Pronunciamento do presidente da Assembléia Geral, Altair Vieira
(Foto: blog Didascália)
A reunião de Assembléia Geral ocorrida ontem (03), na boite do clube, foi considerada bastante proveitosa pelos participantes. A apresentação das propostas de mudança foi feita nos mesmos moldes da realizada no encontro do CONDEL e desse modo foi possível debater os principais tópicos considerados mais relevantes que a PROPOSTA de reforma estava trazendo.
Alguns artigos e parágrafos foram debatidos e colocados em votação sendo na sua grande maioria aprovados da forma como a proposta foi apresentada.
Os pontos relevantes de inclusão e/ou exclusão foram: No parágrafo que fala de os contratos que a TUNA realizar devem ser com empresas juridicas legalmente constituidas, será incluso uma excessão para quando se tratar de locações de espaços para fins de confraternização poder os contratos serem assinados com pessoas físicas.
O item para exclusão foi a retirada do Diretor de Esportes Sociais que após os debates acerca desse assunto, quatro propostas foram apresentadas e deliberou-se por maioria que esse cargo não será criado.
Por outro lado, percebemos que essa forma de debate poderá trazer no seu bojo com os ASSOCIADOS SENDO CONVOCADOS para participar do processo decisório dos destinos do clube, que a curto / médio prazo, voltaremos a ter uma quantidade de Associados ativos que possibilitará o ponto de equilíbrio no DRE do clube - esse é o grande mote que essa proposta traz no seu bojo. E ainda que nos coloca na vanguarda entre os clubes que possuem time de futebol profissional no Pará.
Acreditamos que um projeto organizacional que privilegie o profissionalismo nas várias áreas de atuação da Gestão, e principalmente no MARKETING com uma empresa estruturada fazendo as vendas de espaço e imagem do clube, bem como dos atletas e profissionais do clube. Isso tem feito o futebol brasileiro se agigantar.
A famosa mídia que o futebol proporciona tem que ser utilizada para gerar receita para fazer o clube se sustentar e crescer.
Colaboração: Salatiel Campos
Em noite histórica, por unanimidade dos mais de 90 presentes, entre GBs, Beneméritos, Conselheiros e associados que atenderam ao chamamento da Comissão que participou dos trabalhos, foram aprovadas ontem, na boate refrigerada do Clube, as mudanças e adequações do Estatuto da Tuna Luso Brasileira.
Aprovadas mudanças no Estatuto da Tuna. Agora, o associado vota!
Em noite histórica, por unanimidade dos mais de 90 presentes, entre GBs, Beneméritos, Conselheiros e associados que atenderam ao chamamento da Comissão que participou dos trabalhos, foram aprovadas ontem, na boate refrigerada do Clube, as mudanças e adequações do Estatuto da Tuna Luso Brasileira.
As adequações incluem, principalmente, mudanças no sistema eleitoral, passando agora a ser tarefa da Assembleia Geral a eleição da Mesa do Conselho, dos Conselheiros, Mesa da Assembléia Geral, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva do Clube.
Foi um avanço da democracia, pois agora a Tuna é o primeiro Clube Sócio-desportivo do Pará a fazer eleições diretas, obedecendo o que determina o Código Civil Brasileiro, como também totalmente de acordo com o Estatuto do Torcedor.
Foi uma reunião tranquila, presidida pelo GB Altair Vieira, presidente da Assembléia Geral do Clube, que com tranquilidade e muito equilíbrio conduziu os trabalhos. As mudanças do Estatuto foram apresentadas por um dos membros da Comissão, o associado Salatiel Campos, também Diretor de Patrimônio da atual gestão. Através de um Data-show, Campos apresentou o antigo Estatuto e as alterações que foram feitas, explicando o teor e o porquê das mudanças. Quando havia uma discordãncia, que foram somente duas em todo o Estatuto, o presidente da Assembléia Geral Altair Vieira levava para votação. No total, apenas uma alteração do que foi proposto pela Comissão foi mudado: em vez de 16 diretores como era sugerida na mudança, a Diretoria Executiva permanecerá com os mesmos 15 membros, só mudando as funções, já que foram suprimidas algumas e criadas novas diretorias, como as de Diretor de Esportes de Quadra, que atenderá Vôley, Futsal e Basquete, e Diretor de Esportes de Campo, que atenderá as Escolinhas de Futebol, Categorias de Base do Futebol e o Futebol Feminino.
O Estatuto, após as formalidades legais, entrará em validade. O presidente da Assembleia Geral, GB Altair Vieira, em breve irá marcar a data das eleições gerais da Tuna, que acontecerão no próximo mês de Dezembro. Serão feitas chapas para a Mesa do Conselho, Mesa da Assembleia, Conselheiros e Diretoria Executiva.
Com a mudança do Estatuto, o mandato dos Conselheiros agora será de quatro anos, como também da Mesa da Assembléia Geral e do Conselho Deliberativo. O mandato da Diretoria Executiva, que foi de três anos, voltará a ser de dois anos com direito a uma reeleição.
O relator do Estatuto foi o advogado Cláudio Seabra, que também é Diretor Jurídico da Tuna. O presidente da Comissão foi o associado e atual 2º Secretário do Conselho, Carlos Pampôlha.
Colaboração: blog Didascália
Parabéns aos tunantes! Quanto mais livre for o processo eleitoral possibilitará a mais eleitores poder escolher o presidente. Nossa Tuna é realmente fantástica!
ResponderExcluirMárcio