terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Eleições diretas na Tuna Luso

Nesta quarta-feira (14/12), no período das 12 às 21 horas, acontecerá na boate da Tuna Luso a primeira eleição realizada de forma direta no clube, fato pioneiro no estado do Pará e em toda a Região Norte, ocasião em que sócios proprietários e remidos poderão votar e escolher diretamente os novos membros dos Conselhos Diretor, Fiscal, Deliberativo, além dos da mesa que formará a Assembléia Geral. Avalie bem todas as propostas apresentadas pelas duas chapas e ajude com seu voto a escolher o melhor caminho para resolver os problemas da Tuna Luso.
Falando apenas em nomes dos colaboradores da ATAT, informamos que como sempre fizemos, ficaremos totalmente neutros neste pleito e não tomaremos partido por nenhuma das duas chapas. Respeitamos as opiniões daqueles colaboradores que são sócios do clube e queiram expressar suas opiniões. Aqueles sócios do clube e tiverem direito a voto poderão tomar partido para qualquer lado conforme sua consciência.   
Conclamamos para todos comparecerem na sede da Tuna Luso nesta quarta-feira (14/12) e para exercer o seu direito de voto.
Vote consciente!  

Apresentamos abaixo as propostas das duas chapas que chegaram ao nosso conhecimento as quais reproduzimos para que todos também conheçam e avaliem, como se segue:

CHAPA 1
UNIÃO LUSO-BRASILEIRA


%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%

CHAPA 2
RESGATE LUSO-BRASILEIRO
 

PÚBLICO ALVO
Crianças, Jovens, Adultos, Homens E Mulheres Até A Melhor Idade. São pessoas exigentes que gostam de experimentar momentos de lazer com tranqüilidade e segurança. São pessoas participativas e com alto grau de diversidade cultural e posição social.
São pessoas que se interessam especialmente por assuntos ligados ao esporte, lazer e
com definida preocupação com a vida pessoal e profissional.
Percebe-se um contingente considerável de pessoas com idade acima dos 30 (trinta anos)
de idade e que precisam de ações integradas que lhe atendam às expectativas.
Porém é preciso atrair o público jovem para que torne perene a relação entre os mais
velhos, associados do clube. Percebe-se nos adultos um grande sentimento de atenção
para com as suas crianças.

PREMISSA BÁSICA

O planejamento visa criar uma linha de ações sistemáticas para os vários departamentos
da Diretoria da Tuna Luso Brasileira buscando atender as demandas e necessidades
mensais para o bom desempenho na prestação de serviços ao quadro social, e também
aos atletas que participam da vida esportiva do clube.

A idéia central é recomendar ações sociais, esportivas e culturais além de acompanhar
passo a passo a recuperação e a reorganização da infraestrutura para os departamentos
desenvolverem suas atividades de maneira organizada a fim de atingir os seguintes
objetivos:

COMPROMISSOS PARA O MANDATO 2012 / 2013

1- PROFISSIONALIZAR A GESTÃO ORGANIZACIONAL, CONTÁBIL, JURÍDICA E DE
MARKETING;
12- Implantar um rígido controle de acesso às dependências do clube; 11- Implantar o serviço de Atendimento ao Associado – TUNA EVENTOS; 10- REVITALIZAR O SALÃO VERMELHO e o RIBATEJO; 9- CONSTRUIR WC’s MASCULINO E FEMININO NAS MALOCAS CENTRAIS; 8- CONSTRUIR CHURRASQUEIRAS e um novo SENADINHO; 7- Permitir que o associado volte a usar a piscina olímpica como espaço de lazer; 6- AMPLIAR A PISCINA INFANTIL COM PARQUE TEMÁTICO; 4- Dar seqüência ao RECADASTRAMENTO dos Associados Patrimoniais do clube; 3- Profissionalizar a estrutura de Marketing a fim de gerar RECURSOS para os 2- Implantar orçamento por departamentos valorizando os profissionais e as suas
condições de trabalho;
14- Fortalecer o Departamento de Futebol Profissional com UMA POLÍTICA PROFISSIONAL BEM ESTRUTURADA a fim de FAZER BRILHAR AS PESSOAS DO NOSSO TIME DE FUTEBOL promovendo sistematicamente os jovens atletas em destaque das categorias de base; 
15- PROMOVER A REVITALIZAÇÃO E READEQUAÇÃO DO GINÁSIO DA TUNA;
16- Padronizar a comunicação visual nos vários departamentos do clube e os Uniformes dos Trabalhadores;
17 - RECUPERAR O CAMPO DE FUTEBOL SOCIAL, Recuperar as quadras de voleibol e futvolei próximo do castelinho e construir 02 (dois) campos no XAXAZÃO; 20- Realizar EVENTOS e PARCERIAS visando o reconhecimento da sociedade 21- Criar um MUSEU NAÚTICO da TUNA na GARAGEM NAÚTICA;
paraense de que a TUNA tem responsabilidade sócio ambiental;
18- Intensificar a participação dos associados no clube;
19- Aumentar a oferta de serviços e momentos de lazer sócio cultural aos associados da TUNA, promovendo a inclusão de jovens associados com a criação de espaço específico para uso desse público:
20- Realizar EVENTOS e PARCERIAS visando o reconhecimento da sociedade paraense de que a TUNA tem responsabilidade sócio ambiental;
21- Criar um MUSEU NAÚTICO da TUNA na GARAGEM NAÚTICA;
22- Criar o ESPAÇO SALÃO DE JOGOS de mesa;

NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO CLUBE
De terça a quinta das 09:00 às 22:00 horas
Sexta Feira das 09:00 às 03:00 horas
Sábados das 09:00 às 20:00 horas
Domingos e Feriados das 09:00 às 18:00 horas

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Eleições diretas na Tuna Luso

Depois que o povo do Pará deu no último domingo (11/12) um banho de democracia e serviu de exemplo para o restante do Brasil, ratificando a vontade da grande maioria da população que rejeitou em plebiscito a proposta de divisão do estado em três unidades federativas, chegou a hora de focar as atenções para as eleições na Tuna Luso.

Passado o plebiscito da divisão do Pará, entramos agora no clima das eleições diretas da Tuna Luso que acontecerá no próximo dia 14/12 (quarta-feira),. Será a primeira deleição direta da história do clube que escolherá de forma direta a nova diretoria e novo Conselho Deliberativo para o período de 2012 e 2013. 


A grande maioria de associados gostaria que tivesse sido formada apenas uma chapa de consenso para que fosse aclamada por todos mas como isso não foi possível, duas chapas inscreveram-se no processo eleitoral. 

A chapa da situação, denominada União Luso Brasileira (chapa 1), terá como candidato a reeleição o atual presidente do clube, Sr. Fabiano Bastos, tendo o Sr. Eduardo Gonçalves como seu vice. A chapa de oposição, denominada Resgate Luso Brasileiro (chapa 2), terá o Sr. Salatiel Campos como candidato a presidente e Rui Pinheiro como vice. 


A eleição será realizada na boate do clube, na próxima quarta-feira (14/12), no período de 12:00 às 21:00 horas. Terão direito a voto todos os sócios proprietários quites com suas obrigações e sócios remidos.  

Os destinos da Tuna Luso Brasileira estarão nas mãos de seus associados que tusarão  o voto direto como instrumento consciente e democrático. Esperamos que tudo corra dentro da normalidade no dia da eleição e que vença a melhor chapa. 
Pela primeira vez na história do esporte paraense candidatos usam seus direitos democráticos para divulgar suas proposta de trabalho. A Tuna Luso mostra pioneirismo mais uma vez.
 

Para a chapa vencedora, votos de sucesso e que seus componentes sejam iluminados para conduzirem da melhor forma os destinos do clube.

Pará diz não à divisão

Foto divulgação.

O Estado esteve no centro das atenções políticas dos País no domingo. Pela primeira vez, uma consulta popular foi feita para servir de base a projetos de divisão territorial, que dariam origem a duas novas unidades federativas: Tapajós e Carajás. Quinze minutos depois da meia-noite, a apuração estava concluída e o resultado era aquele esperado e já anunciado horas antes pela Justiça Eleitoral. Ambas as propostas foram rejeitadas pela população. Porém, a história não acaba com o anúncio final. A parte do Pará que teve seu pleito recusado exige mais atenção e justiça na divisão das riquezas e dos serviços públicos.

A grande maioria da população paraense votou para dizer não à divisão do Pará. Até a meia-noite e 15 minutos de hoje, com 100% das urnas apuradas, os números mostravam que 2.344.510 (66,08%) eleitores se manifestaram contrários à criação do Tapajós e 2.363.416 (66,59%) disseram não ao Carajás. O plebiscito da divisão entrou para história política paraense não apenas como a primeira consulta no País sobre a criação de novas unidades federativas, mas também como a eleição mais rápida e tranquila do Estado. Apenas duas horas após o início da apuração, o resultado foi anunciado pela Justiça Eleitoral.

Apenas 34 das 18 mil urnas utilizadas apresentaram problemas, mas em nenhum caso a votação teve que ser feita de forma manual. Também não foram registradas prisões ou apreensões de material de campanha ilegal.

De acordo com o balanço parcial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), faltanto apenas 100 urnas a serem apuradas com os votos de 28.473 eleitores (0,59%), o resultado já era definitivo: 1.200.096 eleitores (34,01%) declararam ser favoráveis à criação do Tapajós e 1.182.436 (33,50%) ao surgimento de Carajás. Votos em branco somavam 14.886 (0,41%) e nulos, 37.809 (1,05%).

Nas primeiras parciais divulgadas pelo TSE, pouco depois das 17h, o "Sim" chegou a sair na frente, no entanto, a situação logo foi revertida a favor do "Não", que abriu distância e manteve uma vantagem confortável durante todo o processo de apuração. A vitória matemática foi confirmada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará, desembargador Ricardo Ferreira Nunes, duas horas após o início da apuração, quando 75% das urnas estavam apuradas.

Na avaliação do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, o plebiscito representou um teste para a democracia participativa.

"O que me parece importante é que esse plebiscito representou um teste no que diz respeito à democracia participativa, porque a Constituição de 1988 inaugurou uma nova forma de democracia. Nós demos um passo para além da mera democracia representativa e vivemos agora em toda a plenitude a democracia participativa, em que o povo é chamado a opinar sobre as questões relevantes que dizem respeito ao País, mediante alguns instrumentos como o plebiscito, o referendo e a iniciativa popular", afirmou Lewandowski. Ele também disse que a tecnologia de transmissão de dados via satélite - foram colocados 277 pontos de transmissão - permitiu que os votos de urnas localizadas em locais de difícil acesso fossem apurados antes de seções que ficam em centros urbanos.
fonte: O Liberal - edição 12/12/2011.

Victor Andrei é o mais novo calouro da família

Victor Andrei agora é universitário! 
 
Victor Andrei Teixeira Monteiro (18), filho do casal Gerardo e Elizabeth Monteiro, alegrou seus pais e irmão  ao passar nos vestibulares do Cesupa (Engenharia da Computação) e Unama (Engenharia Civil).
Victor Andrei ao lado de seu pai Gerardo Filho (meio) e o irmão Gerardo Neto (E).

Como Victor Andrei sempre teve o desejo de fazer Engenharia Civil, ele seguirá a carreira de seu avô Gerardo Monteiro,  que apesar de não ter cursado uma universidade, exerceu com sucesso a profissão de Mestre de obras na prefeitura de Santarém, com muitas obras realizações por toda a cidade e interiores que até hoje estão de pé e servindo a população e a cidade. 

Victor deverá iniciar sua vida de universitário na Unama a partir de fevereiro de 2012, juntando-se a seu irmão, Gerardo Neto, que já faz o curso de Serviço Social, também na Unama.

sábado, 10 de dezembro de 2011

SIM ou NÃO, qual o seu voto?


OU
Neste domingo, 11 de dezembro, o estado do Pará viverá um dia histórico e divisor de águas. Acontecerá o inédito plebiscito que decidirá se a maioria de sua população, com direito a voto, dirá SIM ou NÃO para a divisão do território do estado em três, criando os estados do Tapajós e de Carajás.

A reivindicação dos paraenses que vivem na região do Tapajós é antiga. A maior justificativa para essa separação seria a falta de investimento do governo do estado na região. Já a reivindicação da população que vive no sul do Pará, região de Carajás, onde estão localizadas as maiores riquezas minerais do estado, além de possuir forte pecuária, é uma proposta mais recente. Latifundiários e políticos de ocasião aproveitam o momento e incentivam a população local para também pedirem a separação do Pará.

Sabe-se que a divisão do estado é uma questão meramente política. Economicamente, a divisão do Pará não seria viável, conforme apontou estudos do IPEA, sinalizando que haverá mais prejuízos do que benefícios para as populações dessas regiões e para o contribuinte brasileiro que terá que pagar a conta desses dois novos estados por um longo tempo pois já nascerão com pesado déficite.

Um exemplo prático disso é o estado de Tocantins que após 23 anos de sua criação, ainda não saiu do vermelho e precisa ser custeado pela união.

Hoje, sem a separação, o PIB do Pará ocupa a 13ª posição no ranking entre os estados brasileiros (R$58,4 bilhões). Se dividir, o “novo” Pará ocupará apenas a 17ª posição (R$32,7 bilhões), o Carajás ocupará a 23ª posição (R$19,5 bilhões) e o Tapajós na 26ª posição (R$8,7 bilhões).

A população atual do Pará é de 7.688,531, ocupando a posição entre os estados. Se dividir, o “novo” Pará ocupará a 12ª posição, com 4.854.900 habitantes, enquanto que o Carajás ficará na 23ª posição (1.566.900 habitantes) e o Tapajós ocupará a 26ª posição com 1.159.300 habitantes.

O estado do Pará é hoje o maior estado do Brasil em tamanho territorial, com 1.247.689km2. Se dividir, o “novo” Pará ocupará a 12ª posição, com 218.766km2. O Tapajós será o 3º maior estado com 732.509km2 e o Carajás o 9º com 296.664km2.

O PIB Per Capito do atual estado é de R$7.859,00, ocupando a 22ª posição entre os estados brasileiros. Se dividir, o “novo” Pará passará para a 23ª posição, com R$7.900,00. O Carajás será o 13º com R$13.600,00 e o Tapajós o 27º com R$6.400,00

Os “novos” estados do Tapajós e Carajás já nasceriam cheios de dívidas. Para termos uma idéia, o Tapajós seria o 4º estado mais pobre do Brasil, ficando na frente apenas de Amapá, Acre e Roraima, enquanto que o Carajás seria o 23º, ficando na frente apenas de Piauí, Tocantins, Tapajós, Amapá, Acre e Roraima.

Além de estudos feitos pelo IPEA, contrários à divisão do Pará, o IBGE divulgou em 23 de novembro de 2010 os dados relativos a participação de cada Estado no Produto Interno Bruto (PIB) Nacional. O ranking é embasado com informações de 2008. Segue os dez mais e os dez menos:

Mais:

1º. São Paulo: 33,1% de participação no PIB Nacional
2º. Rio de Janeiro: 11,3%
3º. Minas Gerais: 9,3%
4º. Rio Grande do Sul: 6,6%
5º. Paraná: 5,9%
6º. Santa Catarina: 4,1%
7º. Bahia: 4%
8º. Distrito Federal: 3,9%
9º. Goiás: 2,5%
10º. Pernambuco: 2,3%

Menos:

1º. Roraima: 0,2%
2º. Acre: 0,2%
3º. Amapá: 0,2%
4º. Tocantins: 0,4%
5º. Piauí: 0,6%
6º. Rondônia: 0,6%
7º. Alagoas: 0,6%
8º. Sergipe: 0,6%
9º. Rio Grande do Norte: 0,8%
10º. Paraíba: 0,8%

Caro eleitor, neste domingo (11) a decisão da divisão ou não do estado do Pará estará em suas mãos. Vote consciente e avalie bem todas as propostas. Se o seu voto for NÃO para a divisão do Pará, vote 55 para o Tapajós e 55 para o Carajás (NÃO e NÂO). Se o seu voto for SIM, digite 77 para o Tapajós e 77 para o Carajás. Exerça o seu direito de voto e cumpra o seu dever de cidadão. O seu voto fará a diferença.
por: Gerardo Von - fonte: IPEA, IBGE e portal IG.

Notícias da Natação Tunante

Equipe da Tuna faz bonito no II Festival Mirim-Petiz

A nossa equipe Mirim-Petiz fez bonito no II Festival de Natação Mirim-Petiz do Estado do Pará, que foi disputado em nosso Parque Aquático nos dias 3 e 4 de Dezembro. A nossa ainda pequena equipe obteve 15 medalhas de ouro, 13 de prata e 23 de bronze. Os resultados completos estão aqui. Os grandes destaques foram Max Lima, da categoria Mirim I, que ganhou o Troféu Eficiência na categoria por ter vencido todas as 5 provas que disputou, e a nossa Aninha Lobo, da categoria Mirim II, que também ganhou o Troféu Eficiência da sua categoria por ter ganho 3 medalhas de ouro e 2 de prata. Os outros destaques, com base no número de pontos marcados para a Tuna, foram: Tamela Magalhães (categoria, Mirim I, com 2 de prata e 1 de bronze), Ediele Souza (Mirim II, com 1 de prata e 2 de bronze), Rafaela Torres (Petiz I, com 2 de outro, 1 de prata e 2 de bronze), Larissa Bastos (Petiz I, com 3 de bronze) e Henrique Silva (Petiz II, com 1 de ouro, 4 de prata e 1 de bronze). Parabéns a todos os nossos atletas por mais este brilhante desempenho nas piscinas. Agora é hora de descansar e se preparar para o próximo ano de muitas vitórias.

Max Lima, que ganhou toas as suas provas na categoria Mirim I, junto o o treinador Moisés.



Aninha Lobo, com o seu troféu eficiência, entre os treinadores Fernando e Moisés.



Parte da nossa equipe Mirim-Petiz exibe as suas medalhas.
 
fonte: Blog Natação da Tuna Luso Brasileira http://natacaodatuna.com/

Maioria dos paraenses é contra divisão do Estado, diz Datafolha

Pesquisa realizada pelo instituto mostra que 65% dos eleitores do Estado se opõem a Carajás e 64%, a Tapajós
Wilson Lima, enviado especial a Santarém 09/12/2011 20:20

Caso as pesquisas se confirmem, o Pará deve continuar com o mesmo território. Levantamento do instituto Datafolha, divulgada nesta sexta, mostra que 65% dos eleitores paraenses são contra a criação de Carajás e 64% são contra a criação de Tapajós. O plebiscito acontece domingo, apenas no Estado do Pará, das 8h às 17h, horário local (atrasado uma hora em relação ao horário de Brasília).

Votação nacional: Em enquete do iG, 80,4% dos votos se opõem à divisão do Pará

Avaliação: Separatistas dizem que é "dificílimo" conseguir criar Estados
 
Em enquete, 80,4% dos votos se opõem à divisão do Pará

Embora não tenha valor científico, amostragem mostra sentimento de que separação criaria muitos problemas. Leia alguns comentários

A divisão do Pará foi amplamente reprovada em enquete promovida pelo iG. De 17882 votos, 14241 (79,6%) se opuseram à separação do Estado. Apenas 3641 (20,4%) são favoráveis à criação dos Estados de Tapajós e Carajás. Embora a amostragem não tenha valor científico, ela revela o sentimento espalhado pelo País de que uma mudança no mapa do Brasil traria mais prejuízo do que benefícios.

O plebiscito acontece domingo, apenas no Estado do Pará, das 8h às 17h, horário local (atrasado uma hora em relação ao horário de Brasília).

Na área destinada aos comentários dos leitores, a reprovação à criação dos Estados foi maciça. A ampla maioria dos 731 comentários argumentaram contra a divisão do Pará. "O dinheiro que se gastaria com este desmembramento daria para aumentar a rede hospitalar, escolar e a segurança, melhorando a qualidade de vida das pessoas", disse uma pessoa identificada apenas como Luiz Antonio.

Pesquisa: Maioria dos paraenses é contra divisão do Estado, diz Datafolha

Os três possíveis Estados:

Carajás: Estado pode ser um dos mais ricos e violentos do Brasil

Tapajós: Estado será maior que Minas e Bahia, mas mais pobre que o Piauí

Novo Pará: Se for criado, Estado será tão alfabetizado quanto São Paulo

"O Pará é eterno! É um Patrimônio da Humanidade! É um espaço da humanidade! É território da Amazônia Legal! É indivisível! Porque ele é de toda a humanidade! Ele é mundo! Que continue sempre o eterno Para!"
 
- Em Carajás, católicos e evangélicos se unem para criar Estado

- Em coração separatista, campanha é tímida e participação, pequena

- Pai trabalha para dividir o Pará. Filha, para mantê-lo unido

- Separatistas dizem que é "dificílimo" conseguir criar Estados

- Com 250 canoas, frente pela criação de Tapajós fecha rio Amazonas

Os números:

Impacto nacional: Criação de Estados aumenta gastos do governo federal

Endividados: Divisão do Pará pode criar 3 Estados deficitários, diz Ipea

O mapa:

- Como ficaria o Brasil com os novos Estados

A campanha:

- Na reta final, separatistas ficam sem tempo no rádio e na TV

- Governador do Pará diz que plebiscito cria ressentimento e mágoa

- 'Não somos galos em rinha', diz governador em direito de resposta

- Movimento pede boicote a deputados que pregam divisão do Pará

- Receita dos municípios vira alvo de disputa em campanha

fonte: Portal IG

Tuna Luso na imprensa

Samuel Cândido (D), quer ficar na Tuna Luso.
(Fonte da foto: Von)

Técnico tunante diz que tem proposta do rio branco, mas que pretende ficar na Lusa para o estadual


"Meu desejo é continuar na Tuna, mas vida de treinador sabe como é...". A frase do técnico Samuel Cândido, da Tuna, resume seu pensamento relacionado ao interesse do Rio Branco, do Acre, em sua contratação para a temporada de 2012. O treinador, campeão da primeira fase do Paraense pela Lusa, revelou a conversa que teve com o ex-ídolo do Remo, Artur Oliveira, que comanda o departamento de futebol do Estrelão, como é chamado o time acriano. O contato, de acordo com Samuel, se deu na semana passada, via telefone. "Ele mostrou interesse na minha ida para lá, mas também informou que estava contactando com outros profissionais", contou.

Samuel afirmou que a sua prioridade é permanecer em Belém - onde está sua família - no comando da Tuna Luso. "Mas para que isso aconteça, preciso saber das condições de trabalho que o clube vai oferecer", disse. "Sei que lá no Rio Branco a estrutura é boa e as condições de trabalho, pelo que conheço, são as melhores possíveis", completou. O treinador revelou ainda que Artur estava em São Paulo e que somente na volta do dirigente, que ficou de acontecer ontem, poderia ocorrer um novo contato entre ambos. É possível até que na ida à capital paulista, Artur tenha acertado com outro treinador.

Samuel Informou que teria uma reunião, ontem, com o presidente Fabiano Bastos. Na oportunidade seria discutida não só a permanência dele, Samuel, mas também a de alguns jogadores que estão com seus contratos encerrados ou chegando ao fim. Desde o término da primeira fase do campeonato que Samuel mostra preocupação com relação ao desmanche que o elenco tunante vem sofrendo. Com um mercado concorrido, em função de os times estarem em formação, a mudança de clube tem sido constantes entre os atletas do futebol local.

A composição do elenco tunante tem sido atrapalhada em função das eleições que apontarão a nova diretoria do clube. O presidente Fabiano Bastos tenta a reeleição, enquanto o diretor de patrimônio Salatiel Campos, licenciado do cargo, busca assumir o comando da Lusa, como candidato de oposição. O pleito está marcado para a próxima quarta-feira, 14 de dezembro, na Vila Olímpica. Todos os sócios em dia com suas mensalidades terão direito a voto. Ambos os candidatos vêm desenvolvendo campanha junto a sócios, beneméritos e grandes beneméritos em busca dos votos.
fonte: Amazônia Hoje - Edição de 10/12/2011.

A Tuna Luso domina lista de melhores
A Federação Paraense de Futebol divulgou a seleção da primeira fase do Campeonato Paraense de 2012. Entre os nomes escolhidos, quatro atletas foram da Tuna Lusa Brasileira: o goleiro Alan, o lateral-direito Sinésio, o zagueiro Helder e o volante Analdo; além de Samuel Cândido, como melhor técnico, e José Jorge, como melhor preparador físico.

Com a nomeação de praticamente meio time, a Tuna coroa um início de temporada de 2012 bem feito, contratando jogadores certos para cada posição e respeitando o orçamento mensal do clube. Entretanto, os vitoriosos jogadores relacionados entre os melhores da competição não permanecerão no time cruzmaltino para a 2ª fase do Paraense.

Com os contratos se encerrando agora, em dezembro, muitos jogadores do elenco da Tuna devem voltar aos clubes de onde vieram. De certeza, até o momento, é o retorno do zagueiro Helder ao São Raimundo e do volante Analdo ao Águia de Marabá. O goleiro Alan e o lateral Sinésio, segundo fontes, provavelmente também não deverão permanecer no elenco alviverde.

Em entrevista dada anteriormente, o presidente Fabiano Bastos avisou que conversaria com boa parte do elenco durante o churrasco de comemoração ao título e retorno à elite na sede social do clube, por isso os atletas, como a comissão técnica, estão apalavrados com a permanência para a segunda fase, no entanto aguardam a eleição do dia 14 desse mês para decidir o futuro.

SELEÇÃO DA 1ª FASE

Goleiro: Alan (Tuna); Lateral-Direito: Sinésio (Tuna); Zagueiro: Helder (Tuna); Zagueiro: Perema (São Francisco); Lateral-Esquerdo: Maurian (São Francisco); 1º Volante: Sandro Tracuá (Sport Belém); 2º Volante: Analdo (Tuna); Meia Direito: Flamel (Parauapebas); Meia Esquerdo: Gege (Ananindeua); Atacante: Marquinhos Marabá (Castanhal); Atacante: Ricardinho (São Francisco); Técnico: Samuel Cândido (Tuna); Preparador Físico: José Jorge (Tuna); Árbitro: Dewson Fernando Freitas.
fonte: Diário do Pará - Edição 08/12/2011.

Tuna Luso corre pra evitar desmanche

Depois de ter conquistado o título da primeira fase do Estadual de forma incontestável, a diretoria da Tuna Luso precisa agir rápido e iniciar as negociações com os atletas e comissão técnica para o primeiro semestre de 2012, porque faltando 40 dias para o início da fase final da competição, todo tempo será precioso para que o time alviverde não tenha um novo fiasco, igual ao do início deste ano.

Entretanto, o presidente cruzmaltino, Fabiano Bastos, encontra-se em uma sinuca de bico, pois com a eleição presidencial marcada para o dia 14 de dezembro, a atual diretoria não poderá fechar novos vínculos empregatícios até que o novo presidente seja eleito para o próximo biênio. “Estamos apalavrado com a comissão técnica, para a sua permanência, e com os atletas, mas só poderemos fechar os valores salariais de todos a partir do dia 15. Acredito que 80% do elenco deve ser mantidos para o ano que vem”, disse Fabiano Bastos.
Do time principal da Tuna, até o momento, apenas os jogadores Charles, Analdo e Rubran não continuarão. Os empréstimos de Analdo e Charles terminaram e os atletas retornarão aos seus times de origem, Águia de Marabá e Nacional (AM), respectivamente. Já o zagueiro Rubran teve confirmado a sua contratação pela equipe do Rio Branco.
fonte: Diário do Pará - Edição 08/12/2011.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Churrasco para jogadores e comissão técnica da Tuna Luso

Jogadore e comissão técnica reunidos durante o churrasco.

Aconteceu nesta terça-feira (06/12) um churrasco em homenagem aos jogadores e comissão técnica da Tuna Luso Brasileira que conquistaram invíctos a 1ª fase do Campeonato Paraense de Futebol 2012.

Em cima, DJ Da Silva (2º D) ao lado de cantores que deram uma canja musical para os presentes. Em baixo, Ádila, Alda e Andrea.

O evento foi realizado a pedido do técnico Samuel Cândido de forma conjunta com os colaboradores da ATAT, que doaram 40kg de carnes diversas, 04kg de feijoada, 06kg de arroz, 05kg de farofa, além do vinagrete, e diretoria do clube que ofertou toda a bebida e apoio do pessoal de limpeza e arrumação. 

Manoel Maria (E), Gel Bezerra (R.Clube), Carvalho, José Jorge, Samuel Cândido, F. Urbano (R.Clube) e Henrique amado (Marajoara).

A ideia principal era fazer um encontro simples mas que toda a comissão técnica e jogadores estivessem presentes com seus familiares.

Chef Gonçalo mandando ver no churrasco.

Como alguns jogadores já tinham viajado para outras cidades, não foi possível reunir todo o grupo. De qualquer forma, a grande maioria esteve presente para abrilhantar e alegrar os organizadores do evento.

Participação dos jogadores no churrasco.

Destaque para o massagista Di Roma que alegrou os presentes com algumas cenas divertidas que só ele sabe fazer. Outra surpresa foi a chegada do torcedor Claudionor que deu seu recado no microfone do DJ Da Silva e cantou alguns sambas. Até que ele canta bem rapaziada!


Di Roma, sempre de bom humor e fazendo a alegria da galera.

A música foi gentilmente cedida pelo DJ Da Silva, tunante e proprietário da Banda Ecléticos, que além de sua excelente aparelhagem, também nos presenteou com a música dos cantores, Beto, Ádila e Kirino Rayana, que pela primeira vez mostraram seus talentos no clube.

O torcedor Claudionor deu seu jeito para participar do evento.

O churrasco foi finamente conduzido pelo Chef Golçalo, tendo iniciado às 12:00h e finalizado por volta das 19:00h.

Mário Fernandes e seu filho presentes no encontro.

Quem esteve por lá pelo churrasco foi o ex-jogador de futebol Manoel Maria, craque santareno revelado pela Tuna Luso na década de 60/70 e posteriormente transferido para  jogar no Santos de Pelé e na Seleção Olímpica Brasileira. 

Claudionor deu seu recado e cantou umas músicas ao lado do Sr. Mário, sócio e colaborador da Tuna e proprietário da Eletrônica Solar.

Aos jogadores e comissão técnica o nosso muito obrigado pela dedicação e grande conquista desta fase. Precisamos agora continuar com este grupo de jogadores e comissão técnica e contratar mais jogadores para reforçar o time visando a fase principal do campeonato que tem início no dia 15 de janeiro de 2012.

Banner das duas duas chapas que concorrem ao pleito eleitoral previsto para acontecer no próximo dia 14 de dezembro.
Como o clube está em processo eleitoral, somente a partir do dia 14/12, dia das eleições diretas na Tuna, é que teremos o nome do novo presidente e dos nomes dos novos conselheiros que conduzirão os destinos do clube para o período de 2012 e 2013.
A grande maioria de associados e pessoas ligadas ao clube gostaria muito que tivesse sido formada apenas uma chapa de consenso para que fosse aclamada mas como isso não foi possível, duas chapas se inscreveram e concorrem ao processo eleitoral. A chapa da situação, denominada União Luso Brasileira, tendo o atual presidente Fabiano Bastos como candidato a reeleição e Eduardo Gonçalves como seu vice, e a chapa de oposição denominada Resgate Luso Brasileiro, tendo o Sr. Salatiel Campos como candidato a presidente e Rui Pinheiro como vice.
Esperamos que tudo corra bem no dia da eleição (14/12 das 12h até 21h). Para a chapa vencedora, votos de sucesso e que sejam iluminados para realizarem uma boa administração. 

sábado, 3 de dezembro de 2011

Tuna Luso sagra-se campeã invícta da 1ª fase do Parazão 2012.

Festa no estádio do Souza, foi o que a conteceu na tarde deste sábado (03), com mais uma vitória da Tuna Luso, desta vez sobre o Sport Belém pelo placar de 1 a 0, fechando com chave de ouro sua participação nesta primeira fase. Foram  sete jogos, sendo cinco vitórias em casa e dois empates fora de casa, totalizando 17 pontos ganhos em 21 possíveis. 
Todos os jogos deste sábado, valendo pela última rodada da primeira fase, tiveram início às 15:30h. No final do jogo, a torcida cruzmaltina fez a festa com a brilhante vitória da Tuna sobre o Belém, velho calo cruzmaltino. Jogadores, comissão técnica e torcedores festejaram muito a conquista. 
A outra equipe que conseguiu vaga para a fase principal do Campeonato Paraesne de Futebol de 2012 foi o São Francisco, que venceu o Bragantino, em Bragança, pelo placar de 1 a 0 e agora irão se juntar na fase principal com as equipes de Independente, Paysandu, Águia de Marabá, Clube do Remo, Camet e São Raimundo. 
Com os resultados de hoje, Sport Belém e Ananindeua foram rebaixados para disputar a segundinha do Paraense de 2012.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Boletim da Tuna Luso e da ATAT

Entrevista do Reporter Francisco Urbano, setorista da Tuna Luso na Rádio Clube, falando sobre a conquista da Tuna Luso na primeira fase do Parazão 2012.