domingo, 6 de novembro de 2011

Placar da rodada

CAMPEONATO PARAENSE DE FUTEBOL PROFISSIONAL 2012 
3ª RODADA DA 1ª FASE

A terceira rodada da primeira fase do Campeonato Paraense 2012 foi aberta no sábado (05), com a vitória de virada do Ananindeua sobre o Castanhal, pelo placar de 2 a 1. No sábado à tarde, jogando no Humberto Parente, em Abaetetuba, o Abaeté venceu o Sport Belém pelo placar de 1 a 0, com o gol do atacante Ivan, aos 23 minutos do segundo tempo. No Estádio Rosenão, em Parauapebas, o Parauapebas empatou em 1 a 1 com o Bragantino. Os gols da partida foram feitos por Jean Macapá (Parauapebas), e Levy (Bragantino).
São Francisco e Tuna Luso fecharam a rodada ao empatarem em 2 a 2, na noite de ontem (06), no estádio Barbalhão, em Santarém. O São Francisco abriu o placar aos 40 minutos do primeiro tempo, com gol do atacante Ricardinho. No início do segundo tempo, o atacante Diego Silva empatou a partida; e logo aos 10 minutos, o atacante Charles virou o jogo para a Tuna Luso. Aos 20 minutos, Silas empatou para o São Francisco. O placar final de 2 a 2 deixou a Tuna na primeira colocação isolada e invícta, com sete pontos. 
  5/11 - 16h30 - Finalizado
Ananindeua2 x 1Castanhal
Ilaílson 22' 1T
Felipe Mamão 2' 2T (pênali)
Rairo 23' 2T (falta)
  5/11 - 16h30 - Finalizado
Abaeté1 x 0Sport Belém
Ivan Schumacher 23' 2T
  5/11 - 21h00 - Finalizado
Parauapebas1 x 1Bragantino
Jean Macapá 26' 1T (cabeça)
Levy 9' 2T
  6/11 - 19h30 - Finalizado
São Francisco2 x 2Tuna Luso
Ricardinho 40' 1T
Diego Silva 4' 2T
Charles 10' 2T
Silas 19' 2T

Fonte: http://www.futebolinterior.com.br/

(Foto: Ronaldo Ferreira - O Estado do Tapajós)

FICHA TÉCNICA:

São Francisco 2 X 2 Tuna

Local:Colosso do Tapajós
Árbitro: Andrei da Silva e Silva
A1: Odonaldo cardoso Jr
A2: Manuel Jucemar Picanço
4º Árbitro: Robinaldo Andrade

Renda: R$ 18.495,00
Público Pagante: 1.817
Não Pagantes: 300
Público Total: 2.117

Gols
São Francisco 1 x 0: Ricardinho 40' 1º
Tuna 1 x 1: Diego Silva 4' 2º
Tuna 2 x 1: Charles 10' 2º
São Francisco 2 x 2: Silas 19' 2º

São Francisco: Diego Cabral-Marcelo (Henrique) Alex Carioca (Silas) Perema- e Maurean: Delson-Diego Carioca-Mazinho e André Barata(Caçula):Emerson Bala e Ricardinho.
Técnico: Osvaldo Monte Alegre

Tuna: Alan-Sinésio- Rubran-Helder e Esquerdinha: Cristovão-Analdo-Diego Silva-Euller(Max Mello) e Analdo: Charles(Edilson) Adriano Miranda( Cassiano) 
Técnico: Samuel Cândido
Classificação
CLUBEPGJG
1Tuna Luso73
2Ananindeua63
3Abaeté63
4Parauapebas43
5S. Francisco43
6Castanhal33
7Sport Belém33
8Bragantino13

Legenda
PGPontos Ganhos
JGJogos Disputados

Confira os números sorteados

Resultado do concurso 04601 da Loteria Federal realizado em 29/10/2011

Os números sorteados na Extração 04601 da Loteria Federal realizada no dia 29/10/2011 foram:
PrêmioBilheteValor
1 16.265 R$ 600.000,00
2 51.763 R$ 12.000,00
3 19.437 R$ 9.000,00
4 19.809 R$ 7.410,00
5 61.333 R$ 6.000,00
Os valores são os informados pela Caixa Econômica Federal.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

CONVITE DE ANIVERSÁRIO

Esta semana será o aniversário de 94 anos da aparição da virgem de Fátima. 
Quando receber este e-mail, reze uma Ave Maria e faça um pedido especial à Virgem de Fátima:

Ave Maria, cheia de Graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de  Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amem. (Faça o seu pedido)

Não rompa esta novena. Mande para 12 pessoas. Nenhum ser humano recusa o pedido de sua mãe, Nosso Senhor Jesus Cristo, Como filho e Nosso Mestre Também.

Programação da Tuna Luso para viagem de Santarém

Assembléia Geral debate mudanças no Estatuto da Tuna

Pronunciamento do presidente da Assembléia Geral, Altair Vieira
(Foto: blog Didascália)
A reunião de Assembléia Geral ocorrida ontem (03), na boite do clube, foi considerada bastante proveitosa pelos participantes. A apresentação das propostas de mudança foi feita nos mesmos moldes da realizada no encontro do CONDEL e desse modo foi possível debater os principais tópicos considerados mais relevantes que a PROPOSTA de reforma estava trazendo.
Alguns artigos e parágrafos foram debatidos e colocados em votação sendo na sua grande maioria aprovados da forma como a proposta foi apresentada.
Os pontos relevantes de inclusão e/ou exclusão foram: No parágrafo que fala de os contratos que a TUNA realizar devem ser com empresas juridicas legalmente constituidas, será incluso uma excessão para quando se tratar de locações de espaços para fins de confraternização poder os contratos serem assinados com pessoas físicas.
O item para exclusão foi a retirada do Diretor de Esportes Sociais que após os debates acerca desse assunto, quatro propostas foram apresentadas e deliberou-se por maioria que esse cargo não será criado.
Por outro lado, percebemos que essa forma de debate poderá trazer no seu bojo com os ASSOCIADOS SENDO CONVOCADOS para participar do processo decisório dos destinos do clube, que a curto / médio prazo, voltaremos a ter uma quantidade de Associados ativos que possibilitará o ponto de equilíbrio no DRE do clube - esse é o grande mote que essa proposta traz no seu bojo. E ainda que nos coloca na vanguarda entre os clubes que possuem time de futebol profissional no Pará.
Acreditamos que um projeto organizacional que privilegie o profissionalismo nas várias áreas de atuação da Gestão, e principalmente no MARKETING com uma empresa estruturada fazendo as vendas de espaço e imagem do clube, bem como dos atletas e profissionais do clube. Isso tem feito o futebol brasileiro se agigantar. 
A famosa mídia que o futebol proporciona tem que ser utilizada para gerar receita para fazer o clube se sustentar e crescer.
Colaboração: Salatiel Campos 

Aprovadas mudanças no Estatuto da Tuna. Agora, o associado vota!



Em noite histórica, por unanimidade dos mais de 90  presentes, entre GBs, Beneméritos, Conselheiros e associados que atenderam ao chamamento da Comissão que participou dos trabalhos, foram aprovadas ontem, na boate refrigerada do Clube, as mudanças e adequações do Estatuto da Tuna Luso Brasileira. 
As adequações incluem, principalmente, mudanças no sistema eleitoral,  passando agora a ser tarefa da Assembleia Geral a eleição da Mesa do Conselho, dos Conselheiros, Mesa da Assembléia Geral, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva do  Clube. 
Foi um avanço da democracia, pois agora a Tuna é o primeiro Clube Sócio-desportivo do Pará a fazer eleições diretas, obedecendo o que determina o Código Civil Brasileiro, como também totalmente de acordo com o Estatuto do Torcedor.
Foi uma reunião tranquila, presidida pelo GB Altair Vieira, presidente da Assembléia Geral do Clube, que com tranquilidade e muito equilíbrio  conduziu os trabalhos. As mudanças do Estatuto foram apresentadas por um dos membros da Comissão, o associado Salatiel Campos, também Diretor de Patrimônio da atual gestão. Através de um Data-show, Campos apresentou o antigo Estatuto e as alterações que foram feitas, explicando o teor e o porquê das mudanças. Quando havia uma discordãncia, que foram somente duas em todo o Estatuto, o presidente da Assembléia Geral Altair Vieira levava para votação. No total, apenas uma alteração do que foi proposto pela Comissão foi mudado: em vez de 16 diretores como era sugerida na mudança, a Diretoria Executiva permanecerá com os mesmos 15 membros, só mudando as funções, já que foram suprimidas algumas e criadas novas diretorias, como as de Diretor de Esportes de Quadra, que atenderá Vôley, Futsal e Basquete, e Diretor de Esportes de Campo, que atenderá as Escolinhas de Futebol, Categorias de Base do Futebol e o Futebol Feminino.
O Estatuto, após as formalidades legais, entrará em validade. O presidente da Assembleia Geral, GB Altair Vieira, em breve irá marcar a data das eleições gerais da Tuna, que acontecerão no próximo mês de Dezembro. Serão feitas chapas para a Mesa do Conselho, Mesa da Assembleia, Conselheiros e Diretoria Executiva.
Com a mudança do Estatuto, o mandato dos Conselheiros agora será de quatro anos, como também da Mesa da Assembléia Geral e do Conselho Deliberativo. O mandato da Diretoria Executiva, que foi de três anos, voltará a ser de dois anos com direito a uma reeleição.
O relator do Estatuto foi o advogado  Cláudio Seabra, que também é Diretor Jurídico da Tuna. O presidente da Comissão foi o associado e atual 2º Secretário do Conselho, Carlos Pampôlha.
Colaboração: blog Didascália

Tuna Luso na imprensa

Enquanto se prepara, Tuna recebe mais reforços

O técnico Samuel Cândido segue forte com a preparação cruzmaltina para o confronto contra o São Francisco, no domingo (06), em Santarém. Esta partida abre a série de dois jogos seguidos que a Tuna Luso fará longe do Souza.
Nesta semana, chegaram ao elenco mais dois jogadores a pedido do treinador, o volante Paulinho Cascavel, que veio do Operário (AP), e o experiente atacante Leonardo, 37, que jogou no Paysandu em 2004 e estava no Sete de Setembro (PE). Ambos esperam a regularização da documentação na Federação Paraense de Futebol para estar à disposição contra o Leão santareno. Samuel Cândido espera também o importante retorno do meia Rodrigo, que está há duas semanas se recuperando de contusão no músculo posterior da coxa esquerda, mas participará do coletivo na manhã de hoje.
Quem está recebendo elogios no clube é o atacante Charles. Com o gol da vitória no jogo contra o Bragantino e a assistência para o gol contra o Ananindeua, Charles vem se destacando nos jogos e promete que fará de tudo para trazer pontos na bagagem na volta de Santarém. “A expectativa é boa. Eu sei que o time está devendo um pouco, enquanto a apresentação como um todo, mas acredito que o momento de tudo encaixar será nessas partidas que faremos fora de casa, começando contra o São Francisco”, afirmou o atacante.
Fonte: DOL - edição 04/11/2011

Águia pode ter nova defesa
(Rubran, Hélder e Cristóvão contra o São Francisco, em santarém) 
O técnico Samuel Cândido deve definir hoje o time que encara o São Francisco, domingo, no
Colosso do Tapajós, em Santarém. O treinador cruzmaltino comanda um treino coletivo,
durante a manhã, com a missão de escalar a Águia do Souza e definir qual esquema tático será utilizado na partida válida pela terceira rodada da fase preliminar do Campeonato Paraense 2012.
Isso porque, ainda não se sabe se a equipe será montada no 4-4-2 ou no 3-5-2. Além do zagueiro Rubran, que está recuperado de contusão, Cândido pode escalar na zaga Hélder ou o recém-contratado Cristóvão, ou, até mesmo os três.
Caso decida manter a formação com três zagueiros que garantiu a vitória por 1 a 0 sobre o Ananindeua, domingo passado, o treinador luso deve escalar seu time desta forma: Alan; Cristóvão, Hélder e Rubran; Sinésio, Euller, Analdo, Diego Silva e Esquerdinha; Charles e Adriano Miranda.
Já no caso dele optar pelo tradicional 4-4-2, utilizado no confronto diante do Bragantino, na primeira rodada, Cristóvão deve dar lugar ao meia-atacante André Mensalão.
Novato – A diretoria da Tuna apresentou ontem o volante Paulinho Cascavel, que estava no Trem-AP. O jogador realizou os exames médicos de praxe e assinou contrato até o final da primeira fase do Parazão.
"Sou um volante de forte marcação, mas que também tem uma boa saída de bola. Costumo jogar de segundo homem de meio-campo, mas também posso jogar como primeiro, na cabeça-de-área. Isso depende de como o treinador prefere armar o time", comentou Paulinho, ao se apresentar à imprensa presente no Souza.
Se for regularizado até o final da tarde de hoje, o jogador poderá ser relacionado pelo técnico Samuel Cândido para a partida de depois de amanhã, fora de casa. O time cruzmaltino fará o último treino em Belém na manhã deste sábado. O embarque para Santarém está marcado para o início da tarde.
Fonte: Amazônia Hoje - edição 04/11/2011

Exemplo a ser seguido

E-mail recebido e publicado:


José Matos Rodrigues para mim





mostrar detalhes 23:31 (8 horas atrás)
"Olá Gerardo,
Informo que depositei hoje à tarde em sua conta 20 reais, em forma de colaboração à ATAT, como eu havia combinado com você. Em dezembro depositarei um pouco mais, 40 reais e assim fecharei o ano com um total de 100 reais em 4 meses. Não é muito, mas talvez seja uma pequena ajuda. Se muitos tunantes  puderem dar uma ajuda assim, acredito que seria bom para a Tuna. E os que puderem podem doar mais.

Se a Tuna se classificar, de acordo com minhas possibilidades, e se a ATAT ainda estiver solicitando coloborações, pode ser que contribua mais um pouco em 2012. Um abraço cruzmaltino. 
Márcio Rodrigues"

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Tuna Luso na imprensa

Tuna: o segredo do líder é uma defesa segura
Foto: DOL
Com duas vitórias em dois jogos realizados, a Tuna Luso Brasileira assumiu a liderança da primeira fase do Campeonato Paraense de forma isolada. As vítimas da lusa, de Samuel Cândido, foram o Bragantino e o Ananindeua. O bom momento leva jogadores a imaginar os futuros confrontos. “Conversamos entre nós, sobre o campeonato, essa seletiva, principalmente sobre a classificação”, disse o zagueiro Rubran, Rubran reconheceu que, apesar de ostentar um aproveitamento de 100%, a Águia do Souza encontrou dificuldade nas partidas anteriores. Tanto que as vitórias foram só de 1 a 0. De acordo com o defensor, a aplicação e a concentração de todos se tornaram aspectos fundamentais para os bons resultados. “Vamos procurar fazer o mesmo trabalho nesses cinco jogos restantes para que a gente possa conseguir as vitórias e, consequentemente, a classificação para a primeira fase do Parazão. Queremos colocar a Tuna onde ela merece”, afirmou Rubran.

Depois de jogar duas vezes possuindo o mando de campo, a lusa vai lidar com outra situação. Fora de Belém, os desafios serão contra o São Francisco e Parauapebas. O detalhe é que em um campeonato curto como a primeira fase do estadual, qualquer tropeço pode custar caro. Rubran salienta que a Tuna pode assumir uma postura ousada e pontuar. “A gente tem condição de jogar fora de casa e conseguir os três pontos”.

E a confiança de conseguir resultados satisfatórios passa pelos números positivos que o setor defensivo consegue manter. Sem ter tomado nenhum gol até agora, Rubran credita o sucesso à dedicação. “A gente está trabalhando sempre firme. Eu, Marcio, Cristóvão e Helder estamos aí, sempre trabalhando para realizar bons jogos”. 

Fonte: Diário do Pará - edição 02/11/2011

Coletivo define equipe lusa 
Samuel Cândido ainda não sabe a formação e o esquema tático que lançará contra o São Francisco 

No treinamento coletivo desta manhã, no Souza, o técnico Samuel Cândido vai definir o time titular da Tuna Luso que enfrentará o São Francisco, fora de casa, no domingo, pela terceira rodada da fase preliminar do Campeonato Paraense 2012.
No decorrer da atividade, o comandante cruzmaltino deve fazer algumas observações na equipe. A principal será em relação ao esquema tático. Ele ainda precisa decidir se manterá o 3-5-2 utilizado na vitória sobre o Ananindeua, no domingo passado, ou se voltará para o 4-4-2 com o qual o time derrotou o Bragantino, na estreia.
Para tomar esta decisão, Cândido também depende da recuperação do zagueiro Rubran, que se recupera de contusão no tornozelo direito. A expectativa é de que ele possa participar do treinamento formando o trio de zagueiros ao lado de Hélder e Cristóvão.
Caso o defensor não seja liberado pelo Departamento Médico, o treinador tem a opção de escalar Max Melo em seu lugar, mantendo assim o sistema com três zagueiros. Mas pelo menos em parte da movimentação, Cândido deverá observar o time com apenas dois homens na zaga.
A equipe que deve iniciar o primeiro coletivo da semana tem a seguinte formação: Alan; Cristóvão, Hélder e Rubran (Max Melo); Sinésio, Euller, Analdo, Diego Silva e Esquerdinha; Adriano Miranda e Charles.
Ontem, no treino técnico realizado à tarde, Samuel Cândido fez com a seus comandados treinassem exaustivamente cobranças de bola paradas, jogadas ensaiadas e de finalizações para surpreender os santarenos.

Reforços – A boa notícia de ontem na Vila Olímpica foi a regularização do atacante Jean Sá, ex-Paysandu. Finalmente à disposição da comissão técnica tunante, ele deve ser relacionado para o compromisso de domingo, no Colosso do Tapajós.
Outra novidade foi o anúncio da contratação do volante Paulinho Cascavel. O jogador vem para suprir a lacuna deixada pelo volante Dudu, que chegou a iniciar treinamentos no clube, mas não pôde assinar contrato porque já havia excedido o limite de transferêcias na mesma temporada – duas.
Fonte: Amazônia Hoje - edição 02/11/2011.

FORÇAS CONTRÁRIAS

"Por falar de inimigos, não nos refiramos, neste momento, a pessoas e sim à forças contrárias.
Na Terra, basta vezes, achamo-nos em começo ou em meio de preciosas edificações, quando determinadas ocorrências nos desencorajam ou perturbam.
De modo geral, são correntes de pensamentos adversos que desabam sobre nós, retardando empreendimentos e vantagens que beneficiariam não somente a nós outros mas igualmente à comunidade a que nos vinculamos.
Conquanto a nossa confiança no bem e todo o nosso esforço em efetuá-lo, isso no mundo acontece. E acontece porque somos espíritos em evolução, carentes de progresso e burilamento, a quem o erro, por mais lastimável, serve de ensino.
Aprendamos como se afasta a desarmonia, como na Terra já se evita a varíola e a meningite.
No caso das energias contrárias, temos no silêncio a vacina ideal.
Se nos capacitarmos de que ausência de informações é ausência de pistas, com facilidade nos confiaremos à tarefa exclusiva de acender o sinal verde da permissão unicamente para o melhor.
Na atualidade terrestre, fala-se em tomadas para recursos diversos. Tomadas de luz e de energia: de apoio combustível.
Justo reconhecer que a tomada de sombra espiritual igualmente existe: espécie de fio para ligação com desequilíbrio.
Qualquer pequenina quota de força mental desorientada pode suscitar a queda de toda uma avalanche de provas evitáveis. Essa tomada de sombra espiritual se revela claramente numa frase de queixa, num apontamento leviano, numa brincadeira de mau gosto, no boato infeliz, na referência maliciosa ou em qualquer conceito-chave que nos induza para descaridade e perturbação.
Recorramos ainda aos símbolos do trânsito.
Vigiemo-nos de espírito centralizado no bem de todos.
Se somos mentalmente visitados por idéias de crueldade e discórdia, lamentação ou desânimo, acendamos o sinal vermelho do “não prossigas” no espaço que medeia entre o cérebro e os lábios ou entre o pensamento e as mãos impedindo a palavra falada ou escrita, inconveniente e destrutiva.
Unicamente, assim, o fio de nossa atenção persistirá ligado ao amor que desarma os adversários e nos faz livres, permanentemente livres das forças negativas, consideradas por influências do mal."

Médium: Francisco Cândido Xavier - Livro: “Algo Mais”

PROGRAMAÇÃO SEMANAL DO FUTEBOL CRUZMALTINO

Fonte: Mario Fernando
Gerente de futebol da Tuna Luso Brasileira
Preparador de Goleiro
Email alternativo ; mariofesteves@hotmail.com
Cel: OI - 91-88069494 - / TIM - 94-81528391
Penúltimo Clube : Associação Olímpica Itabaiana - SE - ano 2011
Último Clube: Sociedade Esportiva River Plate - SE - ano 2011
Clube Atual: Tuna Luso Brasileira - PA - ano 2011

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Aos mestres, com carinho!

por: Marcos Moraes, do blog Didascália
Acapú (E) e Maneca (D): história viva da Tuna. 
(Foto: Blog Didascália)

Não é de hoje que ex-atletas da Tuna Luso Brasileira  quando surge oportunidade estão sempre presentes nos jogos da Lusa e dando sempre uma passadinha pela sede do Clube. Nesta Primeira Fase do Campenato Paraense de 2012, este escriba já presenciou e conversou com vários deles como Maneca, Sarará, Chininha, Acapu, todos atletas que brilharam num passado já remoto, mas que o verdadeiros cruzmaltinos jamais esquecerão, mesmo que nossa geração só os conheçam através de documentos, histórias dos mais antigos ou mesmo pela boca desses eternos ídolos que, como dedicados jogadores que foram, continuam amantes das cores da Águia, ao ponto de sacrificarem-se para ver de perto os ídolos do presente num escaldante sol de verão.

Ex jogadores Sarará (1º E), Acapú (2º E), Chininha (2º D) e Daniel (1º D), reunidos na sede do clube, no dia das crianças (2011), em companhia de Gerardo Von (C), editor do blog da ATAT.
(Foto: Von) 

Ontem este escriba conversou com alguns deles. O primeiro foi o ex-goleiro Sarará, hoje aos 84 anos, mas distribuindo saúde. Sarará, sempre brincalhão, disse que por um lapso da FPF não recebeu o troféu Belfort Duarte, honraria que os atletas que em 10 anos de atividades não são expulsos de campo. Disse ainda que em mais de 20 anos de profissão nunca foi expulso de campo "e me orgulho disso, graças a Deus", disse o ex-goleiro.


Ex jogadores Sarará (1º E), Chininha (2º E), Acapú (C), Maneca (2º D) e Daniel (1º D), sempre presentes aos jogos da Tuna quando realizados no estádio Francisco Vasques.
(Foto: Von)

Ainda ontem conversamos com outros dois deles, que ao final do embate entre Tuna e Ananindeua, que a Águia venceu por 1 a 0, pararam para um refrigerante e uma troca de idéias sobre a Tuna. Maneca e Acapu, o primeiro com 79 e  segundo com 80 anos, que juntamente com Sarará fizeram parte da equipe campeã da Tuna de 1955 e são hoje os únicos remanescentes, são grandes amigos e confessam que jamais esquecerão aquela equipe, tida por eles como quase imbatível.


Ex jogadores Sarará (1º E), Acapú (2º E), Sérgio (C), Chininha (2º D) e Daniel (1º D). O ex zagueiro Sergio, que recentemente pendurou as chuteira e é o atual coordenador de categorias de base da Tuna, ficou feliz em poder estar ao lado de tantos craques do passado. Sempre que podem, muitos ex jogadores da Tuna se fazem presentes aos jogos da Lusa quando realizados no estádio Francisco Vasques. Na memória vem sempre a lembrança de bons tempos.
(Foto: Von)

"Em 1955", falou Acapu", fomos campeões com um time quase imbatível. O time titular era: Sarará, Nonato, Marinei. Maneca, Satiro e Muniz. Acapu, China, Stanislau, Teixeirinha e Juvenil. Fomos campeões invictos, o China foi o artilheiro e também o Melhor jogador", disse um Acapu um pouco saudosista, mas orgulhoso pelo bonito passado cuzmaltino.
O ex goleiro Sarará (C) sempre está presente bem vestido e marcando presença em quase todos os jogos da Tuna, quando no Souza.
(Foto: Von)

O escriba do blog Didascália, muito feliz, publica esta postagem sobre os eternos ídolos cruzmaltinos. E torce para que apareçam outros ex-jogadores de nossa Lusa, que serão como Acapu, Chininha, Sarará e Maneca, homenageados por este Blog.
Fonte: extrato do blog Didascália, complementando com fotos do blog da ATAT