quinta-feira, 10 de abril de 2008

Tuna terá reforços no segundo turno


A Tuna Luso terá o retorno de alguns jogadores titulares que estavam entregues ao departamento médico devido a contusões. O técnico Carlos Lucena recebeu a notícia do Dr. Bruno Costa, fisioterapeuta do clube. O capitão João Gomes e o meia Alexandre Pinho estão prontos para retornarem na primeira rodada do segundo turno. O goleiro Leandro, devidamente legalizado, e o lateral direito Edson, do sub-20, farão suas estréias no time. Espera-se uma melhora no desempenho da equipe nesse segundo turno, visto que, ao contrário do primeiro turno, a maioria dos jogos da Tuna serão realizados fora de Belém.
Segundo o Dr. Bruno, o atacante Róbson Alex só poderá jogar a partir da segunda rodada. Lucena poderá fazer algumas alterações no time titular contando com a volta de João Gomes que fará dupla com George ou Ivair na zaga. Alexandre Pinho e Wilson estarão juntos no meio campo.

A Tuna Luso estréia no segundo turno do Campeonato Paraense no próximo domingo, dia 13, contra o Tiradentes, no estádio do Souza.

TABELA - 2ª FASE - 2º TURNO
Taça Estado do Pará- 1ª Etapa (Classificatória)
1ª rodada

JOGOS DATA DIA HORA LOCAL
Pedreira x Remo 12.04.08 SÁB 16:00 Mangueirão - Belém
Águia x Vila rica 12.04.08 SÁB 19:30 Zinho de Oliveira - Marabá
Tiradentes x Tuna 13.04.08 DOM 10:00 Souza - Belém
Ananindeua x Castanhal 13.04.08 DOM
São Raimundo x Paysandú 13.04.08 DOM

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Tuna ganha atacante


Ausente há quase dois meses, Wellington retorna ao time e marca gol em coletivo.
A Tuna Luso continua as preparações para a estréia no segundo turno do Campeonato Paraense, contra o Tiradentes. Para a partida do domingo, no estádio do Souza, o técnico Carlos Lucena já conta com um reforço no ataque: o atacante Wellington, afastado há 50 dias do elenco, que retornou bem aos treinamentos e marcou um gol no mini-coletivo realizado ontem.
Embora não agüente o ritmo de 90 minutos em uma partida, o centroavante disse que já pode jogar pelo menos um tempo. Com o retorno de Wellington, Lucena ganha mais uma opção para o ataque - um dos setores mais carentes do time no primeiro turno. Agora, são três atacantes à sua disposição: Albertinho, Wellington e Cleozinho. Apenas Wanderley continua no departamento médico.
Com quase cinco meses de salários atrasados, os jogadores da Tuna receberam ontem uma boa notícia do presidente Marcos Moraes. De acordo com o dirigente, o clube deverá pagar, antes do jogo contra o Tiradentes, no próximo domingo, um mês de salário aos atletas. O anúncio ocorreu após o treino matinal comandado pelo técnico Carlos Lucena.
Segundo o presidente, a Tuna enfrenta problemas de caixa desde o começo do campeonato e, por isso, demora a saldar os compromissos financeiros com jogadores e funcionários. No ano passado, Moraes encarou a mesma questão, mas conseguiu equilibrar as finanças. Mas em 2008, os cruzmaltinos perderam as cotas de patrocínio, o que dificultou a manutenção dos salários em dia.
Fonte: Amazônia Hoje - Edição de 09/04/2008

terça-feira, 8 de abril de 2008

Ações da ATAT e seus colaboradores


Realizações recentes, em prol da Tuna Luso, provenientes de parceria entre ATAT, seus associados e colaboradores:

1) Aquisição de 10 bolas novas de futebol da marca Poker - doação do grupo OCRIM;

2) Fornecimento mensal de 02 caixas de biscoito doce, 02 caixas de biscoito salgado e 02 caixas de espaguete para ajudar no complemento alimentar dos atletas da Tuna Luso - doação do grupo OCRIM;

3) Ajuda de R$500,00 para o pagamento da transferência do jogador Rodrigo, em parceria com a Tuna que completou o pagamento com mais R$400,00, somando R$900,00 - doação de vários colaboradores anônimos;

4) Conserto de uma máquina de lavar roupas doméstica da lavanderia, no valor de R$120,00 - doação dos colaboradores João Araujo e Fernando em nome da ATAT;

5) Aquisição de solda elétrica para reparo das traves metálicas móveis, doadas pela ATAT no ano passado, usadas em treinamento de goleiros, que encontram-se danificadas pela ação do tempo - doação de colaboradores da ATAT;

6) Fornecimento de tijolos e cimento para a construção da nova bilheteria que dá acesso ao estádio do Souza, pelo estacionamento do clube, em parceria com a Tuna Luso e do abnegado Sr. João Pisco;

7) Compra de materiais de construção, pagamento de mão de obra e construção de cerca meio metro do prolongamento vertical do muro de proteção das arquibancadas laterais para proteger os torcedores da chuva - parceria com diversos colaboradores da ATAT;
8) Fornecimento periódico de caldo de cana "garapa", como fortificante energíetico, por solicitação da comissão médica do clube, para os atletas de futebol profissional durante os treinamentos, três dias por semana e em dias de jogos - custo de R$60,00 por mês doados pela ATAT.

Todos os recursos levantados pela ATAT, sejam eles oriundos de mensalidades de seus associados ou de doações de colaboradores, são revertidos exclusivamente e integralmente para realização de serviços nas instalações do clube e aquisição de materiais diversos para uso na Tuna Luso. A ATAT é apenas uma fonte colaboradora e arrecadadora desses recursos para realização de obras e melhoramentos, seja na área esportiva ou na social do clube.

Você também pode fazer parte do nosso time. Seja um de nossos colaboradores e envie a sua contribuição ou doação. Entre em contato conosco!

e-mail: gerardo.monteiro@gmail.com
Fone: 091 9119-5753 João Araujo

MURAL ESPORTIVO


















RAPIDINHAS DO BLOG
PRA VOCÊ SE MANTER BEM INFORMADO!

FUTEBOL PROFISSIONAL: JOGADORES BEM PAGOS
O
inglês David Beckham, do Los Angeles Galaxy (EUA), recebe o maior salário do futebol mundial. Segundo a revista 'France Football', Beckham recebe 31 milhões de euros (cerca de RS 83 milhões). O meio-campo do Barcelona, Ronaldinho Gaúcho, recebe cerca de 24 milhões de euros (cerca de R$ 64 milhões).
Entre os técnicos, o português José Mourinho, sem clube, é o mais bem pago pelo terceiro ano seguido, com 29 milhões de euros por ano.
O italiano Fabio Capello, da seleção inglesa, recebe cerca de 14 milhões de euros, enquanto que Alex Ferguson, do Manchester United, tem salário de 7,4 milhões de euros.

OS MAIS BEM PAGOS (salário anual)
1º David Beckham 31 milhões
2º Ronaldinho 24,1 milhões
3º Lionel Messi 23 milhões
4º Cristiano Ronaldo 19,5 milhões
5º Thierry Henry 16,8 milhões
6º John Terry 13,9 milhões
7º Michael Ballack 13,8 milhões
8º Ronaldo 13,4 milhões
9º Kaká 12,9 milhões
10º Steven Gerrard 11,8 milhões
Fonte: Amazônia hoje (08/04/2008)

AMÉRICA-RJ é rebaixado pelo Estadual do Rio

http://mais.uol.com.br/view/t2pjn3videvl/americarj-e-rebaixado-pelo-estadual-do-rio-040268CCB913C6?types=A& Fonte: http://esporte.uol.com.br/ (08/04/2008)

http://megaplayer.ig.com.br/home.aspx?autoplay=true&contentid=122774#

GINÁSTICA: ATÉ TU!? Diego Hypólito com Dengue
O ginasta Diego Hypólito está entre os 41.519 casos de dengue, notificados no município do Rio, e entre os famosos que contraíram a doença. Ele voltou ao hospital Copa D’Or, em Copacabana, zona sul do Rio, na quinta-feira, menos de dez dias depois de ter sido operado, na mesma unidade. Segundo a assessoria de imprensa do Copa D’Or, o ginasta passa bem, com a forma branda da doença, mas permanece internado apenas por precaução. Além de Hypólito, a epidemia de dengue já acometeu pelo menos outros quatro famosos: o apresentador Luciano Huck, o ator Tuca Andrada, a atriz Solange Couto e a ex-BBB Grazi Massafera.
Fonte: Diário do Pará (08/04/2008)

PEQUIM 2008: CHAMA SOB FORTE SEGURANÇA nos EUA
Após uma tumultuada passagem por Londres e Paris, a chama olímpica chegou a São Francisco, nos EUA, na madrugada desta terça-feira com honras de chefe de estado. Sob forte esquema de segurança, a chama aterrissou na cidade um dia após manifestantes escalarem a ponte Golden Gate e colocarem uma bandeira do Tibete, além de cartazes com "Um mundo, um sonho. Tibete livre" e "Tibete Livre 08". Em solo americano, a chama foi levada de carro para local não revelado, de onde sairá na quarta para o revezamento.
- Esta é uma situação de vida ou morte para os tibetanos - explica o organizador do protesto, Yangchen Lhamo, ao site "Espn".
Fonte: GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro (08/04/2008)
http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/0,,MUL392102-10122,00.html

AUTOMOBILISMO: CBA NEGA APOIO A Max Mosley
Max Mosley,
presidente da FIA, foi flagrado em uma orgia por um tablóide britânico.
O presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Paulo Scaglione, nega ter manifestado apoio ao dirigente maior da Federação Internacional de Automobilismo, o inglês Max Mosley, após este ser flagarado em uma orgia. O dirigente brasileiro afirma que a notícia surgiu da má interpretação de um e-mail em que respondeu a um repórter da "BBC". Segundo Scaglione, o jornalista britânico indagou sobre seu voto em uma assembléia extraordinária da FIA, mas não houve convocação para tal reunião.
Fonte: GLOBOESPORTE.COM (08/04/2008)
http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Motor/0,,MUL391778-1311,00.html

GAMES: ESTÁ NO AR O CAMISA Pops
Novo game do GLOBOESPORTE.COM é um teste para a memória do torcedor.
O GLOBOESPORTE.COM lança neste sábado mais um game para testar a memória dos torcedores. No CamisaPops, você é desafiado a acertar quais clubes são os donos de 24 camisas. Algumas, clássicas, são relativamente fáceis. Outras são só para quem conhece a história e todos os uniformes dos times nacionais e internacionais.
Clique no endereço abaixo e participe do desafio!
Fonte: GLOBOESPORTE.COM (05/04/2008)
http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/0,,MUL389054-4274,00.html

FUTEBOL FEMININO: FABIANA & MAURINE: nova geração na seleção
A
atacante Fabiana tem 18 anos. Maurine, um pouco mais velha, lateral-esquerda do Santos, está com 22. As duas fazem parte de uma nova e promissora geração do futebol feminino brasileiro que ficou em terceiro lugar no último mundial sub-20 e conquistou o título sul-americano da categoria. Elas foram convocadas pelo técnico Jorge Barcellos para a preparação do jogo decisivo contra Gana, no dia 19 de abril, que vale a última vaga para a Olimpíada.
Fabiana começou no América-RJ e se transferiu para o Sporting Hueva, da Espanha, após ser um dos destaques do mundial sub-20, na Rússia, em 2006, com dois gols e boas atuações. O Sporting Hueva ainda tem a goleira brasileira Thaís como titular.
Maurine é uma das cinco jogadoras do Santos na seleção brasileira. Nasceu em Rio Grande (RS), tem 1,59m de altura e pesa 50kg. Campeã carioca pelo Cepe-Caxias no ano passado, foi contratada pelo Santos no início do ano para disputar o Campeonato Paulista. É fã do futebol de Marta.
Fonte: GLOBOESPORTE.COM (08/04/2008)
http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/Campeonatos/0,,MUL391737-9354,00.html

TENIS: Projeto traz mesa-tenista HUGO HOYAMA a Belém
O mesa-tenista da seleção brasileira Hugo Hoyama estará em Belém neste final de semana. O atleta foi convidado pela Assembléia Paraense para participar da primeira edição do 'Ídolos do Esporte', projeto criado pela diretoria do clube. No sábado, 12, e no domingo, 13, Hugo Hoyama participará de uma programação especial na AP, que inclui palestra motivacional, clínica de tênis, sessão de autógrafos e o desafio do saque. Fonte: Amazônia Hoje (08/04/2008)


Ingresso da COPA DAVIS no Brasil é o mais caro do mundo
O
confronto Brasil e Colômbia, pela Copa Davis de tênis, já tem uma marca mesmo antes dos jogos começarem. Os ingressos, que são vendidos a partir de R$ 200, são os mais caros de todos os duelos que ocorrerão pelo mundo neste próximo final de semana.
Dos 24 confrontos da Davis, nenhum possui valores superiores aos pedidos pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e o Tênis Clube Sorocaba para ver as partidas contra os colombianos. O duelo na cidade paulista vale pela final da Zona Americana e quem vencer poderá disputar a repescagem do Grupo Mundial, a primeira divisão da Davis. A entrada mais cara da elite neste final de semana será no confronto entre Argentina e Suécia, em Buenos Aires, e custará R$ 162,61. Os bilhetes de entrada foram colocados à venda no dia 7 de março, inicialmente, a R$ 180. Desde o dia 14 de março, estão disponíveis em Sorocaba e no site da CBT por R$ 200.
Fonte: http://esporte.uol.com.br/tenis/


HANDEBOL: BRASIL fica com o vice-campeonato em Portugal
A
seleção brasileira feminina de handebol foi superada pela China, neste domingo, por 31 a 26 (15 a 9 no primeiro tempo) e ficou com a medalha de prata no torneio amistoso disputado em Portugal, na cidade de Lagoa. A competição portuguesa, que faz parte da preparação do Brasil para os Jogos Olímpicos de Pequim, foi a primeira da seleção no ano. Para chegar ao vice-campeonato, o time comandado pelo técnico Juan Oliver venceu a Turquia e as vice-campeãs mundiais, as norueguesas. Agora, a equipe brasileira voltar a se reunir entre 19 e 24 de maio para outro torneio, o da Itália. A seleção, que tem várias jogadoras atuando fora do país, só treina em território brasileiro em junho e julho. Antes de chegar à Vila Olímpica, em agosto, a seleção ainda participa de mais dois torneios na Europa e de uma aclimatação na Coréia do Sul.
Fonte: http://olimpiadas.uol.com.br/ultimas/2008/03/31/ult5584u984.jhtm (
31/03/2008)

NOVA CAMISA DA TUNA LUSO JÁ À VENDA



A nova camisa da Tuna Luso, da marca DITTZ, já encontra-se à venda nas melhores lojas de materiais esportivos de Belém e na secretaria do clube, no horário comercial. Existem camisas tamanho P/M/G, verde com faixa branca e branca com faixa verde. O preço médio de cada camisa é de R$60,00 sendo que na secretaria do clube a venda é feita à vista ou no cartão Visa. Em cada camisa vendida a Tuna Luso terá um percentual na venda que ajudará o clube financeiramente.

Divulgue o novo material esportivo da Tuna e compre logo a sua camisa.

DITTZ & TUNA LUSO, uma parceria de roupa nova!

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Águia é o campeão (merecido) do 1º turno


Já que não deu para comemorar com a Águia original (Tuna Luso), que não vem bem das pernas e ainda não disse o que veio fazer nesse campeonato, pelo menos tivemos uma Águia genérica como campeã do primeiro turno.
O Ananindeua, que antes do jogo achou que iria papar essa com facilidade, vai ter que se juntar a Tuna Luso, Clube do Remo e Paysandu e esperar um pouco mais para fazer sua festa pois dessa vez foi a cidade de Marabá que dançou o Créu.
Ontem à tarde, domingo - 06/04, o Águia de Marabá empatou com o Ananindeua pelo placar de 2 x 2, no Mangueirão, e sagrou-se campeão do primeiro turno do campeonato Paraense de futebol 2008, conquistando a taça cidade de Belém. Assegurou vaga na Copa do Brasil de 2009, na série C do brasileiro desse ano e antecipação de pelo menos o vice-campeonato paraense de 2008. A equipe terá o returno para tentar ganhar o inédito torneio estadual. Caso não consiga, ainda terá as duas partidas da final (Taça Açaí) para tentar o feito.
O Águia é um dos times mais novos que disputam o campeonato e só é mais velho que o Vila Rica (21 anos) e nunca participou de uma competição nacional. No final do jogo, jogadores e comissão técnica do Águia comemoraram muito, ajoelharam-se no gramado do Mangueirão e começaram a chorar. A torcida fez a festa e compareceu em bom número ao estádio (mais de 12 mil pessoas pagaram ingresso para assistir à final). O time do Águia retornou hoje (segunda) à tarde, em avião fretado para Marabá, onde receberá muitas homenagens.
A população de Marabá, orgulhosa, grita que o Águia é campeão.
Parabéns ao Águia de Marabá!
FICHA TÉCNICA DO JOGO
Águia - André Luís, Caçula (Marciano),Edcléber, Adriano, Fenando (Mogi), Lê, Lessandro, Marclésio (Gleidson), Ciro, João Paulo, Hállyson
Técnico: Vítor Jaime
Ananindeua - Érico, Léo, Hállysson (Rico), Felipe Bragança, Dudu (Del Curuçá), Mael, Ricardo Capanema, Soares, Flamel, Hállace, Geraílton (P. Pittbull)
Técnico: Samuel Cândido

Local: Mangueirão (Belém)
Renda: R$ 66.162,50
Público pagante: 12.534

OS GOLS
Ananindeua 1 a 0: Geraílton, 39’/1ºT;Águia 1 a 1: Adriano, 42’/1ºT;Ananindeua 2 a 1: Soares, 4’/2ºT;Águia 2 a 2 - Marclésio, 20’/2ºT
Árbitro: Wilson Luís Seneme/SPAssistentes: Milton Otaviano/Fifa-RN e Maria Eliza Barbosa /Fifa-SPRegra-três: Domingos de Jesus Viana/PA
Cartões amarelos: Fernando, Aleílson, Lessandro, Marciano e Gleidson (Águia); Dudu, Mael, Felipe Bragança e Hállace (Ananindeua)

COPA DO BRASIL - SUB 17 DE FUTSAL

TAÇA BRASIL SUB-17
TUNA LUSO VENCE OS DONOS DA CASA E SE CLASSIFICA
Em confronto emocionante, a Tuna Luso (PA) derrotou o CEML/Ulbra (TO) por 6 a 5, na última partida da fase classificatória da Taça Brasil, categoria sub-17 masculina, em Palmas (TO), cidade sede do Grupo VII, neste sábado (05/04). Com a vitória, a equipe paraense carimbou o passaporte para a disputa da fase decisiva da competição, que ocorrerá em Aracaju (SE), no fim do mês de abril.
A primeira etapa se apresentou bem equilibrada. As duas equipes procuraram o gol desde o início, mas também não deixaram de lado a forte marcação. Quem inaugurou o placar foi a Tuna Luso, com Esquerda, logo no primeiro minuto. Em seguida, sem tempo de comemoração do adversário, o time da casa empatou, com Pedro. A partida seguia com os dois times criando oportunidades para marcar. A equipe tocantinense virou, aos nove minutos, com um gol de Jéferson. A equipe paraense, com um bom toque de bola, reagiu. Empatou novamente o confronto, aos 15 minutos, com Cametá. Aos 18 minutos, em lances rápidos, Adilson e Diego fizeram o terceiro e quarto gol da equipe paraense, terminando a primeira etapa em vantagem. No segundo tempo, o jogo seguiu equilibrado. Cametá aumentou a vantagem, fazendo o quinto da Tuna Luso, aos 31 minutos. Logo depois, o time da casa ensaiou uma reação, fazendo dois gols, com Pedro e Helder, entretanto, William, aos 36 minutos, fez o quarto da equipe paraense, abrindo dois gols de vantagem. Pressionando no final, o time tocantinense chegou ao quinto gol, aos 37 minutos. Faltando três minutos para o final, a equipe da casa se lançou à frente na busca pelo gol de empate, mas a boa marcação paraense não permitiu que isso ocorresse. Mantendo a posse de bola, a equipe paraense esperou o tempo correr para comemorar a classificação para a Fase Decisiva, programada para o período de 23 a 27 de abril em Aracajú/SE.
Parabéns aos meninos cruzmaltinos, são o futuro da Tuna...
Boa Sorte em Aracajú...E muito sucesso !!!
Força Aguia !!!

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Enquanto a bola não rola...!




Foto dos Gandulas da FPF 2008





Gandula

Gandula (português brasileiro) ou apanha-bolas (português europeu) é pessoa responsável por buscar as bolas que são jogadas para fora do campo em uma partida de futebol. A função surgiu depois da construção do Maracanã: muitas bolas caíam no fosso e precisavam ser apanhadas por alguém.

A origem do nome brasileiro também é antiga e curiosa: em 1939, O Vasco da Gama, clube brasileiro do Rio de Janeiro, trouxe da Argentina um atacante chamado Bernardo Gandulla. Ele nunca se adaptou ao modo de jogar do time e não chegou a ser escalado. Tentando mostrar utilidade para o grupo, Gandula corria atrás da bola para devolvê-la, quando ela saía do campo. Uma nobre característica sua era buscar as bolas não apenas para seu time como também para o adversário, demonstrando uma das primeiras e mais bonitas manifestações do fair play. Sua atitude ganhou a simpatia da torcida e após seu retorno para a Argentina, seu nome passou a ser referência para os que apanham as bolas que saem do campo.
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

terça-feira, 1 de abril de 2008

BIG-BANG PAPA-CHIBÉ JÁ ACONTECEU NO PARAZÃO 2008!


BIG-BANG

SÃO PAULO - Cientistas abriram um processo contra o Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern, sigla em francês), localizado em Genebra, para impedir uma grande experiência da física que permitirá um estudo sobre como foi o big-bang, na qual dois átomos se chocarão a uma velocidade próxima à da luz e, teoricamente, reproduzirá a explosão. As informações são da Agência Estado.

As colisões poderão criar a chamada "energia negra", que compõe 96% do universo. Esta perspectiva causa preocupação entre as pessoas que temem que a experiência faça o planeta desaparecer numa espécie de grande buraco negro."Recebemos muitas ligações de pessoas preocupadas", explica Sophie Tesauri, da assessoria de imprensa do Cern. "Mas não há nada a temer: a quantidade de matéria negra será ínfima", acrescenta.

Fazendo uma pequena relação com a matéria acima, o BIG-BANG, parece que aconteceu por aqui e gerou efeitos devastadores e indesejáveis para alguns clubes do Pará, causando grandes distúrbios para Clube do Remo e Tuna Luso, que já haviam sofrido as consequências da explosão e recebido seus bilhetes de despedida do primeiro turno na semana passada. Agora, nesse último final de semana, foi a vez do Paysandu juntar-se aos dois rivais e também ser despachado (pelo Águia de Marabá) sem direito a passagem de volta. Os três times da capital, outrora considerados grandes e imbatíveis, estão juntando os cacos que ainda restaram. Enquanto isso, os emergentes times do interior, incentivados por suas prefeituras, fazem a festa e a algeria do povo daquelas bandas e dançam alegremente o CRÉÉÉÉÉU!

VOCÊ SABE O QUE É GINÁSTICA LABORAL?














APRESENTAÇÃO

GINÁSTICA LABORAL
é uma modalidade de atividade física orientada, adaptada e praticada no ambiente laboral, tendo como principal objetivo minimizar os impactos decorrentes do sedentarismo para a vida do trabalhador. De modo geral as empresas investem no Programa Ginástica Laboral sob alguns argumentos bastante evidenciados no mercado atual:

Benefícios do programa corporativo de atividade física.

  • Perspectivas de resultados individuais
    Os benefícios dependem diretamente da natureza da atividade laboral:
    -Redução das queixas de dores músculo-articulares.
    -Redução dos níveis de stress.
    -Melhor disposição e, por conseguinte, melhor bem estar geral.
    -Redução do envolvimento em acidentes.
    -Reeducação postural.
    -Estímulo à adoção de práticas regulares de atitudes saudáveis.
  • Perspectivas de resultados corporativos
    -Aumento da produtividade.
    -Redução com despesas médicas.
    -Redução do absenteísmo.
    -Redução dos afastamentos por licenças/atestados médicos.
    -Redução das horas extras decorrentes de atestados médicos.
    -Redução dos índices de ocorrências de atrasos no início da jornada.
    -Redução da rotatividade do quadro de empregados.
    -Redução dos índices de ocorrências do número de acidentes.

Na prática existem 3 tipos básicos de atividades da Ginástica laboral:

  • Preparatória: realizada no início da jornada de trabalho, visando preparar as estruturas corporais para atividades laborais específicas.
  • Compensatória (ou de pausa): realizada durante o expediente de trabalho com o propósito de instituir pausas programadas para compensar um eventual cansaço físico decorrente da exigência ininterrupta de certas estruturas corporais.
  • Relaxamento: realizada no final do expediente de trabalho com objetivo de restabelecer o equilíbrio físico-mental das estruturas corporais.

Fonte: http://www.fitnes.com.br/

segunda-feira, 31 de março de 2008

PROJETO DE INCLUSÃO SOCIAL / ESPORTIVA PARA ATLETAS DE FUTEBOL PORTADORES DE NANISMO.













Estamos divulgando o projeto de inclusão social, esportivo e digital para anões lançado pela Tuna Luso Brasileira. O projeto Tuna Luso Gigantes do Norte está sendo implementando pelo clube desde o ano passado e tem a oritentação médica da equipe do Dr. Bruno Noronha, que também é o médico resposável pelo futebol profissional da Tuna Luso, incluindo o futebol feminino e os demais esportes amadores ligados ao clube. Calos Lucena é o técnico da equipe do Gigantes do Norte e também técnico da equipe de profissinais da Tuna Luso. Capacidade, que também trabalha num programa de TV local, é um dos jogadores do Gigantes do Norte. Capacidade e o técnico Lucena tiveram a brilhante idéia de formar um time somente de anões. Apresentaram a idéia para a diretoria da Tuna Luso que apoiou a iniciativa e deu carta branca para que o projeto fosse elaborado e desenvolvido. Veja abaixo o projeto completo.

APRESENTAÇÃO
Nanismo é uma doença genética que provoca um crescimento esquelético anormal, que geralmente resulta em um indivíduo de baixa estatura, inferior à da média populacional.
Ocasionalmente, o termo nanismo é aplicado somente às baixas estaturas desproporcionais. Ambos os tipos de nanismos normalmente têm causas genéticas e podem ou não ser hereditários.
Existem basicamente duas formas de nanismo catalogadas: o genético e o hormonal. Embora existam divergências, a princípio são consideradas anãs as pessoas adultas com altura inferior a 1,35m.
O maior problema enfrentado pelos anões, além do preconceito, é de viverem em cidade não planeja para eles. Quanto à saúde, geralmente, apresentam problemas de artrose e compressão das vértebras. No mais, são pessoas comuns que podem fazer quase tudo ao alcance. Por conta disso, e lógica, os anões podem e devem fazer atividade física normal evitando-se as de impacto.
Entende-se o esporte enquanto via proporcionadora de competências pessoais e sociais, produtivas e cognitivas, de adolescentes e adultos, e inclusive os portadores de necessidades especiais, como no caso do nanismo.
O dia que os empresários descobrirem que investir no futebol ajuda a melhorar a imagem da empresa, a situação do esporte vai ser outra no Estado. Mas, enquanto as empresas resistem a assumir o seu papel na responsabilidade de revelar atletas e construir personalidades de cidadãos conscientes, nós somos quem deve tomar as rédeas dessa iniciativa.

OBJETIVO
Ampliar as oportunidades de participação da comunidade em atividades sócio-esportivas, desenvolvendo uma consciência crítica acerca da qualidade da corporeidade vivida, contribuindo para a formação plena do ser humano.
Nosso intuito não é formar atletas e sim democratizar o acesso ao esporte.

OPERACIONALIDADE
Todos os atletas participantes da equipe de futebol, devem ser obrigatoriamente portadores de alteração congênita (nanismo), exceto o goleiro, que terá estatura conveniente para a tarefa.
Os treinamentos ocorrerão em locais pré-estabelecidos pela Comissão Técnica e os jogos serão marcados como preliminar de jogos do Futebol Profissional ou como jogos e torneios independentes, podendo ser utilizadas equipes infanto-juvenis (sub-13, sub-15) para disputa de partidas.
O acompanhamento para evolução do protocolo de treinamento ocorrerá de acordo com o cronograma e a programação da Comissão Técnica específica.

PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO
Proporcionar o pagamento de um (01) salário-mínimo a cada atleta, em número de dezoito (18) atletas / por mês, durante o ano de 2008, com possibilidade de prorrogar o período.
Cursos de capacitação e atualização nas áreas de informática, línguas estrangeiras, serviços gerais, entre outras, para inclusão dos atletas no mercado de trabalho.
Investimentos com infra-estrutura, alimentação, material de treinos, saúde e hospedagem dos atletas.

COTAS DE PATROCÍNIO
Cada patrocinador será responsável por cota mensal de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais), para custear o planejamento do ano de 2008, sendo que este valor será debitado no imposto de renda (IR), obedecendo à lei de incentivo ao esporte e lei de responsabilidade social.

CONTATOS
091 9166 9578
(Lucena)
091 8154 0966 (Capacidade) capacidade.mb@hotmail.com
091 9984 4094 (Bruno Noronha) brunonoronha71@gmail.com

Atenciosamente,

Carlos Lucena
Treinador da Equipe
Dr. Bruno Noronha
Redator do Projeto

Marcos Moraes
Presidente da Tuna Luso Brasileira
PROGRAMA DE INCLUSÃO SOCIAL / ESPORTIVA
PARA ATLETAS DE FUTEBOL PORTADORES DE NANISMO
Gigantes do Norte

JAN / 2008
O Gigantes do Norte tem uma comunidade no orkut:
Vídeo do "Vagner Love" do Gigantes do Norte:
Outros endereços para saber mais sobre a Tuna Luso Brasileira:

FUTEBOL DE CAMPO FEMININO - 2ª RODADA.



Raysa
a musa do futebol feminino - 2008

E
leita a musa do Campeonato de Futebol Feminino/2008, a jovem Raysa Gabriela Oliveira Pereira, de 16 anos, tem dois sonhos para o futuro: jogar profissionalmente em um grande clube do Brasil e se formar em Educação Física.
Atleta da Tuna Luso, Raysa joga futebol desde os sete anos, tendo dado os primeiros passos nas peladas do bairro da Sacramenta.
Quando disputava o Campeonato promovido pela jogadora Formiga, da Seleção Brasileira, chamou a atenção dos Dirigentes do Remo e acabou indo para o Baenão. Porém, não ficou mais de três meses no clube azulino, porque o Remo resolveu não participar do Campeonato Feminino, e a Tuna Luso mostrou interesse no seu futebol. Embora não tenha ainda se firmado como titular no time cruzmaltino, a atacante vem entrando no decorrer dos jogos, ajudando a equipe a colher bons resultados. “O importante - disse Raysa – é continuar trabalhando e ajudando o grupo. Nossa meta é o título e vamos lutar por ele”.
Já que a imprensa local não tem nenhum interesse em divulgar os acontecimentos do futebol feminino do Pará, o blog da ATAT continuará fazendo o seu papel e divulgando todas as rodadas e resultados.

2 ª Rodada - 30/03/2008
Jogos:
Estrela 3 x 3 Independente (CEJU)
Terra Firme 0 x 9 Tuna Luso (Souza)
Ananindeua 2 x 5 Sacramenta (CEJU)

3ª Rodada - 05 ou 06/04/2008
Jogos:
Independente x Terra Firme
Estrela x Ananindeua
Sacramenta x Tuna Luso
Tuna Luso retorna aos treinamentos visando 2º turno do Parazão
O elenco da Tuna Luso volta hoje aos treinamentos depois do final de semana de folga. Ainda em processo de diminuição do elenco por conta do inchaço de jogadores da base, o técnico Carlos Alberto Lucena ainda espera pela regularização do goleiro Leandro. O clube ainda não conseguiu os R$ 900 necessários para fazer a transferência do atleta da federação maranhense. O jogador tem vínculo com o Imperatriz-MA.
Com a volta aos gramados marcada apenas para o dia 12 do mês que vem, quando enfrentará o Tiradentes na abertura do segundo turno, existe a possibilidade da equipe realizar de um a dois jogos treinos com equipes amadoras no próprio Sousa.
Enquanto isso o atacante Róbson Alex continua entregue ao departamento médico depois que torceu o tornozelo num treinamento.
Fonte: Amazônia Hoje - Edição de 31/03/2008