sábado, 5 de janeiro de 2013

Tuna Luso na imprensa

"Eu tenho a minha casa e quero jogar lá", firma presidente da Tuna 


Fabiano Bastos quer alterar local do jogo contra o Clube do Remo, na 
segunda rodada do Campeonato Paraense 


Por Pedro Cruz Belém 04/01/2013 
Fabiano Bastos, presidente da Tuna (Foto: Marcelo Seabra/O Liberal)
Fabiano Bastos quer jogar o clássico contra o Leão
no Sousa (Foto: Marcelo Seabra/O Liberal)
Antes mesmo de estrear no Campeonato Paraense, a Tuna Luso já está pensando na segunda rodada da competição. Isso porque os cruzmaltinos querem mudar o local do clássico contra o Clube do Remo, no dia 17, do Mangueirão para o estádio do Sousa, a casa da Tuna. Como o mando de campo é da equipe alviverde, para o presidente luso, Fabiano Basto, nada mais justo do que jogar dentro de seus domínios.
– Eu tenho a minha casa e quero jogar lá. Mas a questão também é financeira. Digamos que, hipoteticamente, o Remo perca para o Santa Cruz na primeira rodada. Contra nós, na segunda rodada, a partida será numa quinta-feira a noite, além do que esse clima chuvoso também espanta o público. Por isso, jogar no Mangueirão dará prejuízo, então acho melhor jogar no Sousa com casa cheia, para cinco mil pessoas, do que no Mangueirão vazio – explicou o mandatário tunante.
A partida, a princípio, está marcada para próxima quinta-feira, dia 17, às 20h30. Entretanto, o estádio Francisco Vasques, mais conhecido como Sousa, não possui refletores. Por isso, além de tentar mudar o local do jogo, Remo, Tuna e a Federação Paraense de Futebol (FPF) terão que entrar em um acordo para alterar o horário da partida.
– O Sousa não tem refletores, então teremos também que mudar o horário do jogo. O pessoal do Remo quer conversar comigo sobre isso e temos até segunda-feira para resolver a situação – afirmou Fabiano Bastos.
fonte: globoesporte.com

Tuna Luso vence último amistoso antes da estréia no Parazão

05/01/2013 18:04:42


Em seu último amistoso antes do início do campeonato paraense,a Tuna Luso Brasileira entrou em campo na manhã deste sábado (05) para enfrentar a seleção de Igarapé Miri, no Estádio Francisco Vasques (Souza).Este foi o quinto e último amistoso da fase preparatória cruzmaltina. Os lusos venceram pelo placar de 2 a 0, com gols de Maninho e Léo. Em cinco jogos realizados na fase de preparação, a Tuna conquistou duas vitórias, dois empates e perdeu apenas um.
Agora as atenções voltam para a estreia no Parazão 2013, marcada para o dia 12 de janeiro, diante do Águia, no Estádio Zinho Oliveira, em Marabá.
fonte: Adilson Brasil - Rádio Clube do Pará

Enquete da Rádio Clube do Pará - 05/01/2013
Quem será o campeão da Taça Cidade de Belém?

Águia 1,8% 
Cametá 1,5% 
Paragominas 4,2% 
Paysandu 38,5% 
Remo 39,2% 
Santa Cruz 4,2% 
São Francisco 1,4% 
Tuna Luso 9,2%

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Tuna Luso na imprensa

TUDÃO e Tudinho

‘APARELHAGEM, MAL NECESSÁRIO’, DIZ FABIANO

Quem diria: a “Elite do Norte” recorre às festas de aparelhagens para ganhar dinheiro. 

“É um mal necessário. Eu não gosto, mas a cada festa a Tuna ganha entre 10 a 20 mil reais”. 

Tevelou o presidente Fabiano Antônio Siqueira Bastos, 55, advogado, estando no segundo mandato à frente dos destinos da Tuna Luso Brasileira. 
No primeiro dia deste ano a Tuna completou 110 anos e às comemorações acontecerão no dia 26 de janeiro na boate do clube, quando a diretoria oferecerá jantar para 300 convidados.Desde que nasceu, no dia 1º de janeiro de 1903, a Tuna teve algumas razões sociais: Real Tuna Luso, Tuna Luso Caixeiral, Tuna Luso Comercial e Tuna Luso Brasileira.
O blog conversou com o presidente Fabiano Bastos sobre o presente e o futuro da Tuna.
EVENTO - A gente vai comemorar os 110 da Tuna com jantar dançante, no dia 26, na boate do clube, e na oportunidade haverá o lançamento do livro que contará toda a história da Tuna, bem como homenagem a algumas pessoas. 
FINANÇAS - A Tuna está se reequilibrando. Em 2009, quando chegamos ao clube, a instituição estava endividada e sem credibilidade, porque a Tuna não podia passar um cheque. Era problema de gestão e por isso o clube não tinha crédito na praça e ninguém queria negociar com a Tuna e à época havia mais de 100 processos trabalhistas e penhora dos bens do clube.
SALÁRIOS - Primeiro faço um adendo: eu recebi da Tuna com luz cortada. Mais de cem funcionários com seis meses de salários atrasados. O Juca havia 24 meses sem receber vencimentos. Então, reunir os funcionários e disse a eles que iria pagá-los, mas que eu queria a colaboração deles para a gente começar a trabalhar. Eles atenderam e, aos poucos, pagamos todos e neste ano eles receberam seus vencimentos e, na data prevista, o décimo terceiro salário.
PROCESSOS TRABALHISTAS - Pagamos mais de 700 mil reais de processos trabalhistas e acabamos com as penhoras do clube e com isso a Tuna respira um pouco e voltou a ter credibilidade na praça. Processos trabalhistas a Tuna não tem mais.
INSS - É uma grande questão. O INSS, neste meu segundo mandato, eu estou enfrentando e a Tuna deve em torno de R$ 1 mi de INSS. Deste total estamos negociando em torno de R$ 500 mil e pagamos R$ 23 mil por mês só de INSS. Espero que este ano, a gente possa reverter este quadro.
INVERSO - Zeca, eu venho num processo inverso: enquanto os outros clubes montam times para ser campeões, eu não monto timaço, eu quero primeiro sanear o clube, preparar a Tuna para realmente voltar às suas glórias, mas com os pés no chão.
PARAZÃO - O que traz aos cofres do clube o título de campeão paraense? Nada! Mas o futebol paraense, como é feito, só deixa prejuízo. A Tuna foi para o fundo do poço por causa disso.
CONTRATOS - Quando cheguei aqui a Tuna tinha contrato com jogadores de 3, 4 anos (que nem pegavam na bola) e eu acabei com isso. Hoje nós fazemos contratos com duração de seis meses – duração do campeonato, porque tem os patrocínios que nos ajudam muito e isso fez com que a gente pagasse dívidas passadas. Hoje temos onze jogadores da base no profissional e não se assustem se esses meninos arrebentarem no campeonato. Desde 2009 que não temos uma questão trabalhista.
DINHEIRO - É questão de resgate da credibilidade junto aos funcionários, colaboradores e a colônia portuguesa que tem sua colaboração. Eles (os portugueses) ajudam muito. Por exemplo: se eu preciso de transporte o João Pisco (Monte Cristo) manda para todas as categorias; se a Tuna precisa de concentração o Hotel Sagres recebe o time, então tudo isso é o resgate da credibilidade que anteriormente o clube não tinha. Agora, os Portugueses estão aqui apoiando a administração do Fabiano (ele fala em 3ª pessoa). Hoje, ainda, nós trabalhamos para pagar débitos.
60 MIL REAIS - Para te falar a verdade, este orçamento para o futebol vai passar um pouco: deve chegar a 70 mil ou 80 no máximo. Zeca, eu também não posso colocar a base prá jogar para que a Tuna seja saco de pancada. A Tuna não pode perder para timinho e como hoje temos uma ajuda maior de algumas pessoas, a Tuna está formando um bom elenco ao comando do Samuel Cândido.
JOGADORES - Eu não quero jogador velho na Tuna (de velho basta eu). Pode quem quiser se aborrecer comigo, mas não vamos investir em jogador em fim de carreira. A Tuna precisa voltar à sua história que é revelar talentos. Eu quero na Tuna jogador experiente e de caráter, menos velho.
ARTUR TOURINHO - Ele é nosso consultor e continua ajudando a Tuna. A BIG BEM está na Tuna graças ao Tourinho. Ele só tem somado, ajudado.
GASTOS - Cortei, sim, reduzir a folha. Saí de R$ 80 mil para R$ 40 mil. Quando cheguei aqui tinha mais de 100 funcionários e hoje o clube funciona com 40.
SÓCIOS - Chega a 600 sócios. É essa a média. Para aumentar este número temos que preparar a estrutura e a Tuna, ainda, não oferece o que o sócio merece. Não temos dinheiro suficiente para investir em infraestrutura do clube.
APARELHAGENS - Há um ditado que é verdadeiro: com açúcar até limão é doce. As festas com as aparelhagens são parcerias e a cada festa a Tuna ganha em média R$ 10 mil e foi com essas festas que nós pagamos dezembro e 13º salário dos funcionários Parêntese: a Tuna tem lucro de 30 a 40 mil por semana com as festas sexta, sábado e domingo. E quem tiver uma solução melhor para pagar esses débitos que me traga que eu aceito. Francamente, eu sou contra festa de aparelhagem, mas eu tenho compromissos com jogador, funcionários, luz e carro não anda sem gasolina. Nós temos conseguido saldar alguns compromissos com dinheiro arrecadado das festas de aparelhagens. Zeca, aparelhagem é um mal necessário em relação a Tuna. Dinheiro não dá em árvore e quem tiver outra solução que me apresente. Zeca, estou trabalhando para fazer com que a Tuna possa ter certidão negativa.
30 MIL DO CR - Diz para o presidente do Remo, o Cabeça, que se ele me garantir 60 mil reais, a Tuna joga no Baenão.
É o que há!


Tuna volta atrás e aciona Justiça contra a Esmac
A Tuna Luso Brasileira confirmou através do Presidente Fabiano Bastos que vai mesmo entrar na Justiça contra a Esmac para reivindicar a escalação de três jogadoras que teriam sido escaladas de forma irregular na decisão do Campeonato Paraense de Futebol Feminino 2012.
A goleira Julia e as meias de armação Lívia e Neguinha do time de Ananindeua, estavam inscritas no campeonato desde o inicio do segundo turno, porém defendiam outras equipes fora do estado. Isso levantou suspeitas quanto à quebra do regulamento da competição. 

Segundo o Presidente tunante, o departamento jurídico da Águia vai comunicar a Federação Paraense sobre a queixa. 

fonte: (Ronald Sales/DOL)

Tuna tenta mudar o local de clássico contra o Remo

04/01/2013 10:55:58


Em entrevista à equipe de reportagem do DOL, o Presidente Fabiano Bastos confirma que a Tuna Luso Brasileira vai solicitar junto à Federação Paraense de Futebol (FPF) a mudança de local de partida contra o Clube do Remo valendo pela segunda rodada do Campeonato Paraense de Futebol 2013 em sua fase principal.
O jogo que até agora está marcado para o dia 17 de janeiro, segunda-feira, às 20h no Estádio Estadual Jornalista Edgar Campos Proença, o Mangueirão, não parece ser atrativo aos olhos dos tunantes, pois a diretoria já solicitou a instituição máxima do futebol do Pará pela mudança de local para o estádio do Souza.
"O nosso estádio tem plenas condições de abrigar esta partida. Ano passado nós recebemos o Paysandu. Podemos muito bem receber o Remo da mesma forma. Vou solicitar a capacidade máxima do estádio que equivale a cinco mil pagantes". Alegou o Presidente tunante.
O Vice-Presidente do Clube do Remo recém empossado, Zeca Pirão, confirmou em entrevista à Rádio Clube do Pará que vai propor às partes interessadas que os times joguem no Estádio do Baenão.
fonte: (Ronald Sales/DOL)

BOLA PRA FRENTE – Cláudio Guimarães – 04.01.13

04/01/2013 15:39:06

NEGATIVO – Tabela saiu com jogo à noite, no Souza, (não tem iluminação) entre Tuna x Remo. Deverá mudar de local com base em compensação financeira (Lusa quer 60 mil). Mico poderia ter sido evitado!

Clubes agora integram patrimônio cultural do Estado

Agora é oficial. O governador Simão Jatene assinou decretos – publicados no Diário Oficial do Estado, edição desta quinta-feira, 3 – declarando Remo, Paissandu, Tuna, Castanhal, São Raimundo, Águia e Cametá integrantes do “patrimônio cultural de natureza imaterial do Estado do Pará”, nos termos da Constituição estadual. Significa que, a partir de agora, os bens imóveis dessas agremiações não podem mais ser disponibilizados livremente para venda, troca ou permuta. A partir de agora, para negociar um bem, esses clubes terão que submeter o negócio à análise de instâncias do Poder Público. Caso a transação seja aprovada, os bens terão que ser preservados em suas características originais. É uma garantia de permanência dos patrimônios dos clubes paraenses, constantemente ameaçados nos últimos anos por penhoras e leilões judiciais para pagamentos de dívidas trabalhistas – além da sanha de dirigentes inescrupulosos, meramente interessados em se beneficiar às custas dos clubes.

L E I N° 7.693, DE 3 DE JANEIRO DE 2013

Declara o Castanhal Esporte Clube, Águia de Marabá Futebol  Clube, São Raimundo Esporte Clube, Cametá Sport Club e Tuna Luso  Brasileira integrantes do patrimônio cultural de natureza imaterial do Estado do Pará. 
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARÁ estatui e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1° Esta Lei declara o Castanhal Esporte Clube (japiim), Águia de Marabá Futebol Clube, São Raimundo Esporte Clube, Cametá Sport Club e Tuna Luso Brasileira integrantes do patrimônio cultural de natureza imaterial do Estado do Pará, nos termos do art. 286 da Constituição Estadual.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. 
PALÁCIO DO GOVERNO, 3 de janeiro de 2013. 

SIMÃO JATENE 

Governador do Estado
fonte: Blog Gerson Nogueira

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Tuna Luso na imprensa


Blog TUDÃO  e Tudinho

‘FALTA DE RESPEITO’, DIZ FABIANO


Sábado, 29 de dezembro, fui à Vila Olímpica a fim de entrevistar o presidente Fabiano Bastos sobre os 110 anos da Tuna, que aconteceu dia 1º de janeiro de 2013. Não foi possível devido à agenda do advogado Fabiano Bastos.
Entrevistei o técnico Samuel Cândido, que está montando um time novo (enxertado com os valores da base) e com orçamento limitado em 60 mil reais.
Hoje, voltei à Vila, depois de acertar com o presidente pelo presidente luso Fabiano Antônio Siqueira Bastos, 55, advogado, e desde 2009 dirigindo a Tuna Luso Brasileira e reeleito em 2012.
Atirei no que vi, acertei no que não vi: Fabiano Bastos estava saltando nas tamancas porque o presidente do CR, Sérgio Cabeça, propôs ao presidente luso R$ 30 mil para que a Tuna jogue com o Remo, dia 17, no Baenão. O mando de jogo é da Tuna.
“Pô! É falta de respeito para com a centenária Tuna. Diz prá ele pagar 60 mil que a Tuna joga no Baenão. O mando é nosso e estamos pensando em jogar aqui (“Chico Vasquez”) ou no Mangueirão”, confirmou Fabiano, acrescentando: “Podemos até jogar no Baenão, mas desde que nos dê o que merecemos.”
Os festejos (jantar) dos 103 anos de fundação da Real Tunam Luso (primeiro nome da TLB) acontecerá dia 27 deste mês na boate da “Elite do Norte” para 300 convidados.
Mais detalhes em outro post.
É o que há!

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Tuna Luso na imprensa


Blog do Gerson Nogueira

Salve a Águia Guerreira do Souza!

O blog abre os trabalhos nesta quarta-feira destacando o principal fato do dia: o aniversário de 110 anos de fundação da Tuna Luso Brasileira, bicampeã brasileira e um dos clubes mais antigos em atividade no país. Dona de apaixonada torcida, diferente pela própria natureza, a Águia Guerreira do Souza foi fundada pela colônia portuguesa, mas com o passar do tempo se transformou numa agremiação querida por todos os paraenses – inclusive meu amado pai, José Dias, lá em Baião. Berço de bons jogadores – como China, Antenor, Fefeu, Bosco, Marinho, Guilherme, dentre outros – e craques indiscutíveis, como Geovani e Paulo Henrique Ganso, a Tuna é uma das glórias do desporto paraense. Vida longa à Lusa!
Entry filed under: Uncategorized. Tags: .

14 Comentários Add your own

  • 1. otavio santos  |  02/01/2013 às 9:47
    Manoel Maria, Haroldo, Délcio, Mesquita, Da Silva, Valtinho, Leonidas, mas o maior e melhor de todos foi o deus Grego Giovanni.
  • 2. Marcos Moraes de Lima  |  02/01/2013 às 9:53
    São 110 anos de muitas glórias, dois títulos nacionais, 10 regionais no Futebol e muitos outros títulos e troféus em vários esportes, inclusive no raro Tiro ao Alvo, onde tivemos um dos maiores atletas nacionais e o campeão olímpico Guilherme Paraense.
    A Tuna sempre foi destaque no Reo, onde conseguiu 40 títulos ganhos heroicamente na Baía do Guajará, além de ter sido destaque no Futebol de Salão (hoje, Futsal), Tênis, Natação, Basquete e outros esportes.
    A Tuna sempre foi um destaque também no Social e mesmo qe não tenha a maior torcida, tem um torcedor fiél, que ama as cores Verde, Branca e Verrnelha.
    Parabéns à minha querida Tuna Luso Brasileira!
  • Parabéns Tuna, do saudoso Paulo Ferré.

  • 4. 

    Edmundo Neves - direto do bairro do Marco  |  02/01/2013 às 10:29
    Parabens Tuna Luso Brasileira….sua camisa é a mais linda do futebol paraense…

  • 5. 

    Parabéns à gloriosa Cruz de Malta pelos 110 anos de existência.. Parabéns aos torcedores da Águia do Souza, em especial a 2 aqui do blog, os amigos, Harold e Von .. Águiaaaaaaaaaaa
  • A Tuna me alegrava quando lograva ponto do Remo.
    Porém o Sport Belém sempre foi uma pedra no sapato da Aguia.
    Se a Tuna fizer o jogo dela com o papão no Souza, ( o que eu não concordo de jeito algum ) vou assistir, pois nunca entrei no Estádio Francisco Vasquez.

  • 7. 

    Alberto Bastos  |  02/01/2013 às 16:33
    Parabéns a esta querida agremiação, parabéns a todos que escreveram seu nome honrando as cores da Tuna Luso Brasileira, Bi-Campeã Brasileira. Alguns ainda estão por lá, prestando seus serviços, como o querido Antenor, transmitindo seus conhecimentos às novas gerações. Parabéns!!

  • 8. 

    Harold Lisboa  |  02/01/2013 às 18:25
    110 anos de muitas alegrias para nos Tunantes e para toda a cidade. Tenho grandes e boas lembranças tanto dos esquadrões campeões , como de outros sem títulos.
    Mas na minha memória há um time que jamais vou esquecer o de Campeao de 1970.
    Olhem a escalação da Águia Guerreira de 70:
    TUNA – Omar; Marinho, Abel, Carvalho e Acari; Antenor e Waltinho; Fefeu, Mesquita, Leônidas (Nilson) e Gonzaga.
    Notem que Nilson “Diabo”era reserva.

  • 9. 

    Harold Lisboa  |  02/01/2013 às 18:34
    Nosso coach em 70 era Aloísio Brasil.bons tempos aqueles.

  • 10. 

    Harold Lisboa  |  02/01/2013 às 18:53
    O título Brasileiro de 1992:

  • 11. 

    Gostava muito de ver esse Gonzaga jogar… Te dizer, mas o cara era bom, amigos…

  • 12. 

    Cássio de Andrade  |  02/01/2013 às 20:13
    Parabéns aos tunantes. Meu tio, Raimundo Nantes (era tunante até no nome), enfermeiro da gloriosa, deve estar comemorando no céu. Em dezembro 1985, á altura de meus 16 para 17, tive a honra de jogar uma pelada na “Granja” junto com o cracaço Fernando da Tuna, que naquele jogo reforçou o time do SBT. Inesquecível! Recebi um passe primoroso dele e correndo pela ponta em diagonal, tal como Müller do São Paulo, cruzei à meia altura para o nosso centro-avante (motora do SBT na época) fazer o gol. Nunca esqueci do Fernando, nem daquele jogo. Ave Guerreira!

  • 13. 

    VON  |  02/01/2013 às 22:33
    Desejo que a Tuna Luso Brasileira volte a ocupar em breve o seu verdadeiro espaço no cenário estadual e nacional, conquistando títulos e formando craques. Obrigado aos amigos pela lembrança, gentileza e palavras de carinho. Parabéns e vida longa para a Tuna Luso Brasileira!


    Ontem clube comemorou seu aniversário de fundação (Foto: Mário Quadros)
    (Foto: Mário Quadros)
    O dia primeiro de janeiro de 2013 marcou uma data particularmente especial para os apaixonados pela Tuna Luso Brasileira. Tradicional agremiação esportiva de Belém, e baluarte do futebol paraense, completou-se nesta terça 110 anos de fundação do clube, surgido em 1 de janeiro de 1903.

      Ao contrário dos seus rivais Remo e Paysandu, a Tuna surgiu inicialmente não como uma agremiação esportiva, mas sim como uma agremiação cultural. Segundo conta o Grande Benemérito cruzmaltino Manoel Oliveira, Tuna é um termo utilizado em Portugal para designar grupos de estudantes que viajam por localidades para designar concertos musicais. “As tunas originalmente cantavam canções da tradição lusitana e sobre as saudades de Portugal.E assim foi em Belém, onde um grupo de 21 marinheiros portugueses montaram a, à época, Tuna Luso Caixeiral”, afirmou Manoel.

      A Tuna originalmente era um grupo de música de muito prestígio, chegando a realizar diversos concertos no Theatro da Paz. A partir de 1906 a agremiação montou seu departamento náutico e ingressou nos esportes. Ainda hoje a Águia Guerreira é uma das maiores potências da regata paraense. O ingresso no futebol profissional se daria nos anos 30 e renderia ao clube nos anos seguintes 10 títulos estaduais, um título da Série B em 1985 e um da série C em 1992.

    Desde os anos 60 atendendo pela nomenclatura Tuna Luso Brasileira, o clube se tornou referência em revelação de atletas. Foram das divisões de base do futebol cruzmaltino que iniciaram a carreira atletas como os ex-craques santistas Manoel Maria e Giovanni. Paulo Henrique Ganso, um dos últimos grandes jogadores revelados pelo futebol paraense iniciou sua carreira no futsal do clube.
    EM NÚMEROS
    10 títulos estaduais conquistados no futebol colocam a Tuna no patamar dos grandes do Pará. Além disso, clube faz bonito nos esportes náuticos.
    (Diário do Pará)

    Amazônia Hoje
    Amistoso será etapa final
    Tuna Luso encara a seleção de Igarapé-Mirim no sábado. Desempenho no jogo selará futuro de alguns atletas.
    Uma partida contra a seleção de Igarapé-Mirim marcará o encerramento da fase de amistosos e jogos treinos da Tuna Luso com vistas ao Campeonato Paraense. O confronto acontece no próximo sábado, 5, no estádio Francisco Vasquez. Após o jogo, o técnico Samuel Cândido pretende apresentar um relatório à diretoria da Lusa, definindo o elenco que disputará o Estadual. Alguns jogadores ainda estão em observação no clube e dependem do que apresentarem para assinar contrato. O grupo oficial conta com 25 atletas. Completando o grupo estão alguns dos jogadores do sub-20 do próprio clube. O confronto com a seleção da região Nordeste do Estado será o quinto jogo da Lusa antes da estreia no certame regional.
    O time comandado por Samuel enfrentou a equipe sub-19 do Paysandu três vezes e, no último sábado, derrotou a seleção de Colares por 4 a 1, gols de Sinésio (dois), Hallyson e Daniel. A base da equipe vem sendo Alan; Sinésio, Darlan, Hallyson e Carlinhos Maraú; Preto Barcarena, Daniel, Renan e Edílson; Neném Apeú e Hallace. Dessa equipe, apenas o zagueiro Darlan, o volante Daniel, o meia Renan e o atacante neném Apeú não haviam passado pela Vila Olímpica antes. Os demais já atuaram pela Lusa, sendo que três deles começaram a carreira nas divisões de base do clube: Sinésio, Hallyson e Hallace.
    A reestreia da Lusa no Paraense está marcada para o sábado, 12, contra o Águia, em Marabá. Além de pegar um time de tradição no futebol local e que já fez boas campanhas na Série C do Brasileiro, os tunantes mostram outra preocupação: as condições do gramado do estádio Zinho Oliveira. O piso estaria, segundo informações que chegaram à Vila Olímpica, bastante castigado, com poucas possibilidades de estar recuperado até a abertura oficial do campeonato. O confronto começa às 19 horas. Com ingressos vendidos ao preço de R$ 10,00.
Enquete da Rádio Clube do Pará

Quem será o campeão da Taça Cidade de Belém?
Data: 03/01/2013


Águia
1,8%


Cametá
1,4%


Paragominas
4,6%


Paysandu
37,1%


Remo
39,8%


Santa Cruz
4,3%


São Francisco
1,5%


Tuna Luso
9,6%

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Tuna Luso Brasileira completa 110 anos de fundação


Hoje, 1º de janeiro de 2013, data em que a Tuna Luso Brasileira completa seu 110º aniversário de fundação. 
Breve e Glorioso histórico:
Em 12 de novembro de 1902, um grupo de jovens portugueses trabalhadores do comércio, liderados por Manoel Nunes da Silva, reuniram-se no extinto Café Apolo, onde criaram o Grupo Executante, responsável por entoar canções que lembravam Portugal.
O Grupo Executante cresceu e logo em seguida,  no dia 1º de janeiro de 1903 foi fundada oficialmente a Real Tuna Luso Caixeral. A palavra Tuna significa orquestra ou conjunto popular, Luso refere-se  à nacionalidade portuguesa dos fundadores, e Caixeral refere-se aos integrantes que trabalhavam no comércio que eram conhecidos por “caixeiros”. Em 1926, o nome foi alterado para Tuna Luso Comercial e em 1968, passou-se a chamar Tuna Luso Brasileira.
A primeira diretoria tunante teve Manoel Nunes da Silva como presidente e Manuel Augusto Correia e Antônio Lobo, como primeiros secretários. A primeira sede do clube localizava-se nos altos do prédio assobradado da Rua Nova de Santana, hoje Senador Manoel Barata. Atualmente a sede está localizada na movimentada avenida Almirante Barroso nº 4110.
O Grupo Executante ficou famoso por promover festivais de ação comunitária e social. A sua maior apresentação aconteceu no famoso e luxuoso Theatro da Paz, símbolo da riqueza da borracha, que ficou totalmente lotado. No final 1903, foi fundada a escola de dança, que reunia os melhores dançarinos paraenses da época.
Em 1906, a Tuna iniciou suas atividades no esporte com a criação do Departamento Náutico, a partir da a extinção do Yole Clube e Sírio. Um grupo de rapazes, tendo a frente Antônio Lobo, Artur Nicolau da Costa, Francisco de Oliveira Simões, Antônio Frazão Salgueiro e João Gonçalves, alugou a antiga sede do Sírio, na Siqueira Mendes, onde passou a funcionar como garagem náutica do clube. O primeiro barco foi construído na fábrica Freitas Dias, servindo de modelo a uma baleeira de 6 remos denominada “Moema”. Na época, a Tuna estava entre os melhores clubes brasileiros, conquistando inclusive um deca-campeonato, o que lhe deu o honroso título de "Rainha do Mar".
Em 1915, a Tuna se inseriu no espaço esportivo paraense. Sua estreia de forma amadora aconteceu dia 1º de outubro de 1915, quando o time foi campeão após vencer o Grêmio Luzitânio, a sua primeira taça de futebol, mais conhecida como “5 de outubro”. A partir de então, a Tuna estreou no cenário esportivo, destacando-se principalmente no esporte náutico e no futebol, além de revelar craques em outros esportes amadores, como: Futsal, Handebol, Natação, Basquetebol, Vôleibol, Tênis de quadra, Tênis de Mesa, Tiro ao Alvo, Selotex (futebol de botão), Xadrez, Atletismo, Boliche, enfim, a Tuna Luso sempre foi uma importante referência esportiva no nosso Estado e no Brasil. 
Pela Tuna foram formados ou já passaram grandes atletas. No futebol, onde também fez história, a Tuna sempre revelou grandes jogadores em suas escolinhas e categorias de base, que surgiram para o futebol profissional na equipe de base da Águia do Souza. No passado craques como Sarará, China, Estanislau, Chininha, Juvenil, Manoel Maria, Haroldo, Délcio, Omar; Marinho, Abel, Carvalho, Acari, Antenor, Valtinho, Fefeu, Mesquita, Leônidas, Nilson Diabo,  Gonzaga,  Oliveira Pipoca, Bosco, Edson Cimento, Ondino, Fernando Oliveira, Odilson, etc, fizeram a história do futebol cruzmaltino. Mais recentemente nomes como os de Tiaguinho, Dema, Lubrax, Altemir, Welber, Nonato, Arinelson, Sergio, Sandro, Flamel,  além dos geniais Giovane e Paulo Henrique Ganso, que hoje brilha pelo São Paulo, ajudaram a escrever parte da brilhante vida cruzmaltina. Giovane e Ganso já envergaram a jaqueta verde amarela da Seleção Brasileira. No volei, tivemos a honra de ter a jogadora Larissa (do volei de praia), que até 2002 fez parte da equipe de volei de quadra da Tuna.  
Em 1937, a Tuna Luso conquistou o primeiro Campeonato Paraense de Futebol de forma invícta. O time base era: Licínio, Setenta, Cinco, Aldomário, Pellado, Setenta e Sete, Lulu, Conega, Jango, Pitota e Patesko. 
Na década de 1980, a Tuna viveu um grande momento quando, além de dois campeonatos estaduais (1983 e 1988), sagrou-se também campeã do Campeonato Brasileiro de Futebol da Série B, em 1985. 
Em 1992, conseguiu outro importante título nacional, o Campeonato Brasileiro de Futebol da Série C
Desde 1988, a equipe não adicionou mais nenhum título estadual à sua coleção de troféus. Nesse período, foi vice-campeã em cinco ocasiões, acumulando um total de 10 campeonatos estaduais e 18 vice-campeonatos paraenses, confirmando ser um dos grandes clubes do futebol paraense.
No dia 2 de novembro de 2008, a Tuna Luso sagrou-se Campeã da Copa dos Clubes Campeões do Centenário, competição promovida pela FPF, em comemoração aos 100 anos de disputa do campeonato paraense. Os clubes participantes foram: Paysandu, Clube do Remo, Tuna Luso e  União Esportiva (clube extinto, mas representado pelo então Ananindeua).
A Tuna Luso é o clube paraense que possui um dos maiores patrimônios, com uma considerável área contendo sedes administrativa e social, restaurantes, quatro piscinas (sendo uma olímpica), boate refrigerada, salões de festas, academia, saunas, churrasqueira, quadra de tênis, quadra de futvolei, estádio para 5.000 espectadores, concentração e  alojamentos de atletas, dois campos de futebol e um ginásio poliesportivo, além de amplo estacionamento. Toda essa estrutura está localizada no coração de Belém, numa área imobiliária valorizadíssima.
A Tuna Luso estabelece atualmente um contato muito forte com aquela que representa a maior expressão popular do clube, a torcida. Com torcedores tradicionais e um outro grupo mais jovem que vem a somar com a tradição do clube existem hoje na Tuna duas grandes forças dessa manifestação. Juntas as duas dão todo o apoio necessário e ajudam a divulgar o nome do time no esporte paraense. Sua torcida, apesar de não ser tão numerosa quanto as de seus mais tradicionais rivais (Remo e Paysandu), é sem dúvida alguma a mais fiel  e vibrante do estado. 
MUC - Movimento Uniformizado Cruzmaltino
A Tuna já diversas torcidas organizadas, dentre elas podemos lembrar da Fúria Cruzmaltina, Jovem Tuna, Águia Ardente, Tunasco, além de outras. Atualmente, a MUC é uma torcida organizada, fundada em 1º de janeiro de 2006, por um grupo de quatro amigos, levados pela idéia de construir um movimento capaz de apoiar o time nas arquibancadas. A MUC acompanha a Tuna onde a Tuna for. O projeto cresceu e hoje conta com mais de 300 membros, com simpatizantes por outros locais do Brasil e do mundo (por exemplo, EUA, Japão, etc).
ATAT - Associação dos Torcedores e Amigos da Tuna
Também criada em 2006, formada por um grupo de torcedores e amigos que resolveu organizar uma associação com o objetivo de colaborar ativamente com a Tuna, surgindo assim a ATAT (Associação dos Torcedores e Amigos da Tuna). A associação não é uma torcida organizada mas sim um importante ponto de apoio capaz de buscar recursos para  investimento integral no clube, priorizando o futebol. Apesar de ultimamente estar menos mobilizado, tem participado de diversas atividades de apoio ao clube. É atualmente presidido pelo Sr. João Araujo, tendo como seu vice presidente o abnegado Fernando Portugues.
Desejamos que a Tuna Luso Brasileira volte a ocupar em breve o seu verdadeiro espaço no cenário estadual e nacional, conquistando títulos e Glórias. Parabéns e vida longa para a Tuna Luso Brasileira!
fonte: Wikipédia e Tuna Luso Brasileira